Dakota 10 ou Dakota 20

rm6

Member
Boa noite,
depois de pesquisar este fórum, e não conseguindo encontrar informação para a minha duvida, abri este tópico para o seguinte:
Estou para comprar um gps e depois de voltas e mais voltas...decidi ficar-me por dois modelos, o Garmin DakotA 10 e o Garmin Dakota 20, do garmin dakota 20 encontrei muita informação e sei quais as diferenças para o Dakota 10. Agora as minhas duvidas são : será que a bússola, o altímetro e o facto de ter cartão de memória, justifica o investimento extra. Será que vou usar assim tanto a bússola, e o cartão. Já o altímetro é possível usar mais, mas o resto faz assim tanto a diferença?

Desde já agradeço a vossa ajuda, e caso este tópico seja repetido peço o favor aos moderadores de o apagar e informar-me onde encontar outras infos sobre este assunto... :)

Obrigado
 

SilverKid

New Member
eu tenho o 10 e faz o efeito do 20 e penso que para mim a diferença de valores nao se justifica...
ao chegar a casa vejo a altimetria...
quanto ao cartao de memoria olha q o aparelho ja traz 800mb livre e mesmo esses 800 sao mais que suficientes para os tracks.
esta e a minha opiniao.
abraço
 

rm6

Member
Boas,
Obrigado, pela partilha. É mesmo esse tipo de experiências/informações que procuro.
O meu receio seria o de querer colocar mapas e tracks no Dakota 10 e não ter capacidade suficiente...
A altimetria realmente pode ser vista em casa :)
obrigado
 

Xp.to

New Member
Boas,

Tive a mesma duvida e tambem optei por comprar o DK 10 e para o que pretendo (registar os sitios por onde ando e/ou seguir um track feito por alguem!) serve perfeitamente. Ainda este fim de semana fez SM Feira - Fatima por Caminhos de Santiago e cumpriu na perfeição já que segui um track e ao mesmo tempo registou o percurso que fiz.

Resumindo, acho que não vale a pena o valor pago a mais no DK 20.

Abr e boas pedaladas

Rui
 
Não esquecer que não tem bússola e possibilidade de cartão de dados. Cada um é que sabe se estas diferenças têm algum valor na utilização que se dá. Pessoalmente tem:
Bússola dá muito jeito para decidir num entroncamento qual o caminho a seguir;
cartão SD coloco mais mapas como o lusitania e a o hispania
 
V

vista

Guest
Eu gostaria de saber se o gps dakota 20 tras suporte para a bicicleta de btt? E onde poço comprar?
 
Last edited by a moderator:

Hautamaki

New Member
Tb tinha essa dúvida na hora da compra e acabei por optar pelo DK 20.
Isto pq, para além de monitorizar os klm's percorridos de um track no gps, tb consigo pelo altímetro visualizar em que parte estou podendo gerir o meu esforço para subidas que se seguem. Para mim, é imprescindível. Além disso, tb dou importância à altitude.
No entanto...e apenas depois de compraro GPS é que fiquei a saber o que era o geocaching. A bússula dá grande jeito para isso.

Pela diferença de preço, q n é exorbitante, fica-se com um GPS completíssimo.
Mas...é a minha opinião, claro.

Boa sorte! Depois diz qual foi a tua opção.
 

shelltox

Super Moderador
off-tópic:
Este tópico cria-me um problema, passo a explicar. Por norma não deixo continuar tópicos sobre modelos diferentes na mesma gama, ou tópicos GPSr x vs GPSr y; GPSr x vs GPSr w;GPSr vs Telm xpto e vs Telm xpto1;etc. No entanto não tive oportunidade de intervir mais atempadamente para o encaminhar para GPS? Qual comprar? ou mesmo Garmin Dakota 20 (que tenho na ideia a questão já ter sido abordada em ambos).
Entretanto o tópico ganhou volume e qualidade de respostas que seria mau se perderem.

Minha opinião:
SDcard - nem tanto pela capacidade extra visto que chega para um topo iberia,estradas iberia, topo pt. Mas permite em caso de algum mapa dar problema retira-se o sd e GPSr rulez.
Bússula - (já explicado)orientação rápida do mapa, ainda mais útil em caminhada ou geocaching..sem ela também se perde a função sigh n'go
Altimetro - (já explicado) gosto de o perfil de altitudes do percurso á frente e também gosto de consultar o actual.
wireless - para acessórios FC;caden;chirp; transferência de ficheiros entre aparelhos
Sons - se só os bip's no modo automóvel a cada nova instrução já fazem sentir falta da voz..sem nada então. Também gosto de os ouvir a seguir cada ponto de uma rota.
Tecnologicamente a diferença de preços justifica-se, na prática já depende do partido que cada um tirará do aparelho. Ler o manual, ver a potencialidades e ver o que serve ao nosso caso. Não esquecer a evolução do utilizador, no primeiro dia até se toca nos botões a medo, ao fim de alguns tempos já sugamos as funções e desejaríamos que mais houvessem .

ps. a ferramenta de procura,funciona dentro de um post.
 

rm6

Member
uma duvida que surgiu!
Tenho lido que os gps em geral tem uma duração de x tempo em uso, agora, quando as pilhas começam a acabar, é possível trocar as pilhas por outras carregadas e continuar a fazer o trilho que estavamos a seguir?
 
Ola rm6, creio que todos os gps quando acabam as pilhas, guardam o track.. Portanto quando colocas umas novas, segues o ponto onde estás.. Senão é so ires buscar o track de novo e segue-lo de onde ficas-te.
Eu tenho o oregon 550 e ele guarda-me onde fiquei..
Espero ter-te ajudado.
Um abraço
 

Xp.to

New Member
A mudança de pilhas não afecta a geravação do percurso, excepto se quando este desliga continuares a pedalar. Claro que com o gps desligado não vai registar o percurso feito. Nesta "aventura" até Fatima utilizei pilhas recarregaveis que fui mudando quando era necessário (a duração varia ligeiramente consoante o estado das pilhas e do tipo de uso que dás ao gps!). Usei 8 pilhas e registei um track com 225 kms e 14 horas de pedalada activa.

Abraço

Rui
 
L

leogiramundos

Guest
Bom dia, comprei a pouco dias uma Garmin Dakota 10 e sou totalmente leigo no assunto GPS! tenho algumas dúvidas:
- Não sei como colocar os track feitos por outros(baixados pela net)
- Não aparece o mapa, com ruas e estradas( tenho que colocar outra mapa mais detalhado?)
- Como gravo as rotas, trajetos feito por mim?
Obrigado pela ajuda.
Leogiramundos
Bip...TT
 
Leogiramundos
1 - Procura os tracks, faz download do ficheiro em formato GPX, liga o dakota ao PC e copia ao ficheiro para o directório GPX
2 - Sim, tópico topolusitania
3 - Basta ligar o GPS que ele começa logo a gravar
 

rm6

Member
Boas,

Depois de tanta coisa com os dakota 10 ou 20, não é que a minha metade ofereceu-me um 60csx :) (pelos vistos foi um negócio porreiro)
Ando agora a estudar o bicho...
abçs
 

shelltox

Super Moderador
E um aparelho muito valido. Basicamente muda o aspecto e o modo navegar nas funções(teclas). Poderás guiar-te praticamente por toda informação relativa aos Oregon's e Dakota's
 

Barão Vermelho

New Member
Pessoal, uma pequena questão para quem me quiser ajudar. Adquiri um Dakota 10 novo, e como vem totalmente "virgem", estou a tentar kitá-lo um pouco. Sabem se dá para instalar alguma aplicação que o faça funcionar como um normal GPS de automóvel? No topolusitania não aconselham a instalar o V096 na memória do GPS, mas sim no cartão. Ora, como este GPS não tem cartão, o que devo fazer?
Obrigado
 
Top