Desengordurante caseiro

MiguelLemos

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Estive a olhar para esse super gel, ou algo do género, na última vez que fui às comprar ao Intermarché e ainda estive para comprar. Acho que vou experimentar.

Digam uma coisa. Utiliza-se esse gel diluído ou não é preciso?

Oi, eu utilizei o SuperGel sem ser diluido(Atenção que eu tirei o material da bike para limpar e não correr riscos de estragar o quadro). Passei com bastante produto na cassete e na corrente e deixei ficar bastante tempo com o produto. Depois foi esfregar com a escova que arrancou tudo, Abraço e espero ter ajudado

P.S Por outro lado o que interessa é lavar e limpar bem o material de desgaste sem estragar, com um ou outro produto o que interessa é cuidar das bikes porque o material tá caro...:)
 
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jcca

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Olá Malta, Eu cá uso desengordurante do Lidl,

No quadro molho o quadro, coloco o produto e passo com uma escova macia, dp volto a enxaguar;

Na corrente e cassete, coloco o desengordurante espero um pouco, dp passo com uma escova rija e água nela, fica ok,

No final passar com um produto de protecção.

Fica óptima.

Boas pedaladas
 

fjsilva

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No quadro nada melhor que o shampô automóvel! Não estraga a pintura e como normalmente têm cera protegem as bikes!
 

nunomgp

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Boas.

Ando com uma questão a afectar-me a cabeça... Será que não há maneira de produzirmos o nosso próprio desengordurante em casa com produtos comprados numa loja da especialidade de forma a não termos que dar autenticas fortunas por algo do género?

Alguém propõe ou tem alternativas?

Eu fui á drogaria e comprei um litro de petróleo, cortei uma garrafa de água de 1,5lt, ponho a corrente lá dentro e cubro-a, com o petróleo. Deixo-a a "temperar" um dia ou dois. Depois, com uma escova dos dentes usada, tiro-lhe o pouco que permanece agarrado e seco-a com um pano. E brilha como se fosse nova.
Foi um velho mecânico que me deu a dica. Experimentei e há 2 anos e 2000 kms depois, que a coisa funciona.
2000 km??? Podem pensar que eu posso estar a precisar de uma corrente nova, mas não estou. Se eu mudar a corrente e se ela passar pelo que esta já passou, e no estado em que está... acreditem que compensa e não é caro.
 
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subeskema

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Poix o petroleo não corroi metal logo não dá problemas nenhuns se meteres a corrente em separado num contentor para limpeza.... acho que o ambito do topico é achar uma mistura de um produto que permita fazer a limpeza sem desmontar componentes e que não seja abrasivo para outros componentes não metálicos ou pintura...

Até agora e volto a repetir o grande avanço está no super gel.... não teria medo nenhum de o aplicar directamente na corrente com ela montada.... retira toda mas toda a massa de certeza... e não me parece que fosse agressivo para os plásticos...
 

Pupas

Member
Pois eu acho que vou volta ao antigamento, pois recentemente comprei no modelo um desengordurante para limpar motores e os raios das minhas cross ride pretas estou a perder a cor. :(
 

Fourmag

Member
Boas,

Li o tópico todo e realmente lê-se algumas coisas... Primeiro, o líquido da loiça não é agressivo de forma alguma. É um detergente com tensoactivos catiónicos e não iónicos e são feitos para eliminar gorduras e não afectar a pele das mãos. Logo, se não causa problemas nas mãos tenho a certeza que nas bikes também não. Sei do que falo...
Os desengordurantes chamados milagrosos conheço-os como a palma das minhas mãos... Muito bem mesmo. Tenho alguns e podem ter a certeza que não causam problemas nenhuns se tivermos as devidas precauções. Sou conhecido por andar sempre com a bike num brinco. Gosto de a lavar e utilizo sempre um Desengordurante Super Activo feito por mim e no final ainda aplico um abrilhantador nos pneus, também feito por mim. Os desengordurantes milagrosos são poderosos e podemos misturar água 1:10 para uma mistura forte. Eu uso directo porque não me preocupo em gastar. Tenho acesso a muitos litros deste produto:)
Podem ver aqui.http://www.fourmag.pt/downloads.php

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

MSoares

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Eu uso este produto
23011.jpg
. Deixo actuar alguns minutos e depois com uma pequena escova destas
20090331090330escovaunhasnova.jpg
, um balde com água e um pouco de detergente de lavar roupa na máquina e aquilo bem escovado fica uma maravilha.

Só que a corrente tem 1 mês, despios de cada lavagem tem sido sempre bem secada e oleada e já apresenta alguns pontos com ferrugem :confused::confused::confused:
 
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helio69

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Msoares, não te preocupes com a ferrugem... A minha já esteve coberta de ferrugem e continua a servir sem falhas!

Ontem experimentei na corrente, cassete e desviadores um desengordurante dos que se usam nos fornos. Funcionou muito bem, só foi pena as minhas mãos! Aquilo tem mesmo que se usar com luvas!
 

MadLuso

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Boas,


Petróleo?????
Gasolina?????

E depois da limpeza da N/ "menina" esses productos vão para onde?

Onde está essa responsabilidade ecológica?

Além que de se infiltrar para dentro das séries direcção, cubos, centro pedaleiro, pivots da suspensão e mudanças, onde degrada a lubrificação, além de que ataca os vernizes das pinturas (carbono, alumínio, aço, etc), os o-rings e vedantes e pastilhas dos travões de disco.

___ ,, ___

O meu conselho vai para os detergentes da loiça, não atacam os plásticos (como afirmarem atrás - senão os Tupperware e similares já estavam todos no lixo!) e não fazem mal à pele, pois é o segundo maior argumento de venda!

Custo? Comparem:

- petróleo => 5lts = 6€
- detergente manual loiça => 5Lts = 3.36€

Com a diferença, ainda se compra uma escova e um pano absorvente para ajudar na lavagem!

Num balde com água morna e detergente, escovar, passar a água para tirar o sabão e a porcaria, segundo passagem com a escova se necessário, no fim tirar o excedente da água no quadro para não ficar com marcas.
Para as peças mais sujas e complicadas de limpar (ex. cassete e corrente), com a ferramenta adequada, retirar e colocar num recipiente com a "sabonária" mais forte. Passar por água, deixar e jà está!
Lubrificar a corrente e todas as outras partes móveis.
E está pronta para a próxima aventura!!!
 

elduchy

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Eu alinho no wd40...... Limpa desengordura lubrifica e não estraga!! RECOMENDO

Excepto o facto do WD40 "comer" toda a massa consistente em tudo o que tem rolamentos...

WD40 serve pa corrente e mal...mas tb mais vale por isso que nada!

O WD40 serve bem é pas dobradiças das portas :D

cumps
 

elduchy

New Member
Boas!!!

Comprei o dito Kit da Decathlon que tava como produto Azul a 10,90€...a saga começou logo por lá estar marcado a 14,90€ e após várias insistencias, o empregado lá foi confirmar ao site e lá me teve que fazer pelos 10,90€ (que lata a deles a teimarem comigo...)!

Realmente é um kit completo, adicionei ao mesmo massa consistente, uma escova dentes usada, uma escova mais larga e umas luvas vinil (o desengordorante é irritante). Apesar completo, é minimalista ao nível das doses (é tudo quase miniatura) mas também pelo preço não podia esperar melhor.

Após a lavagem, chego à conclusao que o líquido lavagem não é tão fabulástico como o detergente da loiça...qd este acabar lá vou encher o borrifador com detergente loiça+água. O desengordurante é bom, remove toda a jorra e o oleo depois confere a lubrificação necessária.

Resumindo, pelo preço...serve e resolve, mas também não é nada do outro mundo!

Cumps e boas limpezas
 

esquilas

Member
Excepto o facto do WD40 "comer" toda a massa consistente em tudo o que tem rolamentos...

cumps

Dai que o wd40 seja bastante bom para limpar, eu em sitios mais sujos eh um banho de wd40, limpo, depois passo o detergente e depois de estar tudo bem limpo e sem esterco eh que lubrifico
 

elduchy

New Member
Dai que o wd40 seja bastante bom para limpar, eu em sitios mais sujos eh um banho de wd40, limpo, depois passo o detergente e depois de estar tudo bem limpo e sem esterco eh que lubrifico

Pois...e lubrificas também os cubos das rodas/cepo, transmissão, caixa direcção e outros tantos sitios com massa consistente? Ou depois de usares o WD40 por toda a bike metes um oleo lubrificante qualquer daqueles em spray???

Há sitios que mais vale ficarem sujos com massa consistente antiga (ao menos livres de areia) do que tirar essa massa e depois não colocar nova!

Eu há sitios que nem ponho desengordurante, a não ser que tire rodas e eixos pedaleiros para depois os bezuntar com massa consistente!

Agora usar o WD40 em toda a bike pa dp lavar, penso que seria preferivel usar petroleo!

São opiniões e eu também não sou a pessoa mais expert nisto, até porque limpeza a fundo fazem-me na oficina quando vai lá à manutenção!

Cumps
 

esquilas

Member
boas

claro que nos eixos e caixas depois meto massa consistente se nao qual era o objectivo de tirar a massa toda e depois nao meter nada??

e alias eu nao uso na bike toda, apenas na transmissao e eixos, que depois de limpo com detergente fica sem vestigios de wd40

e no fim bem lubrificado com lubrificantes finish line wet ou dry conforme o tempo, lubrificantes merdosos tipo decathlon nao entram na equaçao

certo eh que passados bastantes milhares de km, alguns dos quais em condiçoes bastante duras em todas as minhas bicicletas, todas elas montadas as peças por mim, continuam impecaveis e sem meterem o cu nas oficinas

mas vou experimentar esse super gel, estou curioso
 

elduchy

New Member
boas

claro que nos eixos e caixas depois meto massa consistente se nao qual era o objectivo de tirar a massa toda e depois nao meter nada??

e alias eu nao uso na bike toda, apenas na transmissao e eixos, que depois de limpo com detergente fica sem vestigios de wd40

e no fim bem lubrificado com lubrificantes finish line wet ou dry conforme o tempo, lubrificantes merdosos tipo decathlon nao entram na equaçao

certo eh que passados bastantes milhares de km, alguns dos quais em condiçoes bastante duras em todas as minhas bicicletas, todas elas montadas as peças por mim, continuam impecaveis e sem meterem o cu nas oficinas

mas vou experimentar esse super gel, estou curioso


Quem sabe e pode (que parece ser o teu caso) tá tudo dito, agora quem ainda não sabe (que é o meu caso) apenas se limita a dar uma opinião dos poucos produtos que conhece e usa!

Eu como actualmente não tenho garagem nem quintal, limito-me a lavar a bike nas magueiras das bombas (não de alta pressão) e só posso limpar e lubrificar o básico, de qualquer forma, saco fora as rodas e eixo pedaleiro pa depois colocar massa nos copos e no cepo...Quando voltar a ter espaço fisico para poder lavar a bike e desmonta-la em condições, estou certo que farei uma melhor limpeza e lubrificação da mesma, mas por enquanto é só o que posso e consigo!

Quanto aos produtos, comprei estes basicos só mesmo pelo preço e pelo conjunto que trazia no kit. Não me parece que sejam assim maus de todo, podem não ter a especificidade de wet ou tb dry mas serve para o basico de uma limpeza após as mini voltas (se bem que mesmo sendo minis, dão pa encher a bike de lama até ao selim) e nada que uma lavagem e lubrificação "ao de leve ou tipo à gato" não sirva!

Quando falei em oficina, lá ela é limpa e lubrificada como deve de ser, até porque é lá que faço as manutençoes enquanto tá na garantia e até pq nem possuo todas as chaves específicas para a desmontar como deve de ser, mesmo assim ainda consigo quem me arranje emprestado pa desmontar a cassete e pedaleira!

Cumps
 
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esquilas

Member
Tens de começar a experimentar fazer a manutençao em casa, claro que nas primeiras vezes vais meter agua e estragar peças, mas com o tempo vais conseguir fazer tudo sozinho e vais poupar centenas de euros em manutençoes

Outra coisa, eh que nao tenho nada contra produtos da decathlon, alias sou grande consumidor de varios dos seus produtos, mas no caso particular do oleo de lubrificação que experimentei foi um flop completo, tal como acho mau um pedro's e esse custa os pelos do cu

O unica que me mantem satisfeito eh os finish line e por isso vou continuar a apostar nesse
 

elduchy

New Member
O problema é que não tenho o espaço em casa, não é que eu tenha receio de me aventurar em ser eu a fazer as manutenções da bike, quero ainda preservar parte da garantia e agora quando trocar de casa (que tá para breve) então aí terei a minha oficina na garagem e poderei cuidadosamente fazer eu a manutenção da bike.

Quanto ao lubrificante, vou então ver e experimentar esse finish line.

Obrigado pelas dicas
 
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