Dúvidas sobre o tamanho dos discos

jsalazar

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Qual a diferença entre discos de 140mm e 160mm

Boas,

Estou com uma duvida.
Tenho na minha Trek travões hidráulicos Avid 3.5, á frente tem disco de 160mm e a traz tem 140mm, pelas voltas que tenho dado axo que tem mais poder de travagem á frente do que a traz. Será de o disco ser maior e não aquecer tanto?????
Aconselham-me a meter disco de 160mm a traz????
Existe algum inconveniente e ter discos de 140mm / 160mm ou vice versa????

Obrigada

Cumprimentos
 

Arpeggio

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É normal teres sempre mais poder de travagem à frente, mesmo se lá puseres um disco de 140mm. A relação tamanho/poder de travagem não tem a ver com o aquecimento dos discos, é apenas um fenómeno físico.
 

JMCM

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Mais concretamente o efeito de alavanca. Para ilustrar pensa ao contrário, imagina que em vez de quereres parar a rotação queres por uma roda a rodar, quanto mais longe do centro (maior o raio) mais fácil é fazer força. O inverso tb é verdade.

Ter um disco maior à frente faz sentido, pois é onde necessitas de mais força e sempre poupas umas gramas a trás.

Agora há desvantagens no discos maiores: quanto maior o disco mais fácil é de empenar, quanto maior o disco mais pastilhas gastas (pois a cada volta percorrem uma distancia linear maior pois quanto maior o disco maior a circunferência exterior).

Espero ter ajudado.

Boas pedaladas!
 

Giantfreerider

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Boas,
Aproveitando este tópico...queria perguntar se vale a pena por disco de 160mm à frente e 140mm atrás, ou mantenho-me com 160mm à frente e atrás?
Notarei muita perda de potência se puser um disco de 140mm atrás?
É que estou a pensar comprar uns discos mais leves (ashima) para trocar pelos meus deore...e por mais 2euros compro um disco de 140mm para trás mais o adaptador...e assim ainda perco umas 30gramas em relação ao de 160mm. xD
Valerá a pena?
Cumps

P.S. Os meus travões são os shimano XT (2009)
 

João Roldão

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Boas.

Nota-se sempre um perda pequena de travagem. Pois a superfície é menor.

Mas mal se nota.

A meu ver a unica vantagem de colocar 140mm atrás é o peso. Tirando isso não vejo qualaquer vantagem.
 

Jo3

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Ter um de 140mm atras acho que é pequeno so se for mesmo pela vantagem do peso, porque vais fazer um trilho a descer ou assim ficas logo com o disco muito quente.A não ser que so andes em piso nivelado e nao uses muito o travao
 

Giantfreerider

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Será que aquece assim tanto mais que um de 160mm?
Eu costumo andar por onde calha....quer sejam subidas, descidas...
Mas agora que vou trocar de discos surgiu-me esta ideia:
Ou troco por uns XT de 160mm e assim sei que tenho potência na travagem, mas não perco nada em peso;
Ou compro uns ashima...e já que são leves, se puser um de 160mm e um de 140mm perco 100gramas na bike xD

Mais opiniões?
cumps
 

João Roldão

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Boas Giantfreerider.

Eu passei de uns formula para uns ashima e depois para uns xtr.

Dos formula para os ashima notei uma diferença total.
Para já não aqueciam tanto e depois o peso, claro.

Depois troquei para os xtr devido a uma troca de rodas.
A potencia de travagem aumentou bastante mesmo.

E uso 180mm na frente e 160mm atrás.

Se queres tirar peso vai para a ashima.

Se queres potencia opta pelos xt ou xtr

Cump
 

Giantfreerider

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Boas João Roldão, obrigado pela resposta!;)

Bem, eu querer queria tirar peso mas ter boa performance :D
Também já tive a ler que os ashima consomem mais pastilhas....talvez a diferença de peso entre os discos nao compense no geral....
Alguém que tenha travões XT com discos ashima que se pronuncie sff.
Cumps
 

João Roldão

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Sempre às ordens.

O meu mecânico tem travões xtr com discos ashima.

Eu quando andem com os ashima notava que gastava mais pastilha, mas depois troquei para sintéticas e deixou de gastar tanto.
 

Giantfreerider

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Pois....as minhas pastilhas também já estão a necessitar de serem substituidas...
E com as pastilhas sintéticas trava o mesmo?
Já chegou a experimentar a bike do seu mecânico?
As 100gramas a menos são aliciantes, mas perder performance na travagem também não me agrada....
Vou ter que pesquisar mais, e esperar por mais opiniões....e vendo bem, os ashima até devem ser bem razoáveis, uma vez que existe muita gente a usá-los. ;)
Cumps
 

João Roldão

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Com as pastilhas sintéticas perde-se alguma potencia de travagem, mas mt pouca. A vantagem é que aguentam se melhor com agua e lama.

Por acaso nunca experimentei a bike dele. Mas por experiencia própria poso te dizer que os discos são bons, mas não tão bons como os xtr.
Mas isto tudo não passa de uma opinião. Tu podes vir a ter outra.

Os discos ashima são bons pq? porque têm uma relação peso/preço excelente. Cerca de 18 euros o disco de 180mm.

Mas é assim depende da bike que tu tenhas e da utilização que lhe dás.
E claro depende tudo de gostos.

Cump
 

jsalazar

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Quais os discos melhores - prós e contras

Boas,

Tenho uma duvida já a algum tempo.
Eu tenho travões Avid 3.5 com discos tanto na dianteira como na traseira de 160mm, parece que não travão muito bem e estão sempre a rossar nos calços.
Disseram-me que quanto maior for o disco mais vibração existe e com o aquecimento provoca empeno.
A solução seria ´s vezes por colocar discos mais pequenos...
Tenho alguns colegas que só querem discos pequenos por este mesmo motivo.
Mas para mim o fundamental era ter uma travagem forte e poderosa, que quando se apertasse a manete estacava a bike.
O que me dizem e o que me aconselham??????

Obrigada
 

TheTraveler

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Os discos só empenam de forem de fraca qualidade.
Vibração, julgo que só se o algum elemento do conjunto pneu, roda, suspensão também forem maus.
Discos maiores travam melhor. Começa pela dissipação de calor que é muito mais eficiente nas medidas maiores, basta veres os carros e as motos, quanto mais potência e velocidade, maior é o disco.
 

Kamoes

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A vibração tem a ver normalmente com a superfície do disco...
Relembro o caso dos discos Alligator em serra que vibravam muito por causa da superfície de contacto com as pastilhas ser muito inconstante. Tenho conhecimento de 3 casos... e o feedback não costuma ser bom.

Abraço.
 

TheTraveler

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A vibração tem a ver normalmente com a superfície do disco...
Relembro o caso dos discos Alligator em serra que vibravam muito por causa da superfície de contacto com as pastilhas ser muito inconstante.

É o que dá a mania de baixar o peso ou melhorar a estética a todo o custo. Os discos acabam por ficar quase sem superfície de atrito.
 

NFurtado

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Discos maiores travam melhor. Começa pela dissipação de calor que é muito mais eficiente nas medidas maiores, basta veres os carros e as motos, quanto mais potência e velocidade, maior é o disco.

Não me leve a mal mas não concordo inteiramente consigo. Discos maiores travam melhor desde que associados a pneus maiores. Ou seja há um compromisso directo entre a superficie rolante e o tamanho do disco para garantir o tal equilibrio e ausência de vibrações. :-K

Relativamente aos Discos neste momento também estou em busca de outras opções uma vez que estou saturado do desempenho dos Unex "tipo Serra" de 160mm que tenho na minha bike.
A favor terão o peso, a estética e facilidade de dissipar o calor (aqui sim por serem muitos arejados); :yeah:
Contra o facto serem uns absorvedores natos de pastilhas e algo ruidosos. :nana:

Já pensei nos Ashima Air rotor 160mm mas o mais certo será optar pelos "normalissimos" discos circulares de 160mm, mesmo engordando a bike mais 100grs.

Por isso venham dai mais opiniões...
 

TheTraveler

Active Member
Discos maiores travam melhor desde que associados a pneus maiores. Ou seja há um compromisso directo entre a superficie rolante e o tamanho do disco para garantir o tal equilibrio e ausência de vibrações. :-K

A àrea de travagem de um disco de 180mm é sempre maior que um de 160mm, qualquer que seja o tamanho do pneu.
 
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