Diferênça de km entre o gps e o contakilometros.

samy

New Member
#1
Boas ,tenho um Garmin Edge 200 e nas minhas voltas os km que ele marca são diferentes do contakilometros.A diferênça chega a ser de 800 metros+-.
Qual será o problema?
Aguardo resposta.
Atenciosamente.
 

m.r.f.

Active Member
#2
800 metros?
Não parece ser grande diferença.
Mesmo no GPS se fizeres a mesma volta no dia seguinte deverás ter diferenças idênticas ou até superior.

O GPS poderá ter um erro de até 5 metros quando procura a localização, se ele estiver a fazer a leitura a cada 5 segundos são 12 x em 1 minuto.
Em 2 horas são 120 x 12 = 1440 leituras de posicionamento.

Se o erro pode ser até 5 metros vamos supor por metade 2,5 metros x 1440 leituras = 3600 metros.

Ou seja não te admires de diferenças de 3,5 kms em 2 horas.
 

Joseelias

Well-Known Member
#3
Se o conta-quilómetros estiver bem calibrado com o perímetro da roda bem medido e registado, para mim é imbatível em termos de rigor.

O rigor do GPS já vai depender de muitos factores, e até o próprio site do governo americano, que é quem é proprietário do sistema, diz isso de forma explicita. Nomeadamente, número de satélites a que se está ligado, qualidade da recepção, etc.

O colega m.r.f. já te dá uma explicação da margem de erro e de como pode afectar o resultado final. Margem de erro que até pode ultrapassar facilmente os 5 metros. Se considerares que no percurso podes ir junto a uma colina ou ravina, essa margem de erro pode colocar-te no fundo da colina e depois a subir quando na verdade te sempre mantiveste no topo. Isso vai acrescentar à distância ao somar uma decida e subida até te voltar a localizar correctamente, por exemplo, e deturpar até a velocidade máxima e média. E isso pode acontecer várias vezes numa saída. Ao que se soma que se estiveres parado ele pode marcar-te em movimento dentro desse raios de 5 metros somando distância.

O melhor rigor que consegues com um receptor GPS é se este dispuser de captação dos satélites do sistema GPS americano, dos satélites Glonass russo, e do sistema waas/egnos em que a margem de erro é inferior a 3 metros.. Tenho um Garmin Etrex 20 e noto uma grande diferença para pior quando o uso sem o waas/egnos activado.

Se usas o telemóvel, suspeito que apenas tenha o sitema GPS base sem acesso aos outros satélites. Servirá bem de uma forma geral mas não te dará o maior dos rigores.
 
Last edited: