Desfazamento shifter vs corrente

#1
Boas.

Tenho um desfazamento de uma mudança entre aquela que meto no shifter e aquela que entra na k7. Quando meto a mais pesada no carreto sobra-me uma no shifter para meter. Quando tento meter a mais leve, o shifter encosta no fundo mas a corrente está na penúltima coroa na k7.

Tenho shifter traseiro Shimano SL-M610 Deore 3x10/2x10 Rapidfire.

Deduzo que tenha passado um dente dentro do shifter, será?

Dá para abrir o shifter? É fácil regular? Ou será melhor ajustar o desviador traseiro ao "novo" escalonamento do shifter?
 
#3
O shifter dá os 10 clicks ( a cassete é de 10v ). Sim, penso que foi de um dia para o outro. Desconfio que deve ter passado um dente em falso no interior do shifter, apesar de não saber como aquilo funciona internamente. Não é do desviador. A ver se pesquiso no YouTube sobre isso...

Lembrei -me agora que talvez possa corrigir o desfasamento que surgiu por dar um clique no shifter sem que o cabo esteja acoplado ao desviador.
 
#4
Se dá os 10 clicks (não devia dar 9 se é de 10v?) não deve estar a passar em falso. Também sou da opinião do Pedro que isso talvez tenha a ver com os parafusos limitadores da caixa do desviador ou então o infame dropout empenado.

Existem dois parafusos no desviador que servem de batentes ao movimento do desviador, se estiverem mal afinados pode aocntecer o que falas que é com um "click" não haver alteração de posição da corrente na cassete.

Existe um parafuso para limitar a posição exterior da corrente (mudança mais pesada - onde a corrente fica perto do quadro) e outro para limitar a posição interior (mudança mais leve - onde a corrente fica perto da roda).

Aqui podes ver um video de afinamento completo do desviador traseiro

 
#7
Pois, neste caso, então dá 9 clicks, expliquei mal. Dá os clicks certos
Meto a mudança mais pesada e ainda sobra um click para dar no shifter (se o der, o cabo fica com folga pois o desviador encosta no batente).
Se tentar meter a mudança mais leve, não consigo pois ao meter a penúltima mudança, o shifter encosta ao fundo.

Continuo a achar que se tirar o cabo do desviador e der um click no shifter volto a "casar" o shifter com a mudança certa.

Para já, anda assim...
 

Insignia

Well-Known Member
#8
Pelo sintomas em princípio é só fazer aquilo que dizes, o que deve ter acontecido foi ter segurado o cabo no desviador sem o shifter estar na última velocidade
 
#9
Bem, ia a sair hoje de casa para ir trabalhar e pumba! Shifter não puxa o cabo, trabalha em seco. Não consigo meter mudanças. A ver se o abro. O cabo deve ter-se soltado no interior, pois os clicks funcionam todos para um lado e para outro..
Lá vou eu ao YouTube...caso não consiga resolver tenho de ir à oficina.
 
#10
Cabo novo nisso e verificar se o shifter etá realmente em condições... isso já tem quanto tempo/ kms? eu na minha mais antiga, aos 7000km, tive de mudar o shifter das 10V... estava cheio de folgas... passei de Deore para SLX. tam´bem levou com um desviador traseiro novo... e cabo novo... já estava tudo ajavardado... ;) nada dura para sempre.
 
#11
Tem tudo quase 13.000kms, ainda está original. Deve ter sido o cabo que partiu dentro do shifter. Deve ter começado a desfazer, daí a discrepância de uma mudança que havia devido à folga do cabo e hoje foi de vez.

Já ando a ver uns videos online sobre como montar/desmontar o cabo e o shifter...