Cuidados a ter com o carbono

xingu

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Re: Carbono que cuidados!!!!

E o que acham de um quadro em carbono já com uns 10 anos? poderá ter problemas que não se vêem a olho nu?
 

xingu

New Member
Tratar Carbono

Boas! :D
gostava de lixar o meu quadro em carbono e depois envernizar, ficaria com o aspecto do carbono mas com um acabamento, que tipo de lixas devo usar?
A minha dúvida é se o verniz tem que ser algum especial ou se pode ser usado um qualquer, dos que se usam nas pinturas de automóveis por exemplo, ou pode danificar o carbono?
Já agora, devo colocar massa no espigão como se faz nos quadros em aluminio?
E por exemplo, pode ser usado decapante? para facilitar o processo? ou vai arruinar o quadro?

Obrigado! :wink:
 
Re: Tratar Carbono

Pelo que sei, a fibra de carbono é um material quase textil, que leva uma especie de resina pelo meio para dar dureza (como a fibra de vidro) e depois é cozido....

Sei que mesmo para cortar carbono é muito complicado, tendo que se fazer uma "gravata" para não estalar e tem que ser com uma serra muito fininha... agora... lixar... não sei...

Mas quase que me arriscava a dizer que decapante... nem em sonhos....

Mas eu não percebo muito de carbono....
 

xingu

New Member
Re: Tratar Carbono

Pois o decapante também me parece uma ideia má!
mas lixar com jeito não me parece que faça mal, afinal de contas é só para tirar a tinta e deixar o carbono á vista.
Quanto ao verniz, ai é que tenho dúvidas, pois não sei se há algum verniz próprio, ou se posso usar um qualquer sem problemas de danificar o carbono.
 

Alf

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Re: Carbono que cuidados!!!!

Não ponhas massa no selim, há lubrificantes especiais para carbono, a massa normal pelos vistos danifica.

Usa massa como esta (para carbono): http://www.scottusa.com/product.php?UID=9530

Quanto a decapar... acho melhor não, o risco de danificares irremediavelmente o quadro pode ser grande... E há produtos químicos que danificam o carbono, não pode ser qualquer verniz (além de danificar estalava logo).
 

jginja

New Member
Re: Carbono que cuidados!!!!

viva xingu,
tá mas é sossegado! :shock: :shock:
é como já disseram, se fizeres alguma das coisas que tens em mente o mais certo é passares a ter um quadro novo! :mrgreen:
um novo, porque esse ficará sem conserto!!
para além do mais essa história do lixar é altamente prejudicial para a tua saúde.
espero que não "postes" nada a dizer: olhem, já está!!

boas pedaladas
 
Re: Carbono que cuidados!!!!

Se quiseres ver qual o resultado de lixar um quadro de carbono, experimenta lixar uma cana e vê como fica (uma bela m*rda...)

Se quizeres tenho um quador de aluminio que troco pelo teu de carbono e esse sim podes lixar, decapar e até pegar fogo... :twisted:
 
Re: Carbono que cuidados!!!!

Ora .......cuidados com o carbono.......

Cuidado....

Para não bater nas arvores.....lixas o quadro.... :)
Para não cair ......lixas o quadro... :)
Com as pedras que saltam e batem no quadro....lixas o quadro.... :)
Com todas as coisas que podem bater, riscar, amolgar.....etc.....lixas o quadro......:)

Resumindo e concluindo.........fico com o Aluminio.......e deixo as pernas puxarem umas graminhas a mais :mrgreen:...

Boas Pedaladas
 

ivan luis

New Member
Re: Carbono que cuidados!!!!

boas,
quando comprei o meu guiador em carbono (FSA) utilizei lubrificante para colocar os punhos com facilidade. Será que fiz asneira e danifiquei o guiador?? Gostava que me esclarecessem.
 
S

suika05

Guest
Re:Carbono que cuidados!!!!

Boas,

Podes lixar o verniz,( mas só o verniz) a seco com uma lixa 800 enquanto sair pó esbranquiçado, e quando começar a ficar cinza deves parar, porque ja chegaste ao carbono(não é muito bom começar a lixar fibras). depois tem que ser aplicado um aparelho e verniz próprio para o cabono. Se tiveres jeito para o bricolage fica como novo!!!

Abraço,
 

TeXaS

Member
Boas pessoal. Devido a ter adquirido uma bike de carbono dei-me ao trabalho de pesquisar que tipo de cuidados devia ter com a mesma, fiz uma pesquisa pelo forum e encontrei algumas sujestões mas nada num topico assim directo em que a malta que tem o mesmo medo que eu possa pesquisar e encontrar logo o que procura. Deixo aqui o que encontrei na minha pesquisa, penso que ajude a fazer a bike durar!;)
Malta que tenha experiencia no assunto agradecia que opinasse para esclarecer o pessoal visto que é um assunto que preocupa muita gente.

OS CUIDADOS A TER COM O QUADRO DE CARBONO

O primeiro cuidado é no momento da compra, e isso vale para qualquer quadro. O biker deve escolher correctamente o tamanho, a geometria e levar em conta o uso que vai fazer da bicicleta. Assim, não se deve adquirir uma bike de cross country para fazer downhill, por exemplo.

Evite fazer modificações no projecto original da bicicleta. Mudanças de componentes podem alterar a relação de forças e criar pontos de tensão. Um quadro projectado para utilizar uma suspensão de 80 mm será submetido a forças bem maiores se receber uma suspensão de 120 mm. Isto é valido para outros componentes como o avanço, a forqueta, o guiador e para todos os tipos de quadros.

Evite que o quadro entre em contacto com produtos derivados de petróleo (benzina, gasolina, diesel, querosene, óleos etc). Lave a bike somente com sabão neutro.

Proteja a escora inferior do lado direito para evitar que as chicotadas da corrente arranquem o verniz que protege a pintura. Sem o verniz, a fibra de carbono lasca e o óleo da corrente penetra pelas microfissuras e, com o passar do tempo, vai dissolver a resina que aglutina a fibra.

Ao notar uma área descascada ou um risco profundo no quadro, proteja-os imediatamente com esmalte de unha ou até mesmo com um autocolante.

Um dos erros que mais danificam quadros de carbono é o excesso de aperto. Tome cuidado com tudo o que tiver contacto com o quadro. A regra geral manda apertar o parafuso até encostar no fim da rosca e ir um pouquinho mais. Apertos exagerados provocam tensão no quadro.

Deve-se respeitar a inserção mínima do espigão do selim no quadro. O espigão do selim deve estar pelo menos 130 mm dentro do quadro, ou pelo menos uma polegada (2,5 cm) abaixo da intersecção do tubo do quadro com o tubo de selim.

Jamais utilize um espigão de selim fora do diâmetro correto. Não use buchas ou calços para compensar a medida e também não "esmague" o quadro com aperto excessivo para prender o canote. Ambos os casos causam tensões no quadro. O espigão não pode ter riscos, em especial na horizontal, para não o fragilizar e expor o biker a acidentes.

Por motivo de segurança, alguns componentes de carbono têm que ser de marcas consagradas.

Não use lubrificantes à base de petróleo e de sabão de lítico, pois atacam o verniz.

Em suspensões equipadas com steerers de carbono não se devem usar aranhas (spiders) tradicionais. Suspensões com steerers de carbono devem somente utilizar spiders específicos para essa finalidade. Aperto exagerado da caixa de direcção, quando o steerer é de carbono, também vai causar tensão no conjunto.

Forquetas em carbono de bicicletas de ciclismo requerem muito cuidado no momento do aperto do aheadset.

Muito cuidado com a quantidade de espaçadores do aheadset. Espaçadores a mais alteram a altura e criam pontos de tensão no conjunto suspensão-caixa de direção-quadro.

Utilize somente lubrificantes recomendados pelos fabricantes. Consulte o manual do proprietário ou o site do fabricante para ver se o quadro resiste a um determinado agente químico.

Componentes de fibra de carbono como avanços e espigões do selim têm vida útil relativamente curta. Verifique no site do fabricante qual a durabilidade do seu componente. Não é raro ouvirmos de guiadores e caixas de direccâo que quebraram sem prévio aviso.


Aguardo por algumas dicas mais pessoal!;)

Cumps:cool:
 
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