Dizer mal.

Prunus_persica

New Member
stumpjumper said:
Boas,

... Ainda ando meio atravessado com umas almas que, no rescaldo de PTG 09, vieram criticar a organização por não ter retirado as pedras e os paus de todos os tamanhos das descidas mais perigosas e também por não ter tapado as valas profundas e perigosas que se encontravam no percurso. Qualquer dia começam a exigir às organizações que tapem os trilhos com oleados na véspera das maratonas para não derraparem com os pneus da moda no orvalho matinal...

Tenho alguma dificuldade em perceber o que é falar mal, por dizer, ou dizer uma profunda estupidez baseada puramente e simplesmente em ignorância. Para quem anda no BTT há meia duzia de meses, não me admiro que haja observações desse teor, mas isso não é para ser considerado, é deixar passar. A mim o que me choca é falar mal para denegrir, ou para magoar por maldade ou por outro tipo de interesses. Isso deve ser combatido, como? falando mal disso.

O BTT está a evolui muito, também ando nisto há uns 12 anitos, e apesar de nunca ter feito a leitura do amigo NOZES, isso parece fazer muito sentido, mas uma coisa boa que existe em Portugal é que apesar de sermos pequeninos, há espaço para todos, e certamente o movimento do BTT vai evoluir na direcção de encher o bandulho (que de vez em quando é bem bom) e no sentido mais purista em autonomia. Parece-me então, é que essa diferença deve começar a ser mais vincada, para que não haja mal entendidos e expectativas furadas.
 

mig67

New Member
pessoal quando as criticas são construtivas acho bem que se critique apontando as coisas menos boas mas sempre de maneira construtiiva ,agora dizer mal só por dizer ,só pq não ficamos bem classificados e dessa maneira arranjamos um bode expiatorio acho muitop negativo e desencoranjante para as pessoas que a troco de nada organizam estes eventos para propocionar a nós todos momentos de diversão e lazer.
 

fitty77

New Member
Bem, já muito foi dito....

Sinceramente, acho que as criticas são sempre bem vindas e devem ser expostas e argumentadas. Que porra, se eu este ano vir a promoção de um evento onde pretendo estar pela primeira vez, essas criticas são o cartão de visita desse evento. Cabe-me a mim perceber se aquilo que é dito é válido ou não.

Falou-se da maratona de Aveiro, muito bem, muito se falou e muito se repetiu, mas quem pagou por um evento que de organizado aparentemente (e acho que é a opinião da maioria inclusivé da própria organização) foi um autnetico fiasco, acho que pelo menos ganhou o direitõ de se exprimir. Se isso significa encher 15 páginas, então e qual é o mal. Não podemos ser elitistas ao ponto de pensarmos que apenas alguns podem ter o dom da palavra e serem esses a representarem as ideias dos outros todos.

Outra coisa que não percebi é que, quando um user atrás falou acerca daquilo que para ele é um evento deste tipo, onde se lhe derem bons trilhos, ele já se dá por satisfeito, lamento discordar, pois se uma organização propõe um serviço (porque é um serviço) baseado num programa, então é bom que o programa seja cumprido, e de preferencia com qualidade. Não estou a ver uma pessoa ir comprar um carro cheio de extras, os extras não funcionarem, mas o carro conseguir cumprir a sua função de transporte básico, e essa pessoa sentir-se satisfeita dessa forma.... E se há pessoas que se dão por felizes com um banho de água fria, têm que perceber que outras são mais sensiveis e gostam da água quente que aliás foi prometida...

Acho que esta é uma situação tão pertinente, que corremos o risco de nos alastrarmos na conversa e estarmos sempre a dizer as mesmas coisas durante páginas a fio e cairmos no mesmo erro daqueles que fazem o que aqui estamos a discutir. Repito que estas situações só devem ter a importancia que lhes queremos dar....
 

HEADSHOCK

New Member
Facil : quem mal organiza deve ser punido por aqueles que ja nao voltam no ano seguinte ,quem bem organiza deve ser reconecido ,mas ha uma questao que nao se devem esquecer ,a priori e antes de testar a qualidade de um evento dever se a saber o preço ,condiçoes inerentes ao evento etc ,podera acontecer serem mal servidos ,entao ai e em caso de duvida frequentem so eventos ja classificados como de bom nivel ,os restantes denunciem o mau serviço e vao ver se nao entram nos eixos agora nao façam papel de masoquistas e depois venham para aqui chorar ,alias sugiro a abertura de um topico so para classificaçao das diferentes maratonas e passeios em determinados pontos pre definidos ,mas malta lembrem se que isto virou um negocio e como tal ...
 

Xure

New Member
Boas.

Na minha opinião, deve-se criticar de forma construtiva, ou seja criticar para contribuir com a melhoria dos aspectos negativos.
Sem duvida que existem pessoas que criticam por criticar, até pela forma ironica com que o fazem, mas talvez isso seja a forma dessas pessoas estarem na vida. O que a meu ver significa zero.
Falou-se de Aveiro e como é a minha cidade, apesar de não ter ido ao evento, acompanhei o rescaldo. As pessoas tem o direito de criticar porque pelos vistos correu mesmo mto mal. Agora na minha opinião o topico tornou-se num constante "bater no ceguinho", onde apartir de determinado momento, nada de novo veio a acrescentar. Temo até que por vontade de algumas pessoas se crie um qq motim popular para "acertar o passo", aos organizadores. Vejo embora que na hora de tomar medidas concretas que resultam de tal insatisfação, nada se faz, ou pelo menos mto poucos o fazem, ou se calhar assobiam para o lado. A ideia do livro de reclamações e a forma mais civica e legal de fazer valer os direitos de quem foi mal servido. Não é necessário fazer grande alarido, basta ir lá, pedir, fundamentar a queixa, e pronto. Mas sobre esse assunto em particular não quero dizer mais nada.
O caso de Serpa, em que notoriamente existem pessoas com uma azia tal, que simplesmente caiem no ridiculo. Apelar a um qq boicote para sustentar a sua propria revolta, é um absurdo.

Querem melhorias? Ajudem. E a forma mais correcta de ajudar é dar a entender o que esteve mal, sem cair na tentação do massacre, e porque não apontar soluções, deixando de lado questões pessoais, que ninguem entende, e nem deve entender. Ou essas pessoas preferem ter o prazer sadico de assistir as falhas, para depois poder dizer qq coisa como, "eu já sabia..."

Sinceramente acho que como tudo na vida a atitude positiva e mto mais benefica, do que o deita abaixo, porque deitar abaixo e facil, ajudar é mto mas mto mais complicado.
Termino com a resalva de não ter nada haver com as organizações, nem com as pessoas, que citei, e dizer tb que associar a falha da maratona de Aveiro, a cidade e as pessoas, para mim snão tem qq sentido.

É a minha opinião de quem gosta de ler rescaldos, para saber o que se passou, mas detesta ver a cultura de massas promovendo o achincalhar, por achincalhar.

Abraço

Ps- A ideia do livro de reclamações é reclamar, a ideia do livro de sugestões é sugerir, e é nesses dois principios que se deve sustentar um topico de rescaldo de um qq evento, acho eu é claro.
 

stuby39

New Member
Parabens fitty77 por sabias palavras.
Uma humilde opinião não se concentrem nos que se diz mal,deveriam ter aberto um tópico daqueles que se diz bem era mais útil,ou melhor um para dizer mal outro para dizer bem é bem mais democrático.
Francamente :nsei: :nsei:
 

Guia dos Santos

New Member
Sou um particante de BTT porque me sinto bem com a modalidade,devido á minha profissão não e é premitido participar em muitos dos eventos que por ai se realizam. Mas naqueles em que tenho participado ,reparo que muita boa gente o objectivo principal é o repasto dos reabastecimentos e almoço final. Dou o exemplo, na ultima maratona em que participei (OS CHAPARROS 09) de tanta gente inscrita na maratona , qual o meu espanto que muita boa gente não concluiu a prova toda, cortando pelo alcatrão direito á bucha. Eu fiz a maratona na totalidade, quando lá cheguei já toda a gente tinha a barriiguinha cheia. É com atitudes destas que se vai perdendo o verdadeiro espirito de sacreficio que a modalidade exige de nós. Quanto ás organizações,só digo isto se ficamos satesfeitos no ano seguinte estamos lá, se não nos agradou vamos para outra. Temos o exemplo dos BBTALVALADENSES cada ano melhora pelo nº de participantes.
 

fitty77

New Member
Xure, sem duvida que o livro de reclamações seria a melhor opção, se bem que depois as situações lá relatadas acabem sempre por ser desconhecidas do grnde publico. Contudo, temos que ver que muitas vezes estes eventos são organizados por um grupo de amigos, cheio de vontade de proporcionar um dia em cheio de btt (e muitas vezes são esses os eventos que nos ficam na memória pela sua boa organização...), e que a exigencia de um livro de reclamações é apenas mais um entrave à organização de um evento, pela sua não existencia.... Claro que enquanto "clientes" (porque pagamos...) temos esse direito, mas não devemos cair em formalismos exagerados, virados para a penalização de quem organiza, pois muitas vezes há falhas, mas as pessoas envolvidas tudo fizeram para que não as houvesse, sacrificando muitas vezes as suas vidas familiares, sociais e até mesmo profissionais (quantos não tiram férias para a organização destes eventos, por exemplo... e quantas horas passam afastados dos filhos e conjuges, bem como dos amigos.... era nestas coisas que quem critica deveria pensar primeiro antes de tocar no teclado em "busca de sangue", numa de criticar por criticar)
 

Xure

New Member
fitty77,

Claro que temos de diferenciar o tipo de organização. A organização por parte de uma empresa onde logicamente a responsabilidade deve ser maior, e a organizaçao dos "carolas", que o fazem com mto sacrificio pessoal. Não estou a meter tudo no mesmo saco, como é logico.

O meu "PS", é apenas para deixar a ideia fundamental, que é reclamar, quando é necessário e por coisas logicas, mas contribuir com sugestões, baseado no principio dos respectivos livros, apenas e só. Claro que ninguem espera que uma organização de "carolas", tenha o livro. Eu pelo menos acho que não, mas pelas barbaridades e sustentações a criticas que já vi e li, já nao digo nada.

Portanto a ideia que eu acho que deve prevalecer, em primeiro lugar é o bom senso e o respeito, de todos. De quem organiza e de quem participa. Só assim tem sentido existir esta simbiose. Organização\participante e vice versa, pois um lado sem o outro não existe.

Abraço
 

Simon

Member
Bom Dia!

Depois do muito que já aqui foi dito sobre este assunto e muito bem, não queria deixar de dar mais uma achega.
Como já se constatou nestes últimos tempos os passeios de btt tem crescido exponencialmente, sem que, a qualidade dos mesmos acompanhe da mesma forma esse crescimento.
Todos querem organizar passeios seja de que forma for e isso é muito mau.
Como tb já aqui foi dito, organizar um passeio implica muito sacrificio de quem o faz (em prejuízo próprio) para proporcionar algumas horas de bem estar a outros. Nem sempre corre da melhor forma e existem sempre questões que correm menos bem, por vontade alheia de quem organiza. Não se pode agradar a Gregos e a Troianos. Sempre assim foi e continuará a ser.
Áqueles que organizam os eventos de btt dentro deste espírito e sempre com a vontade de continuarem a evoluir e felizmente para nós, amantes desta modalidade, ainda existem muitos por esse país fora, acho que merecem todo o nosso apoio e críticas construtivas e incentivo à evolução.
Agora para aqueles que organizam passeios sem terem a mínima noção do que andam a fazer, desde um mau secretariado, péssima marcação dos trilhos, falta de segurança e apoio em pontos de passagem por vias sujeitas a circulação rodoviária, maus abastecimentos e completamente desfasados das necessidades dos participantes, falta de apoio para aqueles azares que geralmente acontecem nestas situações, banhos sem condições, poluição dos trilhos, deixem de se meter nisto e não queiram dar uma má imagem ao que deve ser realmente a essência do btt.
Como todos sabem, infelizmente situações como as que apontei são muito comuns e não vale a pena estarmos a meter a cabeça na areia e fazer de conta que foi muito bom. Afinal se quem organiza passeios cobra um valor pela participação nos mesmos, a nós, enquanto participantes, assiste-nos o direito de criticar (não achincalhar) e dar o benefício da dúvida até ao próximo.
Para aqueles que dizem mal só porque lhes apetece ser do contra, SEM COMENTÁRIOS!

A todos excelentes pedaladas e que o ano de 2010 nos traga bons eventos de btt.
 

INTERCEPTOR

New Member
Só li o primeiro post deste Tópico e fui logo de seguida buscar um dos meus últimos posts (Rescaldo da Maratona de Canha), julgo que dê para ter uma ideia da minha opinião sobre este assunto.
Esta foi a minha resposta a um membro do ForumBtt que não foi á Maratona mas não se conteve e teve que se meter ao barulho:

"... não sou muito apologista de pagar para andar de bicicleta ..."

Resposta: Eu também não era.

Nós não pagamos para "andar de bicicleta"!!!
Pagamos para nos juntarmos como "Comunidade" e todos juntos, mesmo que 99% desconhecidos, podermos brincar ás "Competições/Passeios".
Para que tal seja possível é necessário que alguém trate da logistica necessária para:

- Marcar e limpar o percurso.
- Colocar abastecimentos em zonas do percurso.
- Colocar pessoas nos abastecimentos.
- Arranjar meios de socorro que conheçam o percurso e assim garantir assistência
rápida em caso de acidente.
- Confeccionar e servir o Almoço.
- Encontrar instalações que sejam adequadas para o nº de participantes
- Colocar agentes da autoridade nas zonas de transição.
- etc....etc... não coloco mais nada para não encher o post, é que são tantas funções
que posso me esquecer de alguma. Afinal nunca organizei nada desta dimensão.

Isto tudo e mais alguma coisa foi oferecido a cada pessoa inscrita por apenas 18€.
E se formos pensar que parte deste dinheiro será para ajudar outras instituições, como foi o caso, que se juntam á Organização e ainda nos oferecem uns brindes bastante simpáticos......... 18€ é uma insignificância.
Custa mais o combustível e portagens que muitos gastam para se deslocarem para Eventos bem longe de casa.

Várias entidades têm encontrado nesta vertente do Btt, as "Maratonas/Passeios Organizados", uma forma de conseguirem algum lucro e assim conseguirem crescer para nos anos seguintes terem capacidade para oferecer um melhor serviço e desta forma terem um maior lucro (efeito "bola de neve"). Esta é a realidade Por muito que custe a aceitar, a mim não, só desta forma se consegue ter ano após ano um crescimento de participações.
Tal como o nº de inscritos cresce, assim a Organização também terá que crescer. Se tal não é possível, por vezes por falta de infra-estruturas, são obrigados a limitar o nº de participantes para poderem oferecer um serviço de qualidade a quem se inscreveu.
Foi neste aspecto que esta organização mais errou.

Se tudo isto acontece pelo País inteiro ano após ano é porque há "Procura" e quem tiver capacidade para saber aproveitar para fazer negócio/lucro, um bem haja para essas pessoas pois só assim temos "Oferta" o ano inteiro e em quase todas as zonas ao nosso redor. Claro que quem tiver uns bolsos mais fundos que os meus pode correr o Pais todo enquanto que eu contento-me pelo que tenho perto de casa.


Por culpa de muita gente que não sabe dar opinião ou manter uma conversa, sem os tipicos ataques pessoais ou as diversas e falsas insinuações, e criticam sem terem a minima noção do que estão realmente a criticar, o Tópico que mencionei foi Bloqueado e houve "limpeza" de posts. Pena que entre eles foi apagado um post erradamente (não foi nenhum dos meus).
Isto passa-se em vários Tópicos e por vezes até acho graça serem quase sempre os mesmos meninos. :mrgreen:

Agora vou ler o resto dos posts deste Tópico. :mrgreen:

Até breve.
 

INTERCEPTOR

New Member
Já consegui ler a 1ª página :oops:

Do que li até agora, gostava de mencionar o seguinte:

Eu critico e continuarei sempre a criticar o facto de após dezenas de quilometros obrigarem-me a tomar banho de água fria :evil: Pode ser uma Maratona das mais bem organizadas, mas se não houver água quente fico todo lixado :evil:, e logo eu que até de Verão com 36º á sombra tomo banho de água quente. :mrgreen:
Isto é um assunto um pouco Off-Tópic mas por culpa de muita gente que não se incomoda com este facto é que por vezes muitos rescaldos levam grandes criticas.
Estas e outras criticas trazem por arrasto o tal pessoal que não sabe criticar, e é aí que a porca torce o rabo :s
Se nós começarmos a clicar no "botão" da denuncia cada vez que isto acontece, bem podem contratar mais uma duzia de Moderadores :roll:


Até breve.
 

hmoreno

New Member
Olá pessoal

Li este tópico muito na diagonal mas desde já dou os parabéns ao Gualdinof pela sua abertura.

Só acrescento rapidamente uma parte da minha opinião:
Gosto muito deste fórum pois é um óptimo ponto de encontro e partilha de opiniões, vivências, experiências, objectivos e desejos ligados ao BTT.
Como amante do BTT, gosto de manter-me informado.
Já por várias vezes fiz um exercício que veio a revelar-se muito engraçado: logo após um evento no qual não participe, mas que acompanhe, recolho os rescaldos in loco e fico logo com uma boa ideia relativamente à satisfação geral, pontos a melhorar, críticas razoáveis e pertinentes, críticas idiotas de quem não gostou por motivos pouco sensatos, etc...
Em eventos em que maioritariamente tudo corre bem e grande parte dos participantes até gostou do evento, por vezes acontece que só meia dúzia dos tais "cromos com mania que são betetistas a sério e que fariam tudo melhor que os que realmente arriscaram e fizeram alguma coisa" é que vêm escrever ao tópico de rescaldo.
Acontece muito o pessoal até ficar satisfeito, mas não se dar ao trabalho de vir falar bem.
Esta é uma característica muito humana e tipicamente portuguesa... para falar mal aparece toda a gente, mas para elogiar trabalhos bem conseguidos e entregar as gratificantes palavras de apreço que tanto alimentam todos quantos dão de si para organizar eventos, já não se aparece...

Isto é pena pois, por vezes ao espreitar rescaldos de eventos onde não consegui estar presente mas gostaria possivelmente de experimentar em edições futuras, acabamos por vezes a ficar com ideias erradas relativamente à real qualidade do evento..
 

jmserra

New Member
"Há algum tempo que ando para abrir um tópico para discutir sobre este novo tipo de bttista,que,para mim,de bttista só tem a bicicleta."

Esta citação do Nozes, parece-me crucial! Para além de discutir a qualidade das organizações e/ou organizadores, acho que seria pertinente debater o outro termo da equação... Sem melindres nem pedantismos. Constatar simplesmente quem, e o que são estes novos "bttistas"... Por favor não interpretem mal as minha palavras, não quero que soem a provocação... Mas actualmente, e já à algum tempo, se assite á chegada de novos "praticantes" (o que sempre se saúda) que estão mais preocupados com o acessório do que com o essencial...
Sempre com respeito por todas a formas de estar na vida e no desporto, creio existir espaço para todos... Assim haja respeito, tolerância e compreensão... isto é que vai rareando...

Abraços!
 
Este tópico está muito bem conseguido e frequentado!

Registo com muito apreço a intervenção dos maduros do desporto em geral e do btt em particular!

Continuem com as vossas reflexões porque elas são lições de bom senso e inteligência!

Obrigado pelos posts.
 

stuby39

New Member
jmserra permita-me que complemente a ideia do que é ou não "os novos bttetistas"
Eu sou novo nesta vertente mas ja ando de bicicleta à muitos anos desde os seis tendo eu agora 39 é fazer contas,dei grandes malhos de pasteleira nas bouças que abundavam.Agora gostava de dizer que não tem a ver com andar ou não de bicicleta tem a ver com o individuo que não é tolerante , acha que é superior ,é malcriado mas ele é assim não porque anda de bicicleta mas porque tem má formação,portanto ate a caminhar ele é assim.
Portanto isso dos novos é uma falsa questão.
 

stuby39

New Member
E tome nota jmserra sou novo nesta vertente adoro coisinhas vermelhas para por aqui e ali mas porque gosto e assumo que gosto mas acho que isso não impede de andar,, de deixar os outros andar, dar opiniões, criticar e receber criticas o que se presisa de ter é fair play
 

jmserra

New Member
Eu anoto... acho que não me fiz entender quando disse acessório e essencial... mas olha... a essência é a arte! O acessório é o resto... eu também gosto de componentes (acessórios) que me permitam disfrutar com mais prazer do que faço!
Esclareci...?
Quando digo novos, é em referência á citação do Nozes, não faço distinção entre grupos etários e ou anos de experiência no btt... ou na vida!
O que quero e acho importante abordar, são as diferente formas de estar neste btt! O que considerava importante abordar, é a atitude com que muitos encaram o btt! Haverá os que encaram isto como lazer, só. Os que (e deve ser a maioria) o encaram como desporto/lazer. Os que o encaram como desporto de aventura e hoby. Os que fazem dele um estilo de vida, etc. É, do meu humilde ponto de vista, algo que seria interessante debater! Porque, do que se pode aferir da leitura de muitos dos post's de rescaldo e promoção, é que existem prespectivas e/ou expectativas desapropriadas... desajustadas! Os que querem que tudo seja um passeio fraterno e prazenteiro... mais orientado para o lazer. Os que querem transformar passeios em corridas, corridas em passeios, maratonas em meias, minis, voltas... enfim.
Não sou ninguém para "avaliar" da boa ou menos boa formação de cada um. A massificação do btt, incontornávelmente obriga a reflectir, no que se faz e para quem se dirige. Por isso há diversos tipos de eventos, desde o passeio guiado até á competição pura e dura! Cada qual com carateríticas próprias, com um target definido! O que na essência quero dizer é que muitas das críticas mais estapafúrdias partem de quem teve mais olhos que barriga! Foi a uma maratona com um expectativa de quem vai para um passeio domingueiro sem qualquer dificuldade e depois acha que foi abusado... vai para o passeio com "alma de guerreiro" e depois soube-lhe a pouco!
É, também sobre isto, que é preciso reflectir... atitude/expectativa/comportamento...
Desenvolvam... para que se tente fazer aqui algo de construtivo...

Abraço!
 

stuby39

New Member
Eu ao contrario de ti consigo avaliar a formação, não academica claro.
Mas achas e sem crer entrar off topic que alguem que paga um serviço e o serviço que pagou não é aquele que apresentam tem ou não o direito de criticar?Agora à formas de o fazer concordo.
Claro que isto dava um boa "discussão" ,mas eu acho importante porque jmserra foi aqui neste forum que ao ler varias coisas sobre inumeros assuntos não criei falsas expectativas.Porque de idade não me sinto velho nem sou ,novo sou na modalidade e eu antes de me registar no forum andei por cá muitas vezes a colher informação que é util nas escolhas que tomo.
Agora depende de mim distinguir o que é bom do mau.
 
Top