Diferenças entre suspensões FOX

pokoyo

New Member
Boas...

Estou com um pequena grande dúvida sobre suspensões FOX.

Alguém me sabe dizer quais as diferenças, isto de existem, entre estas suspensões FOX:

FOX 32 Float Factory CTD, QR 15mm;

Fox 32 Float Evolution CTD Air;


FOX 32 Float CTD FIT, QR 15mm;


FOX 32 Float CTD O/C, QR 15mm.

Se alguém me puder esclarecer agradeço :)

Cumprimentos e boas pedalas
 

ernez

Active Member
Aqui está uma pergunta pertinente, bom eu vou tentar explicar o que sei, na FOX, exitem três níveis de suspensões, a evolution, inicio de gama da fox, que pessoalmente não gosto por ser muito fraca, mesmo o nível de leitura do terreno é muito fraquinho, depois tens a performance, que já é o que eu chamo de uma fox verdadeira :D , e finalmente a FOX, FOX a sério, a factory, que dentro da gama tem variadas combinações, kashima com fit e ctd e mais não sei o que, fit, etc, etc, etc, normalmente a rapaziada é algo enganada quando compra a evolution, pensado que é uma fox á seria, como se costuma dizer, onde acaba o topo de gama das outra suspensões, começa a mais fraca da fox, ehehehe, treta.
 

lmferreira

New Member
Bom dia

Ando também a pesquisar as várias combinações e diferenças das Fox e também não percebo quais as principais diferenças.
Procuro uma fox para a minha Spark de roda 29 e com 100mm. Na página da fox quando filtro estas opções aparece-me 5 modelos por esta ordem:
Factory 100 FIT Terralogic
Factory 100 FIT CTD Remote
Factory 100 FIT CTD w/Trail Adjust
Stealth 100 FIT CTD w/Trail Adjust
Evolution 100 O/C CTD

Quais as principais diferenças entre os modelos, Evolution, Stealth e Factory, e dentro deles quais as diferenças do w/tail adjust, remote e terralogic.
Obrigado.
 

Jepas

Super Moderador
Já se percebeu que a gama Factory é a mais alta, a gama Evolution é a mais baixa e a gama Performance é a intermédia.

Resta:

Terralogic - sistema automático de bloqueio. Teoricamente a suspensão lê o terreno e funciona sempre bloqueada abrindo só quando encontra um obstáculo
QR15 - Sitema de eixo passante compatível com rodas de 15mm
FIT (FOX Isolated Technology) - Sistema que isola o ar do óleo no cartucho responsável pelo amortecimento/rebound permitindo teoricamente uma melhor performance da suspensão, normalmente só está presente das suspensões de alta gama.
OC (Open Circuit) - Por oposição ao sistema FIT, a gama Evolution funciona em circuito aberto (como a grande maioria dos modelos de outras marcas). As regulações de compressão/rebound são iguais às encontradas nas suspensões FIT.
Remote - Suspensão equipada com bloqueio remoto no guiador.
CTD (Climb, Trail, Descend) - Sistema de bloqueio com níveis 3 firmeza: alto, médio, baixo
Stealth - Edição especial da gama Factory com decalques e manípulos de ajuste pretos (alterações meramente estéticas face à gama normal).
Trail Adjust* - Controlo da firmeza do "Trail" regulável em 7 posições

*Definição elaborada após a ajuda do RTC
 

lmferreira

New Member
Melhor explicação é impossível!! Obrigado! Totalmente esclarecido.
Por onde se encontra as Factory mais baratas? (loja física ou internet)?
obrigado
 

HernaniSilva

New Member
O Jepas disse tudo!

Eu tenho uma Factory FIT 100 Terralogic Kashima, a melhor suspensão que já tive!
Tenho também uma Evolution CTD Remote, esta mais fraco como é óbvio mas para mim com um funcionamento bem mais suave e melhor que por exemplo as Rockshox, que na minha opinião desde que vêm apenas com solo air (apenas ar positivo, igual à fox) (antigamente dava para ajustar o ar negativo) perderam muita sensibilidade. Na bike de treino montei uma Reba 2014 solo air, tive de trocar de suspensão que não me adaptei, já usei Rockshox mas como era leve e para meter a suspensão sensivel para o meu peso usava a camara de ar negativo para ajudar, agora não têm, experimentei mil e uma afinações e desisti, meti a fox, afinei o Sag e toca a andar!!
 

PedroTenreiro

Active Member
O trail adjust é o que antes se chamava RLC?
Já agora, o que caracteriza as float e quais as diferenças para as demais? Se é que as há...
 

Jepas

Super Moderador
RLC queria dizer: Reboud Lockout Compression, ou seja, eram as 3 regulações existentes ao nível do amortecimento. Eu suspeito que o Trail Adjust seja equivalente à regulação "compression", ou seja, a velocidade a que a suspensão comprime quando recebe um impacto.

EDIT - O Trail adjust nada tem a ver com a compressão.
 

RTC

Super Moderador
O Trail Adjust é um regulador da firmeza do Trail. Não tem a ver com a velocidade de compressão como a regulação "compression" do anterior RLC mas mais com suavidade. Tinha (até aos últimos modelos de 2014) 3 posições (Soft-Medium-Firm) e agora tem 7. Sinceramente, não sei para quê lol...
 

Jepas

Super Moderador
O RTC é nitidamente mais versado que eu nesta matéria, vou pois editar o meu "compêndio" agora que já existe uma definição correcta do "Trail Adjust".
 

Hardskin

Well-Known Member
FIT
FOX Isolated Technology
Air and oil do mix, and in the world of suspension, it degrades performance. Our isolation technology employs a bladder system that simply keeps the oil and air from mixing to provide optimal performance in all riding extremes.
For 2013, FIT makes its way into the CTD damper line. Every Factory and Performance series 32 and 34 fork (from 80 mm to 160 mm of travel) utilizes this single wall expanding bladder and inverted damper technology.

Como podes deduzir, a suspensão com Fit é da série Performance, superior à série Evolution com O/C. Ambas com o sistema de regulação CTD ( climb/trail/descend) para o tipo de terreno.
Resta notar que a 1ª tem remote de CTD no guiador,
aperto para rodas com eixo de 15mm e ainda, tubo de direcção cónica ((1.5" taper steerer) . Na 2ª não é mencionado...
 

Jepas

Super Moderador
trgoncalves

As principais características e as gamas correspondentes já foram indicadas acima. Se cada um vier aqui perguntar qual a melhor de A vs B sem ler primeiro o tópico, isto nunca mais acaba.
 

trgoncalves

New Member
Jepas tens toda a razão

Tens de perceber é que há malta que não pesca nada disto.

A minha confusão foi pelo facto de nas duas suspensões que referi numa delas não dizia se era evolution, performance ou factory.

Mas graças à ajuda do companheiro já percebi.
Obrigado a ti também pela ajuda e pelo reparo.

Quando a cada um vier perguntar até nem acho mal vem dar mais actividade ao forum que tem andado parado. Mas se assim o entendem.

Cumps
 

Comedian

Member
Falando das suspensões fox...
Não encontro manual de instruções para o comando remoto ctd - alguém me oriente com isso?
Dito de outra forma.... a que posições corresponde o climb, trail e descend? :p
 

JottaD

New Member
http://www.ridefox.com/help.php?m=bike&id=28#beforeyouride


The CTD Remote lets you to switch between the Climb, Trail, and Descend modes while riding. Each mode is optimized for a specific type of terrain, providing best performance and riding enjoyment. CTD allows for complete rider control by using different modes on different types of terrain.


Climb Mode:
Push the silver lever down to its lowest position to set the fork in Climb mode.
Climb mode is a very firm low-speed compression setting (not designed to be a solid lockout). This setting is most useful for climbing and sprinting.


Trail Mode:
From Climb mode, push the black release lever once and then push the silver lever down one click to the middle position to engage Trail mode.
From Descend mode, push the silver lever down one click to the middle position to engage Trail mode.
Trail mode offers less compression damping than Climb mode. Use this setting when pedaling on undulating terrain, and for preventing excessive travel in technical riding situations (such as low-speed drops). Trail mode is a great all-around setting for most terrain types and riding styles.


Descend Mode:
Push the black release lever in any setting to set the fork to Descend mode.
Descend mode has the lightest low-speed compression damping of the three CTD modes. Descend mode offers the most plush ride to ensure optimal traction over varied terrain.
 
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