Diferenças de preços: online/fisico; nacional/internacional; o que é aceitável ?

Discussion in 'Vox-Pop' started by card050, 28 February 2012.

  1. card050

    card050 Member

    Viva colegas de pedaladas,

    Já há muito que me pergunto qual a diferença de preço que o pessoal estará disposto a pagar para comprar numa loja física ao invés de uma loja online, para comprar numa loja nacional em vez de comprar num site internacional, ou então para comprar numa loja que lhes presta um atendimento impecável/ tem uma assistência ao cliente sem falhas.

    Tendo em conta que se atravessam tempos difíceis, e que tanto se ouve que é necessário dinamizar a economia nacional, até que ponto cada um de nós está disposto a deixar de se queixar daquilo que s faz de mau em Portugal e contribuir para o que é nosso? Como se traduz monetariamente o atendimento e a assistência que nos é prestado? Ou seja quanto estamos dispostos a pagar mais para garantir um serviço agradável e eficaz?

    Tendo em conta a diferença de preços entre os diversos componentes e as diversas gamas neste mundo, é impossível dar valores específicos, e por isso se calhar o mais adequado é darem as vossas respostas como percentagem. Assim se num espigão de selim que conseguem comprar na net por 100€, estiverem dispostos a pagar aprox. 115€, a resposta será 15%. Ou num quadro de 600€, se ponderarem comprar numa loja fisica perto de vós por 700€ será apróx. 16/17%.

    Alguém está disposto a pagar mais para usufruir de um atendimento cuidado, assistência técnica, aconselhamento e confiança? Para incentivar a economia nacional? Quanto?

    Cumps
     
  2. Bakoman

    Bakoman New Member

    Boas,
    Eu fiz à poucos dias negócio pela net, neste caso em Espanha mas estava para fazer em Portugal também pela Net.
    Eu pessoalmente já compro à muito tempo pela net (computadores, telemóveis, ferramentas, etc) mas ainda à muita gente que não gosta. Quer seja por não estar à vontade com os sistemas informáticos e pagamentos online ou mesmo com a falta de confiança e medo de receber um tijolo..

    A nível de preços penso que regra geral existe uma boa diferença mas claro que depende de muita coisa. Eu na minha zona (falando de bikes ) existem poucas lojas físicas, logo o pessoal aproveita e tem preços malucos. Posso-te dizer que a bike que mandei vir por +/-350€ ficava com o mesmo equipamento a 600€ numa loja física. Mas se a diferença não fosse muito grande preferia comprar na loja pois qualquer problema é mais fácil de resolver.

    Na net tambem é preciso ter alguma sensibilidade e experiência para identificar aqueles super negócios que normalmente acabam mal.
    O meu conselho é: se for no ebay a vendedores com muito feedback não à problema desde que leiam muito bem as especificações, em lojas online que não possuam loja física, muitas vezes falham no pos-venda. Mas isto é só uma opinião..

    Ainda outro ponto importante acerca de comprar lá fora é o IVA. No meu caso como tenho IVA intracomunitário (trabalhador independente) posso comprar lá fora sem IVA. Neste caso comprei em Espanha e ficou-me menos 18% (taxa de iva em espanha) que o preço de tabela.
     
  3. FInixNOver

    FInixNOver New Member

    Eu fiz no domingo uma compra na net que penso que não teria sido possível em nenhuma loja física e muito menos nacional.
    Comprei uma suspensão em promoção (58% de desconto) na RCZ, por 270eu. Estou a falar de uma peça no valor de cerca de 650eu. Como costumo dar preferência ao meu mecânico (loja local), quer na manutenção quer na compra de equipamento, perguntei-lhe se ele conseguiria algum negócio para mim, de alguma forma parecido. Claro que a resposta foi negativa.

    Por outro lado, há uns meses troquei de travões, para os XT 2012 e andei a ver preços em vários sítios, mas acabei por comprar no meu mecânico, apesar de ter ficado um pouco mais caro.
    Muitas vezes depende da peça, do valor da peça, e da diferença de preços. Sempre que possível compro localmente, porque para além de favorecer a economia nacional, é mais vantajoso em termos de assistência pós-venda e garantias, mesmo tendo que pagar um pouco mais.
     
  4. narsyl

    narsyl New Member

    Eu vou comprar agora algum material, tenho andado a ver preços em lojas físicas e online. É quase impossível bater preços de algumas lojas online, dou o exemplo de um desviador traseiro Shimano SLX(long cage) que custa numa loja local cerca 60€, numa loja online fica por 45€ já com portes incluídos. Como desde que tenho bicicleta (há uns 18 anos) sempre fui eu a fazer a manutenção das minhas bikes, compensa-me a diferença de preço, ainda por mais no sitio onde vendem a 60€ ainda vão cobrar mais uns trocos(cerca de 10€) para montar e afinar, que é exactamente aquilo que me dá mais gozo fazer.
    Quem não sabe, não quer, não tem jeito para fazer a manutenção da bike é normal que a loja lá do sitio acabe por ser um bom negocio. Para mim não é, por muito que me custe não ajudar a economia local, mas primeiro tá a minha economia.... :S
     
  5. abelha2

    abelha2 Active Member

    As únicas coisas que comprei online, foram artigos usados, ou a particulares, um deles até foi cá no forum.

    Nunca comprei material caro, aliás a minha bike custou menos que muitos desviadores\ guiadores etc, que muitos de vocês têm.

    Para coisas barata tento sempre comprar cá, até porque tenho de chatear alguem para me fazer a compra online, pois nao me sinto seguro a faze-la sem ser acompanhado por alguem com experiencia. Os artigos que adquiri recentemente (conta km, luvas, capacete, sapatos e pedais) foram sendo comprados aproveitando sempre promoçoes\negocios bons. Geralmente verifico sempre o preço numa loja online, e comparo o preço. Só num dos casos perdi 1€ ao comprar em loja fisica. Isto provavelmente deve-se a eu comprar artigos de gama baixa.

    A assistência é obviamente mais facil numa loja fisica em caso de problemas, no entanto nao confio muito no aconselhamento deles, pois cada um aconselha o que tem para vender. prefiro procurar na internet primeiro e saber qual é o produto que se adapta às minhas necessidades. Após isso vou às lojas e vejo os preços peço uma ou outra opinião, ou para me tirarem uma dúvida.

    Apesar de já ter lido muitos maus relatos da organização dessa loja, acho que muitas lojas fisícas ganhavam muito em ter um site organizado e COM PREÇOS como a bike zone. Ainda recentemente um colega comprou dois pneus numa loja online porque "é sempre mais barato". Fui ontem compralo à loja onde costumo levar a bike, paguei o mesmo, e ainda me meteu uma camara de ar com gel nova (a que lá estava já tinha muitos furos), pelo mesmo preço.

    Em restosta ao quanto mais tou disposto a pagar, em peças no máxmo dos máximos dou 20€ a mais pelo conforto de comprar cá, dependendo do valor da mesma.

    Se for uma bike inteira, no máximo uns 100€ a mais. Mas tambem depende dos componentes, pois se pesquisarmos sabemos que marcas temos facilidade em reparar cá na garantia, mesmo sendo compradas online (por exemplo a sram)
     
    Last edited: 28 June 2012
  6. Jocas22

    Jocas22 Active Member

    "pois cada um aconselha o que tem para vender"

    que grande verdade amigo, quando começam com isso fico logo fulo. isso e os sites com produtos que não existem na loja, os tais que "chegam pra semana", isto é, quando calhar. E já nem falo nas barbaridades que oiço nas lojas, o que vale é que tento sempre me informar primeiro.

    não é facil comprar em portugal.
     
  7. Alberto Castro

    Alberto Castro New Member

    viva

    Já comprei em sites nacionais, sites estrangeiros, sites de lojas fisicas portuguesas, e até aqui no forum. Até hoje 0 problemas com garantias e afins. Com a minha pequena experiência posso dizer que NORMALMENTE quando se compra em loja fisica, a montagem é gratis. daí a diferença de 10/15%. se for um guiador ou espigão não é muito dificil de montar agora se for um cubo ou um aro mais vale compra em loja fisica, poupa-se no material e depois deixamos €€€€ todo na mão de obra de um mecânico qualquer. cump
     
  8. abelha2

    abelha2 Active Member

    Jocas, já assisti a tentarem vender uma bike com 120mm de curso a um gajo que pretendia fazer all-mountain dizendo "ah aqui na nossa zona nao ha onde usar mais curso"

    No entanto tambem já me disseram "olhe lamento muito mas não tenho. tem que procurar noutro lado". Assim já gosto
     
  9. Jocas22

    Jocas22 Active Member

    encontrei o mesmo quando procurava a minha Cube, nem o tamanho interessava queriam era despachar o modelo em stock, "sim, esse tamanho está perfeito dizia ele" e eu a experimentar a bike e a ver que era um tamanho enorme pra mim. felizmente já arranjei uma boa loja pra assistência por cá (após muito procurar), encontrei muito amador sempre com boa vontade, mas muito básicos e enchofram-se logo se argumentamos

    quanto ao resto compro muito por cá, mas só coisas em promoção ou pequenas coisas, mas sempre com a lição estudada, porque nunca têm nada do que está no site mas têm sempre uma alternativa melhor, o que têm em stock ;)
    Online tenho uma enorme colecção de sites, alemaes, franceses e do luxemburgo com bons preços e onde posso ver fotos e comparar material
     
  10. DriveMe

    DriveMe Member

    Boas.

    Grande parte das compras que faço são online, e sempre atento aos descontos.
    Mas há duas situações: precisas de componente A ou B para ontem e, se não encontrares a bom preço lá fora, vais à loja da esquina (à qual dou sempre preferência) e avalias a diferença de preço; ou então queres trocar um componente, tens o dinheiro de lado para o caso de aparecer alguma oferta interessante (e aqui ganham os outros).

    Na loja, dependendo do componente/valor, vou até +-25%. Como diz o outro, "descontos são os 80%!". :D
    No caso de ser uma bicicleta, simplifico a coisa: ou vou atrás do melhor negócio qualidade/preço (i.e., Canyon, Radon, Decathlon, descont80s ou usados), ou então vou atrás da marca que me diz alguma coisa (a saber perfeitamente que o equipamento não vai ser tão bom).



    A loja da esquina sabe melhor que ninguém que não é fácil vender com os preços que se arranjam lá fora (esta questão dos preços lá fora serem mais baixos já foi mais do que discutida..). E o gajo que disser que "o tamanho está perfeito" quando está grande, ou que o material que custa 600 está à venda por 270 é contrafeito.. está a enganar-se a ele próprio. De qualquer maneira, continuam a existir boas lojas com vendedores honestos.

    À uns tempos queria comprar um acessório para uma câmara de filmar duma marca bastante conhecida. Não é fácil encontrar os acessórios com desconto (eventualmente no amazon..). Sabendo que a loja da esquina era vendedora desta marca, dirige-me lá e fiz a encomenda. Disse-lhe mesmo que não tinha qualquer pressa. Ao fim de 3 ou 4 semanas, o vendedor disse-me simplesmente que os representantes da marca em Portugal "andavam a brincar", e para comprar noutro lado que não estava a ver fim à novela. Com isto quero dizer que o problema muitas vezes não é da loja, mas sim dos importadores/intermediários. Mas isto não é de agora.
     
  11. abelha2

    abelha2 Active Member

    DriveMe, mas esse logista teve o cuidado de te avisar! Assim não temos grandes problemas. O pior são os que dizem "amanha está aqui", e sabemos que nem para o ano....

    O meu portatil já tem 3 ou 4 anos, e ainda estou à espera de um preço para ele....
     
  12. nlconcept

    nlconcept New Member

    E eu estou à espera de uma peça para um Polar desde 28 Fevereiro... E aquilo que me disseram é que estava esgotado mas que dali a alguns dias já chegaria material. Já lá vão 4 meses e algumas idas á loja e apenas me ligaram 2x. Uma para me dizerem que tinha chegado a peça. E a outra, no dia seguinte para me dizerem que afinal não era a peça que eu tinha encomendado. Depois deste último telefonema (a 2 de maio) já lá fui várias vezes e sempre com a mesma frase: "vou falar com o responsável das encomendas e ligo-lhe assim que tiver uma resposta"... Ainda continuo a aguardar....
     
  13. ueta

    ueta New Member

    Eu compro maioritariamente online, e cada vez vejo que o melhor é isso, pelo menos pela minha experiência.
    No entanto para quem não gosta de mexer na bike e esta lhes serve apenas para andar acho que a loja física é sempre uma mais valia, no entanto é preciso tanto numa vertente como na outra saber onde comprar e ter alguns cuidados, vou deixar aqui algumas experiências.

    Comprei a minha bike numa loja física em Águeda, e fiquei cliente pela simpatia, disponibilidade e honestidade demonstrada.
    Razões para a satisfação posso enumerar algumas:

    1º após a compra da bike fui lá para comprar umas barras para o tejadilho, em vez de me venderem as barras que lá tinham disseram-me para ir primeiro á marca (do carro) que normalmente fica mais barato, e são mais adequadas para o carro em especifico, e assim foi. Em 90% dos casos iriam tentar impingir o que tinham.

    2º Na compra dos suportes da bike encontrei noutra loja online nacional os thulle a um preço brutal, no entanto fui falar com o dono da loja a preguntar preço e disse o preço que tinha: resposta: a esse preço compra lá porque é um excelente negócio.

    3º Tive um problema com uns calções da berg que me tingiram o selim, a sportzone após analise disponibilizou-se a pagar um selim novo pedindo-me um orçamento pois não sabiam o preço do selim e nem vendiam selins brancos, dirigi-me à loja, e apesar desta ter deixado de trabalhar com a marca da minha bike, prontificou-se logo a arranjar o orçamento (orçamento este que foi esticado para cima, já que eu ia receber em dinheiro). Conclusão podiam não ter ganho nada ou nem sequer disponibilizar nada, pois poderia ter gasto o dinheiro noutro sitio, mas pela disponibilidade ficou lá o dinheiro e mais algum pois adquiri o selim lá.

    4º Tive uma Epicon encomendada na loja, no entanto surgiu a hipotese da Reba online e liguei para lá a explicar a situação não inventando desculpas, a única coisa que me disseram foi para esperar uma horita para ver o preço que podiam fazer, dado que na loja o preço de tabela era de 460€ mesmo com 20% de desconto nem se aproximava dos 270€ que paguei disseram para ir par a frente e que se fosse preciso para a levar lá que ma montavam.

    Com isto apenas mostrar que a atitude dos comerciantes para mim é o principal, e ver que não querem ganhar tudo numa venda mas sim serem lembrados quando é preciso pois podem não vender hoje mas vendem amanhã.

    Agora falando de comprar online e aqui vou juntar a experiência de outro material só para os mais cépticos terem uma ideia.


    As minhas primeiras grandes comprar online foram de instrumentos musicais, uma bateria electrónica, e uns amplificadores e mais tarde uma guitarra para um amigo.

    Quando chegou a guitarra tinha defeito num traste, e por coincidência um amplificador que tinha comprado lá antes fazia um barulho esquisito.
    Tendo em conta que a loja é alemã, em menos de duas semanas foi feita a recolha do material, a guitarra trocada por uma nova e o amplificador testado e novamente enviado, sem custo nenhum. Para fazer o paralelo, numa loja física onde levei o amplificador, o orçamento só para diagnóstico era de 50€ só reembolsáveis se fosse reparado lá.

    Em termos de bikes já compri desviadores XT, rodas DT swiss M1800, Reba2012, e agora uns Avid Carbon X0.

    Tive problemas apenas numa encomenda onde mandaram primeiramente rodas 29'' quando o que tinha encomendado eram 26''

    No entanto este erro apenas serviu para que confiasse ainda mais nas compras online, isto porquê?

    Após receber as rodas erradas entrei em contacto via mail a explicar a situação, por terem respondido só na semana seguinte, após enviar fotos para comprovar a troca, ligaram-me a informar dos procedimentos de devolução e a perguntar o que me poderiam oferecer, para compensar o tempo que tinham demorado a tratar o assunto e uma vez que o erro foi deles, ainda fiquei a ganhar uns punhos e um aperto de selim.
     
  14. Nimrod

    Nimrod New Member

    A minha experiência com lojas fisicas é no minimo má, tive problemas com um componente da bike, foi 3 vezes pra arranjar, a primeira disseram k não tinha nenhum mal, enviaram-no de volta, montaram-no na bike e ao outro dia kuando fui pra pegar na bike vi k akilo tava pior do k o k veio, foi segunda vez, dessa vez lá viram k tinha um peça interna do tal componentek estava danificado, voltaram a envia-lo de volta montaram-no na bike e ao fim de um mês de pouco uso akilo estava outra vez igual, foi de volta outra vez, esperei 1 mês e enviaram-me um novo de volta, problema resolvido. O mau foi k no meio de tanta ida pra a garantia, acabei por ficar quase 3 meses com a bike parada, e a bike nem fez 9 meses desde k a comprei... Além de k apesar de eu ter 1,87m venderam-me uma bike com o quadro no tamanho M dissendo k os tamanhos M dakela fabricante eram grandes e k por isso não fazia mal. Mais tarde disse-lhes k eu achava k a bike era um bocado pekena e eles responderam me k akele tipo de bike (bike pra AM) era melhor ser mais pekena porque assim era mais agil e conduzia-se mais direito em vez de tar mais deitado sobre a bike. Melhor k isso é k kuando telefonei pra a comprar disse-lhes a altura k tinha e k a bike tinha de ser L, e disseram me k a bike era um L, cheguei lá era M, mas com tanto circo e confusão, lá me deram a volta e acabei por a comprar. Agr k dps de tanto problema, pouco uso, pouca falta de vontade e tremenda desilusão, falei-lhes em trocar a bike, só k eles dizem me k no caso de retoma a bike vale no máximo 2/3 do k dei por ela. Acho k preferia comprar através da canyon. Já fiz milhentos negócios através da net e nunca tive problemas.
     
    Last edited: 29 June 2012
  15. Jocas22

    Jocas22 Active Member

    e depois á o problema de por se ter comprado na loja x volta-se lá vezes sem conta porque está na garantia e não se paga nada, ou porque se tem x% de desconto (mesmo assim sempre mais caro), mas depois o serviço podia ser melhor se a levassem à loja y.

    comprei online a bike, poupei à cabeça 161 euros e vou com ela onde quero. Mal de mim se tivesse comprado a bike na loja em que a vi por cá. simpáticos, prestáveis mas são uns amadores comparados com a loja onde agora levo a bike.
     
  16. froids

    froids Active Member

    Essencialmente, eu uso o comercio "online" para a maioria das minhas compras para a bike e outras.
    Até à data apenas tive uma única reclamação a fazer e curiosamente a uma loja "online" nacional de produtos para animais.

    Nas lojas nacionais, só manutenções que eu não consiga fazer e algumas coisitas muito básicas e muitoooooooo de vez em quando.

    Abraços e boas compras
    :xau:
     
  17. Nimrod

    Nimrod New Member

    Lojas online fazem bons preços, dá pra comparar, são normalmente mais atenciosos, têm mais oferta, ás vezes são mais rapidos k muitas lojas fisicas e seus fornecedores a porem o keremos nas nossas mãos, inclusive se houver algum mal alguns ofereçem algo pela massada causada, e temos sempre akela emoção de esperar pelas coisas, e kuando chegam, de abrir a caixa e ver os "brinquedos" novos. Para kem gosta, ainda tem a emoção de montar os "brinquedos" novos na bike e ir logo a seguir dar uma volta a experimentar. Já se sabe k a encomenda pd ser extraviada, k o k recebemos pd ser o k não encomendamos, mas isso até é mais comum nas loja fisicas, ás vezes aconteçe k nós pensamos k o componente X é de uma certa forma e tem um certo aspecto, e dps kuando recebemos, é feio, pd aconteçer k o componente chegue danificado (tb pd aconteçer ao comprar na loja), se não soubermos montar akilo k compramos, temos de ir á loja e pagar pra nos montarem, se nos aventurarmos a montar o cujo dito não sabendo muito bem o k estamos a fazer, só pra poupar uns euros, podemos sem kerer estragar e dps não temos garantia e lixamo-nos, mas se correr bem pelo menos fica-se com a satisfação de termos sido nós e de se ter aprendido alguma coisa. Em tempos de crise, é uma solução válida, e após as minhas más experiências é capaz de ser o unico metodo k usarei no futuro.
     
  18. oliana

    oliana Active Member

    Basta consultarmos os vários sites mais conhecidos para verificar aquilo que só não vê quem não quer. O pior cego é mesmo esse. Nem vale a pena discussão.
    Rs rebas a 280 euros
    Rs Sids a 400 ou menos.
    Só estes exemplos já chegam.
    Os "cegos" acima que comprem cá.
    Eu tambem compro quando o preço for igual.
     
  19. Jocas22

    Jocas22 Active Member

    bom exponho aqui uma cena curiosa. Raramente compro sem ser em sites estrangeiros (pelo preço) coisa acima de 20 euros mais ou menos. Mas agora deu-me na cabeça procurar ca dentro uma peça. Desde os sites desactualizados, os stocks que vem e nao vem e os dias passam, até à cereja no topo do bolo. Uma conhecida loja nacional cheia de veneno a quem mandei varios mails, passei dias a ligar com o intuito de la comprar a dita peça e nem resposta aos mails nem atender o telefone.... :mad:

    depois ainda dizem que o negocio esta mau! a ignorar assim os clientes. E agora nem dado, se pra comprar é assim, imagino se tivesse ja pago e quissesse accionar a garantia.

    Livra minhas ricas lojas online la fora.:cool:
     
  20. fox77

    fox77 New Member

    infelizmente tenho de concordar comprar online sai mt mais em conta. exemplo comprei uma sid xx por 500 euros em lisboa estão á venda por 895!!
    podem ter lucro mas assim é quase o dobro os tipos vendem uma compram duas não??
     

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