Desvalorização de bikes

ruimart11

Member
Bom dia,
Estou a pensar comprar uma bike 29 "semi-nova" (+- 1 ano).
Tipicamente qual o valor de desvalorização ao longo dos anos ?

Obrigado antecipado a quem possa ajudar
 

Joseelias

Well-Known Member
E tem a questão dos upgrades que ela sofreu (se os teve), e a vontade de se livrar da bike de quem vende também conta muito para determinar o preço.

Mas por muito pouco que uma bicicleta tenha sido usada, não me parece que ao fim de um ano a desvalorização não seja de pelo menos 20%. Há marcas a venderem a colecção do ano anterior (novas) com esses descontos ou próximo disso, por esse motivo quem vende usado não pode querer vender sem um desconto substancial.

Até porque porque não se sabe que uso é que teve. Pode ter andado meia dúzia de vezes e ter ficado coberta de lama de cada uma delas. O dono anterior pode ser um "animal" a andar e mesmo sem desgaste ou danos visíveis eles estarem lá. Pode ter sido lavada com mangueira de pressão directamente nos cubos, eixo, caixa de direcção e suspensão removendo a lubrificação, o que encurtará o tempo de vida destes. E isso não é aparente à vista.

Se o novo dono fizer uma revisão completa depois da compra para evitar estes problema, já é um gasto de dinheiro extra que fará e que se pode somar ao preço da compra.

Para além do mais, nas bicicletas que têm garantia vitalícia para o quadro, esta garantia por norma apenas se aplica ao primeiro dono pelo que ao ser comprada usada o novo dono ficará com um quadro sem garantia após o período obrigatório por lei (2 ou 3 anos?). Isto se tiver a factura.

Esta questão da garantia vitalícia é muitas vezes usada como argumento de venda mas é uma falácia. Na negociação de uma compra, pode ser um bom argumento do comprador para baixar o preço. Convém ver os termos no site da marca para o demonstrar ao vendedor.
 
Top