Diferenças nas ligas de aluminio? 7005 ? 6061 ?

Rookie

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Agora não percebo. Porque é q de repente começaram a aparecer quadros de 6061? Quando no ano passado quase só se via 7005 ? Fica mais barato fazer um quadro de 6061 do que 7005? É isso? Estranho até porque os quadros mais baratos são feitos de 7005.
Quanto mais caro melhor? será? Assim por esta ordem de ideias o melhor seria o de 6061.
 

J_Conrado

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Boas pessoal!

Após dar umas voltas aqui pelo forum não encontrei ainda a resposta a uma duvida que tenho...
Existem diversos tipos de quadros, mas neste caso o que interessa são os de aluminio. O aluminio que é usado pelos vistos é fabricado de formas diferentes dado existerem diversas "referencias" 7005... 6000 e qual quer coisa... alguem me sabe indicar quais são as diferenças? Qual o mais leve/resistente?

Obrigado desde já...
 

Jepas

Super Moderador
boas,

é verdade, existem vários tipos de "liga" de alumínio. O alumínio é alumínio puro +/- 99%, depois há ligas, com alguns elementos que o tornam melhor mecanicamente, termicamente, etc. Existem várias séries de ligas de aluminio (1XXX, 2XXX, ... até à 9XXX).

A liga 1XXX corresponde ao alumínio puro, tem pouco interesse nesta aplicação devido à fraca resitência.

As ligas mais usadas nos quadros correspondem a ligas de aluminio com magnésio e silício (6XXX) e aluminio com zinco (7XXX).

Dentro de cada liga há ainda outros factores a ter em conta, como o tratamento térmico e a percentagem de cada elemento. Todas estas ligas são muito resistentes para esta aplicação (leves/resistentes) visto serem originárias da indústria de aviação.

Jepas
 

xingu

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A minha scott comp racing tem aluminio 7005 T6, e a minha antiga Marin tinha também 7005 T6.

São quadros leves e muito resistentes, quanto ao conforto?...para que servem as suspensões? :wink:
 

jayme

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Dos quadros em alumínio 6061 e 6066 qual o melhor em termos de resistência ao esforço, corrosão, etc.

Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

em termos de resistência mecânica e à fadiga o 6066 é melhor. Quanto à corrosão já não sei, mas ambos são muito semelhantes e quase todos os aspectos. Vê aqui os dados das ligas com tratamento T6:

6066-T6
6061-T6

Jepas
 

Biker_Boy_RR

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Hey!

O alumínio já foi aqui falado no fórum mas num tópico descontinuado, como ando para comprar a bicicleta e pondero cada variável ao pormenor decidi investigar e achei um artigo muito interessante numa revista da esoecialidade Brasileira!

BIKES DE ALUMÍNIO

Conheça as várias ligas desse metal e suas aplicações na indústria ciclística
Por Wesley Kestrel - CiclismoBr


Nas atuais fabricações de quadros para bicicletas, o aço (incluindo o famoso “cromo”) passou por sua época dourada e hoje é uma raridade reservada apenas para as bicicletas de baixa competitividade, para crianças, ou para bicicletas exclusivas, na sua maioria fabricadas a mão por artesãos.

E por falar em exclusividade, o rei tem sido, sem dúvida, o titânio. Também o carbono aparece cada vez mais nas competições, principalmente em etapas de longa duração, e a cada dia aparecem mais componentes em carbono no mercado mundial.

A grande verdade é que hoje a imensa maioria dos quadros de bicicleta, assim como outros muitos componentes, se fabricam em alumínio. Este é o material mais escolhido pelas indústrias. E será muito difícil de ser desbancado, devido a suas vantagens serem muitas.

Tentaremos explicar da melhor forma a diferença, por exemplo, de um alumínio 7075 para um 6061 anodizado. E faremos de uma maneira técnica, com dados objetivos.

Para começar: O que é o alumínio?

As características básicas do alumínio são conhecidas por todos: é um metal branco, com um brilho bastante característico, leve, relativamente macio, com uma grande condutividade térmica e elétrica e uma boa resistência à corrosão.

O alumínio é o metal mais abundante da superfície terrestre e constitui aproximadamente 8% do total da crosta do nosso planeta.

O alumínio puro não se utiliza na maioria das aplicações industriais, porque as propriedades mecânicas (dureza e resistência fundamental) que tem, não são de grandes interesses. No geral, tem uma resistência mecânica bastante limitada.

O que sempre é utilizado é seco, em forma de ligas de alumínio, ou seja, o alumínio mesclado com pequenas quantidades de outros elementos como zinco, magnésio, silício etc.

Estes elementos são adicionados em quantidades normalmente muito pequenas e dentro de uma margem muito restrita, mesmo assim são suficientes para que as propriedades (de resistência, técnica, durabilidade, resistência à fadiga e a corrosão) mudem em alguns casos de maneira espetacular.

Tipos de liga de alumínio:

As ligas de alumínio são classificadas de acordo com sua numeração e distribuem-se em oito grupos ou séries, identificados por quatro números desde 1xxx até 8xxx.

O primeiro número é o que identifica a liga dominante. Os do grupo 1xxx são alumínios de alta pureza, com um mínimo de 99%. São utilizados em aplicações nas quais as características mecânicas não são muito importantes quanto a resistência e a corrosão, ou condutividade elétrica. Do resto das séries as que mais nos interessam são:

- Os 2xxx são mesclados com cobre, o que melhora muito sua resistência mecânica. Em bicicletas não se usam muito.

- Os 6xxx são mesclados com magnésio e silício. Os típicos 6161 ou 6063 de muitos quadros são feitos neste grupo, basicamente porque se molda facilmente e tem boas propriedades mecânicas.

- Os 7xxx esses são mesclados principalmente com zinco. Nesta série, a mais usada em bicicleta é o 7005. Os alumínios desta série têm magníficas propriedades mecânicas, mas não tão fáceis de moldar como os 6xxx.

O 7075, por exemplo, tem uma extraordinária resistência, mas não se utiliza para tubos do quadro, apenas para formas mais simples como guidões e coroas. A resistência à corrosão é no geral pior que outras séries, mas para uma bicicleta não é um fator de grande importância.

O resto das séries não são utilizados na indústria da bicicleta, e são usadas apenas para outras aplicações.

Está claro que um número maior não quer dizer que o material utilizado seja melhor. Como exemplo vamos colocar um alumínio 2024t6, que é muito superior na resistência mecânica do que o 6061T6 e o 7005T6.

Durante a fabricação dos quadros, existe após os quatros dígitos (que significam as séries) uma letra representada pelo “T” e mais um número, que significa o tratamento térmico utilizado no processo de fabricação. No caso das bicicletas o mais utilizado e mais importante para ser exposto aqui é o T6 (tratamento no qual as propriedades mecânicas do alumínio melhoram notavelmente).

O alumínio do meu quadro não é nenhum desses. Porquê?


Bem, como em todo mercado os temas comerciais tendem a gerar uma certa polêmica, muitas marcas não utilizam a numeração padrão para classificar o alumínio em busca de uma exclusividade. Para complicar ainda mais a coisa existem fabricantes que usam denominações de quatro números também, mas que não fazem parte do padrão das séries do alumínio. Estas numerações, designadas fora de padrão, só são conhecidas pelos próprios fabricantes. Às vezes dão alguma pista e dizem que é um alumínio da série 7000 por exemplo, outras vezes não dizem nada.

Qual alumínio é melhor para bicicleta?

Habitualmente as ligas mais utilizadas em quadros de alumínio são as 6061 e 7005, deixando sempre à parte as outras denominações “códigos usados pelos fabricantes”. No estado T6 ambos têm propriedades mecânicas muito similares, ligeiramente melhores no caso do 7005, especialmente na resistência.

Na realidade, as diferenças são muito pequenas e as ligas que incorporam o escândio (scandium) são a exceção, pois suas propriedades são significantemente melhores.

Resumindo: É bom saber que não vale a pena encher a cabeça de números, porque podem se fabricar quadros de boa e péssima qualidade com qualquer uma das ligas de alumínio habituais para bicicleta.


Acho que é um bom contributo para o forum!
Fonte:http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=911&Itemid=52.

Fikem bem RR
 

delphi

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Depende...
Um 7005-T5 pode ser menos resistente que um 6061-T6, mas um 7005-T6 será melhor (mais resistente) que um 6061-T6, já que segundo os primeiro 4 digitos, o 7005 é mais resistente que o 6061, mas o Tn (onde n é um número) indica o tratamento térmico e no aluminio um tratamento térmico melhor aumenta muito a resistência.
 

Viperman

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Após visualização da comparação entre o alumínio 7005 e o 6061, verifico o seguinte. Opnião de Engº mecânico que sou.
Alumínio: 6061 - mais puro, mais facil de trabalhar, mais leve, mas aguenta menos pancadas

alumínio 7005- mais componente na liga ( mais caro), densidade quase igual, aguenta muito mais pancada.

abraços

viper
 

Giantfreerider

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Dá uma olhadela em www.matweb.com
Vês as propriedades dos materiais todos! ;)
Mas considerando tratamentos térmicos iguais, a série 7005 é melhor que a 6061, mais resistente e tem mais resistencia à fadiga. Mas é mais cara.
Normalmente os quadros são feitos da série 6xxx, já nos guiadores, já existe muitos fabricantes a utilizar a série 7xxx.
 
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