Discos a roçar nas pastilhas

kow

New Member
Travão frontal sempre em contacto com o disco

Boas pessoal,

O que se passa é o seguinte:
Recentemente adquiri uma Rockrider 8.2 com uns travões "Elixir 5" e verifico que as pastilhas roçam no disco de travagem. já reposicionei o tambor e ele deixou de tocar no disco, mas após travar algumas vezes ele volta a roçar.

Desmontei o tambor e verifico que após travar as pastilhas não recuam... deverá ser este o problema... mas como consigo resolve-lo?
 
Desmontaste as rodas? n sei porque mas quando desmonto as rodas tenho de desapertar o travao um nadinha po lado pk se nao roça
travaste com a roda desmontada? e que se sim as pastilhas agarraram
 

Ridler

New Member
Nos travões hidráulicos os êmbolos nunca recuam totalmente, por forma a compensar o desgaste das pastilhas, mas não é suposto ficarem a roçar.
Quando se tira as rodas, dificilmente ao voltar a colocar as mesmas, elas ficam exactamente no mesmo sítio, isso causa desalinhamento entre a pinça e o disco, o que causa esse ligeiro roçar, basta um novo alinhamento da pinça com o disco que isso desaparece, se não souberes alinhar o disco, :pesquisa:, existem vários tópicos que ensinam o procedimento correcto.
 

serjolas

New Member
Disco roça ao Pedalar!

Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda. O meu travão de disco traseiro roça nas pastilhas somente quando vou em cima da bicicleta a pedalar ou em roda livre! Quando fora da bicicleta e rodo a mão, já não roça!

Porque será isto está acontecer e como poderei resolver? Se desapertar as pinças já não acontece este problema, mas voltando a apertar os parafusos, apertando a manete ao mesmo tempo a fundo, o problema volta.


O modelo Shimano XT, tanto o disco como as pinças

Obrigado desde já!
 

Chico Pinto

New Member
a roda nao estara desapertada ?? é a comclusao que tiro porque assim tu a fazer força no pedaleiro a rod vai-se deslocar para a direita e faz com que rose !!
outro probelema tambem pode ser o cubo !
 

serjolas

New Member
Boas,

Acho que já consegui resolver o problema. Pareceu me que a roda ou tava mal encaixada ou mais apertada de um lado do que outro!
La estive a centrar a roda o melhor possivel, afinei o travao com o metodo de desapertar as porcas de fixação, aperta manete a fundo e aperta as porcas com a manete apertada...e ate agora não deu problemas. Estive a testar num piso bastante degradado e até agora impec!

Obrigado pela ajuda...isto dos travoes de disco é mais do que ciencia exacta!

Ja agora com o experimenta e nao experimenta....ja sei trocar as pastilhas! lol
 

JJTO

New Member
Serjolas, tenho o mesmo problema no entanto comigo ainda não houve solução. Sem peso em cima da bike tudo ok, com peso já começa a roçar e nota.se mesmo o disco a encostar/descair para o lado de dentro encostando á pastilha e provocando assim o roçar... :( ja fui ao mecânico e não encontramos solução aparente. Penso em várias causas mas sem certezas... Alguém pode ajudar?
 

JJTO

New Member
Obrigado pela resposta. Caso com outra roda o problema fique solucionado, quer dizer que a roda que tenho pode ir á vida...?
 

jmv

Member
JJTO, já conheci um caso como o teu. Com o peso do ciclista em cima da bicicleta, a roda ou a escora traseira flectem. A solução foi afinar as pinças com o condutor em cima da bike. É provável que suceda o inverso, roçar do disco desmontado e o não roçar do disco montado, que em todo o caso irrita menos.
 

JJTO

New Member
Ok, vou ter mesmo de experimentar com outra roda e tirar aí as conclusões! Nunca tal me tinha acontecido, pois tenho as rodas á 3 anos mas com muitos KM´s. Fizeram 925 km´s em 10 dias seguidos com alforges a pesarem 6 kilos.... talvez tenha arrebentado com a roda traseira.... Vamos ver. Obrigado companheiros.
 
Last edited:
Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa isso é outra história! pensava que a roda era nova...

Pela tua descrição dos alforges e do sintoma, a minha opinião (se é que vale alguma coisita) é de que: tens o veio do eixo partido!

LOL

VT
 

JJTO

New Member
Pois, poderá ser durante a próxima semana vou ver o que se passa mesmo e fazer testes. Depois digo alguma coisa aqui. Obrigado.
 

Tomario

New Member
Boas

Tenho uns Formula R1. As pastilhas de traz não roçam em toda a sua superficie no disco. Significa isto que, à medida que se gastam, começa a aparecer um pequeno friso na parte superior das pastilha, coorrespondendo á zona destas que não toca no disco. Acham que isto é normal?

A. Carvalho
 

Tomario

New Member
É só no disco de traz que tem 160 mm. Quanto ao adaptador não sei como ver isso, mas percebo a tua pergunta. Admito que , em termos teoricos, deveria ser diferente para permitir um mais contacto da pastilha.Não existem anilhas nem entre a maxila e adapator e entre este e o quadro. A bicla è uma Canyon Lux 9,0 SL

Obrigado
 

JJTO

New Member
O meu problema persiste.... nem com outra roda diferente as pastilhas deixam de roçar no disco em andamento com o peso do cicista.... o que me aconteceu ontem foi que ao inicio da volta aparentemente estava tudo ok mas depois de fazer cerca de 50 km´s por estrada as pastilhas voltaram a roçar mas só com peso em cima da bike... Alguém lhe acontece o mesmo? Existe solução? Ou terei sempre de desapertar e apertar a roda sempre que saio?
 
Top