Discos shimano xt ice-tech

raul061990

New Member
Boas.

Comprei à pouco tempo uns travoes xt de 2012 e agora, estou a pensar em comprar uns discos xt ice-tech, mas eu tenho uma dúvida. Quando as pastilhas originais ventiladas se acabarem, posso pôr pastilhas orgânicas ou semi-metálicas com os discos ice-tech? Funciona na mesma ou tenho que ter sempre as pastilhas ventiladas?
 

raul061990

New Member
e quais sao as pastilhas, organicas, semi-metálicas? Sentiu alguma diferença no poder de travagem em relação aos discos anteriores?
 
Não senti perda do poder de travagem, quanto ao tipo de pastilhas não lhe sei dizer mudaram mas e não perguntei que tipo meteram.
 

miguelcarromeu

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Recuperando o tópico:


- Quem tem EXPERIÊNCIA no uso de discos Shimano com/sem tecnologia Ice Tech, versus discos "normais"?

Gostaria de ouvir opiniões sobre as diferenças no seu uso relativamente a discos ditos "normais". Vale ou não vale a pena, o acréscimo de peso (e também o valor).
 

davidream

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bOAS!
just my 2 cents!:p
Discos de travão valem pela sua capacidade de dar travagem/peso/resistência/capacidade de dissipar o calor inerente á travagem ou uso continuado,e durabilidade.
Os discos Shimano Ice tech,não são mais ou menos que qq disco normal,apenas devido á sua constituição dissipam segundo a marca melhor o calor gerado pela travagem,o que faz com que esta seja mais fiavel(com o calor nos discos/pastilhas o poder de travagem reduz-se gradualmente)

Segundo a marca:
Ice-Tec rotors give excellent performance made from a stainless steel / alloy 3-layer sandwich construction that manages heat while riding.
Features:
The clad steel / alloy / steel rotor construction allows heat generated from braking to radiate quickly through the aluminium core achieving surface temperature drops of around 50 deg C. When used with Ice-Tec pads surface temperatures can drop from around 400 to 300 deg C, this provides great improvements in performance all round
Ice-Tec rotors achieve long pad life, less noise and less fade due to improved heat dispersion

Rotor contact surface has been developed for excellent pad clearing and cooling which increases pad performance and life
Large forged alloy spider supports rotor surface, increasing rigidity and reducing weight

Portanto vais ter uma travagem mais potente e mesmo após um uso mais constante(longas descidas com muito uso do travão)a travagem vai ser sempre constante,sem tanta perca.
Nas pastilhas é o mesmo conceito,as pastilhas ditas normais(sem aquelas palcas metalicas de dissipação)aqueçem mais, logo vão se desgastar mais fácilmente nas travagens e ao aquecer perdem muito do seu poder de travagem tb.
Agora os discos podem ser usados em qq tipo de travões,vais poder usufruir dessas caracteristicas,e na Shimano as pastilhas Ice tech são uma mais valia,mas se quiseres podes usar tb as normais.
O ideal no mundo Shimano será usar todo o "pack" completo para usufruir a 100% da tecnologia,agora depende sempre dos prós e contras,que neste caso passam pelos preços/pesos das pastilhas/discos comparativamente aos seus pares ditos normais.
Como tudo na vida passa por decisões;)

Pela marca:
https://www.youtube.com/watch?v=-7KfQInRNHs&feature=kp
Cumps
 

miguelcarromeu

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David

Obrigado! Mas...

Quando destaquei EXPERIÊNCIA foi com o intuito de "ouvir" quem tenha confrontado o uso do sistema Ice Tech vs. discos "normais". Porque da TEORIA eu também já me inteirei ;)

Não leves a mal o meu reparo. Agradeço a boa intenção, mas eu já li/vi tudo isso e mais um pouco.

Queria alguém que me dissesse (ou não), concretamente: "Epá, eu já usei uns Avid HS1 (exemplo) e uns SLX / XT Ice Tech e acho que (não) vale nada / muito a pena, tendo em conta o peso acrescido dos discos".

;)
 

davidream

Active Member
bOAS!
Pois curiosamente acabei por não te referir isso :p
Usei durante uns tempos, uns shimano XT com pastilhas Ice-Tech e discos Ice-Tech,e o poder de travagem é superior ao usar por ex discos HS1,discos estes que curiosamente é o que tenho actualmente :) pois a diferença para os XT não me convenceu relativamente ao Look e Peso que obtive com estes discos(Hs1).
Mas que há diferença há!!em poder de travagem/ruídos,pois obviamente o sistema está pensado como um todo.
Agora é a velha questão,opções ;)
 

Jocas22

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a minha experiência é um pouco diferente. Quando comprei os XT não trazia rotores, pelo que usei uns shimano normais, nem sequer eram XT, mas uma gama inferior. Só mais tarde comprei os discos XT icetech. Não noto diferença que seja perceptível, tirando serem mais silenciosos. Agora vou usar pastilhas normais que substituem as ice tech, posso então ter termo de comparação global.

Isto pra dizer que se fosse hoje não tinha comprado os rotores xt icetech. Sendo fã dos travões XT.
 

miguelcarromeu

Active Member
Ora, conclusões, conclusões - gosto disso :D

Obrigado David! Eu falei nos HS1 pois são os que pondero relativamente aos Shimano, pois parece ser consensual que são discos muito bons. Já agora, deves saber mais concretamente, o peso entre os Avid e os Shimano, é muito?

Jocas,

Se fosse hoje, quais os discos que comprarias? Shimano mas gama abaixo? Ou outros?
 

tinric

Super Moderador
Boas Miguel

No outro dia pesei um dos meus HS1 180 e um XT ice t 180 e estranhamente a diferença é minima.. 3gr a mais para os XT

avid_bremsscheibe_hs1_180_b2.jpg




Shimano_bremsscheibe_xt_180_sm_rt86m_b2.jpg



Aqui acusou um pouco mais.
O meu HS1 era novo por estrear, o XT já tinha 3 mil feitos e umas pastilhas XTR ice-t gastas.



EDIT: Mas se queres Ice-Tech a sério... tens isto:

SHIMANO_XTR_Saint_Bremsscheibe_SM_RT99_180_mm_Ic.jpg


Embora a diferença dos HS1 para a XT seja de apenas 2 ou 3 euros e para estes... ser quase o dobro...
 

Jocas22

Active Member
a minha resposta era os HS1, tambem nao quero destruidores de pastilhas, mas pelos vistos tenho de repensar a coisa, tambem pensei que a diferença de peso era maior
 

tinric

Super Moderador
E tu andas a procura de center lock certo?

os pesos são diferentes... e center lock em HS1 acho que só há em flutuantes.

Mas isso tens os adaptadores para montar discos de 6 furos em rodas centrer lock.... mas, e isso te garanto que montei uns no outro dia... lá se vai toda e qualquer poupança de peso nos discos.

Como sabes uso HS1 desde que os "descobri"... mas se a minha bike tivesse vindo com os XT ou assim era com isso que andava... e ainda tenho alguma curiosidade nos fórmula que tenho por estrear, mas isso parece-me que como são mais "furados" devem tender a ter mais vibração... digo eu.


Em resumo... se tens cubos center lock e curiosidade... eu iria para XT sim... ligeira maior superficie de contacto com as pastilhas que os HS1... logo mais (ainda mais) poder de travagem.
 

RTC

Super Moderador
Tenho os HS1 e tenho os XT Ice-Tech que já usei com os mesmos travões: uns XTR M-985. Discos com 160mm
Há pouca diferença, mas o que poderás querer ouvir e o que Jocas já referiu é que na verdade, não há grande diferença a não ser os XT serem sem duvidas mais silenciosos e sentires a pastilha a travar com mais "macieza", se é que me faço entender.
A diferença de peso não sei ao certo mas de certeza será uns 10gr por disco.
 

Jocas22

Active Member
Tirando diferenças de preço e peso da equação... como li um pouco sobre o assunto recentemente... e do que li .... os hs1 até podem ter menos superfície de contacto mas a perfuração também faz com que aqueça menos logo mantenham maior potência de travagem por mais tempo. Depois claro que os xt têm a tal sanduíche de metais que supostamente diminui a temperatura da superfície, será que compensa? Fica a dúvida.

Quanto a discos é como disse. Agora quero ver a diferença das pastilhas...
 

miguelcarromeu

Active Member
Obrigado a todos.

Tinric,

Sim, center lock. Lá montados vêm uns Formula (com adaptadores, apesar de, pelo que vi, também existem em center lock) e, se queres uma opinião, não valem a pena. Acho-os "vibrantes" e, depois de aquecer, têm tendência para "guinchar", pelo menos com as minhas pastilhas metálicas (Shimano Ice Tech).

René,

Pois era precisamente essa diferença (ou ausência dela) que eu queria ouvir. Pensei que as opiniões se encaminhassem no sentido da maior potência sentida nos rotores Shimano. Pelos vistos estava enganado.

Mas também estava à espera de ter maiores diferenças a nível de peso (com prejuízo para o Shimano). Neste caso, e sendo que preciso de center lock, fico novamente dividido, mas como maior inclinação para os rotores Shimano XT.
 
Segundo a Shimano, o sistema ice Tech foi pensado para conjugar de disco Ice tech mais pastilhas ice tech. Claro que, na minha opinião nao passa de markting.
Os discos Ice Tech são o topo de gama shimano mas, os HS1 são os segundos melhores da Avid. (nada ganha aos flutuantes HSX). Como tal ambos são bastante semelhantes em termos de performance.
É certo que os HS1 tem uma maior area de dissipaçao, mas os materiais dos discos Ice Tech equilibram o tempo de arrefecimento nesse aspeto.
E referindo como já foi dito, menor area de dissipaçao significa maior area de contacto com a pastilha e maior poder de travagem.

Na minha opinião, que uso os XT Ice Tech, fica a escolha, ao critério daqueles que forem mais bonitos na bike. Pois o que importa é a potencia do travão e ter um disco sem residuos.
É uma questão de ver quais os pros e contras nos agradam mais.
Quantos aos ruidos tem tambem as vezes haver com o tipo de pastilha, por isso nao julgo os travões nesse aspeto.
 
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