Discos empenados

joseruivo

Active Member
Boas,

o título diz quase tudo.. Tenho os dois discos empenados. Não faço ideia como aconteceu, estou a preparar-me para os desempenar, e gostaria de saber duas coisas:

1) desempenhar sem a alavanca adequada para o efeito vendida por várias marcas de ferramentas, é prático? Com uma chave inglesa, ou de outra forma?
2) os discos flutuantes empenam igual aos outros, ou não?

Obrigado,
joseruivo
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Eu faz algum tempo ( mais de 5 anos) mudei na 26 para os ICEtech, são flutuantes, nunca mais tive problemas de empenos.
Na 29, tenho uns discos MAGURA ( com os MT4) e de quando em vez tenho que lhes dar uns apertos com a mão, mas nada de especial.
De qq forma vou meter nesta bike uns Icetech, pois tenho um conjunto de travoes e discos todo novo SLX BR- M7000, para montar.
 

ToNiC

New Member
Se o empeno for gradual ao longo do disco, (acontece com mudanças bruscas de temperatura, ex. água), é fácil e com a mão, consegue-se desempenar o disco, sem tirar a roda e demora 10seg. - fazer com um pano limpo para não contaminar com gordura o disco.

Se o empeno é de pancada aí é mais dificil, mas já consegui com chave inglesa e chave de fenda, colocar um disco quase com o empeno imperceptivel. (aqui é uma sorte)
 

joseruivo

Active Member
Boa, José Ruivo, é um trabalho de atenção visual e alguma paciência.

Visualmente não chegava lá, teve de ser de ouvido ;-) Depois de detetado o sítio onde fazia barulho ao roçar numa pastilha, aplicar aí a chave inglesa, com essa parte perto das pinças para fazerem de apoio, "dobrar" para um dos lados. Testar... Fazia mais barulho, dobrei para o lado errado :confused: Dobrar para o lado oposto, testar, já não se ouve!
 
Top