Doar sangue

ueta

New Member
Sou dador desde que fiz os 18 anos idade necessária e dai para cá so interrompi cerca de 2 anos poir estive em áfrica e não permitem dar por causa de doenças como a malária que pode estas adormecida no organismos bastante tempo e apesar de estarmos aparentemente bem o sangue pode estar contagiado, de resto dou sempre que posso pelo menos 2 vezes por ano.
Não dou por beneficios, lucros ou qualquer outra coisa que possa ganhar mas sim pelo simples facto que a mim não me faz falta o que me tiram e a quem vão dar pode ser a diferença entre a vida e a morte, mas já que falaram em beneficios, pode ser que isto seja um incentivo para alguns.

Ao fazerem a doação de sangue, passado uns tempos recebem em casa uma carta com as analises al sangue para saberem se estava tudo bem ou não, e para terem uma noção, so o teste ao HIV que vos fazem e vos mandam o resultado, se o forem fazer por conta propria custa perto de 50€ por isso vejam o que vos estão a oferecer.
 

rentium

New Member
antes de ler este tópico eu era a favor do "o sangue pertençe ao nosso corpo e nao deve ser retirado" mas depois de ler vi que so traz vantagens e sendo assim mal faça 18 anos vou doar sangue para que uma pessoa possa viver nem que seja um dia entre nós




Big tanks:
Rentium
BoAs PeDaLaDaS(AtE DeiTaR FuMo)
 

Puto Rosado

New Member
Pois é pessoal...

Só o facto de pensarmos que podemos estar a ajudar e até mesmo a salvar uma vida, acho que vale o pouco (pessoalmente não me custa rigorosamente nada) que possa custar a realizar a dádiva!
Sou dador, de sangue e medula, há 4/5 anos e tava desejando fazer os 18 anos para poder contribuir!
Temos beneficios em ser dadores, é verdade, mas isso conta para alguma coisa?!
Conta sim o facto de sabermos que estamos a contribuir para ajudar quem precisa (que um dia também poderemos ser nós), esse é o maior beneficio que temos!

Em relação ao realizar exercício após a dádiva, sempre me foi dito que não convem fazer esforços durante o dia.
Aconselham repouso e a ingestão de liquidos durante o dia.

Pessoalmente sinto sempre o braço um pouco fraco e tento não realizar esforços com ele, para não fazer nenhum derrame.
Tirando isso, nunca tive nenhum outro tipo de repercuções.
A última vez que dei foi em Dezembro e dentro deste mês irei dar novamente.

Já agora, quando pensarem em ir dar, increvam-se também como dadores de medula óssea. Na mesma dádiva fazem logo as duas.


Um abraço e lembrem-se...

"Uma gota de sangue, é uma gota de Vida!"

P.S.: Também adorava ter um jersey de dador...Sempre comercializam?
 

rodda

New Member
Viva,

Já falaram aqui nas vantagens de ser dador, como o não pagamento das taxas moderadoras, facilidade de acesso a visitas em hospitais, entre outras. Mas esqueceram-se de uma que para mim é das mais importantes ( apenas superada pelo motivo principal que é salvar vidas).
Depois de doarmos o sangue são feitas análises completas ao mesmo. Uma das vezes que doei, o sangue não foi aceite porque as análises tinham detectado um problema no fígado.
Chamaram-me ao Hospital e mandaram-me fazer exames. A partir dai fui acompanhado pelo meu médico de família regularmente.


Depois de doar sangue eu aconselho a não fazer esforços, já tive uma má experiencia que ia morrendo. Dei sangue ás 10h da manha (alimentado normalmente) depois almocei ás 13h, e fui jogar futebol ás 15h doh. Durante o jogo sentia-me cansado, corria 10 metros tinha de parar (parecia que tinha corrido 10Km). Tive de sair de campo com dores de cabeça e tonturas.
 

just me

New Member
Tenho uma duvida e gostava de saber se alguem me pode ilucidar.
É viciante para o nosso corpo dar de 3 em 3 meses?
Ou seja por exemplo eu se num ano der sangue de 3 em 3 meses o meu corpo vai ficar viciado e apartir dai vai-me "pedir" sempre para dar sangue com essa regularidade?
Não é que me importe apesar de só ter começado agora mas se por alguma casualidade eu não poder vou sentir diferenças no meu corpo?
 

kamuf

New Member
just me said:
Tenho uma duvida e gostava de saber se alguem me pode ilucidar.
É viciante para o nosso corpo dar de 3 em 3 meses?


se não me engano isso é um mito urbano :roll:
 
bilitri said:
Ok, estou cada vez mais convencido que tenho é de deixar o medo (é mais pavor, nem tanto medo) das agulhas e participar :oops:



Mesmo sendo fumador ocasional de drogas leves posso dar? :shock:

Cumps

pois e amigo bilitri pela informação que me deram e que um fumador de drogas leves não pode .
agora depois de deixar quanto tempo tem que estar a espera para dar não te sei dizer ao certo .
 
M

mularaiders_mike

Guest
Sou dador de sangue à 15 anos (o meu presente de aniversário quando fiz 18 anos foi doar sangue).
Vi algumas afirmações que estão completamente erradas, daí achar que devia escrever algumas coisa...

- No dia em que não se dá sangue não se deve realizar esforços. A razão é muito simples, o corpo precisa de recuperar os liquidos perdidos. Ao efectuar exercicio desidratamos, que é exactamente o contrário daquilo que o corpo precisa. Por isso é que muitos se sentem cansados e sem forças... estão desidratados!
Aproveitem para descançar!!

- Dar sangue não provoca habituação ou vicio! Isso é um daqueles mitos urbanos...

- Dar sangue não traz qualquer alteração ou prejuizo ao corpo...

- Dar sangue é benefico... na consciencia... Vais sentir-te bem por ajudares...

Um pedido: Dê sangue! Não custa nada!
 
Boas meus caros,eu sou dador, normalmente duas vezes ao ano,salvo alguns de dou tres,mas sempre que faço a minha davida evito fazer exercicio durante dois dias,por precausao, em relaçao as drogas leves nao é permitido dar,se bem me lembro sao tres meses de abstinencia :D, mas ficou o meu apoio para todos os dadores e que bem ajam.Coragem a todos aqueles que gostavam de dar e o medo assusta.
Cumprimentos
 

cokenim

Member
Pessoal este post anda esquecido ! sera por egoismo ou fobia a agulhas ?
Ontem cumpri a minha quarta dadiva anual. Por isso hoje vou dar uma volta soft !Durante uns dias vou andar com pouco gás,mas daqui por uma semana parece que fiz uma EPO. Os pneus que o digam! Ninguèm pára o quarentão!
Querem uma ideia simples e feliz, dêem sangue já nos primeiros dias do ano.
FELIZ ANO NOVO para todos!!!
 
bom ano para todos

para semana tb vou fazer aminha parte ,costumo fazer a minha dadiva no dia de aniversario mas com amanha e domingo na da para o fazer mas dentro da semana que vem la vai mais um saquinho.

um grande abraço e tudo de bom para todos
 
pois e amigos como ja tinha dito como foi com a minha mulher ao ipo la fui eu dar sangue ,aproveitei para preguntar sobre a medula ossea e a enfermeira esclareceu-me sobre isso e com ja a algum tempo estava para ficar inscrito no banco de doador da medula ossea ,aproveitei e la foi é assim o que não custa nada a nos pode valer a vida para muitos.

um grande abraço para todos e boas pedaladas
 

cokenim

Member
Como sou dador de sangue regular,há dois anos tentei me inscrever como dador de medula ossea na mesma altura em que cumpria mais uma dádiva de sangue.
Para meu espanto colocaram-me á frente mais papeis para preencher,resúltado perguntei se tembem tinha que pagar era o que faltava!Demasiada burocracia para um gesto t´ão solidário.Porquê nos bancos de sangue não há informação nem campanhas de angariação de dadores de medula?
Dar sangue em Vila Franca de Xira têm algo de masoquista,instalações deficientes médico antipático,coitado fica chatiado de ver tanto dador em pé. Por isso chego a ir a Lisboa ao IPS. Continuo dador de sangue mas não de medula ossea.
 

DESALMADO

New Member
dcth52/12»»ó-ò»»» e Desalmado são a mesma pessoa troca por motivos pessoais e outras razões, desculpem

Pois e amigo e tive que preencher o tal formulário .
Quanto a informação tive que perguntar a enfermeira para me esclarecer com se fazia a colheita .
Ela muito querida respondeu-me a todas as perguntas que lhe fiz e fiquei informado com é feito todo o processo da recolha.
Eu não tenho sitio certo para doar sangue mas não me recordo de mau atendimento e já dei sangue
Hospital Curry Cabral , Hospital Garcia da Horta , Hospital São José , Hospital do Barreiro ( Hospital do montijo ,bombeiros do montijo, é feito por o isp ) o atendimento e muito semelhante ,muito simpáticas.

um grande abraço
vamos lá amigos não a que ter medo não doi nada
 

DESALMADO

New Member
olá malta amiga
já recebi o cartão de dador de medula espero que posso contribuir para dar contributo para salvar quem precise
boas pedaladas e grande abraço
 

RRG

New Member
olá malta amiga
já recebi o cartão de dador de medula espero que posso contribuir para dar contributo para salvar quem precise
boas pedaladas e grande abraço

Pensava que só havia cartão de dador de sangue!?
Pois eu apenas só tenho 18 anos e já dei sangue 3x, e uma delas Foi no dia que fiz 18 anos tinha esse desejo de o fazer logo e lá fui eu... Vão lá pessoal que não custa nada, se for o caso até faltam ao emprego com justa causa (depende do emprego e da disponibilidade), em Junho lá estarei novamente no hospital de Portimão para fazer uma visitinha as enfermeiras simpáticas(e algumas bem fornecidas fisicamente_XD)...

Boas dádivas
 

RMG_53

New Member
ola pessoal....também sou dadora...dei a primeira vez em novembro...e na quinta feira passada fui dar a segunda vez...levando a minha mãe comigo, ela tambem queria ser dadora e assim já o é também........

hei-de continuar a sê-lo enquanto puder...
 
Top