Dá que pensar...

nelsonasp

New Member
Saudações

Enquanto navegava pela net deparei-me com uma foto curiosa... a foto de uma loja de reparação de bikes em São Gonçalo no Brasil...




Esta imagem deixou-me a pensar na sorte que tenho em viver num pais em que posso ter uma bicicleta com componenetes que foram lançados no mercado á pouco mais ou menos que um mês, em como por vezes é dificil escolher um componente por existir tanta oferta do mesmo, em como por vezes mudo algo na bike só porque me apetece, etc... etc...

Esta imagem deixou-me a pensar na sorte que tenho por ter oficinas com malta especializada a 10 minutos de casa cheia de ferramentas profissionais que fazem o serviço na perfeição, onde um risco na bicicleta pode ser razão para eu protestar, etc, etc...

É sempre complicado quando nos deparamos com realidades diferentes da nossa e fico a pensar que nestes paises também há malta de certeza que tem paixão pelo ciclismo mas simplesmente não pode ou não encontra o que precisa para alimentar essa paixão...

Deixo aqui mais algumas imagens para ficarem a pensar como eu...














































Dá que pensar não dá...

Abraço
 

José Martins

Administrator
Pelo menos agora já aparecem.
Imaginem uma maratona, onde apenas se pudessem utilizar modelos daqueles ... e a provável alegria dos seus proprietários em participarem num evento destes, banal para nós.
Dá mesmo que pensar.
 

fred

New Member
Boas,

Temos muito que pensar...

So quero fazer dois "reparos"

1º as fotos são de diversos lugares ao longo do planeta.

2º as biciletas apresentadas, pelo que conheço da realidade de alguns desses lugares, são para o dia a dia, deslocações para o trabalho, inclusive para o proprio trabalho, para a subsistência do seu propietario e talvez da familia do mesmo.

Sem tirar merito a quem quer que seja, penso que, de nos "utilizadores deste forum" poucos ou sequer nenhum temos uma bicicleta para irmos a "cata" de cartão ou plastico ou latas para posterior venda num qualquer ferro velho.

No entanto vivemos num pais considerado do "1º mundo" que não nos fartamos de dizer que mais parece do 3º...

As fotos valem pelo que são, imagens, imagens essas que tem que ser vistas no seu contexto.

Aproveito ainda, para dizer, que tambem temos por cá, muitas lojas de fazer inveja a essas das fotos, mas que os seus funcionários deixam a desejar mesmo que o serviço fosse feito ao relento como em algumas das imagens mostradas.

O mais curioso, algumas das nossas biciletas, componentes, roupas e afins, serem fabricados em algum desses lugares e exportados para os tais paises desenvolvidos.

Realmente da que pensar, e pode fazer correr rios de tinta, na parte que me toca, acho que nem precisava de cortar as unhas de tanto que ia teclar...

Enfim, desporto para uns, passatempo para outros, trabalho para uns quantos... vamos por ai pensando e pedalando.

Cumprimentos a toda gente.
 

indy

Member
nelsonasp said:
Esta imagem deixou-me a pensar na sorte que tenho em viver num pais em que posso ter uma bicicleta com componenetes que foram lançados no mercado á pouco mais ou menos que um mês, em como por vezes é dificil escolher um componente por existir tanta oferta do mesmo, em como por vezes mudo algo na bike só porque me apetece, etc... etc...

Escrito assim até parece que neste país andamos por aí todos sedentos à procura da última moda velocipédica. Não me agrada a generalização pois vivo neste país e não me incluo nesse grupo. Mas ler algo como isto ajuda-me a perceber porque é que se gastam "rios de tinta" neste fórum a discutir qual a cor da suspensão que melhor combina com o selim e com as cuecas do dono, ou qual o parafuso que vai tirar 1 grama a uma bicicleta que faz 60km por semana (ou nem isso...). Inclusive já vi algures por aqui a suprema futilidade de alguém clonar os autocolantes de uma qualquer marca conhecida só porque achava que tinha mais "pinta" a bicicleta assim decorada :roll: É claro que cada um é livre de ter os interesses que quiser e eu não tenho nada a ver com isso... mas que não vejo qual o interesse, lá isso não :lol:

Quando ao resto, concordo com o que escreveu o fred: as imagens têm o seu contexto e valem o que valem.
 

marky27

New Member
Sem querer ofender ninguem mas se houvesse um Top 15 de tópicos inuteis este era um serio candidato aos primeiros lugares, mas já agora digo eu o que me dá que pensar: a impunidade com que se vive e rouba neste país! BPN, Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Avelino Ferreira Torres, Luis Nobre Guedes, Bes e agora andam todos aí a dizer Porreiro pá! :yeah: Mas claro os outros é que são de 3º mundo, coitados...
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Acho que não me expliquei bem...

Não coloquei estas fotos numa de mostrar os coitadinhos, de como devemos estar gratos pelo que temos, etc...

Foi mesmo só para mostrar uma outra realidade... eu sei que nestes paises as bikes são veiculos utilitarios e não recreativos, percebo que cada coisa tem o seu contexto...

Eu até coloquei estas fotos até pela piada de imaginar muitos de nós a levar lá as suas Epic, Alma, Fuel ou Scale...

Não quero fazer nenhum apelo à consciência (quem sou eu), foi só mesmo para vermos como é diferente noutros paises, em como algo que nos gostamos que é o ciclismo tem diferentes realidades...

Os moderadores têm total liberdade para mandar este tópico ao ar se o acharem inútil... só partilhei com o pessoal um pensamento, foi talvez um desabafo... lamento se ofendi alguém... não era de todo a minha intenção...

Abraço
 

Bomber team

New Member
Num mundo em que cada vez se é mais materialista de vez em quando não ficava nada mal olhar´para o outro lado do planeta e pensar o como somos futeis ao gastar furtunas para tiras 20 gramas á bicicleta que usamos apenas ao fim de semana!!!
É uma estupidez!!!
Eu também uso a bicicleta para ir para o trabalho que fica a 20 km de casa e perguto-me a mim propria, como seria se tivesse uma bike igual ás do japão???
E se eu fosse para o trabalho numa single speed com a corrente quase partida???
Nunca pensaram assim pois não???
Mas deviam pensar, quando reclamam da sorte que têm...
E só uma correcção, este topico não é inutil, inuteis são os comentários de pessoas que só olham para o proprio umbigo!!!
O mundo não é perfeito, mas todos nós podemos ajudar a torna-lo melhor...
 

pmkull

New Member
normalmente leio os tópicos e se achar interessante o tema ás vezes opino, é este o caso e, só porque acho "inútil" alguns comentários efectuados ao tópico só porque a chamada de atenção do nelsonasp é pertinente. haja coragem para abrir tópicos ... :wink:
 
marky27 said:
Sem querer ofender ninguem mas se houvesse um Top 15 de tópicos inuteis este era um serio candidato aos primeiros lugares, mas já agora digo eu o que me dá que pensar: a impunidade com que se vive e rouba neste país! BPN, Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Avelino Ferreira Torres, Luis Nobre Guedes, Bes e agora andam todos aí a dizer Porreiro pá! :yeah: Mas claro os outros é que são de 3º mundo, coitados...

Percebemos que foi sem ofensa. Mas, para não ofender, melhor seria que não tivesses postado o comentário. Até porque o contributo apenas serviu para baixar o nível, colocando a proposta de reflexão do autor do tópico ao nível das trapacices que a seguir mencionas.

Eu também sou daqueles que não fico indiferente ante a falta de oportunidades de 1/4 da população mundial.
 

banjix

New Member
O que as fotografias mostram é apenas aquilo que os olhos conseguem ver. Até podemos pensar que nestes países de onde estas fotos foram captadas, as pessoas vivem mal e com dificuldades. Isso até pode verdade mas, certamente, e pelo que tenho conhecido, estas pessoas têm uma enorme alegria de viver. Dão valor às pequenas coisas da vida e não vivem de aparências. São o que são e não o que desejariam ser. Têm o que têm e não ficam tristes por isso (ou pelo menos não o demonstram). Em Portugal também há oficinas de bicicletas ao nível das que estão nas fotografias. Eu conheço algumas! E depois?

Não considero este tópico inútil. Serão tão útil quanto todos os outros. Terá os comentários que tiver, com as opiniões que tiver. Se é para questionar a utilidade ou a importância de cada tópico deste fórum, mais vale parar já com isto tudo!
 

Gualdinof

New Member
Boas

Também nós devemos de ter cá caso parecidos com os das fotos, nos dias de hoje existem lugares que ainda não têm saneamento básico, acessos a médicos etc... somos bombardeados com situações dessas diariamente na comunicação social, e sim por muitas vezes somos indiferentes a isso.

Em relação as bicicletas e as fortunas pelas gramas, não sou dos que fazem isso (penso eu) mas sou como é óbvio suspeito de me julgar, mas também acho que pelos outros se poderem dar a esse luxo não os devemos criticar.

Acredito piamente que as imagens mostradas acima não sejam do "3º Mundo" ou acham que os países Asiáticos estão como nós? não sei e não sou analista para julgar isso, tenho a certeza que nesses mesmos lugares existem lojas como as nossas, com material como o nosso e provavelmente mais barato que o nosso :mrgreen:

Em relação ao "Post ser Inutil" no meu ver não o é. É generalista "qb" tal como tantos outros que aqui se encontram, eu gostei e "postei" :mrgreen:

Abraço a todos. GAF
 

ze_zaskar

New Member
Boas
No que toca à "utilidade" do topico, isso é muito relativo... mas eu gostei.
O que eu acho que chama a atençao nestas imagens é a outra faceta das bicicletas tantas vezes esquecida por nos portugueses, que é a da bicicleta como veiculo de transporte utilitario. Estas pessoas nao as encaram como material desportivo, mas sim como um utensilio diario, um substituto de outros transportes mais poluentes ou caros. Aos portugueses nao ficava nada mal encarar com outros olhos esta vertente.
:wink:
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Também conheço algumas lojas aqui em Portugal de aspecto semelhante às lojas das imagens...

Concordo com o colega Gualdinof quando diz que nestes paises também há o outro extremo, curiosamente um par dessas imagens tinha origem no Japão e como sabemos há imensas marcas de topo com origem nesse pais...

Outro aspecto a ter em conta é de facto o uso que se dá às bicicletas nesses paises e ter a noção que não estamos tão longe desse tempo, o meu pai conta-me que nos seus tempos de catraio lé por Castelo Branco toda a gente se movimentava de bike, os homens das aldeias perto de Castelo Branco vinham todos trabalhar diariamente para a Cidade montados nas suas pasteleiras, isto foi à uns 40 ou 30 anos atras... ainda hoje em dia montes de pessoal que trabalha em fábricas e no campo pelo interior do pais se desloca de bicicleta...

Até seria melhor que ainda hoje assim fosse, eramos bem mais saudaveis, o ar que respiramos seria melhor e estariamos todos melhor economicamente... e quem sabe mais felizes como fala o colega banjix...

Dá que pensar...

Abraço
 

Leonix

New Member
Quando tinha 12 anos ia com a minha bicicleta a uma oficina perto de casa que tinha +- o aspecto da 2ª foto a contar de cima.
Apenas para colocar remendos nas cameras de ar. Nunca tinha ouvido falar de trocar correntes (as correntes também de gastam? na altura não se gastavam :D) trocar cassetes, desviadores, etc... Nunca na vida, os pneus era até ao arame, etc... Na altura vinte contos por uma bicicleta era um investimento puxado, agora com 100€ compramos um selim e não pode ser topo de gama :)
Chegamos à fase do consumismo! Trocamos material por ser mais bonito, ainda que o anterior cumpra na perfeição o seu dever, etc...

Na Alemanha e Holanda, vê-se pessoas de todas as idades a usar bicicletas, independentemente da profissão e rendimentos. A bicicleta lá é valorizada por ser meio de transporte indispensável, ninguém é discriminado por ser rapaz e andar de bicicleta cor-de-rosa :) ou ser rapariga e andar de bicicleta azul... Lá "podem" arregaçar as calças para não as sujarem na corrente, (sem serem bimbos) etc... Vivem e pensam de uma maneira muito diferente da nossa em relação às bicicletas e não são mais pobres!!!
 

miguelromao

New Member
Leonix said:
Quando tinha 12 anos ia com a minha bicicleta a uma oficina perto de casa que tinha +- o aspecto da 2ª foto a contar de cima.
Apenas para colocar remendos nas cameras de ar. Nunca tinha ouvido falar de trocar correntes (as correntes também de gastam? na altura não se gastavam :D) trocar cassetes, desviadores, etc... Nunca na vida, os pneus era até ao arame, etc... Na altura vinte contos por uma bicicleta era um investimento puxado, agora com 100€ compramos um selim e não pode ser topo de gama :)
Chegamos à fase do consumismo! Trocamos material por ser mais bonito, ainda que o anterior cumpra na perfeição o seu dever, etc...

Na Alemanha e Holanda, vê-se pessoas de todas as idades a usar bicicletas, independentemente da profissão e rendimentos. A bicicleta lá é valorizada por ser meio de transporte indispensável, ninguém é discriminado por ser rapaz e andar de bicicleta cor-de-rosa :) ou ser rapariga e andar de bicicleta azul... Lá "podem" arregaçar as calças para não as sujarem na corrente, (sem serem bimbos) etc... Vivem e pensam de uma maneira muito diferente da nossa em relação às bicicletas e não são mais pobres!!!

completamente de acordo com o que escreveste Leonix

só acrescento que a oficina onde ia era do Sr.Cabrita em Paço de Arcos perto do jota pimenta.
 
Top