Discos Vidrados

#1
Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda..:fpalm:
Instalei uns Elixir 5 à pouco tempo e notei que a travagem está com bastante tremideira e ruído, e pude verificar que os discos estão parecem vidro, ou seja vidraram :(
Penso que a solução seja passar alcool nos discos ou lixa nas pastilhas..Estarei correcto? :confused::confused:

ABraços
 
#2
Isso é que é azar, uns travões novos e já tens os discos assim. Já me aconteceu há uns tempos com o de trás e usei limão (cortas um limão ao meio e depois esfregas as metades nos discos à medida que vais apertando para sair mais sumo). Pelo menos comigo resultou, foi o mecânico da loja da minha zona que me deu a dica.

Nas pastilhas usei uma lixa normal.
 
#5
compras uma lixa de agua, e molhas um pouco a lixa.......

depois passas a lixa no disco, apenas na superficie onde a pastilha encosta, e tambem nas faces das pastilhas, até as pastilhas perderem o aspecto vidrado.

depois, montas tudo e vais dar uma volta apenas para fazer umas travagens, para isso acamar.

o problema foi que provavelmete as pastilhas ou dos disco tinham alguma gordura, ou apanharam agua, e nas primeiras travagens, ficam logo vidrados.

Sempre que isto acontece, é o que eu faço e fica logo bom.

acredita que nao é estranho lixar as superficies de contacto dos discos.

Mas tem de ser com lixa de agua, que é muito fina, ok?

Em relaçao ao limao, nunca tinha ouvido falar....

existem tambem uns sprays especificos para desengordurar e limpar, mas nao sei se no caso de ja estar vidrado funciona.

abraço
 

Frei

New Member
#6
É o disco que está vidrado ou as pastilhas?

É que as pastilhas originais dos avid têm muito essa tendencias, chiadeiras etc...pelo menos nas gamas baixas e nos dos outros anos, os novos não sei se vem com o mesmo problema ou não.

Os meus juicy five, logo numa das primeiras voltas pareceu-me estarem vidrados, mas após meia dúzia de travagem voltaram ao normal mas sempre com a endencia para chiadeiras...

Cumprimentos
 
#7
Em relaçao ao limao, nunca tinha ouvido falar....
Eu antes de me dizerem também nunca tinho ouvido falar e até duvidei da eficácia, mas depois de experimentar fiquei surpreendido! O sumo do limão é bastante ácido e degrada a superfície vidrada do disco, mas não sei se resulta em todas as situações.
 
#8
Em relaçao ao limao, nunca tinha ouvido falar....
Eu antes de me dizerem também nunca tinho ouvido falar e até duvidei da eficácia, mas depois de experimentar fiquei surpreendido! O sumo do limão é bastante ácido e degrada a superfície vidrada do disco, mas não sei se resulta em todas as situações.
 
#9
Boas!
Já experimentei limão e que aconteceu a seguir foi que tive uma buzina.......:) pareciam que tinham cola, tive que tirar as pastilhas novamente e dei uma lixadela com lixa fina e limpei com ajax os discos com álcool a esfregar
 
#12
por acaso, tb ja tive uma cena do genero mas foi com pasatilhas novas, trouxe do mecanico, verteu um pouco de oleo para as pastilhas e começou a chiadeira, ate um senhor que tb estava de bike gozou cmg!

pus alcool e deixou de chiar
 
#15
Speedcore, sinceramente não estou a ver como é que isso vai resolver a situação :D

Só depois de umas belas travagens (isto em termos de aquecimento) é que isso vai melhorar..
 
#18
Mas isto é tudo maluco!!???

Agora para arranjar bicicletas usa-se "um bocado de água suja"!!!!???

Efectivamente o disco precisa de ser polido, mas não areado!!!! Compra portanto lixa para aço de 60 e 120 por exemplo. Lixa a zona de travagem primeiro com o de 60 e depois com a de 120. Feito isto o problema dos discos deixa de existir. Se a chiadeira continuar investiga o estado em que tens essas pastilhas e se não foram contaminadas de alguma forma.

Essa historia de ir "para um areal, pedalas forte, apertas a manete a fundo, deixas a roda deslizar" é muito bonito, mas acaba com "a seguir vai comprar discos novos que acabas-te de dar cabo desses..."

Outra coisa, isso do limão e la laranja é por causa das propriedades desengordurantes que têm, mas o ideal seria comprares um desengordurante com essa função especificamente ou então limpares os discos com álcool.
 
Last edited: