Dúvidas sobre tamanho do quadro.

Dário Cardoso

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Vou manter a suspensão de 80mm por enquanto mas quando a substituir vou trocar por uma de 100 a mais indicada. Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
 

INTERCEPTOR

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Contrariamente ao que muita gente pensa, a medida do quadro não está relacionada directamente á altura do ciclista.
A medidade de referência mais importante é a do "entre-pernas".
Exemplo:
Altura - Eu meço 1,86m e o meu colega de trabalho também.
Entre-pernas - Eu tenho 92cm e o meu colega tem 83cm. ( tal como outro colega nosso, que mede 1.70m de altura)
São quase 4 polegadas de diferença entre nós os dois.
Estando os meus 92cm adequados para um XL, os 83cm dele estão para um M. Mas como ele tem tronco e braços compridos o meio termo será sempre um L.
Estas medidas interferem no comprimento de espigão de selim que estará saido para fora, se for muito pode partir o espigão. No comprimento de espigão de selim que estará inserido no quadro, se for pouco pode partir o quadro. E no comprimento do tubo horizontal, se for pequeno demais batemos com os joelhos no guiador quando subimos em pé ou fazemos sprints.
Quanto á técnica: por muita que tenhas, se não tiveres uma bike que te dê liberdade de movimentos em cima dela.....
Espero ter ajudado.

Boas pedaladas.
 

fitty77

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Isso dos tamanhos, para malta mais alta, é sempre complicado.... Eu tenho 1.91m e vejo-me à rasca para escolher uma bike, porque sendo certo que me dou melhor com tamanhos pequenos (monto-me num quadro M, e para mim é nde me sinto bem, mas.... o problema é que dificilmente arranjo um com um tubo de selim capaz de lidar (em conjunto com o espigão, obviamente) com o meu comprimento de pernas. Por isso, tenho que me desenrascar com quadros maiores...

Quando comprei a minha primeira bike, foi uma Canyon de suspensão total, e eles no site têm uma ferramenta que permite introduzir as medidas do corpo e obtem-se o tamanho do quadro, mas existe lá uma opção que define se a nossa utilização da bicicleta é mais desportiva, ou mais descontraida. Na primeira, aconselhava-me um L (que na Canyon é 20") e na segunda um XL (penso que 21.5 ou 22). Escolhi a primeira. Mas ao usar, não me sentia bem na bike, por um conjunto de circunstancias. Depois troquei por um quadro de uma rigida,escolhi um 19", e posso dizer que me sinto melhor na bike, para além de me sentir mais confortável agora numa rigida, que na anterior de suspensão total (ainda não testei em longas tiradas ou provas de resistencia, mas desconfio que aqui vá perder, como é normal). Isto para dizer que, nem sempre aquilo que teoricamente é melhor para nós, na prática se revela dessa forma, e o ideal é ir experimentando, ir medindo e anotando, estudar geometrias, etc, e mesmo assim, acaba por ser um tiro no escuro. Mas depois há outros ajustes que podem ajudar, como o tipo de espigão e selim, o comprimento e angulo do avanço e até mesmo o comprimento com que é cortado o tubo da suspensão (parea dar maior liberdade de escolha da posição de colocação do avanço), bem como o tipo e largura do guiador. Por isso, para mim,um quadro 21.5 é para malta mesmo muito alta, com muito comprimento de perna.
 
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BIKERMAN1977

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Eu vejo por ai muita malta que andam todas encolhidas nas bikes ! Tenho a certeza que muitos andam com as medidas um pouco trocadas ! O pessoal devia olhar bem as tabelas matriz das marcas pois os quadros são feitos para cada altura das pessoas ! Tenho andado a comparar várias tabelas de medidas e de tamanhos de várias marcas e vejo que todas elas andam nos mesmos parâmetros . Isto é ! um quadro 19 ou 19.5 ( L ) é para pessoas com + 1,78 m até 1.88 m e um tamanho 21 ou 21.5 (XL) é para pessoas com + 1.88 m até 1.98 m . é verdade que um tamanho abaixo do tamanho real será melhor para um melhor controlo sobre a bicicleta, mas também é verdade que as pessoas que tem um tamanho abaixo da medida certa são obrigadas a andar com o espigão do selim bem lá no alto e depois ficam admiradas quando o quadro começa a rachar na zona do aperto do espigão no quadro. Ali aquela zona do espigão é uma zona onde sobre muita pressão e uma coisa que vejo também , são quadros a partir nessa zona . Espigões de 350 mm e de 400 mm andarem quase no limite máximo é porque alguma coisa esta mal .

Aqui esta um exemplo . http://www.specialized.pt/files/Matriz_tamanhos_dos_quadros_2010.pdf
 
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fitty77

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Eu vejo por ai muita malta que andam todas encolhidas nas bikes ! Tenho a certeza que muitos andam com as medidas um pouco trocadas ! O pessoal devia olhar bem as tabelas matriz das marcas pois os quadros são feitos para cada altura das pessoas ! Tenho andado a comparar várias tabelas de medidas e de tamanhos de várias marcas e vejo que todas elas andam nos mesmos parâmetros . Isto é ! um quadro 19 ou 19.5 ( L ) é para pessoas com + 1,78 m até 1.88 m e um tamanho 21 ou 21.5 (XL) é para pessoas com + 1.88 m até 1.98 m . é verdade que um tamanho abaixo do tamanho real será melhor para um melhor controlo sobre a bicicleta, mas também é verdade que as pessoas que tem um tamanho abaixo da medida certa são obrigadas a andar com o espigão do selim bem lá no alto e depois ficam admiradas quando o quadro começa a rachar na zona do aperto do espigão no quadro. Ali aquela zona do espigão é uma zona onde sobre muita pressão e uma coisa que vejo também , são quadros a partir nessa zona . Espigões de 350 mm e de 400 mm andarem quase no limite máximo é porque alguma coisa esta mal .

Aqui esta um exemplo . http://www.specialized.pt/files/Matriz_tamanhos_dos_quadros_2010.pdf

Explica lá porque é que espigões de 350 e 400mm, se andarem perto do limite, algo está errado?!? Estaria errado era se passassem o limite. Não sei, parece-me a mim. Ou podemos fiar-nos nos conselhos de tamanhos dos construtores de bikes, mas não nos conselhos dos limites de exposição dos espigões por parte dos seus construtores? Desde que dentro do quadro fique 100mm (depende do quadro, pois o espigão deve passar para baixo da totalidade do cruzamento com o tubo horizontal do quadro) e desde que a resistencia do espigão aguente com o resto, aconselhado pelo fabricante pelo limite, não vejo onde está o problema. Aliás, se os construtores os fazem, deve ser porque devem ser usados também assim. A Thomson tem espigões de 400mm sem limite de peso e sem restrição de uso e a Syntace espigões de carbono com 410mm também sem limites de peso. Estes são 2 construtores que são referencias em termos de fiabilidade no mundo dos espigões, e se os constroem, é porque podem e devem ser usados dessa maneira.

Em relação ao resto, as tabelas são situações que ajudam a definir os tamanhos, para quem não sabe ainda muito bem o que procurar. Hoje em dia, se eu pretender um quadro, a medida do mesmo e a altura aconselhada pelo fabricante diz-me muito pouca coisa. O importante para mim são as medidas e geometria. Se eu encontrar aquilo que eu pretendo num quadro M de determinado construtor, mesmo tendo 1.91, so be it e não é por o construtor achar que eu devo usar um XL que o vou usar (estou a levar a coisa ao extremo, para reforçar o ponto de vista apenas). Porque não te esqeças que duas pessoas que meçam 1.70, podem ter medidas completamente diferentes (pernas mais longas, braços mais longos, etc) e biomecanicamente darem-se melhor em posições completamente distintas em cima de uma bike. Nisso, para mim, o unico construtor que eu conheça que tem um simulador minimamente aceitável para introdução das medidas do nosso corpo, que nos explica como as conseguir, e que nos aconselha o tamanho segundo esses dados, e não apenas a altura (que sinceramente, para mim, é um aconselhamento absolutamente básico) é o simulador da Canyon, e mesmo nesse, há margem para erro, pois não conseguimos introduzir a posição com que gostamos de pedalar.... Infelizmente, isso, só com a experiencia é que se vai conseguindo. Mas mesmo nesse simulador, é possivel observar uma situação. É que se a Canyon tivesse uma tabela como os outros construtores, a medida para mim seria um XL. Mas no simulador, é possivel definir se pretendemos uma posição mais confortável ou mais desportiva. No meu caso, a primeira dava-me um XL, mas a segunda já me dava um L. Se fosse uma simples tabela, teria comprado um XL e teria-me arrependido.... É esse o problema das tabelas e dos construtores, pois definem as medidas e depois é "chapa 15" para todos, quando todos somos diferentes....

Para além disso, muitas vezes as tabelas de uns e de outros construtores, não são iguais, tanto em tamanhos, como também, por causa das geometrias que cada um usa, na correspondencia com as "alturas" (se tivermos essa medida como referencia para escolha de um quadro...)
 
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BIKERMAN1977

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Andar com um espigão de 3500 mm ou de 400 mm la bem no alto !! é pk alhguma coisa esta mal
não ?




Explica lá porque é que espigões de 350 e 400mm, se andarem perto do limite, algo está errado?!? Estaria errado era se passassem o limite. Não sei, parece-me a mim. Ou podemos fiar-nos nos conselhos de tamanhos dos construtores de bikes, mas não nos conselhos dos limites de exposição dos espigões por parte dos seus construtores? Desde que dentro do quadro fique 100mm (depende do quadro, pois o espigão deve passar para baixo da totalidade do cruzamento com o tubo horizontal do quadro) e desde que a resistencia do espigão aguente com o resto, aconselhado pelo fabricante pelo limite, não vejo onde está o problema. Aliás, se os construtores os fazem, deve ser porque devem ser usados também assim. A Thomson tem espigões de 400mm sem limite de peso e sem restrição de uso e a Syntace espigões de carbono com 410mm também sem limites de peso. Estes são 2 construtores que são referencias em termos de fiabilidade no mundo dos espigões, e se os constroem, é porque podem e devem ser usados dessa maneira.

Em relação ao resto, as tabelas são situações que ajudam a definir os tamanhos, para quem não sabe ainda muito bem o que procurar. Hoje em dia, se eu pretender um quadro, a medida do mesmo e a altura aconselhada pelo fabricante diz-me muito pouca coisa. O importante para mim são as medidas e geometria. Se eu encontrar aquilo que eu pretendo num quadro M de determinado construtor, mesmo tendo 1.91, so be it e não é por o construtor achar que eu devo usar um XL que o vou usar (estou a levar a coisa ao extremo, para reforçar o ponto de vista apenas). Porque não te esqeças que duas pessoas que meçam 1.70, podem ter medidas completamente diferentes (pernas mais longas, braços mais longos, etc) e biomecanicamente darem-se melhor em posições completamente distintas em cima de uma bike. Nisso, para mim, o unico construtor que eu conheça que tem um simulador minimamente aceitável para introdução das medidas do nosso corpo, que nos explica como as conseguir, e que nos aconselha o tamanho segundo esses dados, e não apenas a altura (que sinceramente, para mim, é um aconselhamento absolutamente básico) é o simulador da Canyon, e mesmo nesse, há margem para erro, pois não conseguimos introduzir a posição com que gostamos de pedalar.... Infelizmente, isso, só com a experiencia é que se vai conseguindo. Mas mesmo nesse simulador, é possivel observar uma situação. É que se a Canyon tivesse uma tabela como os outros construtores, a medida para mim seria um XL. Mas no simulador, é possivel definir se pretendemos uma posição mais confortável ou mais desportiva. No meu caso, a primeira dava-me um XL, mas a segunda já me dava um L. Se fosse uma simples tabela, teria comprado um XL e teria-me arrependido.... É esse o problema das tabelas e dos construtores, pois definem as medidas e depois é "chapa 15" para todos, quando todos somos diferentes....

Para além disso, muitas vezes as tabelas de uns e de outros construtores, não são iguais, tanto em tamanhos, como também, por causa das geometrias que cada um usa, na correspondencia com as "alturas" (se tivermos essa medida como referencia para escolha de um quadro...)
 
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BIKERMAN1977

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No meu caso
tenho um quadro L tamanho 20.5 e ando com um avanço de 130 e com o selim todo chegado a tras , o quadro tem de cumprimento 605 mm e acho que vou comprar um qudro XL com 645 mm .
 

fitty77

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Andar com um espigão de 3500 mm ou de 400 mm la bem no alto !! é pk alhguma coisa esta mal
não ?
E achas que podes desenvolver um bocadinho melhor essa teoria, ou ficamos por aí? Não leves a mal, mas não demonstras argumentos para defender a tua teoria de que isso de alguma forma é mau, e face ao unico que apresentas (o facto de "alguma coisa estar mal", sem se saber ao certo muito bem o que) torna-se dificil a outra pessoa dizer o que quer que seja. É porque sim? É isso? Não leves a mal, mas é que... prontos... Fica assim explicado.... Coiso e tal...
 

fitty77

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Bikerman, o teu espigão tem recuo? Se não, podes pensar em arranjar um com recuo, sempre aumentas o comprimento. Outra coisa que podes fazer, se ainda não fizeste, é inverter o avanço. Isso faz com que baixes a frente, mas também com que o comprimento aumente ligeiramente. Se isso não for suficiente, tendo em conta o avanço que possuis, diria que o teu quadro será mesmo pequeno para ti. Com essas medidas, e não sabendo a tua altura, mas parece-me que gostas de andar talvez mais esticado na bike. Ou isso, ou tens, por exemplo, pernas mais curtas e um tronco e/ou braços mais compridos. Quanto medes? É que tendo em conta a tua consideração em termos de espigões (na qual não estamos muito de acordo, mas passemos em frente), se isso se aplica à tua bike, então quer dizer que não terás o espigão muito exposto, ou seja,em termos de "altura" do selim, esse tamanho é adequado. Apenas o "comprimento" é que não. É isso?

No meu caso, para teres uma ideia, tenho 1.91, antes tinha um quadro 20", passei para um 19" e sinto-me muito mais confortável (e olha que este é um rigido e o anterior era suspensão total). Acredito que em provas de resitencia vá perder em conforto por sacrificar outras partes do corpo, mas deve-se ao facto da diferença em termos de conforto da traseira por causa da falta da suspensão (se tivesse a mesma geometria que tenho neste quadro, num quadro de suspensão total, em termos de conforto, seria o melhor que poderia ter, é isso que quero dizer). O meu avanço tem 120mm (já ponderei colocar um de 110 para percursos mais técnicos... mas sem garantia de que ganhasse com isso) e o meu espigão não tem recuo, e nem preciso. Talvez colocasse um recuado, apenas para ganhar alguma coisa em percursos de maratona, mais rolantes, mas perderia em secções mais técnicas e talvez já fosse demasiado esticado. Enfim, jogando com o espigão, poderia colocar a bike com um comportamento diferente em termos de distribuição de peso. Isto para dizer que jogando com os periféricos, poderias tentar encontra a tua medida e evitar gastar dinheiro noutro quadro. Ou não...

Abraço
 
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lipo

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Boas!

Eu como dono satisfeito de uma BH Trail Hunter FS tenho a dizer que uso o meu espigão no limite (400mm) pois a minha "nina" é tamanho 16" e eu tenho 1.80mts devido á manobrabilidade excelente que ela me proporciona não quero outro tamanho!
Em relação á resitencia do espigão e do quadro á a ter em atenção vários factores:

1 - Sendo uma bike de suspenção total o amortecimento do amortecedor traseiro ajuda a dissipar tensões da compressão gerada pelo factor peso do rider.
2 - Se repararem a maior parte dos quadros hoje em dia já vem reforçado na zona do aperto do espigão para evitar a rotura do aluminio nessa zona, sendo que muitos construtores optam por aplicar um aluminio mais elastico.
3 - Os espigões trazem uma tolerancia de utilização (100mm) sendo que esta está sobrecalculada sendo que o máximo são 80mm. O calculo é feito tendo em conta a constituição, espessura e tensões de rotura, resiliencia, compressão e momento elástico.
4 - Se o espigão for apertado sem o aperto rápido e apenas com um parafuso e uma femea autoblocante com uma tensão de 10Nm o quadro nunca vai rachar pois a tensão de aperto exercida faz com que se crie uma união muito sólida, passando assim as forças a ser aplicadas a meio do espigão os quais estão calculados para aguentar cargas elevadas sem partir.

Em resumo posso-vos dizer que vai para mais de um ano que ando com o espigão assim e ele tem apanhado porrada brutal sem nunca mostrar sinais de cedencia.
Em relação á bike posso dizer o mesmo pois não cedeu nem um milimetro.

Na questão dos tamanhos escolham a que vos fizer sentir mais confortaveis não ligando muito a tamanhos.
 

sundayrider

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Tamanho de quadro - Help
Segundo um artigo da Freebike, o tamalho de quadro para os meus 1,70 m, deverá ser entre o 16,5 e o 17, ou, arredondando um M. Tenho duas questões:

- É verdade que existe diferença nos quadros da Cube, e por isso para 1,70 o quadro deverá ser um 18?
- Alguém sabe o tamanho em polegadas do quadro M da Rockrider 9.1?
Obrigado
 

bergbtt

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Boas . Acho que aqui sera o sitio mais indicado para a pergunta que quero fazer . Então aqui vai tanho um 1m e 84 e tanho 14 anos logo tou em crescimento qual seria o tamanha mais indicado para mim XL ou o L
 

Ferrugem

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Boas!
Quando tiveres 20 anos tens que altura :confused: :mrgreen: as medidas ao que corresponde ao tamanho são diferentes de marca para marca, na trek é que mais conheço indicava-te um 18.5 que é para ai um L por que eles ainda tem o 19.5
 
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