Custóias - NaturAndaBTT

ZeMapas

New Member
Carrixo, foi porreiro anunciares a nossa ida a Santiago naquele tópico em que há pessoal à procura de companhia.
Sobre quem vai, parece-me que isto irá decidir-se na última semana (e não é preciso ser antes) pois só nessa altura se verá o tempo.
E o grupo até convém que não seja grande. Pessoal que se conheça e que se entenda bem é que é preciso!
Domingo começamos a 'sondar' a malta, ok?!
 

ZeMapas

New Member
12+3=15...grande grupo neste domingueiro! E já sei de mais um, pelo menos, que irá comparecer.
Como o grupo NaturandaBtt está de parabéns teremos de festejar...
Afinal, desde 03Nov2009 que, sem parar, temos contribuído com salutares convívios entre bttistas. E como engrandecemos neste último ano!!
 

Mgomes74

Member
Desta vez o relato deste domingueiro começa pelo essencial e mais tarde vamos ao acessório... Assim Parabéns Carrixo e Parabéns NaturaAndaBTT …

Agora sim o Rescaldo do passeio de hoje lá para os lados de Angeiras …

Ponte de Encontro no local do costume, desde há já vários anos, Largo do Souto, e pelas 8h20 logo o Tiago André marcou presença logo seguido por este vosso escriba, pouco depois o Amadeu, Manuel Soares, André Soares, Avelino Pinho, Pedro Granja, Gonçalo Moreira, Zé Alves, Sérgio Carneiro, Sérgio Tavares, Marco Pinto e bem mais tarde o sonolento do Ângelo Cruz ….

Após as preparações técnicas que um passeio de BTT exige, tomar café e comprar meia dúzia de bolos, lá arrancamos em direcção ao percurso que decidimos na altura …

Um percurso um bocado massacrado com as chuvadas fortes dos últimos dias a deixarem os trajectos bons, quer para a patinagem artística ou quiçá uns medicinais banhos de lama, que por sua vez, têm acção calmante e cicatrizante para tratamento de espinhas, acne, inflamações e até rejuvenescimento …por isso já sabem da próxima vez tragam toalha.

De realçar a contagiante boa disposição do Sérgio Tavares, Sérgio Carneiro e Marco Pinto, onde se destacam as celebres “vertidelas de aguas” do Tavares, que desata sempre a correr atrás de alguém com a dita cuja na mão, ou Marco Pinto que me agradecia por eu querer que me acompanhasse na frente, que segundo ele, era uma forma simpática de eu insinuar que ele vinha a atrasar a malta (nada disso Marco estavas com um andamento porreiro) … os outros é que andavam no monte a ver montras :) ...

Mas o compacto grupo de 13 lamacentos, lá ia progredindo no terreno, onde reinava a boa disposição, não só dentro do grupo mas também fora, pois quando o Tavares pergunta a uma Sra. :

“- Bom dia arranja-se ai uma sandes de presunto??”

Ao que a Sra. simpaticamente responde

“- Ó filho agora nem junto nem separado!!!!”

O Zé ia-se desdobrando, ora ia à frente a orientar o pelotão ou ficava para trás para registar e fotografar o passeio, escusado será dizer que nos momentos em que ficava para trás a fotografar, o resto do pessoal tomava todos os caminhos menos o correcto ….. que o digam o Gonçalo, Granja, Avelino e Angelo que passavam a vida a dar meia volta eheheh … aliás a frase mais ouvida no dia de hoje foi:

“- É por aqui, voltem atrás !!!”

e de lá do outro lado ouvíamos:

“ - Dassse !!!! Outra vez, #$%& que #$%&#”

Pouco depois o Zé encontrou o local ideal para pararmos e comer-mos uma “gloria” e abrir-mos a garrafa de champanhe, numa estrada e logo local mais apertado hihihii … mas logo repensamos e arrancamos para um local mais calmo e mais NaturaAnda BTT ….

E foi assim reunidos, com copos e tudo ( há que agradecer ao Zé os bolos, champanhe e os copos, algo que nunca pensei encontrar numa volta de BTT ehehe ) que comemoramos mais um aniversario do grupo ….

Até que pelo meio e muito timidamente, o Avelino disse que também fazia anos, e há que dar um abraço e os parabéns ao homem e ao amigo …

Depois foi apontar a casa, desta vez um nadinha mais rápido, pois aproximava-se a hora do tacho e como era domingo havia pessoal que queria chegar a casa mais cedo para lavar as bikes tomar banho e ir almoçar com a família.

Até ao próximo passeio, e que de hoje a um ano possamos estar novamente reunidos … desta vez com mais um bolo, pois o carrixo merece ....

PS: Recebi agora uma SmS do Pedro Ferreira, que não pôde alinhar pois a Lara nasceu hoje, e o papá e mama (babados) estão bem e muito felizes …..
 
Last edited:

ZeMapas

New Member
Agradável relato Mgomes. Onde vais tu buscar tanta inspiração?

Sobre as 'vertidelas de águas' livrei-me de boa por acaso. Estava para ser eu o segura biclas a ser regado... Valeu-me a boa vontade de alguém (julgo que do carrixo, hehe).

Por causa do andar prá frente e pra trás é que mais de metade das fotos ficaram tremidas... ou então vocês passavam com uma rapidez fora de série. Temos de arranjar um fotógrafo dedicado... e um guia mais novo, para evitar os palavrões pelo caminho, hehe...

Carrixo devemos-te um copo e PFerreira os meus parabéns, carago: és pai!

Gostava de agradecer às visitas que tivemos e que em muito enriqueceram o nosso passeio. Amadeu e SérgioCarneiro, combinem aí uma saída em conjunto com o vosso pessoal.

Venha o próximo...
 
Last edited:

carrixo

New Member
Como sempre o melhor relato de todos Mgomes no seu melhor!!

Antes de mais quero publicamente felicitar o recente papá Pedro Ferreira Gnd abraço my friend

Fico á espera da próxima convocatória Mgomes..
 

Mach 4

New Member
Um aviso se estão a pensar em ir pedalar para Valongo :

Preparem essas perninhas...é preciso pulmão, força e muita técnica para andar em Valongo. Não esperem passeios planos e lisinhos.
A última vez que lá estive foi no aniversário do clube Mondraker, erámos 55 e vi pelo menos 6 furos e um colega que foi para o hospital depois de uma queda e que resultou em 6 pontos no braço esquerdo.
Não quero assustar ninguém mas como se diz - "Valongo é Valongo".
Preparem-se pois existem trilhos muito durinhos e técnicos. Subidas de vos disparar as pulsações e descidas de vos tirar o fôlego.

Comecem pelos trilhos soft e vão explorando com calma pois existem subidas que são um verdadeiro desafio ás vossas capacidades e descidas um pouco perigosas.
E técnica, muita técnica irá ser fundamental.

E convém terem de preferência algo como isto :



Boas voltas.
 
Last edited:

ZeMapas

New Member
Ei, Mach 4, explicas-me por favor o sentido do teu post?

Estou farto de fazer Valongo, de jipe, de mota, em btt e a pé, e felizmente, até hoje, sobrevivi sem pontos; com algumas quedas, é verdade, como pode acontecer em qualquer lado, mas com uma perspectiva de que é um local espectacular onde qualquer um se pode divertir e todos o devem conhecer e desfrutar.
Não há subidas que me assustem nem descidas que não se façam! Tudo depende do ritmo com que as queiras fazer e das companhias que tens. Se for para fazer corridas concordo com o que dizes, caso contrário, não há melhor local para qualquer bttista sentir o prazer de pedalar. Muito brevemente iremos fazer Valongo e tenho a certeza de que ninguém virá com essa opinião... e iremos fazer subidas e descidas radicais garantidamente.

De qualquer forma, obrigado por partilhares aqui a tua opinião. Manda sempre.
 

Mgomes74

Member
Obrigado Mach4 pelo teu post ... e realmente já tinha ouvido essa frase "Valongo é Valongo" ... mas realmente acho que tudo depende do espirito com que vamos ... e como normalmente vamos "nas calmas" e para desfrutar ... (excepto alguns nas Maratonas não é verdade :)) ... penso que tudo irá correr bem .... aliás o unico que sempre cai sou eu por isso basta que eu vá nas calmas para tudo correr bem e nem é preciso o terreno ser muito acidentado :)
:fpalm:

Olha se quiseres aparece e acompanhas a malta, pelo menos boa disposição é garantida ;)

abraço
 

moreirinhaa

New Member
LOOOOL
Até parece que Valongo é o fim do mundo ;)
Nunca fui a Valongo mas duvido que seja muito difícil andar por lá..... E sim, é preciso uma boa bike mas nada de exageros porque ninguém vai andar aos saltos mas sim a passear por isso uma rígida chega perfeitamente. Para andar a saltar ou como tu dizes ' Match 4 ' é melhor uma destas ;)
 

Mach 4

New Member
Bem moreirinhaa,

por essa trocava já eu a minha :D.
Sim gosto de dar uns bons saltos, principalmente a descer. Mas se nunca foste a Valongo vais perceber o que eu estou aqui a dizer quando tu te deparares com algumas "subidinhas" que por lá existem ;), agora se vão mais numa de passeio...

Pessoal, como disse não quero assustar ninguém, e como também estão a dizer depende muito com quem vão e para onde vão pedalar, só quis alertar para alguém menos preparado fisicamente. Isto por eu já ter observado gente que vai fazer maratonas e passeios para lá e parece que pela cara de alguns não sabiam muito bem onde se foram meter. E atenção que Valongo ainda é muito grande, há trilhos e trilhos, e alguns são bem técnicos e durinhos...

Eu não vou muitas vezes para lá, mas quando surge a oportunidade vou sempre com um amigo meu (não convém muito ir sózinho) e ele sim, anda com um grupo de "malucos" e que já tem um "pedal" e uma técnica dificil de acompanhar (pelo menos para mim). Mas um deles já abusou e deu um terno em que ficou com a bike por cima dele, partiu o capacete e ficou uns bons 10 minutos inconsciente.

Mas Valongo tem de tudo um pouco, se querem trilhos mais soft também os encontram. Eu é que normalmente não digo não a nada, e é nessas ocasiões que se calhar temos de estar mais atentos aos azares. Por exemplo existe lá uma descida a pique em que muito pessoal já se cortou, e eu desci, voltei a subir...e desci outra vez. Nunca a tinha feito e apesar de o pessoal me estar a avisar que podia ser perigoso, e que era melhor eu estar quieto, eu fui mesmo assim, e por 2 vezes. Btt é aventura, é adrenalina, é o eterno desafio homem vs natureza, mas atenção que a natureza por vezes pode ser implacável.

Agora verdade seja dita, Valongo tem muita pedra e cascalho e para estragar material pode ser num instante. Até á quem diga na brincadeira que "Se queres estragar/trocar de material, vai a Valongo".
Eu cá não gosto de descer devagar, já a subir é mais complicado. Para ganhar mais resistência teria de pegar mais vezes na bike e ir para lá mais vezes, ou meter-me num ginásio 1 a 2 vezes por semana, teria de fazer mais exercício e se calhar comer e beber um pouco melhor.
Claro que nada disto é preciso para ir pedalar para lá, mas para o tipo de trilhos que eu gosto Enduro) iria ajudar muito, acreditem que sim.
Para vos acompanhar, é dificil e isto porque eu estou um pouco condicionado. Teria de ser sempre da parte da tarde, uma vez que tenho de tomar conta do meu pequenito de 3 anos (quase 4) todos os fins de semana de manhã, porque a minha "Maria" trabalha até ás 13h00.

Mas um dia ainda me vou encontrar convosco para dar umas voltas por aí.
Abraço a todo o pessoal e continuem assim com esse espirito tão agradável que vos é característico.

P.s - Mgomes74, os teus relatos são de mais, farto-me a rir com eles e nem sequer conheço o pessoal.
 
Last edited:

carrixo

New Member
Mach 4

Obrigado pelo feedback positivo que dás ao nosso grupo mesmo sem conheceres a malta...
Combinamos um dia para vires connosco nem que sejamos nós a ir da parte da tarde!!

gnd abraço e mais uma vez obrigado!
 

ZeMapas

New Member
Malta, o BTTMatosinhos vai promover no dia 20 de Novembro a descida do Marão. Ora descidas destas é que eu gosto. Só descer, hehehe... mas com calma e prudência, claro.
O MrSmith (PedroGaio) perguntou se alguém de nós alinhava. Em princípio, eu estou nessa. Há mais alguém interessado?

Não é preciso pré-inscrição e o almoço é para quem optar pelo que é só repartirmos a despesa do combustível. E é algo que acabará cedo (cerca de meia hora de descida)
---
E, não se esqueçam, dia 1 de Dezembro, se o S.Pedro ajudar é para se ir a Santiago...
 
Top