Dúvida - Rodas e Suspensão

CanyonXC

New Member
Boa tarde a todos,

Tenho uma questão e gostava de umas luzes.

Vou adquirir uma suspensão nova (Fox Suspension 32 F120 Remote QR15 1.5 Taper 2010) e segundo li, a sigla QR 15 teria algo a ver com o aperto das rodas (espero não estar a dizer nada de errado). Defacto eu estou a precisar de um par de rodas já que as minhas estão a precisar de reforma e gostava de saber se à que ter alguma característica em especial para não ter surpresas na hora de montar a suspensão ?

Eu estava inclinado a comprar as Mavic Cross Ride . Será que servem ?


Cumpts
 

Jepas

Super Moderador
Atenção a todas as siglas dessa Fox:

Taper - A coluna é cónica, ou seja, usa 1.5 em baixo e 1-1/8 em cima. É preciso que o quadro tenha uma testa cónica para que isso resulte, ou que tenha espaço para caixas de 1.5 polegadas (como acontece nas Cannondale).

QR15 - Novo standard usado pela Fox e pela Shimano e requer rodas compatíveis. As CrossRide (segundo o site da Mavic) podem usar eixos de 15mm como, logo, são compatíveis com QR15.
 

CanyonXC

New Member
Boa tarde Jepas,

Obrigado pelo teu esclarecimento. Eu tenho uma Canyon XC de 2006. Sei que a caixa é de 1-1/8 (deve ser a medida que indicas que é usada em cima, a que é usada em baixo não consegui saber). Em relação à testa cónica desconheço o que seja, no entanto caso o quadro não venha com essa testa cónica existe alguma peça ou algo do género que possa ser colocado para corresponder a essa característica ?

Um abraço
 

Doutorphil

New Member
Boas, o teu quadro tem uma testa de 1/18, logo essa suspensão não vai dar nesse quadro, a medida 1.5 é um novo standard e apenas pode ser aplicado em algumas bikes mais recentes em que a testa seja desenhada para esta nova medida...a medida 1.5 é já usada pela cannondale ha imensos anos mas agora está a tornar se um novo standard, tens de arranjar uma suspenção com uma coroa para 1/18.

um exemplo de um quadro com o novo standard 1.5 em baixo.
rip9-part2-0011-1024x768.jpg
 

Doutorphil

New Member
não, não ha volta a dar, tens um tubo de diametro superior e queres meter num de diametro inferior, neste caso concreto não dá mesmo, sei de um caso especifico, que alguem criou um adaptador para instalar uma forqueta de 1/18 num quadro com "1, mas estamos a falar de 18decimas de polegada...

se o link que deixaste aqui é da Chain reaction...entao a descrição do produto é a seguinte:

Features:
• Weight: F100 3.31 lbs / 1.50 kg (1 1/8" steerer)
• Travel: 3.9 inches (100 mm)
• Adjustments: Lever actuated lockout- Air spring pressure- Rebound
• Damper: Open Bath
• Lower leg: (post-style disc brake mounting on all) - 15QR thru-axle system
• Steerer: 1 1/8"
• Spring: Air
• Intended use: XC, Trail

como podes ler ao inicio, tem um tubo de direcção de 1/18, ou seja, é isto que deves procurar para a tua XC :)

Quanto ao eixo das Rodas, atenção que esta forqueta usa o novo standard de 15mm, QR15 é Quick Release 15mm de diametro, o standard Actual e mais vulgar tem um eixo de 9mm, ao comprares as rodas tem atenção a ver se a versão que vais adquirir tem o adaptador para 15mm incluido. :)
 
Boas,
Se as Canyon de 2006 forem iguais ás de 2009 na coluna de direcção tens 1-1/8 em cima e 1.5 em baixo, atenção que vem montado de fábrica uma caixa que converte em baixo 1.5 para 1-1/8.
 
S

silver

Guest
Boas Tenho uma Scott Scale 50 e gostaria de saber se esta suspenssão Fox Suspension 32 F100 Remote QR15 1.5 é compativel?

Cumprimentos
 
Top