Decidir entre uma bicicleta roda 27.5 e 29

D

Dulcidio

Guest
Gostaria de ter uma opinião vossa para me ajudar a escolher entre uma bicicleta com roda 27.5 ou 29 obrigado.
 

TiagoMAIAC

New Member
Se soubesses as discussões sobre tamanhos de roda que estão neste fórum não tinhas feito essa pergunta.

Basicamente entre as 27.5' ou 650b e as 29' há mais diferença do que 27.5' para as 26'. Mas um alguém novo que chega a este mundo e repara nestes novos tamanhos fica a pensar que 26' é coisa do passado, o que é errado.

Agora a pergunta que deves fazer é: Que tipo de BTT fazes, ou seja, location location location. A meu ver escolha entre esses tamanhos de roda resume-se muito simplesmente a:

- Se fazes um BTT mais em estradão, com caminhos mais abertos e rolantes, onde percorres maiores distancias. Escolhe a 29'.
- Se fazes um BTT mais técnico, onde precisas de uma bike mais maneirinha, manobrável e agil, escolhe 27.5' ou até mesmo 26'.

Agora já sei que vêm dizer que também podes fazer essas coisas com a 29'. Mas eu não vou responder.

Se tiveres mais duvidas, vê este video.

Cumpz e boas escolhas
 

pauloeste

New Member
O vídeo é muito explícito. A 29" é melhor quase em tudo excepto na inércia inicial e nas acelerações mas, como é explicado, passamos mais tempo a pedalar normalmente que a acelerar, logo vantagem para as 29" até porque, como explicado no vídeo, depois de vencer a inércia a roda maior toma mais balanço, ajudando a progredir no terreno.
Se juntar-mos a isso a maior facilidade em transpor obstáculos (ver ângulos mostrados) e maior tração a subir já estamos a ganhar.
Vê a resistência ao rolamento para as 29", que é, de longe, a melhor dos 3 tamanhos.

Em cinquenta quilómetros: quantas vezes arrancas e quanto tempo perdes nisso (muito poucas); quantas acelerações a fundo fazes (muito poucas); quanto tempo rolas (a maioria do tempo); quantos obstáculos tens que ultrapassar (muitos) e aqui a 29"é tipo "trator".

Em relação às 26", acabar não vão mas vê os catálogos dos fabricantes. Apenas aparecem como modelos de gama baixa ou em pouca quantidade e em modelos de down hill, de resto é tudo 27,5" e 29", sendo que as primeiras tendem a ser mais usadas em disciplinas mais agressivas (free ride) e as segundas para maratonas. Ainda assim há marcas que tendem a apostar mais nas 650b e outras nas 29". A Scott aposta em todas as medidas.

Pessoalmente ando de bicicleta há dezenas de anos (quase 43 de idade). Faço estrada e btt. Já tive HT e FS em 26" até há pouco tempo. Entretanto fui experimentando as 29" e apesar de ser de baixa estatura mandei vir uma roda grande da Alemanha e posso dizer-te.... nunca mais te lembras das 26" .

A 29" passa por todo o lado a velocidades muito superiores, chegas ao fim das voltas menos cansado porque fazes menos esforço.

Se é para sair das 26" que seja para 29". As 27,5" são muito parecidas com as 26" como refere o vídeo.

Boas escolhas.
 

davi73

Member
No meu caso estava decidido a comprar uma 27,5 não gosto da 29 porque como sou baixo e já andei com uma, sei das vantagens e desvantagens então ia para o meio termo, as principais marcas modelos 2014 não fazem 26 só 27,5 ou 29 então o vendedor quis a tudo custo impingir-me uma 26 de 2013 e então eu decidi ficar com a 26 porque fiz um excelente negocio o desconto foi sempre a subir e tenho quase a certeza que se compra-se uma 27,5 não poderia comprar um modelo tão bom por isso o vendedor ficou contente e eu também.
Se me perguntarem se deve comprar 26 ou 27,5 digo 27,5 mas nesta altura com a maluqueira dos novos tamanhos quem quiser pode fazer excelente compra na 26, por isso todos podemos dar uma opinião mas a pessoa que vai comprar depois de analisar vários fatores é que deve decidir.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Eu estou tambem a tentar comprar uma 29'' sou um tipo de 162cm que pedala a 63cm.
Depois de ler e reler e ver videos chego a conclusao que so testando vou tirar as minhas conclusoes.
Como sou baixo tenho que comprar um quadro pequeno, na 26'' tanto podia andar com um quadro 16,5''; 16''; 15,5'';15'' sendo o meu 26'' um 15'', nestes tamanhos sentia me bem em todos para a compra da 29'' ja tenho que pensar e rever bem medidas e geometrias, posso dizer que já ando na espera de resposta de varias marcas para quadros tao pequenos á 1 mês, mas parece que se começa a ver a luz ao fim do tunel.
Neste momento o quadro que mais me interessa em tamanho será um 14'', este quadro entre eixos é do tamanho do meu 26'' logo será tambem muito parecido conduzir em locais apertados pois vai ficar na totalidade talvez com 10cm em relaçao ao 26''
Visto isto parece me que com um quadro adequado e com um peso igual a 26'' será muito parecido andar de 29'' e 26'' tirando aquelas situaçoes que o Paulo falou das aceleraçoes, mas para o btt que faço nao faço muitas aceleraçoes, o meu btt é mais de diverçao e convivio.
Se a subir for mais lento, nao ha problema pois eu ja tive uma FS e cansava me menos pois tinha mais traçao,, é verdade que era mais lento um pouco, por isso se com a 29'' for parecido nao sera nada que já nao tenha sentido.
Por ultimo acho que para quem se quer divertir tanto se diverte de 26'' 650d ou 29'' HT ou FS, aluminio ou carbono. Eu já experimentei ht aluminio, FS de aluminio, HT de carbono tudo em 26'', agora vou avançar para HT 29'' de carbono, pois de todas o que mais gostei foi do comportamento da ht de carbono, atençao todas as minhas montagens estiveram muito parecidas em peso. HT aluminio 9.6kg, FS aluminio 10,260kg e HT de carbono 9.2kg sendo que prevejo a montagem 29'' que estara em curso logo que obtenha o tamanho desejado do quadro com um peso de 9,5kg será dentro dos parametros que estou habituado.
Penso que se todos tiverem este trabalho de pesquisa que vao conseguir obter um resultado muito semelhante tanto em 26'' como em 29''
 

ORANGE_77

New Member
Isto do mercado anda engraçado quando andava a ver bicicletas para comprar acabei por comprar uma FS roda 26, mas na altura a minha ideia sempre foi comprar roda 29 e semi-rigida mas numa ida a loja vi a KTM PHINX 4.0 estava em promoção o modelo de 2012 nova acabei por comprar a bicicleta mas lembro-me que na altura que eu andava á procura de uma bicicleta toda a gente dizia que 650 B nem é carne nem peixe e agora as marcas invadem-nos com as 650 B é que é bom...Enfim é o mercado global e á procura de vender..Eu no outro dia participei numa prova e la fui todo artista como arranquei em ultimo achei engraçado muito pessoal com os tractores roda 29 nas subidas com pedra e sítios em que se tinha de escolher o melhor caminho a ficarem apeados ou mesmo nas zonas com lama passavam dificuldades e eu felizmente passei em tudo que era sitio.
 

ElGamal

Member
achei engraçado muito pessoal com os tractores roda 29 nas subidas com pedra e sítios em que se tinha de escolher o melhor caminho a ficarem apeados ou mesmo nas zonas com lama passavam dificuldades e eu felizmente passei em tudo que era sitio.
é porque tinhas melhores pernas e técnica do que eles!
as minhas pernas não mudaram muito de uma semana para a outra, e a técnica continua a mesma desgraça, e garanto-te que notei melhorias em subidas com pedra e afins quando troquei de 26FS para 29 (HT).
e não é placebo! ou se subia ou não!
 

tobias

Member
é porque tinhas melhores pernas e técnica do que eles!
as minhas pernas não mudaram muito de uma semana para a outra, e a técnica continua a mesma desgraça, e garanto-te que notei melhorias em subidas com pedra e afins quando troquei de 26FS para 29 (HT).
e não é placebo! ou se subia ou não!

Bom dia
Sou da mesma opinião, mudei à pouco tempo para 29, e não tenho muita técnica e noto diferenças substanciais a subir sobre pedra solta e regos para muito melhor.
 

cayto

New Member
Isso a meu ver continua a ser relativo atribuir à roda 29. Tenho uma 27,5 e também notei diferença em relação à 26. No entanto é de notar que agora estou melhor preparado que quando tinha a 26.

O que vejo ainda é, em algumas subidas as 29 pela menor capacidade de aceleração levarem coça da 650b...o transpor obstáculos transponho tudo o que as 29er fazem e nas subidas consigo ter maís ímpeto e mais agilidade e margem de manobra....
 

ORANGE_77

New Member
São opiniões todo tipo de roda tem as suas vantagens e desvantagens cabe a cada um decidir qual é melhor para si a minha técnica é fraca e tenho apurado desde que tenho esta FS para o tipo de BTT que gosto de fazer a minha bicicleta adequa-se na perfeição subidas com pedra, com muito inclinação em que se exige poder de aceleração é o que gosto de fazer, mas também não me custa admitir que quando toca a rolar em estradão muitas vezes levo cada atesto :) em estrada nem se fala mas eu comprei uma bicicleta para o monte portanto não me importa...mas não se pode ter tudo.
 

mack1

Active Member
Visto que mais colegas tiveram esta dúvida gostaria de algum feedback sobre quem teve de optar e escolheu ou 27.5 ou 29er. Após ver a balança entre uma medida e outra à aqui mais um factor que me deixou indeciso que foi o preço. A mesma bicicleta difere entre 27.5 e 29er com diferenças de preço que chegam a ser consideráveis. Tendo em conta que tenho 1.90m e 100kg e que me vou iniciar no BTT, logo nada de percursos técnicos ou muito duros, gostaria para além de feedbacks, alguns conselhos também.

Obrigado.
 

kanoysta

Member
boas. just my 2 cents
nunca andei de 27.5 mas entre 26 e 29... só posso dizer 29 em qualquer tipo de terreno. Não preciso de ver vídeos ou reviews e aconselho qualquer um a experimentar, porque "gostos não se discutem"!
sempre fui céptico à moda das 29 até andar a sério numa (apesar de na primeira vez não ter gostado em subida). neste momento não tenho razões nenhumas para voltar atrás.
 

mack1

Active Member
Já nem levo tanto a discussão a um nível técnico, o meu problema é mais a nível estético, porque sou uma pessoa grande e em cima de uma 29" sempre dá um ar mais " normal " :D , ao passo que numa 26" parece que a bicicleta é demasiado pequena, independentemente do quadro ser L ou XL.
 
Top