Depressão

gtid10

New Member
Caro Netwolf
Falo-te não como alguém que tem ou já teve depressão, mas como alguém que acompanha outra pessoa muito próxima a quem foi diagnosticada uma depressão.
As causas foram facilmente identificadas, stress laboral, pressão familiar, 100% do tempo ocupado com os outros e com os afazeres e acima de tudo não ter um "escape". Não, o "escape" aqui pode ser muita coisa menos o do carro :wink:
O escape a que me refiro é uma (ou mais) actividade(s) que te permitem compensar todo o acumular de stress diàrio e a consequente falta de motivação para fazer outras coisas.
Inicialmente vieram os medicamentos para a pessoa em causa poder ter algum descanso e permitir ao corpo e à mente (sobretudo à mente) recuperar através do descanso, o acumular da saturação/tensão/stress acumulados ao longo do tempo. Já me passaram pelas mãos alguns dos medicamentos que acima referiste. Esta fase durou cerca de 2/3 meses.
Depois, o médico que acompanhou a situação, reduziu a medicação pra nem sequer ter que haver "desmame" (termo que assustou a pessoa em causa) uma vez que o objectivo não é criar a ideia que os medicamentos são a solução, mas apenas uma ajuda a restablecer o corpo/mente pra encarar novamente a vida e os desafios com que nos confrontamos. E foi aí que começou a verdadeira "terapia" : fazer com a pessoa perceba que a vida é mais do aquilo a que muitas vezes parece que estamos limitados, rotinas, hábitos etc....
Não me vou alongar muito mais, vou-te apenas dizer que neste caso o "escape" foi um bom ginásio com muitas modalidades diferentes, piscina, massagens e spa´s... a melhoria da forma física foi notória, o estado de espírito subiu pra 200% e a energia parece nunca mais acabar....
Mas.... isto ainda não acabou e muitas vezes há recaidas mas aí... eu dou uma ajuda e a coisa lá vai... as vezes mais depressa, às vezes mais devagar...
A pessoa em causa esteve de baixa um ano por isso podes ver que a coisa foi mesmo complicada. Mas aos poucos vai lá.
Presentemente a pessoa em causa inscreveu-se na Faculdade pra completar a Licenciatura, o que pra mim foi uma surpresa e uma prova de força e franca recuperação pois há coisa de ano e meio de certeza que isto era impossível.
Também eu aprendi muito com esta situação.
Também eu arranjei um "escape".. chama-se bicicleta e tenho duas, uma de estrada e outra de montanha. E já comprei outra pra convencer a pessoa em causa a alinhar nos passeio e assim que vier o bom tempo de certeza que vou ter companhia.
Por isso pra resumir que já vai longo, se sentires força e se gostas de andar de bike, força nisso, quanto mais não seja pra quando voltares a trabalho, ficares satisfeito por ter aproveitado bem o tempo de repouso.
Ficar em casa é que não, mesmo que chova pra caraças vai a um café, lê o jornal, bebe um chá mas tenta não ficar em casa muito tempo.
E se posso dar um conselho pessoal, aproveita esta modalidade fantástica que é o BTT pra fazeres um plano de treino e propõe-te fazer uma daquelas provas que parecem impossíveis, tipo o SRP160 (pesquisa aqui no fórum). Garanto-te que só isso já te vai ocupar por mui tempo... mas é pra fazer a sério ok????

Bos melhoras, um excelente 2009 e muita pedalada :p.

Abraçus.
RN
 

netwolf

New Member
Caros amigos, na sexta-feira fui a um neurologista para ver como as coisas andavam, ele explicou-me como tentar contornar a depressão, deu-me uma leve medicação para eu andar mais relax e ordenou-me a ir andar de bike, assim fiz, no Sábado telefonei a um colega do pedal e lá fomos, combinei para as 17:30 e por volta das 17h. deu-me uma crise de ansiedade que quase me levou a desistir de sair, tentei acalmar-me e lá consegui sair, fui altamente, senti-me muito bem, andava com medo dos pedais de encaixe (parecia a primeira vez que os usava), mas correu tudo bem.
Ainda tenho várias crises de ansiedade mas tenho um SOS chamado Victan para quando forem mais fortes.

Mais uma vez obrigado pelo vosso apoio.

Um grande abraço.
 

jorgegt

New Member
Boas netwolf :D é precisamente isso que acontece a qualquer pessoa nestas situações, então imagina nas grandes saidas :roll: é de doidos :mrgreen:
Digo isto não quando saio sozinho mas sim quando vou fazer uma coisa nova que desconheço, como se irei aguentar, se me esqueci de alguma coisa, se vou adormecer e não chegar a horas, etc, etc............mas tens de pensar positivo(ironico estar a dizer isto, logo eu que passo pelo mesmo :mrgreen:), mas são fases.
Passo a explicar, concerteza que todos os médicos te irão dizer ou ja te informaram, que vai haver altos e baixos, digamos que pelo menos 2vezes ao ano na mudanças de estações(são 4 mas referem-se sempre a 2)uma pessoa como nós, o nosso organismo vai um pouco a baixo, para isso teremos de nós proprios conhecer quando estamos a chegar a essa fase e por sugestão da minha médica tomo umas vitaminas(magnesona, por exemplo) para evitar ir ao "charco" :(, são dias que estamos deprimidos e nem temos motivos para isso :s e depois nem vou mencionar todos os outros factores que enfrentamos na vida, como o stress, a perda de alguem, etc, etc
No entanto esses sintomas que apresentas, infelizmente são os mesmos que eu tenho a ANSIEDADE, que altera o sistema nervoso, depois demuita ajuda de uma psicologa/amiga e alguma pesquisa, comecei a enfrentar este problema sozinho.............mas não é fácil, pois ainda á dias tive uma recaida :cry:
MAS AMANHÃ JÁ VOU PARA OS TRILHOS :twisted: :lol:
As melhoras e como vês até o médico te diz para andar de bike..........vai curtir........mas acompanhado :wink:
 

penhasmac

New Member
netwolf said:
Caros amigos, na sexta-feira fui a um neurologista para ver como as coisas andavam, ele explicou-me como tentar contornar a depressão, deu-me uma leve medicação para eu andar mais relax e ordenou-me a ir andar de bike, assim fiz, no Sábado telefonei a um colega do pedal e lá fomos, combinei para as 17:30 e por volta das 17h. deu-me uma crise de ansiedade que quase me levou a desistir de sair, tentei acalmar-me e lá consegui sair, fui altamente, senti-me muito bem, andava com medo dos pedais de encaixe (parecia a primeira vez que os usava), mas correu tudo bem.
Ainda tenho várias crises de ansiedade mas tenho um SOS chamado Victan para quando forem mais fortes.

Mais uma vez obrigado pelo vosso apoio.

Um grande abraço.

Sem querer abusar ou entrar na intimidade podias dizer o nome do neurologista?
obrigado
 

msantos1708

New Member
Boas NetWolf,
Antes de mais, bom ano de 2009 não só para si como para todos os que aqui têm tentado ajudar o pessoal, parece que a coisa se está encaminhar, mas vá devagar exactamente para não dar origem ás crises de ansiedade.
Eu também tenho o victam como SOS, ainda tomei alguns antes da recaida.
Hoje fui á médica e vou continuar de baixa, já vou no quinto mês seguido, antes já tinha estado 2 meses e meio, em principio para Fevereiro já devo ir trabalhar, embora medicado e ainda não irei fazer o desmame.
Até ao fim de semana dão bom tempo, pelo que também irei aproveitar para ir dar uns bons passeios.

Continuação das melhoras,
Manuel Santos
 

netwolf

New Member
Caro amigo penhasmac, o nome do meu neurologista é Alfredo Sá, dá consultas na Clinigrande http://www.clinigrande.pt/pt/clinigrande.html na Marinha Grande à Sexta-Feira, mas também dá em vários sítios, eu logo quando estiver em casa digo-te a que sítios vai ( de cabeça: Coimbra, Pombal, Fátima).

Caro amigo msantos1708 um Bom Ano para ti e para os teus, aproveita para descansar e para rodar muito, no Sábado cheguei à conclusão que, embora os comprimidos façam bem ( FELIZMENTE ), a ocupação do nosso tempo em hobbies e principalmente andar de bike é algo mágico. Espero que continues a recuperar bem, meu caro amigo.

Caro amigo jorgegt, eu também andava a tomar Magnesona, mas o médico disse-me que embora boa, tinha muitos "açucares" e provavelmente fazia ganhar peso, receitou-me o Magnesomil.

Obrigado a todos.

Cumprimentos.
 

jorgegt

New Member
Boas pessoal :D
Como é aborrecido, ter um tempo de sol mas com este gelo não poder dar umas voltinhas :evil: eu sei que foi mais preguiça do que outra coisa mas aproveitei para descançar e fazer umas coisas que estavam pendentes depois da tempestade vou-me vingar :lol: :twisted:
E como estás Netwolf??
 

netwolf

New Member
Amigo Jorgegt, obrigado pela preocupação, tenho andado bem, a medicação está-me a fazer muito bem. Um grande amigo meu, que tem uma loja de bikes aqui na Marinha Grande emprestou-me um rolo para eu treinar em casa, não é a mesma coisa mas sempre ajuda um pouco.
Tenho andado bem durante o dia, tenho alterado as minhas rotinas todos os dias, para tentar fazer algo de novo. Já tive de lidar com algumas situações de pressão (trabalho) e aguentei-me bem, numa delas tive de tomar o Victam e aguentei-me bem.
As coisas estão a correr bem, corria melhor se não estivesse estas temperaturas para que se pudesse rodar mais, mas como eu só consigo sair perto das 19h. é complicado, o ar já não é muito recomendável para fazer desporto.
Nunca pensei que a depressão fosse tão complicada de resolver. A ideia é afastar um pouco da ideia de ter uma depressão, e esforço-me por levar a vida para a frente.
A ideia geral é mesmo "carpe diem".
Malta que está a passar o mesmo, digo-vos o mesmo que o Neurologista me disse:
"Acha que a depressão é mais forte do que você? Olhe que não é."
Estas temperaturas puxam para se ficar em casa perto das lareiras a ver televisão, dou-vos um conselho, não vejam noticias, debates ou algo que fale em noticias, isso manda uma pessoa abaixo, os neurónios começam logo a "trabalhar a 100%", vejam séries, comédias, coisas que animem, acreditem que isso resulta.
A medicação só nos dá o empurram, o resto temos de ser nós a fazer. Acreditem.

Um abraço para todos, e obrigado pela preocupação amigo Jorgegt.
 

BLACKJET

New Member
Olá pessoais!!!
Infelizmente encontrei este tópico. Também me foi diagnosticada uma depressão depois de muita ansiedade e alguns ataques de pânico.
Dizem que a depressão é a doença da moda... pois que essa moda passe depressa.

A coisa aconteceu à cerca de dois meses e vai indi muito devagar. Foram situações do foro profissional que originaram isto tudo. Estou desempregado e infelizmente não tenho dirito a baixa por causa dos tão famigerados e mer**sos recibos verdes!! Mas adiante...

Os ataques de pânico é que são uma grandessíssima m*****. Foi assim que começou: tonturas, suores, tremuras, desorientação, o coração a bater desalmadamente (talvez mais do que a subir uma valente "parede"), sensação de desfalecimento e de que vamos MORRER :shock: Desculpem este relato tão medonho.

Ando com um antidepressivo (Sertralina) e com calmantes (Alprazolam) primo do xanax onde estão as também famosas benzodiazepinas que criam uma dependência jeitosa :mrsock:

Agora a coisa anda melhor mas de vez em quando andamos um passo para trás. Também ando a lutar com uma suposta Agorafobia (medo de sítios como espaços públicos, elevadores, sítios onde tive ataques de pânico) como já alguém disse em posts anteriores.

Curioso penhasmac porque tal como tu gosto de saber que tenho o carro por perto porque é dando uma volta e por vezes guiar sem destino que me acalma.
Olhar em frente, para as coisas boas da vida, considerar a medicação como um meio para atingir um fim e não pensar que ela irá fazer tudo e acima de tudo fazer exercício físico (PEDALAR claro está). No meu caso o problema é que qualquer esforço que faça (como subir umas escadas mais íngremes ou carregar sacos de compras) o corpo ou o cérebro toma o normal aumento do ritmo cardíaco resultante da actividade física como o início de um ataque de ansiedade ou de pânico e... muito complicado

Ando a ver se vergo esta situação mas não é fácil... Medo, medo e mais medo
Mas temos que lutar e seguir em frente
Olho para a minha bike parada desde que isto começou e quase me apetece chorar por pensar que pode demorar muito tempo para lhe pegar :(

Alguém já passou por esta questão activi// física versus aumento do ritmo cardíaco = ataque pânico?

Força aí pessoais vamos vencer isto demore o tempo que demorar... penhasmac, netwolf, jorget, msantos1708, rom43, vascompsousa e resto do pessoal

Um grande abraço de solidariedade e compreensão pelo que passaram ou estão a passar e´rápidas melhoras
 

netwolf

New Member
Caro companheiro Blackjet, quero desde já desejaste as melhoras.
A medicação foi prescrita por um médico de família ou um neurologista?
Se foi um médico de clínica geral aconselho-te (por experiência própria) a ires a um neurologista.
Quanto à bike, pede a um amigo para ir contigo e saírem, tens as mesmas forças, a cabeça é que está a complicar, eu sei, novamente por experiência própria que só custa sair da primeira vez, depois notas que te faz tão bem que vais querer sair mais vezes. Acredita em mim amigo.

Caso precises de ajuda por favor contacta-me, temos de nos ajudar uns aos outros.

Blackjet acalma-te e tenta falar com muita gente à tua volta sobre o problema, isso ajuda.

Força aí amigo!
 

penhasmac

New Member
Caro amigo BLACKJET
A actividade fisica é que me levou a desinibir e a melhorar mais a minha auto-extima.( devo dizer que ainda hoje andar de bicicletas com pessoas que desconheço assusta-me, mas se vejo algum betetista ponho-me atraz dele a fazer compamnhia mas não digo nada lol).
Andar no desconhecido a olhar para a frente sem pressas nem correrias, a ver o mundo, respirar o ar, ver as arvores, passaros, aventurar-me numas descidas, curtir subir bem alto para de lá ver o horizonte, é isso que me dá descontração e ao mesmo tempo cansaço para não pensar em tanta coisa.
É sabes porque têns medo de sair de casa? (não precisas de contar aqui pois pode ser pessoal) supostamente não queres ires ao sitios que tives-te ataques de panico. Enfrenta isso com calma mas vai aos sitios sozinho sem ninguem te ver, ao teu ritmo.
Cheguei eu ter medo de sair á noite e ir a um bar pois afligia-me ter que sair dali quando queria, começei com calma a falar com os meus amigos do que se passava, e como AMIGOS que foram compreenderam e ajudaram-me muito. Sempre que saia com eles se começava a sertir-me preso e a ficar em panico dizia e nós abalavamos nem diziam ficamos mais um pouco. Verdadeiros AMIGOS.
Hoje começei a habituar-me aos sitios e isso dá-me conforto e já me sinto bem lá. Acho que a verdaeira raiz do problema é nós não estarmos habituados ao ambiente ou a mudanças e isso gera ansiedade e depois nervoso e depois crise. Mas depois de alguma habituação como exemplo um cafe ou bar depois de começar-mos a frequentar vimos que as pessoas por traz do balcao são porreirar, começamos a familiarizar com as pessoas que frequentam esses cafes ou bares, e nós próprios começamos a conhecer os cantos á casa, e isso gera conforto e menos nervoso.
A 2º parte mais dificil para mim foi o desmame dos comprimidos, não sei como é com as outras pessoas, mas para mim foi dificil, mais fisicamente que psicologicamente.
 

netwolf

New Member
Caro amigo penhasmac,
Porque dizes que o desmame é difícil?
O corpo reage mal?

O que o penhasmac diz é verdade, se mudarmos de rotinas consegue mais facilmente passar por isto. Fala com os teus AMIGOS e tenta que eles te ajudem a passar por esta má fase, eles são uma importante parte da tua recuperação.
Acredita, eu mudei rotinas que tinha à anos, experimenta coisas novas, e o mais importante (e mais difícil), não penses muito na vida e nos problemas, resolve-os quando eles aparecem, não vivas em pânico que pode ou não acontecer isto ou aquilo.

Um grande conselho, se não foste a um neurologista vai, por vezes os médicos de família não estão completamente preparados para estas doenças.

Força aí amigo
 

Lipe

New Member
Boas,

Antes de mais, fico feliz por saber que o netwolf está a melhorar. Quanto ao BLACKJET, desejo-te as rápidas melhoras.

Este problema realmente é a doença do século, afecta mesmo muita gente, pessoas a nossa volta que pareciam sempre bem e felizes.

Eu próprio estive muito perto de cair neste "buraco". Problemas no trabalho, stress e depois com o fim de uma relação fui mesmo abaixo, não saia de casa, não queria fazer absolutamente nada! Felizmente pude contar com alguns amigos que me salvaram a tempo, uns lá me puxavam para ir andar de bike outros simplesmente para sair de casa.
Sentia-me constantemente em pânico, tinha ataques de ansiedade que faziam disparar a minha tensão para níveis assustadores. tinha de estar com Tenho uma amiga psicóloga (a minha melhor amiga, diga-se) que era o meu grande apoio. Felizmente consegui superar um pouco isto tudo, mas no entanto as preocupações, todas aquelas coisas que nos mexem com a cabeça ainda cá andam... superei um problema, mas não todos. Enfim.
Irá tudo correr bem ;)

Um grande abraço!
 

BLACKJET

New Member
Boas pessoal!!
Foi o meu médico de família que me receitou o que estou a tomar.
Eu sei que poderá não ser a pessoa mais habilitada para prescrever medicação mas já andei a investigar um bom bocado na net e vi de todas as opiniões possíveis.
Temos é que encontrar um bom profissional. Uns dizem que os psiquiatras só carregam o pessoal de droga e está a andar, o psicólogo pode ajudar imenso e não duvido mas acho a ajuda química necessária no meu caso, outros que já correram 100 psiquiatras e 200 psicólogos andam na mesma ou pior e fala-se que um bom médico de clínica geral também se desenrasca.
Mas pronto isto são casos e situações e nem toda a gente é igual e tal e coiso e vice versa. Neurologia não é mal pensado o que me assusta são os euros!! :mrsock:
netwolf foi o teu neurologista que receitou a medicação que estás a tomar actualmente?
Visita-lo regularmente? Essas consultas são carotas?
E é assim temos que seguir em frente, uns dias melhor, outros nem por isso.

Se quiserem perceber melhor a coisa que nos come a psique ou enfiar mais filmes na cabeça :shock: espreitem um fórum que existe na clix e vão a psicologia e psiquiatria. Está lá tudo e mais alguma coisa

Obrigado pelo apoio pessoal, pelas dicas e vamos todos continuar a lutar para vencer esta porra

Alguma coisa apitem
Abração
 

netwolf

New Member
Caro amigo,
Eu fui a um neurologista que me foi recomendado paguei 60€ pela consulta e agora só lá vou de novo no final de Fevereiro, eu fui ao Dr. Alfredo Sá, eu andava a tomar um medicamento (Lorenin) que é altamente viciante, e que o desmame é complicado. Ele alterou-me a dosagem da Fluoxetina e deu-me mais dois medicamentos para me ajudar, e digo-te uma coisa, uma semana depois já pareço outra pessoa.
Amigo, aconselho-te mesmo a dares um pulo a um Neurologista.

És de que zona? Ele dá consultas em muitos sítios, é uma pessoa preocupada com os doentes, dá o numero de telemóvel para caso de alguma urgência, recomendo mesmo.

Sabes que se não for bem tratado isto pode ser um bocado complicado.

Vamos falando aqui, pelo menos desabafamos.

Um abraço a todos.
 

mister f

New Member
caros amigos se isso quer dizer muitas consultas então será bom penssar num seguro de saude.
julgo que com 25 euros mês se arranja um e se forem ao especialista mês sim mês não já fica em conta pois serve para tudo o resto, se for todos os meses nem olhem para trás.
rápidas melhoras
 

Lipe

New Member
mister f said:
caros amigos se isso quer dizer muitas consultas então será bom penssar num seguro de saude.
julgo que com 25 euros mês se arranja um e se forem ao especialista mês sim mês não já fica em conta pois serve para tudo o resto, se for todos os meses nem olhem para trás.
rápidas melhoras

Sim, a volta dos 27euros já tens um bastante porreiro, do género do que eu fiz para mim, na Allianz. (MedicAll - AdvanceCare)

As consultas e os exames ficam bem mais baratos, muitas das vezes a nossa conta fica apenas 20%
 

Lipe

New Member
mister f said:
eu tenho advancare mas pela victoria seguros.
10 euros consultas e 10% nos exames.

Dei valores mais altos para o caso de ser especialidades.

Pois normalmente também pago esses valores :)

Alias, é da mesma, advancecare
 

mister f

New Member
as especialidades são como disse 10 euros consulta, tudo o resto é 10%.
mas atenção que mesmo sendo advance care muda de seguro para seguro;por ex. eu tinha tranquilidade e era 13/consulta e os mesmos 10% mas para ir ás urgencias(por ex. cuf descobertas) já era 25 enquanto na vitoria é na mesma 10 euros e mensalmente tambem é mais barato.
 
Top