29er Depois da 29er...que fizeram à 26?

RTC

Super Moderador
Exatamente!


Embora esta questão faça mais sentido para quem já se converteu há algum tempo, depois de adquirirem a vossa 29, que fizeram à "bicla" roda 26?
Mantiveram-na ou trocaram-na pela 29er?

E quem mantém as duas, voltou a andar nela?
 

BV

New Member
Tinha duas 26 e uma foi com a troca a outra foi herdada pela minha filha para as provas de XC.
Ando de 26 quando empresto a minha 29 para a rapaziada experimentar.
 

David Raquel

Active Member
Bom tema RTC!

Da minha parte, enquanto que a 29er me dá muitíssimo gozo de andar pelo que é enquanto bike em si e pelo rendimento que consigo tirar dela; continua no entanto a ser um prazer sempre que ando na 26'' pelo "valor sentimental" que tenho àquela bike e pelos componentes individuais que a compõem!

Na 29er ando conduzido pela razão: tem, efectivamente, as vantagens que todos conhecemos.

Na 26'' ando conduzido pelo coração: adoro-a pelo conjunto de elementos singulares que fazem dela uma bike (bela frase :lol:)

E tu? Dedicaste-te a 100% às rodas grandes?

abraço

David
 
Tenho as duas... mas só ando de 26 qd ta mt lama...p nao estragar a 29er...
Em Outubro, a minha 29er teve um problema no quadro e foi para a garantia. Fiquei sem ela 3 semanas.... Qd peguei novamente na 26 fiquei chocado....
 

RTC

Super Moderador
Não, David.
Mantive a minha roda 26 mas apenas a FS me faz esquecer a 29er.
Por ventura, acaba por não ser muito diferente do teu exemplo.

Entre HT's, a 29er será sempre a escolha, seja por paixão ou pela razão.

EDIT: Haverá, sem dúvidas, muitas razões para quem manteve as duas. No entanto, o intuito do tópico, como devem ter percebido, é saber se depois de pedalar na 29, conseguem vislumbrar algum motivo que justifique manter a 26 sem que seja para ir ao pão. ;)
 

MMTS

Member
tive uma trek top fuel 26 que deu lugar a trek superfly 29, mas ainda ficou ca por casa uma cannondale caad 4 ht do tempo da guerra, que recentemente sofreu remodelações em termos esteticos e no conceito de bike, foram á vida as rodas 26" e deram lugar umas de 28" com pneus de ciclocross, esta bike apenas serve para ir ao pão e pouco mais:eek: mas la no fundo ficou muito fixe, depois coloco as fotos...
 

David Raquel

Active Member
RTC eu percebi perfeitamente o teu pensamento e daí dizer o que disse. Para mim, a única razão para continuar a andar na 26'' é precisamente o amor que tenho àquela bike em concreto e não qualquer dúvida acerca do maior rendimento que tiro da 29er comparativo à 26''. Se desse para a deixar enfiada num balde de fermento durante a noite a ver se as rodas cresciam era......perfeito!

abraço

David
 

hugo_frade

New Member
É um tema engraçado...

Eu comprei a 29er em finais de Agosto e quis manter a 26 pelo valor sentimental e por achar que poderia utilizar as duas (ambas HT)... A verdade é que nunca mais andei na 26 e só de me sentar em cima dela fico logo desorientado... Tantos anos e milhares de km's com ela sem nenhum desconforto... E agora...

Uma pessoa habitua-se rápido ao que é bom...
 
Last edited:

MarcoB

New Member
Eu adquiri a minha 29er (Stump HT) em Maio e coloquei no negocio a minha 26er FS (Epic).

Apenas coloquei no negocio a 26er FS pois era uma bike que tinha à muito pouco tempo. A minha "original" tinha tido uma fissura e recebi um quadro novo de garantia, a ligação que existia com o antigo quadro perdeu-se e por isso não me custou colocar a bike no negocio.

Mantenho de qualquer forma a minha velhinha 26er de 2002 (Stump HT Alu) montada com componentes da época e onde serão colocados uns pneus mistos para ir a alguns passeios (neste momento ainda tem uns pneus 1.0 pois apenas esta semana adquiri uma roda fina).
 

bala

Member
Bom tema .
A pensar nisso mesmo nao fiquei com a minha 26 e tinha muito valor sentimental e fortes cobres lá investidos .

Mas nao tenho saudades nenhumas dela ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Excelente tópico,

Não tenho nada para contribuir pois não tenho nenhuma 29er.
Mas para um gajo que esteja indeciso entre comprar uma 29er razoável para juntar à 26" ou vender a 26" para comprar uma 29er bem equipada, este tópico é bem elucidativo.
É que por maior que seja a desvalorização e o valor sentimental, ter uma bicicleta bem equipada e funcional e nem pegar nela porque a outra é simplesmente melhor e mais divertida não tem lógica nenhuma.
 
mantenho a minha 26 stump ht s-works e não me desfaço dela.
continuo a andar nela serve me para os treinos e para as provas de 40km
a 29er só vai as maratonas e provas de grande distançia com alguns treinos pelo meio para adaptação.
 

Polegar

Active Member
Ora bem eu agora só ando na roda grande rígida. a 26 FS (epic sworks) anda o meu irmão. Agora para mim depende sempre do tipo de prova que se vai fazer. Por exemplo, um a prova de 24 horas provavelmente irei fazer na 26 devido ao conforto que a molinha dá, pois a 29 e rigida. Agora se conseguisse montar um FS 29 leve mmmm. isso seria o ideal para mim é claro. Mas para já, provas de XCM e XCO serão de 29. as 24 horas vai depender de uns factores familiares heheh.
 

Nuno Félix

Super Moderador
Quando comprei a 1ª 29er (KTM), já tinha uma 26er HT (BeOne) e uma 26er SS.

Depois de vender a KTM ao meu irmão, adquiri uma CUBE 29er, que é a que tenho.

Continuo a andar à mesma nas 26ers que tenho (BeOne e RCZ), para além da SS (que serve para ir ao pão).

Consoante o estado de espírito ou o tipo de volta, escolhe-se entre 29er e 26er, muito embora ande sempre de 26er quando estou no Alentejo (é a que está lá...).
 

TheShadow

New Member
Bom Tópico.

Tenho uma FS 26" e estou há algum tempo a pesquisar HT 29".
HT porque além de serem mais baratas que as FS, também tenho ouvido que em 29" as HT compensam as FS 26".

Verdade ou não não posso dizer.
 
B

Beirinho

Guest
Pela primeira vez estou a comentar neste fórum, apesar de o seguir já hà algum tempo, e vejo aqui pessoal com o mesmo problema que eu, vou trocar a minha 26 por uma 29 mas sinto uma certa pena de ter de dar a minha 26 para troca, é uma bike excelente mas já com alguns anos, tudo depende do valor que me derem por ela, se calhar ainda fico com ela para dar umas voltas por estrada
 

BV

New Member
Theshadow,

Tenho uma 29 que faz fs e ht, acredita que ao fim de 4 horas a andar sabe bem ter fs disponível. Não é nas descidas que se sente a falta do acréscimo do conforto da fs. Quando apanhamos estradoes com piso ruim o fs ajuda em muito. Vê se os teus objectivos passam ou não por longas tiradas.
 

TheShadow

New Member
é uma questão a pensar: ficar com a 26" fs e adquirir uma 29" HT, Adquirir uma 29" FS e ficar com a 26" FS ou deixar a 26" fs na loja à troca.

Mas neste momento e já confirmei isso numa loja da especialidade, o mercado está inundado de 26" usadas para vender pois quem adquiriu 29" normalmente deu a 26" à troca.

Na loja não foi dito que não ficavam com a 26", mas tb não se "ofereceram" para fazer uma simulação da compra da 29" com entrega da 26".

Depois além disso não é necessário "dar" a 26" a preço de saldo para adquirir uma 29".
 
Top