Dúvidas sobre o tamanho dos discos

Kamoes

Active Member
É o que dá a mania de baixar o peso ou melhorar a estética a todo o custo. Os discos acabam por ficar quase sem superfície de atrito.

Exactamente...

Mas acho que é mais culpa da marca, em ter lançado uns discos tão maus!

Há discos mais leves que esses Alligator, e a travarem bem melhor!
 

jsalazar

New Member
TheTraveler

O pneu é Specialized, a roda é shimano e o travão é avid 3.5 e o disco é origem avid.
á frente tudo ok, atras por vezes da-me um pouco de chatisse porque ao travar por vezes faz um pouco de ruido e rossa nas pastilhas e fui a uma loja e disseram-me que tinha que poderia ter um pequeno empeno mas eu axo que tenho a jante um pouco empenada.
 

umek

Member
Boas,
aproveitando o topico, tenho uns discos quad XC sao bonitos e tal, leves 80gr cada.
mas comem as pastilhas em tres tempos..... e empenam com muita facilidade.

Estou a pensar comprar uns ashima, o que tem a dizer dos mesmos???

agradeço[[]]
 

jsalazar

New Member
Boas,

Fiquei mais esclarecido quanto ao que li mas gostava de saber se fico mais bem servido com discos de 160mm maiores ou com discos 140mm pequenos.
Olhando ao poder de travagem, aquecimento, vibração e empenos....
Tenho de me decidir porque tenho a bike na oficina com discos de 160mm e o comportamento é que ao travar vibram e faz ruido e ao fim de uns kms ficam empenados. Os discos são da avid origem....

Obrigada
 

Padrinho

New Member
Desde que as rodas tenham o sistema centerlock podes, contudo os XT consegues encontrar de 6 furos já os XTR só existem centerlock.
 

JFNeves

Member
Boas... acabei de adquirir uns travões xtr para a minha mula.. ;-) estou a pensar em trocar o meu disco traseiro de 160 mm XT, por um disco da A2Z de 140mm. Será que perderei assim tanto poder de travagem apasar de ter uns travões XTR?
 

migasbttexas

New Member
Boas gostava de saber se algem pode -me ajudar ora pois tenho uns discos de 160 mm a frente e atraz nuns travões XT gostaria de saber se posso mudar para 140 mm e se tenho que mudar algo ou e so tirar os de 160 mm e colucar os de 140 mm
 

Jepas

Super Moderador
JFNeves, sim, vais perder força de travagem, porque o raio do disco é mais pequeno. Perdes cerca de 13% pelo facto de passares de um disco de 160 para 140mm.

migasbttexas, para mudares o disco também terás de mudar o adaptador que está no travão. Se trocasses só o disco, as pastilhas deixariam de estar centradas com a superfície de travagem, porque a pinça ficaria no mesmo sítio e o disco ficava mais pequeno. É necessário trocar o adaptador postmount por outro mais pequeno que permita usar 140mm. Atenção que os 140mm só são possíveis na roda de trás, à frente o tamanho mínimo possível continuam a ser 160mm.
 

migasbttexas

New Member
Obrigada pela infoemação JF Neves pelo esclarecimento sendo assim vou optar pelos de 160 mm ,ja tinha visto em muitas bike o disco de 140 mm a traz nunca reparei se a frente era 140 ou 160 ,sendo assim vou manter os meus 160mm .
 

samuel_fragoso

New Member
mudança de tamanho de disco

viva a todos.
alguem me pode tirar uma duvida, na minha linda tenho um disco trazeiro de 160mm poderei mudar para um de 203 mm?
No meu ponto de vista deve melhorar o nivel de travagem.
se alguem me poder tirar esta duvida...
 
Podes mudar para um de 203mm mudando o adaptador. Mas os discos de 203mm são usados mais para downhill, pois em outras vertentes ñ é muito necessário. Mas tu é q sabes!
 

samuel_fragoso

New Member
resumindo, para nivel de utilização em passeios e para dar umas voltas pelos trilhos perdidos mais o pessoal, não valerá apena fazer a mudança do tamanho dos discos.
na eventualidade de mudar, a escolha mais acertada seram os de 180mm.
 

cokenim

Member
Samuel eu utilizo 203mm na frente e 180mm na traseira.E já é um exagero,mas como eu não ligo ao peso beneficio de uma excelente dosagem na travagem.Além que em dias de bastante calor nunca senti perder potência de travagem devido a sobreaquecimento.
De salientar que só utilizo um dedo na travagem,pois com dois numa travagem de emergência o mais certo era a égua espantar-se.
 

samuel_fragoso

New Member
eu estou na ideia de colocar a frente um disco de 180mm que alias é o maximo recomendado pelo fabricante, e um disco de 203mm atras, para mim o peso não é um factor relevante, não sao mais 200gr que me vão fazer a diferença.
há tambem uma coisa que tenho reparado, que por norma o pessoal utiliza o disco maior a frente e o mais pequeno atras.
tenho de experimentar uma bike que tenha este tamanho de discos para ver a diferença.
 

XperMatoZoiD

New Member
O pessoal utiliza o disco maior à frente uma vez que o travão da frente é o mais importante... uma vez que ao travares com o da frente este mostra-se mais eficaz na paragem da bike que o traseiro... se travares com o da frente controladamente, para nao fazeres uma egua e partires os dentes, pararás a bike num curto espaço de tempo e distancia enquanto que se travares com o de trás controladamente levas muito mais tempo e distancia a parar e se travares a fundo igual, uma vez que derrapas feito louco e gastas pneu em monte...

Eu neste momento tenho 160mm à frente e atrás mas vou mudar em breve o da frente para 180mm e manter os 160mm atrás, que para a utilização que dou à bike parece-me a melhor configuração... Apesar de não sentir falta de poder de travagem, esta mudança melhorará ainda mais a performance dos meus travões...
Os 203mm a meu ver só se justifica mesmo no downhill ou então por uma questão de gosto... tenho um amigo com 203mm à frente e atrás numa HT porque adora ver aqueles trambolhos na bike :p
 

edununo

Well-Known Member
Como já foi dito, não se justifica um de 203mm. Ainda menos se justifica meter um disco maior atrás do que à frente.
 

samuel_fragoso

New Member
bem pessoal obrigado pelas respostas, foram bastantes uteis, para ja vou ficar assim com os de 160mm em ambas as rodas e talvez um dia ponha um de 180mm a frente.
mais uma vez obrigado a todos.
 
Top