Dúvida tamanho quadro

#1
Talvez este tópico não seja o indicado para a pergunta mas é só para me darem uma pequena ajuda!
Supostamente ia ter uma 26" nova mas o pessoal falhou comigo e ofereceram-me uma 29" com um desconto engraçado, mais precisamente esta: http://www.cube.eu/en/29er/ltd-sl-29/
A questão é, qual o tamanho para mim? Eu tenho 1.75m e peso 74kg e em 26" seria um 18" mas agora para as roda 29 não sei.
 

RTC

Super Moderador
#2
Para roda 29 o tamanho do quadro a comprar com essa altura (não sei o entrepernas) é o 18 à mesma.
 
#4
Na minha opinião a medida mais importante não é a vertical, mas sim a horizontal. Se tiveres oportunidade de montar nas duas, vê em qual te sentes mais confortável. Na vertical é subir ou descer mais ou menos o selim...
 
#6
Infelizmente não vou poder testar, vai ter de ser só na teoria...
Mas estou inclinado para 17" já que prefiro ter uma posição de condução mais vertical.
 
#8
Se gostas de uma posição mais vertical então não tenhas muitas dúvidas. Vai pelo mais pequeno. Se não tens oportunidade de experimentar mede a horizontal da tua bike actual e vai ao site da cube e vê a horizontal dos 2 quadros. Opta pela que for mais parecida com a medida com que te sentes confortável.

Eu posso dizer que toda a vida optei por quadros M em 26. Tenho 1,74m Comprei agora uma Focus 29 e optei por um S e não estou arrependido. Tive de optar dessa maneira, medindo a minha bike e vendo as medidas virtuais no site.
Tinha uma Scott spark com 580mm de horizontal e um avanço de 100mm. O tamanho M da Focus tinha 602mm de horizontal e o S 570mm de horizontal. Optei por um S com um avanço de 90mm. Claro que os angulos do quadro também influenciam a posição de condução e nesta estou um pouco mais vertical que na spark, o que me gera mais conforto.
Mas uma coisa que reparei em 29 é que não é preciso ir tão deitado na bike em subidas muito inclinadas, porque a bike mantem melhor a tracção.

Por outro lado se optares por um tamanho menor terás uma menor distância entre eixos de rodas o que se vai traduzir numa bike mais nervosa, mais reactiva o que para mim numa 29 é importante...
Além do lado cool da cena. :) Um tamanho menor tem mais sloping e a bike fica mais gira! :)
 
#9
Pessoal muito obrigado pelas respostas mas acabei por encomendar uma 26", acho que é o mais vantajoso para o tipo de terreno em que ando e para a minha altura.
Ponderei uma 29" porque estavam a "impingir-me" esse modelo e eu pensei que não tinham em 26" mas afinal sempre tinham e foi por isso que optei. Mais precisamente uma Cube LTD SL 18".

Caso encerrado ;)
 
#10
Boa pessoal.
Preciso da vossa ajuda, não sei se este é o tópico indicado.
Pretendo comprar uma 29er, mas estou indeciso. Eu tinha uma 26, tamanho XL, mas era pequena para mim. Não conseguia esticar a perna como deve ser, e andava sempre com dores nas costas, pulsois e ombros. A posição não era nada confortável.
Eu tenho 2,02 de altura, por isso acham que uma 29er é indicada para mim?
Tamanho 23" Specialized? Estou interessado em comprar a Hardrock Sport Disk 2013.
Obrigado.
 
#11
Boas!

Vou comprar uma Grand Canyon CF SLX 29 mas estou indeciso no tamanho, (M ou L) isto porque a minha medida entre pernas está entre os 87cm e os 88cm, se eu colocar no PPS da Canyon 87cm sugere-me o M se eu colocar 88cm sugere-me o L, não sei o que fazer.....
Eu pedalo entre os 77/78cm.
Se optar pelo M tenho receio que depois o espigão fique no limite, por outro lado tenho receio que o quadro L fique um pouco grande/comprido....

Sei que eles, Canyon, trocam a bike mas queria evitar essa situação de mandar vir depois ter de devolver, etc, etc, etc, pois são sempre chatisses!

Alguém me pode dar uma dica!?



Abraço
 
#15
marco.s,
Quanto medes?

FeiticeiroPT,
Efectivamente as 29" são feitas para malta como tu... grandes p'ra caraças! :)
Uma 29", XL (21") deverá ser o suficiente para ti, uma vez que a "wheelbase" tende a ser um pouco mais longa.