Deslocações diárias de bicicleta

Gaija

New Member
Xinabike said:
Para ter a certeza que não fui mal entendido...

Não me referia aos semáforos, em particular, porque esses é para respeitar e "mai nada".
A minha referência era às filas de trânsito, na via púbica.

Como é pessoal?
Contornam-nas, como fazem as motas?
É que isso, não só obriga a atitudes menos correctas como ainda por cima, nada seguras para quem não tem párachoques.

contorno. sempre. e paro nos semáforos (99%) e evito andar nos passeios (excepto nas docas e junto ao rio na zona de belém) e tento não andar nas faixas bus.
 

gim

New Member
Pois é.

Estes dias também por motivos de força maior tive de deixar o carro na oficina. Como só tenho um carro, perguntei a mim mesmo "e agora cmo vou para o trabalho?" Não pedi boleia a ninguém. Hoje vou de bike. E assim foi. De carro chego ao fim do dia com perto de 40 km em ir de manhã voltar para almoçar em casa, voltar de tarde e regresso. Ora de bike ao fim do dia fiz 24 Km, quase metade. Por atalhos e ruelas que de carro não dá consigui cortar muito caminho, depois foi ir ao google ver o melhor trajecto e com menos subidas possível.

Lições a tirar: O prato para proteger a corrente; Mochila nas costas nem pensar(camisa molhada na certa) - colcocar bolsas atrás, pneus de btt trocar por uns de cicloturismo, Ciclocomputador dá jeito.

Uma experiência que valeu a pena e que se vai tornar usual. Poupo $$, faço um treininho para o fim de semana, colesterol regulado sem iogurtes :wink:

:)
 

Gaija

New Member
gim said:
Uma experiência que valeu a pena e que se vai tornar usual. Poupo $$, faço um treininho para o fim de semana, colesterol regulado sem iogurtes :wink:

Parabéns e Bem-vindo! Não foi preciso muito para te convencer! bastou um dia :)
 

mfsc

New Member
Boa tarde :)

Há pouco mais de 1 ano mudei o meu estilo de vida em 2 coisas muito determinantes: deixei de fumar e comecei a ir para o trabalho de bicicleta.
Desde essas decisões tenho me sentido muito mais eficaz, alegre, relaxado e já consigo "dar uma corrida" sem "deitar os bafos pela boca", coisa que muito me incomodava.

Tenho a sorte de trabalhar a 4,5Km de casa e ter uma mistura de tipos de via desde a estrada secundária de acesso à A22 (algum transito) até ao caminho agrícola de terra batida, com rectas, subidas e descidas.

Sinto-me melhor com o meu corpo e a minha consciência.

Espero que esta tendência dure e se intensifique. :)

Gozem as vossas bicicletas!
 

Xinabike

New Member
Gaija said:
contorno. sempre. e paro nos semáforos (99%) e evito andar nos passeios (excepto nas docas e junto ao rio na zona de belém) e tento não andar nas faixas bus.

e isso de contornar sempre, acontece em que tipo de ruas?
 

ze_tobias

New Member
oi.

agora já há algum tempo que faço o trajecto casa-trabalho-casa de beciclete, e continuo muito satisfeito. parei agora por causa de uma lesão na mão, mas daqui a umas semanas volto ao activo. uma coisa em que reparei logo: o treino diário (no meu caso são sensivelmente 18 km sem subidas nem descidas) faz uma diferença enorme na resistência. nas únicas duas vezes que fiz trajectos grandes, um deles na serra de sintra, estava completamente em forma, sinto que faria o dobro da distância sem grandes problemas.

quanto à questão que disseram do trânsito, eu só paro se tiver de o fazer. caso contrário, contorno, avanço, acelero, etc. claro que isto quer dizer que sempre que não tiver condições de segurança para avançar, paro, mas se um sinal vermelho não afectar a minha segurança, avanço sem problemas.

já tive alguns problemas com automobilistas menos correctos (leia-se: razias) e como sou uma pessoa impulsiva, já pensei que tenho de começar a andar com ferramentas mais pesadas comigo, para poder partir vidros laterais e pára-brisas com uma certa facilidade. sei que é uma atitude reprovável e nada correcta, mas também sei que por três vezes automobilistas já me podiam ter matado, daí, consigo viver de consciência tranquila com essa minha atitude reprovável e nada correcta. :mrgreen:
 

Andre_Mad

New Member
ze_tobias said:
oi.

agora já há algum tempo que faço o trajecto casa-trabalho-casa de beciclete, e continuo muito satisfeito. parei agora por causa de uma lesão na mão, mas daqui a umas semanas volto ao activo. uma coisa em que reparei logo: o treino diário (no meu caso são sensivelmente 18 km sem subidas nem descidas) faz uma diferença enorme na resistência. nas únicas duas vezes que fiz trajectos grandes, um deles na serra de sintra, estava completamente em forma, sinto que faria o dobro da distância sem grandes problemas.

quanto à questão que disseram do trânsito, eu só paro se tiver de o fazer. caso contrário, contorno, avanço, acelero, etc. claro que isto quer dizer que sempre que não tiver condições de segurança para avançar, paro, mas se um sinal vermelho não afectar a minha segurança, avanço sem problemas.

já tive alguns problemas com automobilistas menos correctos (leia-se: razias) e como sou uma pessoa impulsiva, já pensei que tenho de começar a andar com ferramentas mais pesadas comigo, para poder partir vidros laterais e pára-brisas com uma certa facilidade. sei que é uma atitude reprovável e nada correcta, mas também sei que por três vezes automobilistas já me podiam ter matado, daí, consigo viver de consciência tranquila com essa minha atitude reprovável e nada correcta. :mrgreen:

e a dos outros?
 

Xinabike

New Member
nessas "ferramentas mais pesadas", permite-me sugerir um torno mecânica!...ou uma bancada inteira, para andar mais devagar e não passar sinais vermelhos, por exemplo...

Deve haver por aí um vorum de automobilistas a dizer mal do pessoal que atravessa com sinal vermelho e a dizer "eh pá, apetece mesmo dar-lhe um toque na roda de trás, a ver se aprendem..."
 
ze_tobias said:
quanto à questão que disseram do trânsito, eu só paro se tiver de o fazer. caso contrário, contorno, avanço, acelero, etc. claro que isto quer dizer que sempre que não tiver condições de segurança para avançar, paro, mas se um sinal vermelho não afectar a minha segurança, avanço sem problemas.

já tive alguns problemas com automobilistas menos correctos (leia-se: razias) e como sou uma pessoa impulsiva, já pensei que tenho de começar a andar com ferramentas mais pesadas comigo, para poder partir vidros laterais e pára-brisas com uma certa facilidade. sei que é uma atitude reprovável e nada correcta, mas também sei que por três vezes automobilistas já me podiam ter matado, daí, consigo viver de consciência tranquila com essa minha atitude reprovável e nada correcta. :mrgreen:

Só páras quando o tens de fazer? Mas que raio de atitude é esta? Então mas as regras existem para quê?
Depois querem exigir respeito na estrada por parte dos automobilista e peões. Como pode isso acontecer se tipos como tu não respeitam umas das regras mais básicas: vermelho significa PARAR. Calculo que se não respeitas esta regra, haverá outras que não respeitas. Mas depois queixas-te de automobilistas menos correctos. Não deverão eles queixarem-se de ti, como ciclista menos correcto?

Portanto, se o sinal vermelho não afecta a tua segurança, avanças. Então e os outros? Ou pensas que és especial por andares de bicicleta na estrada?

São artistas como tu que dão má fama ao pessoal do pedal...
 

tartaruga

New Member
Boas,
Caro ze_tobias só te posso dizer uma coisa: tens cá uma lata. Andas na estrada e conduzes mal como um raio, não paras nos vermelhos, queres partir os vidros dos outros.
Só te digo és um perigo na estrada e mais um dos culpados pela elevada taxa de sinistralidade nas estradas portuguesas.
Tenho vergonha de viver num pais onde existem pessoas com uma mentalidade tão retrograda como a tua.
Lamento ter que te dizer isto mas deves ser mesmo muito mau caracter, pois tens a consciência que tomas uma "atidue reprovável e nada correcta" e consegues viver de consciência tranquila.
Acho que devias crescer e ser mais civilizado, o mundo não és só tu, não sei se já reparaste mas andam uns milhões largos de pessoas a tua volta e as tuas acções influenciam a vida delas.
Tem cuidado porque pode haver um outro ze_tobias qualquer por ai que tambem ache que se ele tiver condições de segurança pode passar no vermelho e te acerta mesmo em cheio.
Não fiques ofendido com a minha opinião, pois é somente um lamento de um burro que anda por ai, aproveita e reflecte na tua atitude porque erram é humano e ainda estás a tempo de mudar.
Abraços
 

Gaija

New Member
Xinabike said:
Gaija said:
contorno. sempre. e paro nos semáforos (99%) e evito andar nos passeios (excepto nas docas e junto ao rio na zona de belém) e tento não andar nas faixas bus.

e isso de contornar sempre, acontece em que tipo de ruas?

todas... Umas faixa ou duas, contorno sempre. Sei que não tenho a velocidade de uma mota, mas por vezes o tempo de chegar ao semáforo e ele fica verde e eu sigo na boa ;) E contorno porque assim não fico no meio dos escapes fumegantes
 

ze_tobias

New Member
Xinabike said:
nessas "ferramentas mais pesadas", permite-me sugerir um torno mecânica!...ou uma bancada inteira, para andar mais devagar e não passar sinais vermelhos, por exemplo...

Deve haver por aí um vorum de automobilistas a dizer mal do pessoal que atravessa com sinal vermelho e a dizer "eh pá, apetece mesmo dar-lhe um toque na roda de trás, a ver se aprendem..."
obrigado pela sugestão. tentei a bancada, mas não tenho força para ela. mas já comprei o torno :mrgreen:
 

Ridler

New Member
Por acaso também já pensei ir trabalhar de bicicleta, ainda a levei uma vez, mas à chegada olhei para o ciclocomputador e tive um desgosto, são apenas uns meros 960 metros :evil:, voltei a deixa-la em casa, junto do carro, e vou a pé, chova, neve ou faça sol....

Tenho de trocar de casa, arranjar uma a alguns quilómetros do trabalho, depois prometo que volto a experimentar. :p
 

Gaija

New Member
Ridler... e porque vais tu pelo caminho mais curto? :lol:


Ontem fiquei muito desiludida :( fui à baixa de Lisboa fazer umas compritas e não vi em lado nenhum um sítio seguro para prender a bicicleta! Só parque de estacionamento mas para as bicicletas... nada!
 

Gaija

New Member
Rectificação... Vi agora que há um parque para bicicletas junto a Câmara Municipal. No meio das motas. Já não é mau!
 

viskonde

New Member
nos temos estacionamento em todo o lado :p
qualquer grade serve ou poste , nao precisa de ter la o simbolo de bicicletas :mrgreen:
 

Gaija

New Member
viskonde.... prendi-a num poste e ficou a ocupar quase metade do passeio :( e as pessoas como passavam? depois pus a roda traseira na sarjeta, ams aí eram os carros estacionados. Depois fui à rua augusta e tudo o que havia eram caixotes do lixo :s tdos os locais apresentavam deficiência para a estabilidade dela! Porque bem procurei um bom poste...
 

Diablo

Member
boas pessoal, este assunto permite que se abranja vários tópicos que temos aqui no fórum, pelo que só me vou pronunciar acerca das deslocações diárias, que faço montado na minha bicla.
Como já relatei em outros tópicos, tenho a sorte de poder andar todos os dias de bicla, na minha ida para o trabalho, isto porque além da minha força de vontade (de inverno quando chove e está frio, convenhamos que depois de sair do ninho quentinho, ter carro e estacionamento à porta do serviço), também tenho onde tomar banho.
A distância não é muita +- 30Km, e não tenho tido stress com os automobilistas, contudo também faço por isso, e quando me deixam passar levanto o polegar a agradecer, não custa nada e talvez aquele fique com boa impressão nossa.
O post da pata está porreiro, são boas indicações, termos cuidado com o estado da nossa menina é mt importante, pelo que não devem descurar a segurança.
abraço :mrgreen:
 

varinho

New Member
Boa tarde,

este é um tema no qual tenho pensado!
Isto porque, a empresa onde trabalho acabou de mudar de instalações. Quanto a distância casa-trabalho, são cerca de 25Kms (para cada lado) feitos na maior parte pela N13.
Como sabemos o preço dos combustíveis estão nos €€€ que estão e mais cedo ou mais tarde a A28 será a pagar,...

Dai que tenho pensado em começar a fazer tal trajecto de bicicleta.
Tenho a oportunidade de tomar um banho no local de trabalho visto ter condições para tal!

Para os que pedalam tais distâncias diariamente:
Que conselhos me dão?
Têm algum cacifo no local de trabalho?
Que material para a bicicleta costuma levar?
...?

Obrigado

Cumps
 
Top