Discos a roçar nas pastilhas

o5car

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Se o problema for do cubo, vê-se a olho nú o disco a andar torto! caso não seja o caso, é normal acontecer, deixa as pastilhas acamar ao disco, e depois repetes o metodo q o scott_yz4 referiu q isso fica bom! ;)
Caso o roçanço seja muito, tipo trave a roda, coloca anilhas entre a suspensão e a bomba para fazer a compensação.
 

jayme

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Sim tal como eu tinha dito o disco não roda certo, por isso penso ser problema do cubo, pois já experimentei com um disco novo e faz o mesmo.
 

olacnog

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o5car said:
Se o problema for do cubo, vê-se a olho nú o disco a andar torto! caso não seja o caso, é normal acontecer, deixa as pastilhas acamar ao disco, e depois repetes o metodo q o scott_yz4 referiu q isso fica bom! ;)
Caso o roçanço seja muito, tipo trave a roda, coloca anilhas entre a suspensão e a bomba para fazer a compensação.


ja me deu jeito este topico, reparei no que disses-te de colocar umas anilhas para compensar e la fui eu a garagem...coloquei as tais anilhas, e voilá.....os minhas pastilhas de travoes mecanicos a frente ja nao rocao no disco, ta impec!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

nunca tinha pensado nisso....duhhh :oops: :oops:
 

CMSR

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jayme said:
ao q chamas drop out? :lol: há alguma coisa a fazer?

Obrg

pode ser isso mas tambem pode nao ser.
o drop out é uma peça em aluminio que está presa ao quadro e segura o desviador. ve o estado dele.
 

Doctor

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Eu tenho uma POdium e acontece-me exactamente o mesmo no travão da frente. São Lx hidraulicos e afinando td e mais alguma coisa, lá está o disco (que é novo) a rocçar na pastilha de dentro. Talvez vá optar pela solução da anilha!

Isso em que consiste? COlocar anilha entre o aperto rapido e o encaixe na suspensão?

Alguém se importa de explicar?

Obrigado
 

carlos maia

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ola pessoal tudo bem
vou aproveitar este topico sobre travões para expor a minha duvida.
tenho travões hidralicos e estavam a travar 5*, mas de um momento para o outro a travão de tás deixou de travar praticamente. Quando travo faz um pequeno barulho.
qual será o problema pois a bicicleta tem apenas 2 meses.
 

CMSR

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em relação à colocação de anilhas, nao acho que seja solução para todo o tipo de travoes, falo pelos meus que são um magura julie à frente e um deore a tras, e nem num nem noutro ha necessidade de por anilhas para afinar. a furação das pinças ja é propria para essas afinações, nao havendo necessidade de por anilhas. em travoes de outras marcas é possivel que funcione e que seja mesmo necessario.

em relação à duvida do carlos maia, pode ser que tenha ido oleo para a pastilha, ou a mesma ter ficado vidrada. se for oleo mais vale comprar umas novas ou tentar limpar com detergente da louça ou um liquido proprio para limpar pastilhas. convem tambem limpar o disco com alcool. e passar uma lixa nas pastilhas depois de limpas
 

biciamante

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Jayme: " pensei que seria o disco empenado mas já montei um disco novo mas roça na mesma"

Com estes sintomas aparentemente não seria do disco original, ou então os dois discos podem ter o mesmo problema!

Jayme: "ao observar a roda a rodar o disco não roda certo tanto na largura como na altura"

Perante este cenário existem 3 possibilidades, ou a face onde aperta o disco está empenada (pouco provável, mas possível) ou os discos aplicados estão ambos empenados (possível e provável dependendo do cuidado posto na arrumação, transporte e utilização da bike) ou então tens um problema muito simples de resolver e que por vezes é esquecido: os cones do cubo traseiro estão com muita folga por isso conforme a folga vira para um lado ou outro o disco roça a seu belo prazer tanto no lado direito ou esquerdo.

Devo esclarecer que um drop out (ponteira para ser mais correcto, visto que drop out é a peça onde encaixa a mudança traseira) empenado nunca faz um disco andar aos "S" quando muito deixa a roda desalinhada em relação aos eixos longitudinal e/ou vertical do quadro.

carlos maia: "de um momento para o outro a travão de tás deixou de travar praticamente"

O tacto da manete manteve-se igual ou perdeu pressão?

Se a manete tem a mesma pressão acho que andaste a lavar a bicicleta com gasoleo, ou algo do genero que contaminou o disco e/ou pastilhas, talvez a contaminação tenha sido devida a uma lubrificação de corrente em que o cuidado para o oleo não chegar ao disco foi esquecido. (tenho fé nesta hipotese se faz um barulhinho deve ser a zona onde está mais gordura a cantar)

Se a manete perdeu pressão vai a uma casa especializada para te sangrarem o circuito e verificarem por onde sai a pressão, pode ter sido uma membrana de reservatório que rompeu, um bombito mandante que ficou com uma borracha marada, um tubo mal apertado ou com uma micro-fissura, um sangrador mal apertado ou oum bombito mandado que deixou de vedar, de nada serve sangrar apenas sem descobrir o que causou o problema.

Excluí à partida a possibilidade de estarmos perante um caso de pastilhas gastas porque ao fim de 2 meses é raro alguem conseguir gastar umas pastilhas de travão especialmente num ano seco como este
 

gonber

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não li tudo o que te responderam porque não tive tempo mas segundo a minha experiência trava com força umas quantas vezes e as pastilhas acabam por se moldar ao disco! simples não é? (desde que o roçar não seja demasiado e não impeça demais o rolamento da roda)

Cumprimentos,
gonber
 

vanike

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scott_yz4 said:
isso é normal acontecer, o que tens a fazer é o seguinte :

desaperta os 2 parafusos da pinça do travao, com a chave allen, nao precisas tirar os parafusos, só aliviar de maneira à pinça ficar solta, depois apertas a manete do travao com força de maneira a ficar bem travado e sem soltar a manete apertas os 2 parafusos. assim fica centrado.

tenho um deore a tras e faço isso quando troco as pastilhas e resulta.

Boas, esse procedimento também dá para fazer nuns Avid Juicy 3?

Obrigado
 

rjcm

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Vou voltar a este tópico porque o meu disco da frente roça ligeiramente nas pastilhas.

Antes estava bem, mas agora sente-se um ligeiro roçar.
A solução será recentrar a pinça?

O esquisito é que quando tenho o aperto rápido aberto a roda gira livremente (primeiro num sentido e depois no sentido contrário um bocado), só depois de apertar o aperto é que fica a tocar na pastilha ao rodar... o que será? Solução?

Hasta

Ah, falta dizer, caso interesse, que são uns magura julie.
 

Tecnical

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Boas 'rjcm'

Comigo também se passa o mesmo.

É o seguinte tens que ter um pouco de calma a apertar os apertos rapidos.. à sempre um pequeno deslizamento enquanto apertas.. julgo que é proprio do aperto.. mesmo que não tocas e só apertes.. assim como acontece nos parafusos que ligam a peça das pastilhas,( a bomba) à suspenão.. alinhas as pastilhas com a roda a girar para nada roçar no disco e depois de apertar PIMBA ta a roças outra vez.. A solução penso que passa um pouco por ir apertanto devagarinho em cada parafuso de cada vez.. vais ver que vai melhorar.. se não for à primeira.. faz tentativas :s

mas para a finar as pastilhas já li aqui a tecnica de soltar os parafusos.. e apertar enquanto se mantem o travao apertado.. parece porreira.. e vou tentar quando puder..

Agora o que me atormenta é um barulho do disco a roçar nas pastilhas que parece um violino desafinado. :shock: é tipo aquele som de quem puxa duma espada.. THHIINNN .. :shock: Ouço isto apenas quando faço curvas apertadas com mais agilidade.. não sei ao certo o que é.. não sei tenho a roda empenada.. mas com o SLIME estou tramado para desmontar pneu e camara de ar para ver se esta centrado..

Alguém sabe o que pode causar aquele barulho?? poderei ter os raios mal apertados e a roda ceda nos esforços laterais??.. SOCORRO.. e depois quem gosta de BTT de verdade fica logo doente quando ouve um barulho a mais :lol: :lol: :lol:
 

Tecnical

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Para ser mais Fácil.. aqui esta a foto do parafuso.. .. antes de o partir...claro

travaopartiuor6.jpg
 

mokito

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TMiranda said:
Boas, eu estou com o mesmo nuns formula oro k18... será que me podem explicar melhor quais os parafusos que tenho que deapertar

tens uns parafusos q fixam o adaptador a pinça. tens de desapertar esses parafusos de forma a q a pinça de mexe de forma a puderes alinhar a pinça em relaçao ao disco..
 

jm

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gc said:
Nada de grave é o que te aconte-se e muito menos fora do comum aos utilizadores de discos, como eu... :wink:
Uma boa tecnica e muito correta consiste

1º- Em desapertares os parafusos que apertam a maxila, normalmente apertam-na num apoio que faz a ligação ao quadro...

2º - Travar a fundo...

3º - Apertar os parafusos com o travão a fundo...

4º- Verificar se ficou tudo Ok, e ir curtir para o mato....

Boas pedaladas

Só quero acrescentar mais um truque aqui: entre o ponto 1 e 2, portanto o ponto 1,5.

1,5 - Meter dois cartões de visita entre cada lado do travão.

Resultou comigo e noutro dia no monte fiz isto numa bicicleta de um amigo que "já se estava a passar" com aquele roçar e ficou bastante bem! O aperto dos parafusos devem ser alternado, ora um ora o outro.

Experimentem não vão ficar desiludidos.

João
 
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