Diferenças entre gamas de componentes

Bytes

Member
Colegas BTTistas,

Ando nisto à pouco tempo e gostaria que me explicassem uma coisa:

Tenho uma Scott Yecora que tem quase tudo Shimano Alívio, excepto o desviador traseiro que é Deore.

Tirando as diferenças mais ou menos óbvias de pesos, preços e número de mudanças, qual é concretamente a diferenças entre as gamas de componentes Alivio, Deore, LX, XT, etc. Talvez para simplificar vamos-nos concentrar apenas na transmissão.

Obrigado.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 

José Carlos

New Member
Assim a grosso modo; os materiais utilizados e as tolerancias na sua montagem.
Exlos: as esferas dos cubos xtr ao em aco inoxidavel e as dos xt nao, logo enferujam.
O material utilizado no "corpo" dos desviadores Deore e XT e diferente, e por ai fora...
 

Bytes

Member
E na utilização do dia a dia nota-se diferença entre o Alivio e o Deore, e entre o Deore e o LX, e entre o LX e o XT, etc, ou só a longo prazo, estilo desgaste, ferrugem, etc ?

Obrigado.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 

ricardo_pavia

New Member
o meu pai tem um desviador traseiro deore, eu tenho um xt e as mudanças sao muito mais suaves no XT. é um exemplo..e nao é falta de afinaçao :p
 

José Carlos

New Member
E na utilização do dia a dia nota-se diferença entre o Alivio e o Deore, e entre o Deore e o LX, e entre o LX e o XT, etc, ou só a longo prazo, estilo desgaste, ferrugem, etc ?
Nota-se a diferenca nas duas situacoes.

Agora, se o que tu queres saber e se o componente xt (que, vamos supor, custa o dobro do
preco do deore) dura o dobro do tempo. Ai eu ja nao te sei responder, mas provavelmente a
resposta e nao.

Entao porque e que alguem ha-de gastar 50 euros num desviador que dura 1 ano em vez de
gastar 25 noutro que dura 8 ou 9 meses? (isto sao "suponhamos")

A resposta e; porque o primeiro durante o seu tempo de vida funciona sempre melhor que o segundo, e e menos provavel que nao te deixe "agarrado".


Resta saber ao que e que cada um de nos da valor.
 

Bytes

Member
XT

E se eu quiser mudar os meus componentes para XT posso ir fazendo aos bocados ou é aconselhável fazer tudo de uma vez ?

Obrigado a todos pela paciencia.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 

marioconde

New Member
Tens uma base de 8 velocidades, por isso existem 3 coisas k tens de mudar de 1 vez, todas as outras funcionam bem com kker outra coisa.

O comando das mudanças a cassete e a corrente têm de ser trocadas juntas, caso tenhas manetes e manipulos integrados então vais precisar de manetes de travão tb na mesma vez.

No entanto essas trocas parecem ilogicas a meu ver, se tens um conjunto com alivio deixa-o estar assim, kd kiseres gastar esses euros a mais troca de bike, ñ precisas de XT excepto se fores competir, com um misto deore/ lx/xt ficas mto bem servido, mm k a mudança da frente seja Alivio ñ vem daí mal ao mundo, importante mm é o desviador trazeriro ser de gama superior ao resto, o Xt é delicioso!

Digo k é ilogico fazer o upgrade pk se tens uma bike com alivio o kadro e a suspensão são a condizer, portanto se mudares componentes vais ficar com uma base muito fraca para os acessórios k lá forem montados.
 

nfh

Member
Eu troquei o comando das mudanças atrás, quando comprei a bike (veio da loja logo com a troca feita) sem ter alterado a cassette ou a corrente. Há algum inconveniente nisso?
 

artsite

New Member
No meu caso, mais um :lol: .....tenho manipulos de 8v (shimano lx) coim desviador Alivio, não posso colocar logo um XT?

O carreto por agora mantenho de 8v, não preciso de mais, por isso a corrente pode ficar a mesma.
 

xingu

New Member
Tenho tudo lx deore e há 7 anos que trabalham na perfeição! o desviador de trás já tem algumas folgas devido a pancadas mas muda as mudanças na perfeição, acho que não necessito de mais. :wink:
 

xingu

New Member
Sim 7 ou mais anos já não me lembro do ano em que a comprei, no entanto esteve para por algumas vezes não muitas, 7 anos sempre a trabalhar, apenas o desviador traseiro ganhou uma folga de resto tudo a 100%, já não se fazem coisas como antigamente. :wink:
 

sadclown

Member
não é bem isso, aposto que tens muito cuidado com o material e não lhe dás uso muito intensivo e mesmo assim é 1 record!

abraço
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
:roll: Lá está a velha questão, antigamente fazia-se material para durar... agora já não é bem assim.

à semelhança do Xingu, posso dizer que tenho uma bicla com 8 anos, cuja transmissão é toda de origem, e já tem uns bons milhares de Km's em cima, claro que o desgaste da k7, da corrente é evidente e das "roldanas" do desviador traseiro é evidente, mas os shifters XT em conjunto com os desviadores XT contínua a trabalhar impecavelmente, tal como os v-brakes xtr.

Como disse o xingu, já não se fazem coisas como antigamente :wink:
 

MiguelAngelo

New Member
Ludos

Uma parte tens razão mas dá lá 50% para a manutenção limpeza e bons tratos...

É que o pessoal até pode abusar um bocado na utilização, mas depois de usar aquela mauntenção preventiva faz milagres em termos de durabilidade.
Seja no que diz respeito a ikes ou a qq outro equipamento mecânico sujeito a agressões do meio ambiente.
 

xingu

New Member
Sim posso dizer que quando o equipamento leva pancada, depois leva um tratamento de limpeza e ajustes(raramente necessita de ajustes), já troquei a cablagem de resto continua a ser tudo de origem, Parecido comigo está o meu irmão com a sua gt avalanche que também já tens uns 7 anos em cima com o mesmo equipamento sempre a trabalhar e ele dá muito mais uso á bike que eu o grupo lx deore dura bem. :wink:
 
Eu tinha um desviador acera cheio de folga, e quando chegou a hora de trocar, ou continuava com 8V (acera ou alivio) ou passava para 9 (deore ou LX).
Optei por comprar o LX, embora mantenha as 8V a unica diferença que senti foi que o LX desafina menos do que o acera, aliás depois de eu mesmo o afinar nunca mais desafinou. De resto é tudo igual.
 

artsite

New Member
Pois, tudo igual, é só diferente no aspecto e preço não????

Isso não é bem assim, a nivel mde funcionamente é igual, pode ser melhor até uma versão, a partir dai a qualidade é mesma, mas a grd diferença entre modelos, é mesmo o peso, pois tenta montar com o mesmo quadro e susoenção 2 bikes com LX e outra com "apenas" xt e vez logo diferença no peso.
 
Top