Boas pessoal. Devido a ter adquirido uma bike de carbono dei-me ao trabalho de pesquisar que tipo de cuidados devia ter com a mesma, fiz uma pesquisa pelo forum e encontrei algumas sujestões mas nada num topico assim directo em que a malta que tem o mesmo medo que eu possa pesquisar e encontrar logo o que procura. Deixo aqui o que encontrei na minha pesquisa, penso que ajude a fazer a bike durar!
Malta que tenha experiencia no assunto agradecia que opinasse para esclarecer o pessoal visto que é um assunto que preocupa muita gente.
OS CUIDADOS A TER COM O QUADRO DE CARBONO
O primeiro cuidado é no momento da compra, e isso vale para qualquer quadro. O biker deve escolher correctamente o tamanho, a geometria e levar em conta o uso que vai fazer da bicicleta. Assim, não se deve adquirir uma bike de cross country para fazer downhill, por exemplo.
Evite fazer modificações no projecto original da bicicleta. Mudanças de componentes podem alterar a relação de forças e criar pontos de tensão. Um quadro projectado para utilizar uma suspensão de 80 mm será submetido a forças bem maiores se receber uma suspensão de 120 mm. Isto é valido para outros componentes como o avanço, a forqueta, o guiador e para todos os tipos de quadros.
Evite que o quadro entre em contacto com produtos derivados de petróleo (benzina, gasolina, diesel, querosene, óleos etc). Lave a bike somente com sabão neutro.
Proteja a escora inferior do lado direito para evitar que as chicotadas da corrente arranquem o verniz que protege a pintura. Sem o verniz, a fibra de carbono lasca e o óleo da corrente penetra pelas microfissuras e, com o passar do tempo, vai dissolver a resina que aglutina a fibra.
Ao notar uma área descascada ou um risco profundo no quadro, proteja-os imediatamente com esmalte de unha ou até mesmo com um autocolante.
Um dos erros que mais danificam quadros de carbono é o excesso de aperto. Tome cuidado com tudo o que tiver contacto com o quadro. A regra geral manda apertar o parafuso até encostar no fim da rosca e ir um pouquinho mais. Apertos exagerados provocam tensão no quadro.
Deve-se respeitar a inserção mínima do espigão do selim no quadro. O espigão do selim deve estar pelo menos 130 mm dentro do quadro, ou pelo menos uma polegada (2,5 cm) abaixo da intersecção do tubo do quadro com o tubo de selim.
Jamais utilize um espigão de selim fora do diâmetro correto. Não use buchas ou calços para compensar a medida e também não "esmague" o quadro com aperto excessivo para prender o canote. Ambos os casos causam tensões no quadro. O espigão não pode ter riscos, em especial na horizontal, para não o fragilizar e expor o biker a acidentes.
Por motivo de segurança, alguns componentes de carbono têm que ser de marcas consagradas.
Não use lubrificantes à base de petróleo e de sabão de lítico, pois atacam o verniz.
Em suspensões equipadas com steerers de carbono não se devem usar aranhas (spiders) tradicionais. Suspensões com steerers de carbono devem somente utilizar spiders específicos para essa finalidade. Aperto exagerado da caixa de direcção, quando o steerer é de carbono, também vai causar tensão no conjunto.
Forquetas em carbono de bicicletas de ciclismo requerem muito cuidado no momento do aperto do aheadset.
Muito cuidado com a quantidade de espaçadores do aheadset. Espaçadores a mais alteram a altura e criam pontos de tensão no conjunto suspensão-caixa de direção-quadro.
Utilize somente lubrificantes recomendados pelos fabricantes. Consulte o manual do proprietário ou o site do fabricante para ver se o quadro resiste a um determinado agente químico.
Componentes de fibra de carbono como avanços e espigões do selim têm vida útil relativamente curta. Verifique no site do fabricante qual a durabilidade do seu componente. Não é raro ouvirmos de guiadores e caixas de direccâo que quebraram sem prévio aviso.
Aguardo por algumas dicas mais pessoal!
Cumps