Dúvidas sobre o tamanho dos discos

Pros:
- Potencia de travagem
- Menor aquecimento
- Logo menor fadiga de travagem

Contras:
- Mais peso
- Maior esforço do quadro/suspensão devido ao adaptador estar mais distante.
 

tkul

Utilizador Banido

Conforme acima... e como ainda não tinhas resposta, prefiro não apagar:

Não tem nada haver. Resumindo, e relacionado com o tamanho

Maior peso
Maior poder de travagem
Incompatível com algumas suspensões e quadros - cuidado, podes ter problemas de garantia (no melhor caso) e teres uma nova foto para o BI (no pior dos casos).

Pessoalmente, e se tiveres travões como XT/Strokers/Oro/.... 180/180 é mais que suficiente! Eu tenho 180/160, mas quando vou para a Lousã, sinto falta de um 180 atrás.

 

Biker_Boy_RR

New Member
Eu passei de 160/160 para 203/183 e posso dizer que foi um incremento de potencia e linearidade brutal recomendo! Tenho uns juicy 3 antes com os discos AVID Clean Sweep G2 e agora com uns Hope Mini Pro.

Fika bem RR

EDIT

ziezen said:
yap, 180 mm à frente e atrás 160 mm, é mais que suficiente. Nao te metas em aventuras com 203mm.

ABC

Acho que estas "politicas" não tem razão de ser, como podes dizer que é mais que suficiente se não sabes o peso do betetista o tipo de percursos que faz o uso que dá aos travões o que pretende dos travoes, etc existe uma enormidade de factores a considerar!
 

p3dr8scp

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Actualmente tenho uma duncon cock 2005 com uns avid code 2009 160mm/160mm e peso 90kg (nao é gordura). E faço freeride do mais duro (nao sei se conhecem as serras da ilha da madeira). Sempre que faço uma travagem mais brusca vejo fumo a sair do disco. E pareçem uns travoes v-brake mal afinados (sabem o que estou a dizer).
 

p3dr8scp

New Member
Mas vendo bem o tkul tem razao. Esforça mais o apoio de disco do quadro, podendo partir este. Agora estou aqui com com um impasse que nem sabem..... talvez tenha que optar por 180, mas pode ser pouco.......
 

MRocha

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Se fazes muitas descidas, e sentes necessidade de mais potência, secalhar não é má ideia passares para 203, ou 200. Convem veres se é mesmo 200 ou 203, ou se o adaptador serve para os dois(às vezes acontece). Suponho que tenhas uma suspensão que aceite sem problemas um disco de 200, se fazes FR. Tens que verificar se, no quadro, o disco não toca na escora. A ponteira e suporte da pinça desse quadro são muito resistentes e idênticas às dos quadros de FR/DH da marca. Por isso aguentam na boa.
São quase iguais a esta:
ferro5peqid7.jpg
 

tkul

Utilizador Banido
Troca se sentires falta de potência e não querias gastar muito dinheiro.
um bom travão, abranda qq coisa com disco de 160! Um mau travão, com um disco grande consegue minimizar e até fazer de conta de um bom travão.
de qualquer modo, pastilhas e discos de maior diâmetro, creio que são os melhores up-grades para quem quer gastar pouco dinheiro e ter um poder travagem melhor.


Há forquetas que são incompatíveis com discos acima de 180 - tem cuidado.

Já há pessoal do DH a usar travões com menor diâmetro devido ao peso.

- o poder de travagem, está directamente ligado ao poder de agarre do travão! Se tem um grande travão, sem ser modelar e um pneu de mer!#$R"#$%#, podiam até ter 300mm que não paravam.
 

p3dr8scp

New Member
Ja que falaste de pneus, normalmente uso Nokian Gazzaloddi 26 x 3.0 they are the best. Mas pronto, vou mandar buscar o adaptador e o disco 203mm. E logo se verá. Obrigado por todas as opinioes :D
 
Um pco off-topic, mas... MRocha essa foto é da tua bike?
Os apertos convem esterem sp virados para tras, não vá alguma coisa prender e mandar-te ao chao ou abrir o aperto!
 

p3dr8scp

New Member
Freakzoide said:
Um pco off-topic, mas... MRocha essa foto é da tua bike?
Os apertos convem esterem sp virados para tras, não vá alguma coisa prender e mandar-te ao chao ou abrir o aperto!

Na minha bike de cross tambem uso o aperto assim. É porque virado para tras, nao fica la muito estiloso. Axo eu :roll:
 

MRocha

New Member
Gosto mais de o ver assim e dá-me jeito para agarrar ao mesmo tempo a escora e o aperto e fechar com força. Nunca abriu...
 

LGP

New Member
Desculpem mas tenho de desabafar!!

Ainda ha pessoal que insiste em que o tamanho do disco não proporciona maior travagem!! kakakakakakaka :clap: :clap: :hehe:

Dizem que o único beneficio é o arrefecimento!!! :mrgreen: :mrgreen: :#1: :tungas: ok arrefece mais mas sinceramente a diferença de temperatura deve ser tão pouca!!!

Ok passando de 160 para 180 só se aumenta de 1 cm o braço mas já é mais considerável.
como diz o ilucena que se deu ao trabalho de fazer as contas o aumento é de 12% o que é muito!!! e a pinça vai ficar mais aliviada e gastar menos pastilhas!!!

Quanto aqueles dentes dos discos tipo aligator windcutter, se estivessem ao contrario, isto é virados para dentro, o poder de travagem seria melhor, mas estão virados para fora sem duvida por razoes esteticos..
 

GamarraGt

New Member
Provalvelmente vais ganhar folgas e afins....Ao colocares travao maior a força k vais esercer vai ser mt maios sobre a suspensao!Ela n vai conseguir dar conta do disco maior!!Vai começar tipo a dar estalos e algo do genero...
Mas isso te mexplicação Fisica do genero energia cinetica que desenvolves e etc..Ve no manual da suspensao o tamanho maior k ela leva!

abc
 

Batas

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roskoff said:
Boas, o que acontece se colocarmos um disco de tamanho superior ao permitido pela suspensão?

O que acontece quando fazes overclock a um pc? Aumentas a voltagem numa lanterna? Compras um saco de plástico que aguenta 2Kg e metes 2,5kg? Usas um aro com limíte de pressão de 2bar e colocas 3bar? (etc)

Provavelmente não acontece nada de especial, mas queres arriscar?

Resumindo: Disco de diâmetro superior = maior poder de travagem = mais forças a suportar pela suspensão, que se não for dimensionada para tal... Pode dar de si.
 
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