Depressão

penhasmac

New Member
Parabens ANDREIAISS :
pelo teus testemunho edeabafo e pela conquista que conseguiste.
Pessoal vamos lá , não é só com os comprimidos é a própria força em nós que faz mudar isto como fez o netwolf .
 

Lipe

New Member
ANDREIAISS said:
ola eu sou a andreia,keria tambem desabafar com voçes,tenho 21 anos e começei com os atakes de panico aos 16...!ao prencipio sentia me triste,e sempre com receio de sair de casa com pessoas k nao fossem meus pais,nao ficava sozinha em casa entao xorava e implorava para k a minha mae nao fosse trabalhar,era tudo muito complicado por que no fim sentia me uma inutil k nao deixava ninguem fazer a vida.Decidi ir ao medico de familia e a comclusao dela foi a mesmo que a da minha mae eram mimos a mais k passariam com a idade...tive assim e fui ficando pior com o tempo ja sem me conseguir controlar nem ao kintal sozinha ia...conheci uma pessoa k agora e meu marido,k decidiu levar me a um psicologo,nada valeu era so bla bla bla a teoria temos la toda faltava a pratica...ate que eu decidi bater o pe com a minha medica e dizer lhe k nao era normal na minha idade eu ter medo de sair,ter medo de ir ao cafe ao lado de casa e dar me uma coisa eskesita na garganta,no peito sentir calores,sensaçao de desmaio!decidiu k eu deveria consultar um neorologista...desde do dia k fui tou uma pessoa nova ele xama se araujo e sa digovos ja fiz coisas k nuca esperei um dia voltar a fazer!!agora tiodos os dias tento fazer algo k tenha medo porque so assim ficarei boa.....obrigado por tudo...

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Ainda bem que conseguiste dar a volta por cima!

Por vezes as ajudas de amigos/pessoas amadas são uma grande força para a nossa recuperação.

Continua com essa coragem de seguir em frente que ficarás bem!

penhasmac said:
Parabens ANDREIAISS :
pelo teus testemunho edeabafo e pela conquista que conseguiste.
Pessoal vamos lá , não é só com os comprimidos é a própria força em nós que faz mudar isto como fez o netwolf .

É verdade, os comprimidos ajudam, mas tem de sair de nós a vontade de recuperar!


Força aí pessoal!
 

BLACKJET

New Member
Boas pessoal do pedal!!
Cada caso é um caso mas há situações que necessitam de uma ajudita química. Claro está que considero a drogaria um meio para atingir um fim. A força interior, a insistência e o enfrentar as situações de frente e com os "pedais bem encaixados" é uma mais valia e condição sine qua non para que a coisa aconteça.
Abraços e toca a polir esses cranks
 

netwolf

New Member
Sabem que a ideia nestes casos é mesmo carpe diem, aproveitem o máximo de cada dia, enervem-se o qb com os assuntos, não façam grandes filmes.
Uma coisa já me disseram, "vais sair mais fortalecido disto, a tua capacidade de encaixe duplica".

Vamos lá malta, mesmo que o tempo não ajude vamos todos para a estrada queimar pneus.

Um abraço a todos.
 

jorgegt

New Member
Tens razão netwolf :wink:, pena que o tempo não ajude :cry:......hoje está pessimo e já há uns dias que não pedalo :evil: vou para a garagem fazer uma restauração de uma oldscholl :wink: é o que devem fazer, se não podem pedalar arranjar outra coisa a fazer :wink:
um abraço aqui para a malta
 

pipelock

New Member
Boas
Eu há uns anos atrás também tive uma crise de ansiedade no meu trabalho devido ao acumular de stress e outros problemas, cheguei ao ponto de perder o conhecimento do ambiente que me rodeava e das pessoas, só um familiar é que conseguiu tirar do meu local de trabalho.
Na altura consultei a minha médica de familia e que me ajudou bastante com uma conversa que tivemos, as melhoras deram-se praticamente em 2-3 semanas a fazer só o que eu mais gostava (na altura ainda não andava de bike dediquei-me a passear e passar longas horas ao pé do mar sentado numa rocha, levava qualquer coisa para ler e até me esquecia das horas) e deixar tudo para trás, o que foi certo e direito rapidamente recuperei e hoje noto que saí muito mais fortalecido e com mais capacidade para combater o stress e o dia-dia. Adoptei uma nova postura em relação ao trabalho (em quanto estou a trabalhar só penso no trabalho e nos problemas do trabalho, depois de sair fica tudo lá dentro para no outro dia voltar ao mesmo). Tento sempre não levar para casa problemas de trabalho e não trazer para o trabalho os problemas de casa. (por vezes é difícil). E até hoje ainda não tive crises de espécie alguma e quando estou mais em baixo vingo-me na bike (quilometros para cima dela). Como se diz "Corpo são, mente sã".
Boa pedaladas e as rápidas melhoras para todos.
Miguel Pinto
 

Nosoul

New Member
Um tópico muito bom, onde toda a ajuda é sempre bem-vinda!

Devo mencionar que cada caso tem a sua especificidade, logo deve ser evitado fazer comparações. Como profissional na área da psicologia, aconselho que as pessoas procurem sempre um especialista da área, visto que são as pessoas mais indicadas para resolver o problema.
Agora como colega do pedal :), e fazendo uma breve referencia à ajuda da bicicleta, mais precisamente ao auxilio da mesma no combate à depressão, esta e sempre positiva. Uma das características mais marcantes da depressão é o humor deprimido ou anedonia (ausência de prazer), como tal fazer btt é sempre uma forma de pôr a pessoa em movimento. Tornar a pessoa activa irá fazer com que a pessoa não rumine nos problemas estão presentes na sua vida. Ter alguem que nos faca companhia a fazer btt também é algo bastante positivo. O acompanhante deve tentar evitar tocar na problematica do seu amigo(a). O objectivo e nesta actividade em particular é fazer com que a pessoa que tenha o problema se distraia, fazer com que esta pense que na vida existem muitas coisas boas e que pudemos sempre escolher mudar de caminho, escolher um caminho melhor.

Não sei se ajudei muito, mas é sempre uma opiniao de uma pessoa que já viu alguns casos de depressao, ansiedade, entre outros.

Cumprimentos :)
 

BLACKJET

New Member
Então pessoais tá tudo?
Tou só de passagem para dizer olá :D
Toca a aproveitar o pouco sol deste fim de semana para fazer uns kms
As melhoras para o people do pedal e força nas canetas
Abraço
 

jorgegt

New Member
Venho aqui apenas para lembrar a malta que na revista que vem com o JN de Domingo, vem novamente um artigo muito interessante, mais apropriado ao tema deste tópico e que aconcelho vivamente a ler como foi a revista da semana passada.
O que torna inédito, ou incrivel, é que este tema de depressão relativamente a tudo o que nos rodeia, como o desemprego, precaridade, stress, etc, etc, vem de encontro a uma realidade que me identifico e acredito que a todos(ou quase todos) que aqui vem a este tópico. :)
Força malta :wink:
 

netwolf

New Member
Boas,
Hoje foi um dia mau, problemas familiares, o tempo, nada ajudou.............................
Tento afastar-me dos problemas, mas o problema, é , como todos sabem prosseguem-nos.
Ontem ainda treinei uma hora de rolo mas hoje não deu para "aparar" as pancadas de hoje...........
Vamos lá ver como vai ser o dia de amanhã.
 

mister f

New Member
isso mesmo netwolf amanhã será melhor e só espero que um dia encontres um dia bom e que depois se prelongue por muito tempo.
 

msantos1708

New Member
Boas a todos,
Netwolf não te deixes abater, aproveita amanhã qualquer coisa de boa que aconteça, nem que seja um pequeno pormenor, será o suficiente para teres um bom dia, desde que penses nesse momento cada vez que tiveres algo de desagradavel.
Temos uma tendencia enorme para esquecer rápidamente os bons momentos e quando temos um mau, matamos a cabeça em pensamentos e mais pensamentos (tipo bola de neve), todos negativos e que nos roubam toda a energia.
No trabalho era assim (estou a lutar para deixar de ser), pensava em algo que tinha para fazer urgente, a seguir começava a pensar em tudo o que tinha de fazer, pensave em dialogos e confrontos com os gerentes, caso não conseguisse fazer. Sofria por antecipação, ficava irritado, extremamente ansioso, desconcentrado e mesmo que não acontecesse o que "previa" em vez de ficar feliz por isso, pensava logo no problema a seguir... e lá ia eu outra vez.
Da primeira vez fiquei praticamente sem conhecimento, disse a minha colega, com quem estava a resolver um assunto, que eu deixei de dizer coisa com coisa, e eu só me lembro de olhar para o computador e não conseguir interpretar nada, só via letras e numeros e nada fazia sentido.
Da segunda vez, por causa de ter dado demasiada importância a uma chamada de atenção da minha chefe, só me lembro de telefonar a um dos gerentes para dizer que me ia embora.
Passados 5 meses de baixa, ainda não me encontro muito bem, não consigo ler um livro, só textos pequenos, vou confessar que estou aqui a escrever à que tempos e ainda só escrevi estas meia-duzia de linhas, porque escrevo imenso e depois quando releio vejo que está tudo desordenado, apesar da ideia estar cá.

Bem, queria ajudar e acabei por desabafar, só quero que esteja bom tempo para ir pedalar, aliás já disse à minha esposa, que assim que apanhar um dia bonzinho, pego na bike e só volto ao fim do dia, vai ser pedalar descontraidamente pela arrábida e arredores, com almoço pelo meio, e vai até ao fim da tarde (assim tenha pernas para isso :D)

Continuação das melhoras para todos
Manuel Santos
 

mister f

New Member
msantos por vezes ajudar os outros tambem serve para nos ajudar-mos a nôs proprios.
quanto ao desabafo de certeza que te fez bem por isso ninguem leva a mal.
 

netwolf

New Member
Caro amigo Manuel Santos,
Escrever-mos aqui é uma terapia. Quanto à volta de 1 dia inteiro, se der vou contigo, também ando a precisar. No Sábado, como estava de chuva, fiz rolo durante 2h.30m. pingava que nem um porco, ajudou um pouco.
Agora com a porra dos problemas familiares é que a coisa está a complicar, ando a tomar Victam como se fossem M&M.
Que vida que nós temos amigos.......................................... Tudo isto para acabar com 7 palmos de terra em cima?
Que porra.

As melhoras Manuel.

Deixo-vos aqui um Artigo que a minha nutricionista escreveu sobre Alimentos Anti-Depressão, pode ser que dê jeito:

Alimentos anti-depressão

A depressão e a ansiedade têm causas variadas e por vezes difíceis de contornar. Todos nós já nos sentimos um pouco deprimidos, com uma sensação de tristeza e pessimismo, muitas vezes difícil de explicar. E é nestes momentos que muitos de nós procuramos determinados alimentos como refúgio, como se o prazer de consumir aquele alimento, fosse eliminar toda a preocupação ou tristeza que estamos a sentir. Mas será que existe explicação para este comportamento? Será que os alimentos podem mesmo melhorar o nosso humor ou diminuir a ansiedade?
Uma coisa é certa: os alimentos não podem curar a depressão, mas a influência de alguns alimentos na química cerebral, está bastante estudada e com provas dadas. Alguns alimentos promovem uma sensação de bem-estar, ao passo que outros nos podem “deitar abaixo” e afastar as emoções positivas.
Tudo aquilo que sentimos e em que pensamos resulta de impulsos nervosos no cérebro, impulsos estes que ocorrem através de substâncias conhecidas como neurotransmissores. Uma destas substâncias que habitualmente está em défice nas pessoas deprimidas é a serotonina (daí que os medicamentos anti-depressivos actuem ao nível do aumento da disponibilização da serotonina no cérebro). Sendo assim, o que temos de fazer na alimentação de uma pessoa com tendência à depressão é aumentar o seu consumo de alimentos ricos num aminoácido essencial que irá produzir a tão preciosa serotonina, já que ela não existe nos alimentos em estado natural. Para além disso, há que enriquecer a sua dieta com vitamina B6. Os alimentos mais ricos neste aminoácido essencial, o triptofano, são o peru, a perdiz e o requeijão, para além da carne magra em geral, o peixe, os ovos, os lacticínios magros e as leguminosas. Para se certificar que ingere boas quantidades de vitamina B6, tenha em conta os alimentos que a contêm em maior quantidade: carne de galinha, peru, fígado, atum e legumes e, em quantidades razoáveis, os cereais integrais, a batata, os amendoins, as ervilhas e a banana.
Outro factor que também influencia a nossa disposição e humor é o nível de açúcar no sangue (glicemia). Se a nossa alimentação permitir um fornecimento de açúcar (glicose) constante e sem grandes oscilações, os níveis de serotonina irão subir durante um certo tempo. Para além disso, a ingestão de hidratos de carbono permite uma absorção mais rápida de triptofano pelo cérebro. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não devemos ingerir alimentos ricos em açúcares simples, como os bolos, bolachas e outros alimentos doces, quando queremos melhorar o nosso humor. O segredo consiste em manter estáveis os níveis de açúcar no sangue (tal como os diabéticos devem fazer) e para isso devemos optar por ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono complexos como o pão escuro, o arroz, as massas, as papas de aveia, etc. Igualmente importante, é a realização das refeições a horas certas, sem passar muitas horas sem comer.
Os tão falados ácidos gordos ómega-3 são também muito importantes para diminuir sintomas depressivos e para aumentar a resistência ao stress. Por isso, não se esqueça de incluir na sua dieta os peixes gordos, as nozes ou as sementes de linhaça.
Alimente-se de forma correcta e vai ver que os dias vão deixar de parecer tão cinzentos…

Credits to Dr. Cátia Pontes.
 

pedropinto

New Member
NetWolf,

Quero-te dar os meus parabéns pela coragem que tiveste em partilhar este problema com "desconhecidos". Não é qualquer um que o faz.

Há imensas pessoas que nos rodeiam, diariamente, que por terem medo de falar, consegue esconder problemas como o teu.

Mais uma vez, parabéns pela coragem.

Um Abraço, e vou continuar a seguir o teu Post, com muito interesse, porque estou certo que também tenho muito a aprender!
 

netwolf

New Member
Pedro, obrigado pelos elogios, eu abri este post porque precisava de "desabafar" numa altura má da minha vida.
Espero do fundo do coração que este tópico crie uma corrente de entre-ajuda.

Um abraço
 

BLACKJET

New Member
Força aí netwolf!!
Há dias melhores e outros piores...
Temos que enfrentar os altos e baixos (e estes dias cinzentos não ajudam).
É de facto muito bom podermos partilhar as nossas mágoas e problemas aqui (no nosso caso um dedabafo pode valer mais do que "mil palavras")
A todos os que padecem desta PORRA votos de francas melhoras e toca a viver um dia de cada vez
Grande abraço e porrada nessas caixas de direcção
 

netwolf

New Member
Sabes que o que me valeu foi um colega meu que me emprestou um rolo e acabei por comprar um Tacx Satori, sabe bem suar. Como gosto de musica sabe bem estar estar "isolado" a ouvir musica a pedalar, o meu companheiro de passeios às vezes é o meu Ipod, claro que sabe bem sair com muita malta. Mas, quando vou sozinho gosto de ir a ouvir musica.
 

jorgegt

New Member
Obrigado netwolf, por teres posto aqui no teu tópico aquilo que a tua nutricionista te explicou sobre a influencia da alimentação na depressão :wink:
Por acaso sabia que há determinados alimentos que ajudam a controlar a depressão, só não sabia quais, como tambem não sabia quais os que deveria evitar, e fiquei espantado que os que fazem mal são precisamente aqueles que eu "ataco" mais :mrgreen:
Como não faço BTT para emagrecer(felizmente) mas sim por desporto/convivio/aventura e acima de tudo anti-depressivo :twisted:, no fim de cada volta que faça, devoro tudo que possa comer :twisted: como peso apenas 63kg, não me preocupa muito, apenas tento não abusar nos dias que não ando de bike :wink:
Um abraço pra todos
 

rom43

New Member
Felizmente a minha ta melhorzita... nada melhor que ter uns problemas para resolver e trabalho com fartura para esquecer a depressão, ainda há um mês atras estava a levantar-me ás 11 e deitar-me ás 22 agora é ao contrario, deitar-me ás 2 levantar ás 8.... nem tenho tempo de me lembrar da maldita depressão, mas tb ando tonto que nem um carocha de andar a dormir pouco... mas prefiro á depressão.


Abraços



Rui
 
Top