Boas
Venho apresentar/analisar a minha bike/projecto :arrow:
Isto já era para ter sido feito há mais tempo, mas com a falta deste último não seria possível fazer uma análise digna desse nome. Agora sim, estou finalmente de férias e sem exames para fazer, portanto cá vai disto:
Em 2005, tinha eu 13 anos, e “a malta” queria era fazer umas brincadeiras nas bikes com umas descidas e uns saltinhos… Altura de recuperar a minha antiga roda 20” com que se pode dizer que me iniciei no BTT. Aguentava-se, mas eu queria mesmo era uma bike mais a sério, com que pudesse dar uns saltinhos com os amigos e até fazer uns passeios no mato.
Final de 2005, era então altura de pesquisar e, mesmo sem perceber nada de bikes, escolher uma. Decidi-me pela Rockrider 6.3 da Decathlon, com suspensão total por cerca de 450€ se não me engano. In(felizmente) quando fui à Decathlon do Montijo estava esgotada, mas era o agora ou nunca, se queria comprar uma bike era lá e naquele momento. O funcionário indicou o modelo correspondente mas só com suspensão à frente, por 450€. Eu lá pensava, bom lá vai ter que ser esta, mas entretanto vi ao lado uma bike escura, com um ar agressivo e de competição. Por curiosidade perguntei ao funcionário quanto é que uma bike daquelas custaria, e qual não é o meu espanto quando ele disse que custava 500€ :ideia: A partir daqui já se sabe o fim desta história :roll: :mrgreen:
Quadro: Decathlon Rockrider 8.1 2005
Suspensão: Manitou Axel Elite TPC
Travões: Hayes so1e
Pedaleira: Truvativ Blaze
Desviador fr.: Shimano Deore
Desviador tr.: Shimano Deore Lx
Manípulos: Shimano Deore
Pedais: Wellgo de encaixe
Aros: Mavic XM117 disc
Selim: Fizik Nissene
Pneus: Hutchinson Bulldog
Avanço, espigão, guiador: Rockrider Comp
Tudo trabalhava como era pedido e eu estava encantado com o desempenho e leveza da máquina 8) Se bem que a exigência na altura não era muita
Andava com os adaptadores de plástico nos pedais de encaixe para poder usar calçado normal, e mais tarde tive que trocar por uns pedais de plataforma.
A primeira modificação feita foi os pneus. Os bulldog foram bons enquanto duraram, mas a verdade é que esse período foi muito curto, aquilo perdeu o rasto em pouco tempo e com pouco andamento :evil: Como a malta queria era “córtir” :mrgreen:, comprei uns Tioga factory DH 2.1 arame, numa loja perto e bem baratinhos. Tracção e grip nunca faltaram, e controlava-se a bike em situações bem complicadas, mas arrastar aquele enorme atrito e peso nas voltas era muito complicado :grrr:
Em 2008 comecei a andar regularmente, sozinho ou num grupo de BTT, a participar em passeios, e foi aí que houve necessidade de evoluir. Em Abril vieram luvas, capacete, óculos, camelback e… sapatos de encaixe. Bora lá experimentar! :wink:
Além do equipamento, troquei novamente os pneus, mesmo com os Tioga ainda com o rasto quase todo, pelos Maxxis Larsen TT 2.0 atrás e Maxxis Crossmark 2.1 à frente, ambos na versão kevlar, bem como o selim por um BBB Anatomicdesign branco.
Maxxis Larsen TT 2.0
Bom rolador, boa tracção, a sua largura e os muitos tacos juntos são uma grande ajuda na areia solta do verão, e o poder de travagem é excelente. A lama é para evitar senão passamos km’s para largar kg’s de lama, além de que a tracção vai à vida nestas circunstâncias. Durabilidade, já cá está na roda de trás de uma hardtail à mais de 1 ano e continua, e o rasto parece ir ainda sensivelmente a meio. Resistência, basta dizer que nunca tive furos mesmo tendo feito bem por isso, e que estão montados como tubeless com stans desde Setembro de 2008. Há quem diga que atrás o melhor é trocar o sentido de rotação, não me convencem, nem preciso de experimentar para chegar à conclusão de que iria perder travagem, rolar e durabilidade, além de que a tracção que tenho no sentido de rotação convencional é suficiente.
Maxxis Crossmark 2.1
Partilha com o larsen todas as características, a tracção não conheço pois só o tenho à frente, e o grip é bom mas neste momento não acho suficiente, algo inseguro, não tenho confiança nele para fazer descidas e curvas perto do limite, e alguns arranhões poderiam ter sido evitados com um pneu melhor à frente. De qualquer maneira acredito que seja um pneu superior ao larsen, tanto à frente como atrás. Pesam os dois o mesmo cerca de 560g.
BBB Anatomicdesign
Branco, fino e muito racing, é um selim bem bonito e que fica mesmo muito bem na minha bike. Não tem gel, a espessura é muito pouca, os carris em cromoly, mas a verdade é que graças ao buraco anatómico e à elevada flexão do corpo do selim este consegue ser confortável, aguentando uns valentes km’s sem que nós nos queixemos dele. No inicio pode requerer alguma habituação ao selim, mas é rápido.
Com a regularidade aumenta as capacidades do piloto e mais aumentam as suas exigências em relação à sua montada. Os pedais de encaixe foi uma grande evolução e a pedalada e o controlo são melhores sem comparação, mas mal apanhavam lama mandavam-me ao chão :evil: a suspensão não tinha sensibilidade nenhuma o desviador da frente abanava e fazia um barulho irritante, o guiador era elevado :s… por outras palavras, estava na altura de fazer uns upgrades à séria Isto até porque foi à 1 ano que descobri este fórum e fui percebendo mais da coisa e passei a adorar as montagens escolhidas a olho de topo que por cá se vêm ipocas: :drool:
Compras na net incluídas, e com sites com preços e variedade como a bike-components, a coisa tornou-se menos difícil, ainda assim exigiu muita pesquisa sobre componentes e lojas on-line como é óbvio.
Em Setembro isto passa à prática e vem uma suspensão Manitou R7 MRD Absolute 100mm branca, pedais crank brothers egg beater sl, desviador da frente shimano XT downswing, avanço KCNC sc wing 120mm e guiador KCNC sc bone recto 25.4mm.
Comprei também, mas na loja local, uns punhos Bontrager Race X Lite.
Manitou R7 MRD Absolute
Excelente escolha, preferi esta suspenção face às SID, Magura, Dtswiss devido ao peso, preço, beleza e não ter bloqueador no guiador, mas a verdade é que o funcionamento não fica atrás e o sistema de plataforma Absolute funciona de forma exemplar, absorvendo a pancada mas ao pedalar não bombeia nada, e mesmo em pé e com vigor na pedalada a suspensão quase não mexe, é incrível… mas se fizermos questão de a bloquear, é só ir rodando o botão vermelho que ela vai ficando mais dura até bloquear, mas não há necessidade. No princípio achei um pouco de falta de sensibilidade, e no final de 2008, pouco tempo depois de a comprar, teve um problema qualquer no sistema amortecedor/plataforma e ficou um pouco em baixo. Princípio de 2009 vai para a Macario, importador mais próximo, em Madrid, para a garantia, com a ajuda da loja local. Foi enviada no começo de uma semana e no final da mesma chegou de novo à loja local, e arranjada. Levou umas quantas coisas novas no sistema Absolute, peças essas cobertas pela garantia, e paguei apenas o preço normal de revisão. Desde então funciona como descrevi no inicio e sem falhas nem problemas.
Crank Brothers Egg Beater SL
Farto de cair ao chão cada vez que paro num dia mais húmido, e como os pedais wellgo pesam quase ½kg, procurei uns pedais melhores e dei com os Egg Beaters e o seu baixo peso, interessante sistema e excelente reputação na lama, bem como as folgas a mais. Resolvi arriscar com os SL e tenho a dizer o seguinte, desde que tenho os pedais, Setembro de 2008, NUNCA mais caí por causa dos pedais. Encaixam e prendem bem, permitem alguma liberdade para mais movimentos dos pés nos pedais para controlar a bike e, sempre que a coisa corre mal ou a bike para sem estarmos à espera, desencaixam sempre, não falha. Por outro lado, neste momento já estão cheios de folgas, principalmente na mola, mas continuam a funcionar bem, se deixarem de funcionar então logo os troco, mas só por outros Egg Beater, desde que os comprei que não quero outra coisa.
KCNC sc wing
Muito leve e bonito, como vem de origem já com parafusos de titânio deixa uma preocupação a menos para o futuro.
KCNC sc bone
Também leve e bonito, ao contrário da concorrência directa vem com 600m e cada um que corte o que quiser. O meu fica larguinho que não faz mal. Adoro o facto de que, sendo de alumínio, dá a abada a muitos de carbono no que toca ao peso.
Bontrager Race X Lite
Muito mais leves que uns punhos de borracha, também são confortáveis, mas acho um pouco macios de mais o que faz com que fiquem demasiado comprimidos quando utilizados, talvez se perca um pouco do feeling que a borracha transmite, mas ainda assim gostei e é para continuar, cuidado é com as silvas.
Contas feitas e com estes últimos upgrades o peso baixou 999g
Chega o Natal, aumenta o saldo disponível, e a transmissão queixa-se do desgaste, está a pedir uma nova. Ao mesmo tempo as rodas eram algo pesadinhas e o sistema de esferas estava a pedir uma evolução.
A transmissão chegou primeiro
Shimano XTR
Shimano XT
Sram Attack
Com isto baixou 550g o peso da bike.
A transmissão funciona sem falhas e com muita suavidade, às vezes meto uma mudança e penso que falhou e continuou na mesma mas na verdade nunca falha. A mudança que mais se fez sentir foram os manípulos, com o gripshift dos Attack da Sram. Meto e tiro o numero de mudanças que me apetecer e o sistema é tão rápido e natural que nem preciso de pensar em mudar de mudança antes de o fazer como acontecia com os rapidfire, simplesmente mudo, é fantástico :shock:
Depois vieram as rodas, bem como os seus apertos
American Classic 09, Notubes ZTR Olympic, CN 424
Uma montagem leve, mas também de qualidade, resistente e utilizável em qualquer situação. Os cubos rolam até mais não, mesmo o de trás com a roda livre aos estalinhos roda que se farta. Os estalinhos não incomodam e em andamento só com atenção a eles é que os ouvimos. Os aros aguentam muito mais do que se pensa, nas 24h de Coruche, na quase estreia das rodas, levaram com valentes porradas contra os lancis dos passeios, especialmente a de trás, mas continuaram até hoje rijas e sem empenos. Estão montadas tubeless com uma fita adesiva de improviso comprado na loja dos chineses e duas válvulas presta recortadas de duas câmaras de ar, até agora sem problemas.
Estes apertos não rápidos são leves, ainda para mais tendo em conta o que custaram. Ando sempre com o mini kit de chaves por isso tirar as rodas não é um problema, já que os parafusos são allen. Tem ainda a vantagem de poder apertar as rodas com mais força.
Com estas alterações nas rodas foram à vida 822g
E é assim que a bike se encontra actualmente :wink:
Resta dizer que a bike nunca se nega a alterações de velocidaade e esté sempre pronta a subir
Agora venham lá esses comentários :yeah:
Venho apresentar/analisar a minha bike/projecto :arrow:
Isto já era para ter sido feito há mais tempo, mas com a falta deste último não seria possível fazer uma análise digna desse nome. Agora sim, estou finalmente de férias e sem exames para fazer, portanto cá vai disto:
Em 2005, tinha eu 13 anos, e “a malta” queria era fazer umas brincadeiras nas bikes com umas descidas e uns saltinhos… Altura de recuperar a minha antiga roda 20” com que se pode dizer que me iniciei no BTT. Aguentava-se, mas eu queria mesmo era uma bike mais a sério, com que pudesse dar uns saltinhos com os amigos e até fazer uns passeios no mato.
Final de 2005, era então altura de pesquisar e, mesmo sem perceber nada de bikes, escolher uma. Decidi-me pela Rockrider 6.3 da Decathlon, com suspensão total por cerca de 450€ se não me engano. In(felizmente) quando fui à Decathlon do Montijo estava esgotada, mas era o agora ou nunca, se queria comprar uma bike era lá e naquele momento. O funcionário indicou o modelo correspondente mas só com suspensão à frente, por 450€. Eu lá pensava, bom lá vai ter que ser esta, mas entretanto vi ao lado uma bike escura, com um ar agressivo e de competição. Por curiosidade perguntei ao funcionário quanto é que uma bike daquelas custaria, e qual não é o meu espanto quando ele disse que custava 500€ :ideia: A partir daqui já se sabe o fim desta história :roll: :mrgreen:
Quadro: Decathlon Rockrider 8.1 2005
Suspensão: Manitou Axel Elite TPC
Travões: Hayes so1e
Pedaleira: Truvativ Blaze
Desviador fr.: Shimano Deore
Desviador tr.: Shimano Deore Lx
Manípulos: Shimano Deore
Pedais: Wellgo de encaixe
Aros: Mavic XM117 disc
Selim: Fizik Nissene
Pneus: Hutchinson Bulldog
Avanço, espigão, guiador: Rockrider Comp
Tudo trabalhava como era pedido e eu estava encantado com o desempenho e leveza da máquina 8) Se bem que a exigência na altura não era muita
Andava com os adaptadores de plástico nos pedais de encaixe para poder usar calçado normal, e mais tarde tive que trocar por uns pedais de plataforma.
A primeira modificação feita foi os pneus. Os bulldog foram bons enquanto duraram, mas a verdade é que esse período foi muito curto, aquilo perdeu o rasto em pouco tempo e com pouco andamento :evil: Como a malta queria era “córtir” :mrgreen:, comprei uns Tioga factory DH 2.1 arame, numa loja perto e bem baratinhos. Tracção e grip nunca faltaram, e controlava-se a bike em situações bem complicadas, mas arrastar aquele enorme atrito e peso nas voltas era muito complicado :grrr:
Em 2008 comecei a andar regularmente, sozinho ou num grupo de BTT, a participar em passeios, e foi aí que houve necessidade de evoluir. Em Abril vieram luvas, capacete, óculos, camelback e… sapatos de encaixe. Bora lá experimentar! :wink:
Além do equipamento, troquei novamente os pneus, mesmo com os Tioga ainda com o rasto quase todo, pelos Maxxis Larsen TT 2.0 atrás e Maxxis Crossmark 2.1 à frente, ambos na versão kevlar, bem como o selim por um BBB Anatomicdesign branco.
Maxxis Larsen TT 2.0
Bom rolador, boa tracção, a sua largura e os muitos tacos juntos são uma grande ajuda na areia solta do verão, e o poder de travagem é excelente. A lama é para evitar senão passamos km’s para largar kg’s de lama, além de que a tracção vai à vida nestas circunstâncias. Durabilidade, já cá está na roda de trás de uma hardtail à mais de 1 ano e continua, e o rasto parece ir ainda sensivelmente a meio. Resistência, basta dizer que nunca tive furos mesmo tendo feito bem por isso, e que estão montados como tubeless com stans desde Setembro de 2008. Há quem diga que atrás o melhor é trocar o sentido de rotação, não me convencem, nem preciso de experimentar para chegar à conclusão de que iria perder travagem, rolar e durabilidade, além de que a tracção que tenho no sentido de rotação convencional é suficiente.
Maxxis Crossmark 2.1
Partilha com o larsen todas as características, a tracção não conheço pois só o tenho à frente, e o grip é bom mas neste momento não acho suficiente, algo inseguro, não tenho confiança nele para fazer descidas e curvas perto do limite, e alguns arranhões poderiam ter sido evitados com um pneu melhor à frente. De qualquer maneira acredito que seja um pneu superior ao larsen, tanto à frente como atrás. Pesam os dois o mesmo cerca de 560g.
BBB Anatomicdesign
Branco, fino e muito racing, é um selim bem bonito e que fica mesmo muito bem na minha bike. Não tem gel, a espessura é muito pouca, os carris em cromoly, mas a verdade é que graças ao buraco anatómico e à elevada flexão do corpo do selim este consegue ser confortável, aguentando uns valentes km’s sem que nós nos queixemos dele. No inicio pode requerer alguma habituação ao selim, mas é rápido.
Com a regularidade aumenta as capacidades do piloto e mais aumentam as suas exigências em relação à sua montada. Os pedais de encaixe foi uma grande evolução e a pedalada e o controlo são melhores sem comparação, mas mal apanhavam lama mandavam-me ao chão :evil: a suspensão não tinha sensibilidade nenhuma o desviador da frente abanava e fazia um barulho irritante, o guiador era elevado :s… por outras palavras, estava na altura de fazer uns upgrades à séria Isto até porque foi à 1 ano que descobri este fórum e fui percebendo mais da coisa e passei a adorar as montagens escolhidas a olho de topo que por cá se vêm ipocas: :drool:
Compras na net incluídas, e com sites com preços e variedade como a bike-components, a coisa tornou-se menos difícil, ainda assim exigiu muita pesquisa sobre componentes e lojas on-line como é óbvio.
Em Setembro isto passa à prática e vem uma suspensão Manitou R7 MRD Absolute 100mm branca, pedais crank brothers egg beater sl, desviador da frente shimano XT downswing, avanço KCNC sc wing 120mm e guiador KCNC sc bone recto 25.4mm.
Comprei também, mas na loja local, uns punhos Bontrager Race X Lite.
Manitou R7 MRD Absolute
Excelente escolha, preferi esta suspenção face às SID, Magura, Dtswiss devido ao peso, preço, beleza e não ter bloqueador no guiador, mas a verdade é que o funcionamento não fica atrás e o sistema de plataforma Absolute funciona de forma exemplar, absorvendo a pancada mas ao pedalar não bombeia nada, e mesmo em pé e com vigor na pedalada a suspensão quase não mexe, é incrível… mas se fizermos questão de a bloquear, é só ir rodando o botão vermelho que ela vai ficando mais dura até bloquear, mas não há necessidade. No princípio achei um pouco de falta de sensibilidade, e no final de 2008, pouco tempo depois de a comprar, teve um problema qualquer no sistema amortecedor/plataforma e ficou um pouco em baixo. Princípio de 2009 vai para a Macario, importador mais próximo, em Madrid, para a garantia, com a ajuda da loja local. Foi enviada no começo de uma semana e no final da mesma chegou de novo à loja local, e arranjada. Levou umas quantas coisas novas no sistema Absolute, peças essas cobertas pela garantia, e paguei apenas o preço normal de revisão. Desde então funciona como descrevi no inicio e sem falhas nem problemas.
Crank Brothers Egg Beater SL
Farto de cair ao chão cada vez que paro num dia mais húmido, e como os pedais wellgo pesam quase ½kg, procurei uns pedais melhores e dei com os Egg Beaters e o seu baixo peso, interessante sistema e excelente reputação na lama, bem como as folgas a mais. Resolvi arriscar com os SL e tenho a dizer o seguinte, desde que tenho os pedais, Setembro de 2008, NUNCA mais caí por causa dos pedais. Encaixam e prendem bem, permitem alguma liberdade para mais movimentos dos pés nos pedais para controlar a bike e, sempre que a coisa corre mal ou a bike para sem estarmos à espera, desencaixam sempre, não falha. Por outro lado, neste momento já estão cheios de folgas, principalmente na mola, mas continuam a funcionar bem, se deixarem de funcionar então logo os troco, mas só por outros Egg Beater, desde que os comprei que não quero outra coisa.
KCNC sc wing
Muito leve e bonito, como vem de origem já com parafusos de titânio deixa uma preocupação a menos para o futuro.
KCNC sc bone
Também leve e bonito, ao contrário da concorrência directa vem com 600m e cada um que corte o que quiser. O meu fica larguinho que não faz mal. Adoro o facto de que, sendo de alumínio, dá a abada a muitos de carbono no que toca ao peso.
Bontrager Race X Lite
Muito mais leves que uns punhos de borracha, também são confortáveis, mas acho um pouco macios de mais o que faz com que fiquem demasiado comprimidos quando utilizados, talvez se perca um pouco do feeling que a borracha transmite, mas ainda assim gostei e é para continuar, cuidado é com as silvas.
Contas feitas e com estes últimos upgrades o peso baixou 999g
Chega o Natal, aumenta o saldo disponível, e a transmissão queixa-se do desgaste, está a pedir uma nova. Ao mesmo tempo as rodas eram algo pesadinhas e o sistema de esferas estava a pedir uma evolução.
A transmissão chegou primeiro
Shimano XTR
Shimano XT
Sram Attack
Com isto baixou 550g o peso da bike.
A transmissão funciona sem falhas e com muita suavidade, às vezes meto uma mudança e penso que falhou e continuou na mesma mas na verdade nunca falha. A mudança que mais se fez sentir foram os manípulos, com o gripshift dos Attack da Sram. Meto e tiro o numero de mudanças que me apetecer e o sistema é tão rápido e natural que nem preciso de pensar em mudar de mudança antes de o fazer como acontecia com os rapidfire, simplesmente mudo, é fantástico :shock:
Depois vieram as rodas, bem como os seus apertos
American Classic 09, Notubes ZTR Olympic, CN 424
Uma montagem leve, mas também de qualidade, resistente e utilizável em qualquer situação. Os cubos rolam até mais não, mesmo o de trás com a roda livre aos estalinhos roda que se farta. Os estalinhos não incomodam e em andamento só com atenção a eles é que os ouvimos. Os aros aguentam muito mais do que se pensa, nas 24h de Coruche, na quase estreia das rodas, levaram com valentes porradas contra os lancis dos passeios, especialmente a de trás, mas continuaram até hoje rijas e sem empenos. Estão montadas tubeless com uma fita adesiva de improviso comprado na loja dos chineses e duas válvulas presta recortadas de duas câmaras de ar, até agora sem problemas.
Estes apertos não rápidos são leves, ainda para mais tendo em conta o que custaram. Ando sempre com o mini kit de chaves por isso tirar as rodas não é um problema, já que os parafusos são allen. Tem ainda a vantagem de poder apertar as rodas com mais força.
Com estas alterações nas rodas foram à vida 822g
E é assim que a bike se encontra actualmente :wink:
Resta dizer que a bike nunca se nega a alterações de velocidaade e esté sempre pronta a subir
Agora venham lá esses comentários :yeah: