29er Desviador XT Shadow+ ou Shadow

Nasadelta

New Member
Boa tarde,

Adquiri um desviador traseiro XT 10v RD-M786 SGS Shadow plus e desdelogo senti que o “shifter” ficou bem mais duro na mudança de velocidade.Anteriormente usava um desviador XT SGS Shadow e não tinha esse problema.
Há alguémpor aqui que tenha o mesmo problema?
Há alguma forma de minimizar esta durezano “shifter”?


Muito obrigado.

 

edununo

Well-Known Member
O Shadow plus tem embraiagem.
Provavelmente tens a embraiagem activa. Podes desligar no switch que está no desviador.

rdm786gsl.jpg
 

camponubla

Well-Known Member
Eu tenho o shadow plus também, no meu caso é um SLX e não noto diferença no shifter se levo a "embraiagem" em ON ou OFF.
 

zdruga06

Member
no shadow + é suposto andar sempre com a patilha no ON?
sei que para retirar a roda é OFF, mas de resto até anda sempre ON...
 

Hardskin

Well-Known Member
Há quem diga e sinta em modo OFF, uma suavidade extra na passagem da corrente aquando da mudança de pratos na cassete. Mas o facto de o shifter estar mais duro não tem nada a ver com o desviador traseiro estar no ON ou não...
OFF só para retirar a roda e no meu caso para olear a corrente com as duas rodas no chão. A corrente por vezes salta de prato ao rodar a corrente no sentido inverso, caso esteja inicialmente nos pratos mais pequenos (trás e frente).
Se fosse para pedalar em OFF teria comprado a versão normal. :)
 

camponubla

Well-Known Member
Eu perguntei na lojas várias vezes e sempre me disseram de levar em OFF e só nas descidas por ON, já que o sistema fica mais "tenso" e fará com que a corrente não ande aos saltos com o perigo de bater nas escoras e/ou sair do prato.

Mas eu levo sempre en ON....não vou parar antes de descer para por en ON e ao terminar a descida por en OFF :p
 

klaser

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Curioso....eu comprei uma bike com o novo XT 11V....Nas primeiras saídas,por puro descuido após mexer na roda traseira,andei sem querer sempre na posição OFF....Com o tempo meti na ON e não esqueci mais,mas por coincidência ou não o desviador parece que custa mais a descer as velocidades quando está nas mudanças mais leves...até vou por em OFF de novo para ver se tem alguma coisa a ver.....
 

edununo

Well-Known Member
Eu só experimentei uma vez e notei claramente maior dureza quando em ON. Era um XTR.

Ao menos na SRAM não há cá embraiagens para desligar.
 

ruben n

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eu no meu xt shadow plus de 10 velocidades noto que quando em on a passagem das mudanças no shifter e mais rija que quando vai desligado o sistema
 

ruben n

New Member
shadow plus sem qualquer duvida pa comprar compra se o melhor, sempre que quiser usar esta la se nao o usar nao tem problema mas sabe que se precisar esta la na mesma
 

CoolZeroFCP

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Eu tenho um XT shadow plus e se fosse hoje comprava ou o shadow "simples" ou Sram.
A diferença no shadow plus penso que é só o sistema que permite desligar o shadow para mais facilmente tirar e colocar a roda (na sram chama-se type 2.1).
No meu XT a primeira coisa a avariar foi o sistema plus que depois de muita insistência minha e bricolage caseira lá consegui reparar.
 

carlosrola

New Member
Eu por acaso nunca experimentei andar em off, mas também o facto de ser de 11v já por si tem uma mola mais forte, antes tinha SRAM x9, mas confesso que só experimentei em off com ela parada no terreno ainda não sei como funciona
 

klaser

Well-Known Member
Fiz o teste com alguns bons quilómetros no meu XT 11V ....a patilha do shifter não altera,não fica mais ou menos dura....A única coisa que notei é que talvez,não pude ter 100% de certeza,é que quando estamos na primeira (no caso carreto 40,grande) ou segunda (38),com a patilha em ON parece que custa um pouquinho mais para passar destes carretos para o de baixo,mas isso só nestes dois primeiros...
 

Hardskin

Well-Known Member
Fiz o teste com alguns bons quilómetros no meu XT 11V ....a patilha do shifter não altera,não fica mais ou menos dura....

Precisamente! ...o que contraria o post original!
Tudo o resto é parte da experiência de cada um e onde o efeito placebo também é tido em conta. Como em tudo na vida!... :-K
 

Jocas22

Active Member
com o sistema ligado nao bate. Esse é a vantagem, nao só pra por ou tirar a roda como ai disseram erradamente.

Eu nao noto dificuldade nenhuma em mudar mudanças com o sistema ligado num xt 11v e tambem nao noto mais dureza a por as mudanças. O shifter é um xtr 11v
 
Exactamente! É mesmo essa a função e que até funciona muito bem! :D
Só fiz a perguntar para tentar explicar ao CoolZeroFCP a finalidade do plus.
 
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