Definição de etapas - Porto - Santiago de Compostela

Já agora, eu vou para a semana com saida a 8.

Porto-Ponte de Lima
Ponte de Lima-Valença
Valença-Ponte vedra
Ponte Vedra - Santiago
 

Reis

New Member
Já agora, eu vou para a semana com saida a 8.

Porto-Ponte de Lima
Ponte de Lima-Valença
Valença-Ponte vedra
Ponte Vedra - Santiago

Bom caminho e depois diz aqui qualquer coisa sobre as etapas que fizeste e se mudavas alguma coisa.

Reis
 

SandraS

New Member
jcboliveira , na minha opinião, não sabendo o teu ritmo/andamento , deverias tentar no 2º dia, dormir mais longe, para que no 3º dia, vás pelo menos até Caldas de Reis , para que no ultimo dia, chegues bem mais cedo a Santiago!

Digo isto, pois a distância entre Pontevedra e Santiago, é mais longa, o que vai fazer com que chegues tarde a Santiago... Atenção.. é a minha opinião ;)

:yeah:

Bom caminho :D
 

bikeboy

New Member
A etapa Ponte de Lima Valença é muito curta e digo isto porquê???
Ainda a pouco tempo fiz o caminho e para evitar o sol abrasador na subida da Labruja, saímos de Ponte de Lima pelas 7H e pouco, e ainda não era Meio dia já andávamos em Valença à procura de tacho, por isso deves conseguir fazer mais um pouco, pelo menos até Mós ou Redondela, e sempre ficas com menos kms para a última etapa.
(Nós exageramos um pouco na etapa, tínhamos previsto dormir em Mós, cerca de 65 km, mas como chegamos lá muito cedo fizemos perto de 100 km e fomos durmir a Pontevedra, mas cuidado que foram 8h e tal a pedalar e apanhamos os "bifes" do caminho numa etapa só, tem de haver um pouco de pernas e vontade.)
 
Obrigado pelo conselho. Eu sei que a etapa é curta, a decisão foi porque vai uma BTT'ista no grupo e ela sugeriu (energicamente) que a etapa tinha que ser mais curta. Alêm disso existem pessoas que não podem meter férias e que só arrancam no dia 10 e que queriam fazer a parte Espanhola.
A ideia original era em três etapas mas os condicionantes levaram a transformar em 4.
 

SandraS

New Member
Ora essa... Mas não se trata de diminuir para 3 dias, mas sim continuarem com os 4 dias, mas de maneira a que possam chegar a santiago bem de dia e cedo... ;)
 

JMFF

New Member
Boas jcboliveira

Obrigado pela ajuda na parte dos rituais. Infelizmente não devo conseguir assistir ao "bota fumeiro" pois já não devo estar em Santiago no Domingo

As etapas que estou a pensar fazer são:
S. Pedro Rates- Ponte Lima
Ponte Lima - Pontevedra
PonteVedra - Santiago
Gostaria que o pessoal com experiencia do "Caminho" me indicasse quais os locais obrigatórios a visitar neste percurso.
Já agora outra questão, que tipo de terreno vou encontrar? Alcatrão, Mato? Percentagens de cada um? Aproximadamente, claro

Dentro das localidades de pernoita, os albergues são porreiros? As bicicletas ficam bem guardadas?
 
Quando sai da missa das 12h fiquei abismado com a quantidade de bicicletas, como cheguei no Sábado não existia tanta gente.

Nas etapas que fiz mudava alguma coisa:
1ª etapa: Saia de S. Pedro de Rates. Porto-S. Pedro de Rates é para fazer Km por vezes bem complicados. Atravessar a Via Norte passando as bicicletas por cima dos rails não lembra o diabo, extremamente perigoso.

2ª etapa. Os 35Km da Labruja quando se está fresco são impecáveis, acho preferível sair de Ponte de Lima do que de Barcelos. O problema é que se chega muito cedo, se não tivesse condicionantes iria até Porrinho.

Na 3ª etapa chamo à atenção para a recta da zona Industrial de Porinho. Passa despercebido o trilho que existe a 2/3 da recta, o trilho é à esquerda e quase toda a gente faz a recta na totalidade. Nota-se que passa despercebido porque parte do trilho é quase a corta mato. Obviamente que como se fica em Valença, a chegada a Pontevedra custa um pouco porque é uma subida um pouco técnica. Das rias-baxas a Pontevedra existem algumas zonas mal sinalizadas e é fácil falhar alguns dos trilhos.

A 4ª etapa está óptima, não mudava nada.

Conclusão: Começar em S. Pedro de Rates, podia estender a 2ª etapa de Valença até Porrinho.

Quanto aos Albergues, como estávamos à espera de muita gente, marcamos Hotéis. A regra de: entram primeiro os peregrinos a pé depois a cavalo e finalmente de bicicleta pode ser complicada em dias em que existe muita gente. Dai termos optado por Hotéis.

O terreno era muito variado.
Muito alcatrão
Muito paralelo na zona Portuguesa principalmente na 1ª etapa.
Vais encontrar muitos Km tipo estradão e algumas descidas com seixo rolante ou gravilha.
Na zona de Espanha quando as descidas eram um pouco mais inclinada existiam quase sempre umas lajetas de granito não polido.
Principalmente na última etapa apanhas uns caminhos agrícolas.
Não me lembro de apanhar pedra solta.
Levei uns Kenda Karma bem cheios no primeiro dia e com menos pressão nos outros dias. Os outros levaram Larsen e acharam óptimos para o percurso.
 

SandraS

New Member
Atenção, que existe outro caminho , também sinalizado, que não passa já pela via norte!!!

Parabéns pela tua conquista ;)
 

tpfernandes

New Member
Este ano penso fazer duas:

S.Pedro de Rates - Valença
Valença - Santiago

Vai ser um bocado puxado, é mais em jeito de treino. Se não conseguirmos, será:

S.Pedro de Rates - Valença
Valença - Caldas de Reis
Caldas de Reis - Santiago
 
Não sabia dessa possibilidade mas ainda bem.

A minha conquista foi pequena comparada com a da nossa amiga que foi no grupo. Só precisou de um pouco de ajuda na labruja para carregar a bicicleta de resto portou-se à altura.
 

jmdcfigueiredo

New Member
jcboliveira,não percebi essa de "Atravessar a Via Norte passando as bicicletas por cima dos rails não lembra o diabo, extremamente perigoso."
Podes ver AQUI se eu passei onde tu dizes!?

Quanto a essa recta no Polígono Industrial de Porriño não percebo que trilho é esse de que falas.
Então chegando ao fim da recta viramos à direita, portanto se a 2/3 viras à esquerda passado 1/3 voltas à recta, certo?
Se sim, qual é o objectivo!!??
 

pintox

Member
Os Tombatrilhos (e amigos convidados) também fizeram no passado fim de semana o Camiño, inicialmente estava previsto sairmos do Porto, mas optamos por começar em Guimarães.
Dividimo-nos em dois grupos, um fez o Camiño em dois dias e outro grupo maior em três dias.
Quanto ao grupo de 3 dias, fizemos o 1º dia até Ponte de Lima e conseguimos ficar alojados no Albergue.
No 2ºdia saimos bem cedo (6.30) para aproveitar a frescura da manhã e atacar a tão famosa Labruja que aterrorizava toda a gente, na verdade fez-se num piscar de olhos, para quem não pratica BTT acredito que até complicado aquele bocado mais ingreme, mas o retrato não é tão mau como o pintam, concluimos o dia em Pontevedra que apesar de ter o Albergue lotado direcionaram-nos para um pavilhão desportivo onde ficamos bem acomodados e como não havia restrições nas horas de entrada, ainda deu para dar uma voltinha nocturna na cidade.
No 3º foi fazer os 65kms até Santiago no relax sem grandes corridas e a disfrutar de tudo o que esta aventura nos pode proporcionar.
Venha o próximo :)
 
Na passaste pelo mesmo sítio. Continuaste pela rua de Grijó, eu virei na R.Sousa Prata e continuei pela R. do Souto. Fiquei a olhar para aquilo mas a verdade é que estava escrito nos rails "cuidado peregrino". Entretanto aprendi uma coisa, aquela zona já não é tecnicamente Via Norte mas sim N13, para quem conhece o Porto é a zona depois da bifurcação para a Maia onde tem a curva e contra curva.

Na zona Industrial mais ou menos a 2/3 vais para a esquerda, fazes um trilho que passa de trás de umas fábricas, no final do trilho vais ter depois do final da recta.
porinho.jpg
 

jmdcfigueiredo

New Member
Mas essa ida à esquerda tá marcada!?

É engraçado que é a primeira vez que ouço falar disso, e se para quem vai de bike a diferença é pouca para quem vai a pé esse minutos à "sombra" devem ser preciosos!

Um abraço
 

nunobiklas

New Member
Bom posso dizer que tendo pouca experiencia de BTT a labruja não me assustou mas cansou-me bastante. É impressionante eu de bike às costas e ver tipos a galgar pedregulhos quais cabras montanhesas. Fiquei impressionado acreditem...Um dia gostava de ter pernas (e makina) para subir a labruja sem por os pés ao chão...
 

jmdcfigueiredo

New Member
O quê nunoblikas!?

Estás a dizer que alguém sobe a labruja em cima da bike?
Só acredito vendo...

[EDIT]
Tive a pensar melhor e nem vendo acredito que alguém consegue subir a Labruja em cima da bike...
Efectivamente não é o monstro que muitos pintam mas daí até ser transponível a pedalar vai uma diferença muito grande!
 
Last edited:

nunobiklas

New Member
Ola jmdcfigueiredo!
Toda a serra da labruja não sei mas que vi pessoal a subir encostas que pensei ser impossivel subir de bike ai isso vi!! Sem querer ofender ninguem aquilo pareciam uns cavalos!!
 

jmdcfigueiredo

New Member
Isto aqui ninguém sobe, mas é só a minha opinião!


Piso horrível com muita pedra solta e uma inclinação tremenda, além de que já se levam uns 100 kms de pedal quando aqui se chega(assumindo que se saiu do Porto)
 
Top