Diferenças de quilometragem e altimetria.

pvasconcelos

New Member
Boa tarde,
Será que alguém me pode ajudar?

Tenho um GpsMap 62S, e hoje, após uma volta de bicicleta, comparei distâncias e altimetrias com uns companheiros de volta, e deparei-me com os seguintes valores:

GpsMap 62S:
Distância: 75,6m (após passar para o Strava ficou com 75,1Km);
Altimetria: 1.490m (após passar para o Strava ficou com 1.344m).

Companheiro "A": Distância: 68,40Km - Altimetria: 1.405m
Companheiro "B": Distância: 68,44Km - Altimetria: 1.291m
Companheiro "C": Distância: 67,78Km - Altimetria: 1,296m.

Há alguma explicação para isso?
Qualquer um dos Gps´s dos meus companheiros são Garmin Edge 1000 ou superior.

Será alguma configuração??!!??

Não sei qual a razão para uma diferença tão grande de valores...
 

Joseelias

Well-Known Member
O sistema GPS tem uma margem de erro que pode chegar a vários metros da nossa posição real. Isso significa, por exemplo, que se passarmos perto de uma colina ou ravina e o GPS medir a nossa posição uns metros ao lado isso pode significar que vai medir a distância que se teria percorrido da nossa posição até ao ponto mais baixo, e depois até acima outra vez quando ele nos posicionasse correctamente outra vez.

Imagina que ias ao lado de uma ravina de 100 metros e tinhas percorrido aí 50 metros efectivamente. Mas se o GPS medisse 3 metros ao lado ia medir como se descesses até ao fundo da ravina e depois a voltasses a subir. Em vez de 50 metros iria contar 300. O mesmo se aplica à altimetria se esta for feita com base no mapa topográfico. No exemplo anterior iria somar a falsa descida e a subida aos totais. Se for medida de forma barométrica não sei exactamente o que aconteceria. O teu tem altimetro barométrico que em principio será o mais rigoroso na medida da altimetria. Não é infalível mas melhor que o cálculo baseado em mapas.

Isto é um exemplo um pouco extremo mas muitas repetições de erros pequenos acaba por fazer a diferença.

Em relação aos aparelhos dos teus amigos, isto também pode acontecer, mas o posicionamento deles no trilho também pode influenciar a contagem. No exemplo da ravina, se eles forem mais afastados do limite o erro no GPS deles pode não os pôr lá em baixo. E naquele local podem até nem cometer erro.

Em relação à diferença entre o teu equipamento e os deles pode ser pela qualidade da captação de cada modelo.

Mas também pode ser por tu teres a opção WAAS/EGNOS activada. O teu GPS tem essa função, e se estiver activada então a margem de erro de vários metros reduz para menos de 1. E na maior parte das vezes acho que anda na casa dos 30cm. Por isso, se tiveres o WAAS/EGNOS activado o teu será mais preciso na contagem. Sei que no meu Etrex 20 quando a activo a marca do meu percurso fica sempre registada mesmo em cima do trilho do mapa. Já quando está desactivada o risco que assinala o meu percurso por vezes sai da marca do trilho uns metros. Verifiquei isso várias vezes no mesmo percurso com e sem o WAAS/EGNOS activado sendo que passei pelo mesmo sitio.

A desvantagem desta opção é que quando está activada consome o dobro da bateria.

Os Garmin Edge 1000, pelos vistos não têm WAAS/EGNOS, pelo que serão mais falíveis que o teu se a tiver activada. Assim de repente, estas são algumas das razões que me lembro para haver diferença entre aparelhos, ou até mesmo para o teu em dias diferentes no mesmo percurso.
 

pvasconcelos

New Member
Joseelias, muito obrigado pela explicação... entendi o que explicaste.
Vou com calma "estudar" o meu Gps e ver então se tenho ou não activado "isso" do WAAS/EGNOS e experimentar um mesmo track com ele ligado e/ou desligado para ver a diferença.
Amanhã com calma vou tentar analisar ao pormenor cada um dos tracks em causa (o meu com o dos meus companheiros):
Muito obrigado pela disponibilidade e explicação.
Abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
Gostava só de acrescentar, em termos de piada, que o exemplo da ravina chegou a acontecer-me mais que uma vez. E recordo-me de numa ocasião a velocidade máxima que atingi nesse percurso pelo GPS foi de mais de... 900kmh! :D

E a minha média foi bombástica nesse dia, como podem calcular. :D

A velocidade foi registada precisamente no troço em que o GPS me fez "descer" da minha posição real até ao fundo e quase imediatamente me voltou a detectar no topo da ravina. Normalmente quando gravo um troço em GPS (raramente ando com ele) dou sempre uma olhada no percurso para corrigir as anomalias como essa, ou como quando paro num local e o GPS continua a marcar como se eu andasse às voltas sem parar no mesmo sitio tipo barata tonta. :D
 

pvasconcelos

New Member
Joseelias, grande explicação mesmo!!!
Normalmente o GPS acompanha-me sempre nas pedaladas... quando não o levo, gravo o track com o Strava no Smartphone. Gosto de registar todas as voltas/passeios que faço.

Quanto ao ocorrido, analisando o track em causa, reparei que o GPS, acrescentou km de extensão e metros na altimetria, tendo no track acrescentado uma linha recta e também um "z" meio esquisito!!! Retirando com o MapSource esas "linhas esquisitas", o trajecto fica com valores idênticos aos dos meus companheiros.

Penso que, "a falha" terá sido pela fraca recepção de satélites inicial (grau de precisão!!)... coisa que costumo verificar e nesse dia não verifiquei... :(
 

Joseelias

Well-Known Member
Se activares o WAAS/EGNOS a recepção melhora pois vai passar a usar mais satélites (os do sistema EGNOS que estão em órbita geo-estacionária ) e também uma série de estações de posicionamento instalada no planeta (WAAS e também EGNOS) para corrigir as distorções que a atmosfera provoca no sinal GPS.
 

pvasconcelos

New Member
Se activares o WAAS/EGNOS a recepção melhora pois vai passar a usar mais satélites (os do sistema EGNOS que estão em órbita geo-estacionária ) e também uma série de estações de posicionamento instalada no planeta (WAAS e também EGNOS) para corrigir as distorções que a atmosfera provoca no sinal GPS.

Joseelias, já activei o WAAS/EGNOS e até agora nunca mais me aconteceu aquela diferença enorme nos dados do Gps em relação ao pessoal que comigo pedala!!
O meu muito obrigado pelas "dicas"!!!
Quem sabe, sabe...
Um abraço
 

m.r.f.

Active Member
A mim essas diferenças entre colegas cheira-me que alguém do grupo se anda a baldar:D

(Estou a brincar).
 
Top