DIY ou Faça você mesmo uma lanterna com Power LED

osodrac

New Member
boas...estou a tentar efectuar uma compra de uns leds na dealextreme, tenho o cartão no paypal adicionado através de mbnet e quando vou para pagar, quando clico em confirmar o pedido aparece-me uma janela a dizer que a página não está disponível,e tentei efectuar a compra durante todo o dia.
alguém me poderia ajudar??

Abraço,Zé
 

osodrac

New Member
uma coisa que me veio á cabeça assim de repente! por acaso já alguém pensou em usar supercondensadores para aumentar a duração das baterias?? do género,usar um comparador entre a bateria normal e os condensadores? Teríamos a duração das pilhas normais e a duração da carga dos condensadores!

Abraço.
 
Last edited:

osodrac

New Member
exacto... assim quando a carga na bateria normal for menor que a dos condensadores passa automaticamente para os condensadores . mas também usar um comparador não sei se será grande ideia já que também precisa de alimentação positiva e negativa.e estar sempre o comparador "ligado" sem ser preciso era gastar sem necessidade. arranjando outra solução tipo 2 interruptores pequeninos uma para a bateria outro para os condensadores, mas quando se fizesse a carga carregarem os 2 ao mesmo tempo.
 

Filipe Oliveira

New Member
Estou a entender o que dizes, mas os condensadores acumulam uma quantidade muito pequena de energia relativamente ao seu tamanho.. mesmo com supercondensadores tinhas de usar um pack muita graaande.. outro inconveniente dos condensadores é que possuem uma resistência interna elevada, quando comparado com uma bateria.. isso faz com que se descarreguem rapidamente mesmo que não o utilizes.
 

osodrac

New Member
Ainda não passou de uma ideia, ainda não fiz as contas aos tempos de descarga dos condensadores, nem sequer o preço, só mesmo fazendo contas.
 

carlos_cavaco

New Member
Boa tarde,
Estava a ver uns esboços para umas experiências e fiquei num dilema, pouco pertinente mas que evita o uso de 2 cabos DC (fêmea) tirando algum peso ao conjunto e encurtando o orçamento, no entanto não queria que se torna-se menos funcional por isso. Em baixo está um esquema que representa o que estou a falar, à esquerda os faróis encaixam no desmultiplicador um a um, no esquema da direita quando vao ligar à bateria já vão juntos não havendo forma de montar só um por exemplo

esquema1.jpg
 

osodrac

New Member
bem, depois de ver algumas dezenas de fotos de lanternas diy em fóruns e depois de encomendar uns led´s uns P7 na DX e de pensar em várias maneiras de os montar, um por um, dois a dois e sobra um, três, vai que não vai e fiquei pelos três, embora sejam P7 e a saber que aquecem.(depois se verá se vou torrar os dedos ou não). Já tinha uma lanterna parecida, mas quero uma com mais luminosidade e potência.

Inicialmente não era para ficar nada disto, mas olhando para um pc velho que lá andava por casa, já que a maior dificuldade está em arranjar um bom 'housing' para os leds, aquilo tem por lá uns coolers muito porreirinhos. Ainda moldei um pequeno cooler para lhe colocar de lado, já a pensar no espaço interior, mas pus de parte essa ideia. E então ficou assim passado umas horas de volta da rebarbadeira a magicar...

http://img84.imageshack.us/img84/4939/dsc05160eb.jpg
http://img832.imageshack.us/img832/1060/dsc05151zd.jpg
http://img824.imageshack.us/img824/886/dsc05152v.jpg
http://img141.imageshack.us/img141/8184/dsc05153w.jpg
http://img836.imageshack.us/img836/7852/dsc05159g.jpg


ainda falta muito aperfeiçoamento,não está 100% centrado,já que foi feito á la gardére, ia vendo como ficava e ia fazendo, mas agora tenho um pequeno problema... não tenho espaço no interior para lhe colocar a fêmea da alimentação;faltam uns 6,7 mm para que caiba no interior e o cooler quadrado encostar no redondo. Na foto ela está lá, mas está partida de propósito para ver qual o melhor sistema. São os pinos que saem de trás que me limitam o espaço.
Peço aos experientes help para solucionar isto, ou um outro sistema de alimentação!

Quanto a controladores, estava a pensar num controlador de 6A dividido pelos 3 á saída do controlador, visto que cada um dos leds aguenta 3A no máximo, mas 3 acho que é demais, já para não falar no aquecimento, então acho que no máximo, teoricamente, cada um fica com 2A, até mesmo para poupar baterias que estava a pensar alimentar a 3,6V, 3+3 em paralelo.

Já agora, se alguém já usou controladores de 2, 3A, sem ser made in China, agradecia o link s.f.f.

Help!!! :)

Abraço.Zé
 
Last edited:

njsfer84

Member
Boas pessoal, estou tentado a fazer a minha propria lanterna led, mas mesmo depois de ler estes posts todos (quase) tenho muitas duvidas. Basicamente eu queria saber se acham que vale a pena comprar algo do género desta lanterna (troquem o asterisco por "d") e tentar tirar a parte de tras das baterias e adaptá-las de outra forma, ou se é preferivel montar um sistema totalmente homemade como muito pessoal tem feito.
Se acham preferivel a ultima opção quais são as peças necessárias para se fazer uma lanterna?

Eu sei é preciso:
Led (tipo Cree XP-G R5)
O Aluminio reflector
Fios para fazer as ligações
...

a parte do involucro onde encaixa o reflector com o led dentro também se vende por aí (dealxtreme, led1.de...) ou tem de se inventar algo?
também não sei se se vende o vidro que fica na frente de tudo.

Se puderem inumerar uma pequena "lista de compras" era o ideal.

Cumpr
 
Last edited:

carlos_cavaco

New Member
Eu estou ainda a construir a minha, ainda não está a dar luz e não sou grande entendido mas posso dar o meu exemplo de "lista de compras" básicas
led
lente/ reflector
interruptor
fios para ligações
carcaça da lanterna (adaptada ou totalmente construida por ti)
bateria/ case para pilhas recargáveis
 

njsfer84

Member
Boas de novo. Para além do material normal que é necessario para fazer a lanterna, também conseguem arranjar a base para o guiador, ou inventam um sistema qualquer?
 

barbeiro

New Member
isso inventa-se uma base com abraçadeiras de serrilha....

o que eu gostava mesmo era de saber a referencia de um bom LED... o resto qualquer larterna velha serve.... tendo sempre em conta o tipo de alimentação do novo led que iremos colocar...
 

leptis

New Member
a minha é a melhor de todas peguei numa lanterna pequena do meu pai e numas fitas e ta ali que nem aço ainda não caiu com os solavancos e tudo. xD
 

stuby39

New Member
Ola amigos isto esta um pouco parado mas gostaria saber se alguem me pode ajudar
eu tenho umas luzes sigma mirage evo e evo x ja tem um tempo e serve , mas neste momento a bateria esta a perder eficácia.
A pergunta que faço é possivel ser eu a fazer uma bateria ou duas uma para a evo e a outra para evo x par poder ter mais autonomia será que me podem ajudar?
Obrigado e boas pedaladas.
 

Filipe Oliveira

New Member
Julgo que dá para desmontares a bateria e substituir as pilhas :)



Ando a construir uma luz nova ao estilo DIY.. vai ter alguma cenas porreiras.. 10k lumem, ecrã lcd, Gps, botões capacitivos, active cooling etc.. já está a funcionar, falta só os acabamentos estéticos e melhorar o software.


Acho que a magicshine deu um bocado cabo dos projectos de luzes DIY aqui no forum.. eu curtia totil.
 

stuby39

New Member
verdade! filipe coloca aqui o teu projecto e coloca fotos.
Eu andei a ver um forum alemão aquilo é brutal eu tambem vou alinhar nessa onda de fazer uma o meu problema é que vou ter de estudar 1º pois eletronica eu ZERO
Coloca fotos.
 

Filipe Oliveira

New Member
A luz que ando a fazer ainda tem um aspecto muito careta mesmo.. mas vou deixar a lista dos materiais algumas fotos da construção..

20 x Cree xp-G R5
http://www.led-tech.de/de/High-Powe...G-R5-auf-Keramik-Platine-LT-1713_120_138.html
Micro controlador: Atmel 2560 (com bootloader Arduino)
http://jkdevices.com/arduino-megamini
Driver Hyperboost ( modificado para 1.6A max.)
http://www.taskled.com/techhboost.html
Receptor Gps EM-406A SiRF star III
http://www.sparkfun.com/products/465
2 baterias de 4s 4500ma
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11932__Turnigy_nano_tech_4500mah_4S_25_50C_Lipo_Pack.html
2x fans sunon maglev 30x30mm
http://www.xsfans.com/index.php?main_page=product_info&products_id=565
2x sensores corrente:
http://www.sparkfun.com/products/8882
lcd 16x2 caracteres
http://www.sparkfun.com/products/709
1 sensor de humidade ambiente
http://www.sparkfun.com/products/9569
2x sensores capacitivos “ IQS127D” (para os botões)
3x sensores temperatura lm35
Etc..

Algumas funções:

20 cree xp-g controlados por PWM, actualmente tem 4 níveis de luz fixos.. mas depois é para variar automaticamente conforme a velocidade da bike e luz ambiente.

Receptor GPS (por agora apenas para saber a altitude, velocidade, e a hora)

Informação da temperatura do ar, leds e driver. Informação da humidade e luz ambiente.

Leitura da tensão individual das 8 pilhas, da tensão de entrada e saída do driver, e da corrente de entrada e saída do driver (para futuro calculo da eficiência no driver e da autonomia restante no modo actual de luz).

Botões capacitivos (chip IQS127D :twisted: ), iluminados com led´s RGB controlados individualmente por PWM a 10 bits. (tudo DIY :))
(cor do botão esquerdo em função da carga da bateria, e o do lado direito conforme o modo de luz frontal seleccionado)

Algumas fotos..

Dissipador para servidores ( granda tijolo de cobre..):

dsc04328p.jpg


+/- a medida.. o espaço no centro é para as duas fans (tipo blower). a ideia é o ar entrar pela frente por duas janelas na linha inferior de leds e sair por trás:

dsc04693e.jpg


20 xp-G r5.. a 1.6A dá tipo + de 9500 lumen :) :

dscn1627r.jpg


Driver com uma caixa e dissipador dedicados.. o driver fica no interior da luz e é
ventilado junto com os led´s:

scn9836.jpg


As 3 linhas de potencia, e 3 pares de linhas blindadas ( feedback tensão entrada/saida no driver , temperatura, e corrente saída):

scn9837.jpg


Testando o modulo Gps:

dscn9585.jpg


Com aspecto mesmo mau..

dscn00802.jpg




Um vídeo.. é só mesmo para ver se funcionava.. alguns dos valores no ecrã ainda são valores analógicos dos sensores.. sem significado. O Gps ainda tem de ser configurado.. tenho de fazer os menus.. e ainda espero por algum material para dar um aspecto mais decente.

[video=youtube;WfWTibleXbI]http://www.youtube.com/watch?v=WfWTibleXbI[/video]
 

stuby39

New Member
grande filipe quando estiver pronta para teste diz que eu quero estar presente.Alias vou acompanhar o teu projecto para no final pedir a tua ajuda para realizar um para mim eheheh
Abraços filipe e coloca aqui coisas e temos que combinar um nocturno
 
Top