DIY ou Faça você mesmo uma lanterna com Power LED

njsfer84

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Acho que percebi. Entao seria melhor o driver, certo? Só nao sei qual comprar.
Ja agora gostava de saber onde arranjar os suportes para as pilhas 18650. Alguem sabe? No dealxtreme nao encontrei nem no led1.

Cumps
 

njsfer84

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Ok, já encontrei.
Será que me podem dar mais uma ajuda. Qual o driver ideal para o Cree XP-G R5?
E já agora onde arranjo coolers para o led?
 
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Filipe Oliveira

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Olá Helder, já chegaram as ópticas para os led´s que era o que estava a faltar.

Agora tenho de fazer o teste no terreno.. pelo sim pelo não vou levar uma luz suplente para o caso de esta explodir :)


Vou tirar mais umas fotos as aspecto final da coisa..
 

Filipe Oliveira

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Olá, vim deixar algumas fotos da luz com o aspecto final.. pensei mesmo que fosse explodir durante o pequeno teste no terreno, mas aguentou-se bem. :)


videoiv.jpg


video3.jpg


video2r.jpg


dscn1607lt.jpg


Um pequeno vídeo:

[video=youtube;eWUGWfF57pk]http://www.youtube.com/watch?v=eWUGWfF57pk[/video]
 

stuby39

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Ola Filipe estou como o joão palavras para quê?~
Quando posso fazer a encomenda? ehehehe.
Já agora aquela barulho tipo turbina passou , mas dava estilo lololo .
Gostava de conseguir fazer uma, podias criar uma forma de venderes os planos e o pessoal DIY com alguma ajuda. Para mim era porreiro pois sem ajuda não vou lá.
Agora temos que combinar um nocturno.
Abraços
helder
 

dragaozinhobtt

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Bom dia pessoal!!!
Exelente tópico!

Filipe Oliveira: Bombástica a lanterna! Deve haver automóveis com menos luminosidade!!!!
Se aceitares encomendas e o meu orçamento o permitir, entro para a lista!!!!
Abraço e boas pedaladas!!!
 
Bom dia a todos.

Essa é a minha primeira aparição no fórum btt. Achei sensacional esse equipamento do nosso querido companheiro Felipe Oliveira. Com certeza deve trabalhar na área da eletrônica e é realmente muito criativo. Parabéns.

Pelo que me parece, esse farol ilumina 9500 lumens. Cara! Um farol de moto ilumina por volta dos 3000 lumens! Se vc usar esse farol numa rodovia à noite com toda essa intensidade é perigoso cegar os motoristas automotores.

O farol da moto deve a sua eficência ao seu conjunto óptico, a lâmpada não ilumina diretamente, mas é refletida e direcionada para frente, aumentando assim a sua eficiência, controlando assim, toda luz para ir só pra frente e levemente inclinada para baixo afim de cegar os nossos amigos motoristas. Creio também que dê pra simular isso com o uso de lentes nos leds, acho que com tantos leds, vc possa usar várias combinações de lentes bem como utilizar os leds centrais com lentes de menor ângulo, para gerar maior alcance.

Muito bacana mesmo o seu projeto. Gostei muito da idéia de se utilizar um GPS pra marcar a velocidade, isso dá muita precisão. Tem bastante coisa que dá pra incorporar nele, como aproveitar esses dados do GPS e transformá-lo num ciclo-computador super personalizado. Humildemente sugeriria então adicionar algumas funções interessantes para um ciclo computador:

-Velocidade Atual;
-Velocidade Média;
-Velocidade Máxima;
-Odômetro total;
-Odômetro parcial para marcar distâncias percorridas;
-Tempo do percurso;
-Tempo parado (similar ao modo viagem dos GPS Garmin);
-Alerta de velocidade, para aquele momento que vc se distrai e corre muito sem querer;
-Indicador de nível: Ele pode te indicar se vc está em uma subida e ainda pode te informar qual é o grau dessa subida, como no Tour de France;
-Memórias da última pedalada;
-Calendário com memória de cada pedalada (Com um ds1307 é fácil botar um calendário no seu uC. Já para a memória vc decide se utiliza eeproms baratas ou até memória flash. Com as memórias flash, vc pode usar até um cartão SDCard!);

Uau! Tem bastante coisa que dá pra fazer no seu projeto e deixá-lo muito mais bacana ainda. Gostei também do recurso de toque capacitivo que muda a cor dos leds a cada toque. Ótima sacada!

Parabéns mais uma vez pelo seu projeto e viva ao Faça Você Mesmo, ou FVM! DIY é mais bonito né?
 

Filipe Oliveira

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Ainda faz o som da “turbina” quando as ventoinhas ligam, mas agora teem um arranque mais silencioso porque são controladas por pwm proporcional a temperatura dos led´s :)

Até podia construir mais para vender.. mas são longas horas de mão de obra e leva muitas peças compradas em vários sites na net.. por isso ia ficar demasiado caro.

Não há como fazer concorrência as “magicshine” :cool:
 

Filipe Oliveira

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Olá Ricardospimentel :)

Usei lentes com vários ângulos para tentar dispersar a luz, mas ainda assim não posso ligar no máximo na estrada porque encandeia bastante.

Ao inicio montei mesmo um rtc “ds1307 “ para as horas e data, e usei um sensor barométrico para a altimetria, e depois andava a magicar uma forma de medir a velocidade da bike. Mas depois surgiu a ideia de colocar um reptor Gps.. bem mais fácil :)

Usando o ds1307 ia precisar de 2 linhas para o protocolo I2C, mais uma linha analógica para o sensor de altitude, e outra linha para o sensor de velocidade. Enquanto que para o Gps basta um pin rx do uC.

O receptor Gps é um SIRF star III e usa o protocolo NMEA, ele envia uma quantidade brutal de informação! Alguns dos dados nem sei para que servem.. e é tudo processado dentro do próprio receptor.

Mas depois dá sempre para pegar nos dados de gps e calcular no uC outras funções porreiras como as que referiste. Estou a pensar colocar a velocidade media, máxima, e a inclinação do terreno! Para as outras funções acho que primeiro tenho de aprender a usar memorias.

Se calhar um próximo “upgrade” será colocar um cartão SD e gravar os “tracks” de gps. Já vi na net pessoal a fazer isso e até nem pareceu muito difícil.


Os sensores capacitivos foi um bocado complicado ao inicio, porque os chips são pequenos (1.6x2.9mm) e o pin que faz de sensor, consegue sentir o toque mesmo atravez de materiais isolantes como o plástico.. por isso tive de usar linhas com blindagem ligada ao negativo, e o próprio painel onde está o ecrã é uma folha de carbono que é condutor e esta também ligada ao negativo.. só a parte dos botões é que fica exposta e é por essa área delimitada que os chips fazem a leitura.


Obrigado amigo pelo comentário, valeu!
 
Fala Felipão!


Cara, desculpe-me pela demora em responder, mas agora estou aqui.

O seu projeto já tá demais do jeitinho que está. O legal é que dá pra melhorar, adaptar, implantar, controlar, enfim, o que vc quiser pois o projeto é pra vc. Pode-se também colocar um display de 4 linhas, ou um gráfico, pois assim vc aproveitaria bem cada espaço do LCD.

Quanto aos leds, não havia reparado nas lentes, mas o que poderia ser feito pra andar nas ruas seria ajustar a linha inferior de leds para o farol baixo e os outros para o farol alto, assim vc poderá andar nas ruas sem atrapalhar os motoristas e também poderá fazer as suas trilhas com toda a iluminação disponível.

Mais uma vez, parabéns pelo empenho no seu projeto.

Até +,
Ricardo.
 

njsfer84

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Boas. Estou a fazer a minha própria lanterna e estou com uma grande dúvida.
Tenho o seguinte setup:

Cree XM-L (?...) http://www.***********.com/p/xmlawt-1000-lumen-led-emitter-white-light-bulb-3-0-3-5v-51989 (substituir os * por "dealextreme")
2 Pilhas 16850
Interruptor On/Off
Driver http://www.***********.com/p/5-mode-1000ma-7135-circuit-board-for-cree-and-ssc-emitters-6190 (substituir os * por "dealextreme")
Para além disto tenho as opticas, reflector...

A minha dúvida está no driver pois não faço a minima ideia de como ligar aquilo, porque ele vem com os fios soltos. Algém me ajuda?
Eu queria tirar o máximo de luz do led sem aquecer em demasia.
Será que posso usar os cinco modos disponíveis no driver mesmo sem ter aqueles botões de "pressão"?
Eu queria então que me dessem umas luzes de como ligar aquilo de modo a que funcione direito.

Cumprimentos
 

Filipe Oliveira

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Valeu Ricardo, realmente podia ter colocado um display de 4 linhas, ou então um 2x20 em vez do 2x16 , o chip controlador é o mesmo(hd44780). Mas para colocar um display gráfico já ia ser bem mais complicado de programar. Talvez num próximo projeto..


Andei fazendo uma pesquisa e outra função que dá para colocar na lanterna é um modulo receptor ANT + para captar o sinal do monitor cardíaco e mostrar no ecrã.. devia ficar porreiro :D
 

njsfer84

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Boas, primeiro de tudo, obrigado pela ajuda. Já há luz ao fundo do tunel :)
Liguei tal como disseste e correu bem, mas só consigo um modo intermitente. Porque será?
 

Filipe Oliveira

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Pelo que vi no site do driver, para mudar o modo de luz tens de desligar e ligar o interruptor no espaço de 2 segundos.

Se desligar e ligar mais de 2 segundos depois, o modo mantém-se..
 
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