Depressão

pratoni

Active Member
Penso sinceramente que é preferivel um psiquiatra a sério, a especialidade dele é essa enquanto o médico de clinica geral penso que nunca será especializado nessas matérias...
 

msantos1708

New Member
É evidente que ajuda especializada é sempre preferivel, como eu disse tenho imensa sorte com a minha médica que é uma autentica psiquiatra, a medicação é quase sempre a mesma mudam é os nomes, os meus são Paroxetina e Triticum.
Até agora tenho-me dado bem tanto com a medicação, tenho os meus problemas identificados, terei que ir bater de frente novamente com eles, mas irei muito mais fortalecido.
Se tens a hipótese de recorrer a um especialista, força... mas não te esqueças, apanha bastante ar e não deixes de tomar a medicação.
 

vascompsousa

New Member
Felizmente ando já em período de desmame: tomei inicalmente seroxat (seroxatina) e agora velofraxina LM. O Alprozelein , inicialmente de 1 gr LM, está agora reduzido a o.5 gr por dia. Foram oito meses. Nunca deixei de trabalhar , é certo que cada caso é um caso, mas o médico, que é o que cura as depressões aos prof. em Aveiro, queria -me passar baixa de um mês e meio (fui parar ao Hospital com uma crise de ansiedade no dia 28 de Abril). Na escola ,e eu, pensaram que era um ataque cardíaco tal foi a semelhança dos sintomas. Mas como nem todos os prof. faltam por dá cá aquela palha, contrariamente a uma ideia preconcebida em muitos lugares, consegui com algum cuidado levar as minhas turmas até ao fim do ano , até Junho. Influências no rendimento no BTT: sem dúvida que se sente, nos 1ºs tempos, uma moleza e um cansaço estrutural mas que em nada nos impede de pedalar (acho que consegui razoáveis resultados nas maratonas de portalegre e em Idanha).

De resto é preciso ter calma e evitar situações de potencial stresse. Medicamentos: nunca os devemos abandonar. Passeios com os amigos: sempre pois é uma forma de relaxar. Evolução: o progresso nunca é linear. São sempre dois passos à frente e um atrás. Altos e baixos . Avanços e recuos . Cacau muito, pilulas de salmão também (omega3) . De resto, saídas com amigos e com umas cargas etílicas à maneira podem substituir os ansiolíticos ehehehehehhehe (aten ºção que o alcoól pode acentuar o efeito dos medicamentos)



Abraços

Vasco
 

netwolf

New Member
Hoje levantei-me mais animado.......... é como vocês dizem uns dias bons e uns menos bons.

Amigos, quero desejar-vos um Santo e Feliz Natal na companhia da vossa família.
Obrigado por me estarem a ajudar neste momento mais difícil.

Um abraço grande.
 

RSantos

New Member
Netwolf:

De todos os companherios que aqui te postaram verdadeira solidariedade e compreensão - todos eles bastante válidos - saliento, pelo carácter e capacidade de resumo (está lá tudo o que precisas de saber e perceber...), os posts do Josant e do msantos1708!!!

Lê com atenção e revê-te!!

Quando puderes, contacta-me via mail (ruisantos_rs@hotmail.com).

Acredita que vais voltar a ser quem eras!!!!!

As melhoras e um abraço
 

jorgegt

New Member
Para começar desejo-te as melhoras.
Desde já te digo que, vai levar algum tempo até ficares muito melhor, infelizmente tambem já tive há uns bons anitos uma grande depressão e posso adiantar que ficar em casa não ajuda nada. Mais ainda, não só a medicação te vai ajudar, tambem a ajuda de uma boa psicologa, inicialmente tem de ser tratado com medicação, depois, dependendo da pessoa e se a depressão foi diagnosticado no inicio ou, como no meu caso, quando o "saco rebentou" :(.
Sem querer ser dramático, estou apenas a contar como foi comigo. Andei perto de um ano a ser tratado com medicação, melhorei, mas nas mudanças de estação vamos um pouco a baixo, depois os problemas que eu tinha como o stress etc, etc não são resolvidos sozinhos nem com medicação :(, daí numa consulta com a minha médica de familia ela aconcelhou visitar uma psicologa, para tentar, sem ajuda de drogas :evil: enfrentar a depressão e saber quando estamos a ficar em baixo e passar ao lado :wink:, sim porque isso é possivel e posso te dizer que o BTT ajudou-me imenso, mas como estás no inicio da batalha não te aconcelho a andar sozinho, apenas para teres alguem para conversar e desanuviar a cabeça :lol:
Força, e vais ver que vais ter dias cinzentos mas terás dias bons, terás de ter sempre pensamentos positivos :wink:
 

netwolf

New Member
Desde já agradeço a ajuda.
Tenho tido alguma dificuldade em me levantar da cama todos os dias, doi-me o peito (nervos) :cry:, mas depois tomo a Fluoxetina e melhora um pouco.
É normal haver assim tanta dificuldade em levantar da cama de manhã?

Obrigado por tudo.

Cumprimentos.
 

jorgegt

New Member
Tive dias que nem me apetecia levantar, nem ir trabalhar(era trabalhador estudante) nem me apetecia ver ninguem :|
isso tambem é ainda os efeitos secundários da medicação. desde já te posso dizer que(acho eu) não estou com depressão, mas com o volume de trabalho, precaridade e mau ambiente de trabalho que eu tenho, infelizmente ainda estou a tomar DEMETRIN que provavelmente irei tomar toda a vida por causa da ansiedade, coisa que não será o teu caso, mas que este ano tentei deixar por breves dias para experimentar se ainda seria precio tomar :(, mas infelizmente tive de voltar a tomar :cry: e os efeitos secundários são a falta de ar e irritar-me por tudo e por nada, etc, etc e nunca pensava que fosse derivado á ansiedade :|
Já agora o facto de estares aqui a desabafar já é uma grande ajuda(até para mim) :wink: pois no meu tempo fechava-me e depois não ajuda nada :oops:
 

netwolf

New Member
Sabes que existem pessoas que blogam para se "desligar", eu sempre gostei de escrever, e agora com este estado......................................................... e como não tenho "forças" para ir pedalar sinto-me bem a "desabafar" no meio da malta que me sinto bem, bikes, amigos, correntes, pneus, etc etc.
Será que me entendem?

Um abraço amigo.
 

netwolf

New Member
Marquei uma consulta num neurologista para ver se as coisas estão a evoluir favoravelmente. Fui buscar um medicamento chamado Omeprazol para que a Fluoxetina não me rebentasse mais com o estômago.
Ainda ando um pouco apático.
Vamos ver como isto corre.
 

joks

New Member
Desejo-te as melhoras.
Aconselho-te a evitares a toda a força o isolamento.
Se não estiveres em condições de pedalar, faz uma caminhada pelos sitios onde pedalas.
Quando me sinto menos confiante, por regra geral vou dar uma caminhada junto ao mar, esquecendo as horas, a sede, a fome.
Simplesmente caminhar e observar as ondas. ´
Se puderes experimenta, comigo costuma resultar.
Cpts.
 

jorgegt

New Member
:cry: por incrivel que pareça, tambem entrei em colapso e não aguentei a pressão :( e depois de muitos anos, fui hoje á minha médica de familia aconselhou-me a ficar em casa 5 dias. Fui hoje de manhá trabalhar(6h00) e comecei a ter tonturae e uma enorme dor de cabeça, depois de ter trabalhado 1h30, pedi reforços e fui-me embora :(Vou fazer aquilo que já não fazia á muitos anos dormir até tarde :mrgreen: e descançar.
Planeava começar o ano novo, no 1º dia a pedalar e afinal vou ficar no estaleiro :(. Antes assim do que o ano inteiro :mrgreen:
 

netwolf

New Member
Jorgegt tem calma, descansa, relaxe, evite situações de confronto.

Hoje estou um pouco melhor.
Sexta-Feira vou a um neurologista para fazer um acompanhamento especializado.

Um abraço.
 

msantos1708

New Member
Boas amigo Netwolf,
é bom já o ver a aconselhar os outros, é sinal de algumas melhoras, e faz bem em consultar o especialista as melhoras poderão ser mais rápidas.

Amigo JorgeGt,
Como diz poderá não ser depressão, mas pode já ser um valente PICO DE STRESS, ou uma vida agitada com muito pouco descanso, é melhor estar atento aos sinais que o corpo vai dando, ter muita atenção aos mesmos e consultar o médico em caso de agravamento dos sintomas.
Existe muita documentação sobre depressão, esgotamentos, stress, etc., ajudam imenso na percepção dos sinais que o nosso corpo vai emitindo.
A vida está dificilima, mas é preferivel acautelar de inicio, do que deixar cair no fundo e depois estar 6, 7 ou mais meses em casa.
Até 60 dias por ano não se perde vencimento, seg.social e patronato têm, juntos, de pagar os 100%, se necessário falem com os médicos e ponham alguns dias de baixa.

Cumps
Manuel Santos
 

rom43

New Member
netwolf said:
Desde já agradeço a ajuda.
Tenho tido alguma dificuldade em me levantar da cama todos os dias, doi-me o peito (nervos) :cry:, mas depois tomo a Fluoxetina e melhora um pouco.
É normal haver assim tanta dificuldade em levantar da cama de manhã?

Obrigado por tudo.

Cumprimentos.

Infelizmente como já foi referido aqui a depressão é a doença do seculo, tb eu neste momento estou a passar uma crise desta coisa, como ja tive algumas bem fortes.... até tenho medo de comentar este post e dizer alguma baboseira, sempre associadas ou a um acontecimento tragico, a stress e outras situações complicadas, esta situação de não querer levantar da cama é muito normal... eu nas minhas crises mais fortes só me levanto da cama para fazer as refeições, e necessidades fisiologicas, passo o resto do dia deitado... que é das piores coisas que se pode fazer.... mais de um ano de desemprego (eu que até tinha um bom emprego), aliado a outras coisas como a crise que o nosso país e outros estão a passar.... ja me tiraram a boa disposição de há uns tempos atras quando estava em força no BTT, coisa que eu adorava levantar-me cedo para ir pedalar já há uns tempos para cá que até aos Domingos falho com os meus colegas do pedal, so por não me apetecer levantar da cama e pensam que eu não faço uma autocritica, todos as noites digo para mim mesmo.... tenho de começar a levantar-me cedo...enfim espero que isto melhore... não é deitado numa cama que certas situações se resolvem....

Desde já as melhoras para todos os que estão a passar por isto.... uma situação que eu conheço muito bem e sei dar valor.


Abraços


Rui
 

penhasmac

New Member
Bem só quero desejar um levantar de moral rápido ao netwolf.
Eu num desabafo aqui com vosses; posso dizer que já sofri e depressão ao que se aliou uma Agorafobia (de lugares abertos, de estar na multidão, lugares público, filas de transito, supermercados), resumindo para sair de casa era uma doença. Posso vos dizer que até para meter gasolina no carro o tempo que estava a encher o deposito para mim era uma doença, e quando chegava a uma fila de transito e ficava parado no meio de tantos carros e não conseguir sair dali, bem quase que desmaiava de tão nervoso que estava. Não me podia sentir na rua, muito menos preso num sitio no qual não conseguia controlar a saida imediata dali se quisesse. O que me salvou foi a minha namorada que literalmente me atirou para um consultório de uma neurologista( só consegui ir porque a neurologista deu consulta ás 22 horas da noite e não estava lá ninguem, mas mesmo assim foi um castigo he he he).
Bem depois de muita insistençia comigo mesmo e comprimidos (comprimidos estes que levam o seu tempo a fazer efeito mas posso-te dizer que nós próprios temos que dar o empurrão que falta, ganhar aquele força que para muitos é banal mas que para nós se torna sub-humana e com ela lutar todos os demonios que passam na nossa cabeça) lá foi retomando a minha vida própria.
Vida própria.... engraçado dizer isto pois ainda hoje, que já me sinto no topo novamente e já deixei de tomar comprimidos, algumas vezes ainda me vejo com ataques de ansiedade mas agora consigo controla-los e consigo lutar contra estes ataques e sei que sempre que passo uma situação em que consegui-me controlar foi mais uma vitoria pessoal que atingi. Claro que deixei de tomar comprimidos mas há uns que me acompanham como se da minha sombra se tratasse (estão espalhados por sitios estrategicos como a carteira de documentos que tenho sempre comigo, no carro,no trabalho) e são uns de SOS, em casos de não me conseguir controlar mesmo tenho de tomar um. Acredito hoje tambem que estes comprimidos são e foram o meu pilar, ao saber que os tenho comigo dá-me forças para encarar tudo, vejo-os como o salvadores das ansiedades extremas que me possam surgir e isso dá-me conforto para me atirar para o dia-a-dia cheio de garra. (á muito que não tomava um, mas no outro dia tive de tomar pois vi-me metido num avião em que estava uma ventania e o piloto dizia que estava com dificuldades em aterrar)
A bicicleta e acredito que tambem para ti NetWolf, foi e é um bom remédio, elevou-me a auto-estima, descontraiu-me, cansou-me o corpo para este não ter forças para entrar em desatino(sentir o corpo cansado serve para isso mesmo, estar-mos tão cansados que não pensamos em mais nada a não ser descansar), envolver-me com a natureza foi muito bom e houve alturas em que voltei a sentir-me criança novamente ao estar no meio do desconhecido a cheirar todo aquele ar puro a descobrir o que estava para alem daquela curva, para alem daquele monte.
Sim ainda hoje tenho ataques de ansiedade e acho que os vou ter para sempre, mas arranjei soluções e manias para eles, em que uma delas é eu ser sempre o condutor do carro, dificilmente me encontram á pendura, sentir que tenho o control do carro para ir para onde quero dá-me segurança.
Desculpem pelo extenso texto que escrevi
Ricardo
 

netwolf

New Member
Hoje é um dia mau, toda a gente me mete confusão, é tudo muito complicado, é muita pressão.
Será que perdi a minha capacidade de resolução de problemas?
Quando olho para a frente não vejo caminho, só paredes.
Isto é bem lixado, eu era um gajo que arranjava caminhos onde não os havia, agora .................................................

Aqui na zona a temperatura subiu e está sol, se calhar, logo à tarde mando tudo à mer....... e vou dar umas pedaladas.......

Estou farto de estar assim, isto está a destruir a minha maneira de ser e de reagir, tenho de levantar depressa senão vou bater no fundo.

Ah, é verdade amanhã é mais um dos dias festivos que gostava tanto e agora para mim......................... era bem passado deitado às 21h. sem luz, sem barulho, sem nada............

Estou a ganhar uma aversão às "épocas festivas" que nem vos digo nada.

Desculpem o desabafo.
 

jorgegt

New Member
Como te compreendo Netwolf :wink: só para que saibam, eu trabalho num Pão quente, onde nesta altura do Ano, com as tais festividades que todos adoram, é quando trabalho mais e é quando as pessoas tem menos paciência e vão chatear o pessoal que trabalha no comercio :evil:comprando tudo no ultimo dia e passando por cima de toda a gente :mrsock:
Já agora, eu trabalho todos os dias, tendo apenas uma folga por semana(não vale a pena discutir porquê, quem precisa tem de...........)isto se não faltar ninguem :evil:
Este ano fui á minha medica de familia(ontem, mais precisamente) porque me senti mal, o corpo dá sinais, mas uma pessoa quando está á frente de uma loja tem as responsabilidades(e depois é mal pago :mrsock:) eu sabia que o cançaso estava a afectar-me, mas eu pensava, que mais um esforço e deixar passar esta época e depois vê-se :(
Quanto ao estado de ansiedade, tambem me vai acompanhar toda a vida, é só eu tentar controlar, mas com o emprego que tenho e o mau ambiente :mrsock: só mesmo a bike.
Mas neste momento foi o cançaso que me venceu e atenção, que no meu caso tambem a bike causa-me ansiedade, como grandes eventos ou quando fico indeciso na compra/troca de peças e quando tenho material á venda :mrgreen:
Obrigado a todos pela compreenção e as melhoras :wink:
 
Top