dificuldade em desapertar parafuso do disco

fitibomba

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Boas!

Estou com um problemazão que não contava mesmo.

Troquei de rodas e ao mudar os discos não é que o disco da frente parece que tem os parafusos colados?!

Gostava de saber como me desenrascar desta situação porque não estava pra comprar um disco por causa da "teimosia" deste.

Já pus um pouco de óleo a ver se a coisa lá ia, já deixei aquilo mergulhado em petróleo a ver no que dava mas o que é certo é que parece que soldaram aquilo.

Ah note-se que nunca os tinha tirado e ja vinham assim de fábrica.


cumps
 

Rider88

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Boas,

Tambem tive esse problema com os meus.
Nao me leves a mal mas isso é mais jeito do que outra coisa :lol:
Se bem que os parafusos podem estar "colados".

Eu tambem coloquei um pouco de oleo e acho que no final ajudou.

Para desapertar encostei a roda a uma parede, para poder mais força, e usei uma chave em forma de "T" igual a esta:
http://img.posthaus.com.br/Web/posthaus/fotos/45515_600_1.jpg

Espero que estejas a desapertar para o lado correcto, ou seja, para a esquerda, no sentido contrario ao dos ponteiros do relogio.
Experimenta a fazer um pouco de força e depois a fazer "impulsos" fortes, para dentro e para a esquerda, é um pouco dificil explicar... :roll:

Espero que ajudado

Alex
 

fitibomba

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sim estou a desapertar para o sítio certo.

Tenho que experimentar com essa chave. parece dar mais jeito para aplicar mais força. Ou mesmo como mostra no vídeo aquecer a zona para ver se eles se soltam um pouco.

Amanhã vou tentar novamente e depois deixo aqui os resultados :twisted:

Obrigado pela ajuda.
 

tkul

Utilizador Banido
quando as coisas não saem com aplicação de força, nada como usar impacto.
Existem chaves de impacto, mas podes dar um jeito e é igual
 

Mox

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pois ... o meu estava tão preso que ja moí a entrada da chave .... agora vai ser lindo para tirar o disco ... saem todos os parafusos menos 1 ... e agora ???
 

bguerreiro

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Mox said:
pois ... o meu estava tão preso que ja moí a entrada da chave .... agora vai ser lindo para tirar o disco ... saem todos os parafusos menos 1 ... e agora ???
Boas.
Podes sempre tentar desbatar a cabeça do parafuso com uma broca para que ela se liberte do parafuso em si (rosca).
Depois do disco sair, fazes uma ranhura no topo do corpo do parafuso com uma serra de metal, e tiras com uma chave de fendas, ou tentas logo tirar com um alicate de pressão.
Outra hipotes é comprares um daqueles jogos de brocas especiais que têm a rosca ao contrário e que são próprias para essa situação.
Dá uma vista de olhos neste post: http://www.forumbtt.net/index.php?topic=49149.0

Cumps.
BG
 
fitibomba said:
sim estou a desapertar para o sítio certo.

Tenho que experimentar com essa chave. parece dar mais jeito para aplicar mais força. Ou mesmo como mostra no vídeo aquecer a zona para ver se eles se soltam um pouco.

Amanhã vou tentar novamente e depois deixo aqui os resultados :twisted:

Obrigado pela ajuda.

Aquecer?!

"O calor dilata os corpos"

Vais piorar a situação.
Deve-se é fazer o contrario, há uns spray próprios para este tipo de efeito, o aerosol arrefece o dito parafuso a temperaturas negativas facilitando o acto de desenroscar.

Se nao quiseres gastar dinheiro faz um truque.

Com a roda na horizontal, bem segura, com outra pessoa a ajudar a segurar.
Bate na cabeça do parafuso com a chave com que estas a desenroscar ( com o martelo), a pancada vai obrigar a descolar a rosca que esta "calcinada"
É assim que os tipos das casas de pneus se safam quando a porca ou o parafuso de uma roda é teimoso, e nunca falha ;)
 

G_g

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carabineri:

Que sprays são esses e onde posso encontrar ? E uma ideia do custo disso, manda PM, se for caso disso.

Ando à rasca para soltar uma porca do eixo do pedal, até criei um tópico, mas ninguém respondeu :evil:
 
Tens toda a razão o calor dilata os materiais... a questão é que o parafuso (em principio) é em aço e o eixo da roda em alumínio (em principio), pelo que o alumínio a uma dada temperatura dilata mais que o aço, logo a rosca dilatará sempre mais que o parafuso, para além de que muitas vezes é a "cola" que esta a dificultar a coisa e também esta irá derreter ou amolecer...
 
Qual deles dilata mais não sei.

Mas sei que o alumínio arrefece muitíssimo mais rápido que o aço.

Ao aquecer o parafuso (supostamente de aço) e o cubo em alumínio, durante o aquecimento vão ambos atingir a mesma temperatura.

Depois de darmos o calor, a temperatura do alumínio vai baixar a pique devido ao seu poder de dissipação, enquanto que o parafuso de aço ainda continua a uma temperatura mais elevada e com isso continua em dilatação.

O aquecimento tem outro contra que pode levar ao destemperamento da liga dos metais, fragilizando-os, no pior dos casos pode ocorrer ao desapertar, desde:

- moer a cabeça do parafuso torx
- partir o parafuso
- moer rosca do parafuso ou do cubo.


O tal spray próprio para baixar a temperatura de parafusos e porcas teimosas, não sei o custo disso.

Há varias marcas, o que cá tive foi um da wurth freeze spray
 

fitibomba

New Member
eu bem que tentei aquecer os parafusos e nada.


Mas já resolvi a situação. Levei a uma loja e eles lá com as chaves torx xpto lá me conseguiram tirar os parafusos em 5 min.
 
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