Dúvida no diâmetro da roda em milimetros

cr1st0

New Member
O meu gps vinha configurado com 2200 mm e a minha roda é 26 x 2.00 o que equivale a 559 mm, segundo pesquisei e percebi, qual é a razão desta grande diferença, a medida é mesmo 559 mm estou certo? Devo alterar para 559 mm? qual a razão desta medida num gps já quel ele vê os kms pelo satélite?
 

pratoni

Active Member
Se tiveres sensor de velocidade convém acertar com este valor e tens de medir quantos mm correspondem a uma volta completa da roda onde está o sensor.

Se não tiveres, não interessa para nada...
 

Joseelias

Well-Known Member
Para falar verdade, a velocidade é determinada pelas pernas de cada um... :D

Mas respondendo à tua questão, penso que pelo sensor é muito mais fiável, desde que o perímetro da roda esteja bem medido. O sensor vai contar exactamente quantas voltas a roda deu num determinado tempo.

No caso do GPS há margens de erro na localização que podem chegar aos metros e isso pode influenciar em muito os cálculos. Imagina que vais a andar ao lado de uma ravina, se o GPS falhar a localização por dois metros regista-te a fazer uma descida a alta velocidade até ao fundo quando na verdade circulas na horizontal. E depois faz isso "a subir" quando te localiza de novo correctamente.

É por isso que mesmo a altimetria por GPS é pouco fiável. Já detectei várias situações dessas com o meu GPS, e ele até tem o sistema WAAS/EGNOS que reduz em muito o erro de localização.
 

edununo

Well-Known Member
Eu fiz o seguinte, coloquei em auto e fui para uma zona plana e comecei a pedalar. Passado uns momentos apareceu a mensagem a dizer que o perimetro da roda tinha sido calibrado. É calibrado ao milimetro pelo gps. Pelo menos nos Garmin.

A grande vantagem do sensor de velocidade é a estabilidade do valor apresentado. Já testei com sensor e sem sensor. Com sensor vai a rolar a uma velocidade constante de 30 km/h e no visor vês 30... 29.9..... 30, 30.1..... etc... Sem sensor, vês 30.... 31.... 28......32......30 etc.... Anda ali aos saltos.

De qualquer das formas no final da volta os valores de distancia / velocidade média etc.... são semelhantes.
 

Joseelias

Well-Known Member
Tens que definir manualmente a roda. Um pneu de 1.8 tem um perímetro muito menor que um de 2.35, só para dar um exemplo, e mesmo entre pneus com as mesmas dimensões pode haver diferença entre fabricantes, mesmo que seja o mesmo tipo de roda (26, 275,5 ou 29).

Tens neste tópico logo na segunda mensagem um link de um vídeo que explica muito bem como medir o perímetro da roda.
 

edununo

Well-Known Member
Num Garmin, com sensor de cadência/velocidade colocado, o GPS consegue calcular o perímetro da roda automaticamente. Depois de estabilizar ele define o perímetro.
 
Top