Cubos trás com eixo 20mm

#1
Queria saber se alguem já viu alguma coisa do género à venda. Estes Gsport http://www.gsportbmx.com/products/index.php?list=Hubs são eixo de 20 mm mas compatíveis com quadros preparados para eixo normal, só que são de bmx e não trazem furação para disco. Alguns quadros, tipo o turner dhr http://www.sunbikeshop.com/Turner/DHRb.jpg e o último sintesi bazooka, têm dropouts com umas peças cilíndricas substituíveis que permitem montar o tipo de eixo que s quiser e provavelmente tambem eixo de 20. O sistema dos Gsport parece-me mehor por se adaptar a qualquer quadro e ser relativamente leve. Os cubos saint e xtr usam um sistema parecido, mas não é bem a mesma coisa e são de esferas :(http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/EV/bikecomponents/FH/EV-FH-M800-2260_v1_m56577569830608938.pdf Já alguem viu algo deste género à venda? É que, sinceramente, acho que as marcas andam a dormir.
 
#2
Não há no fórum um torneiro mecânico ou alguem que trabalhe com CNC que me consiga maquinar o eixo e o corpo do cubo se eu os desenhar? Já tou por tudo! :mrgreen:
 

Alf

Active Member
#3
Não quererás um cubo com eixo de 12mm? Para isso é preciso o quadro trazê-lo.

Compra um cubo shimano Hone. Tem eixo de 10mm, mas é bastante resistente, o problema é que o desviador está lá agarrado :mrgreen:

Mas das duas uma, ou queres montar um cubo mais resistente que o quadro, ou então porque não montas um cubo "normal"? Também os há bastante resistentes...
 
#4
Sei que há eixos de 12 mas não é isso que quero. Eu queria mesmo era um eixo de 20, mas com uns parafusos M10 para apertar num quadro normal. Se vires o primeiro link percebes o que quero. É claro que se houvesse um cubo com eixo de 20 passante, tipo o da frente, tambem daria para adaptar para usar parafusos M10 com algum trabalho. Se o pessoal usa eixo de 20 à frente por que não atrás onde está sujeito a maior esforço?
 
#5
Assim de repente, ocorrem-me duas razões....
Primeiro porque não é necessário (as torções são inferiores que nas suspenções) e segundo, por causa da cassetes (com eixo de 20mm, não montavas o aperto da cassete).

P.M.
 
#6
Na questão da cassete concordo que poderia haver problemas, mas contornáveis. O problema era fazer entrar a chave no lockring, mas tirando o corpo da roda livre fora do cubo isso resolvia-se e depois encaixava-se o conjunto no cubo. Em relação a não haver necessidade discordo. O eixo de trás é mais comprido e, por isso, está mais sujeito a flexões. Por causa do espaço na traseira ser limitado, entre o pneu e a pedaleira, as escoras inferiores não são tão grossas como por vezes seria desejável e há necessidade de corrigir essa falta de rigidez. Há cubos com eixo maciço de 12mm porquê? A demo9 usa um eixo maciço atrás que nas pontas é de 12mm (a meio é ainda mais grosso) e é de certeza menos resistente e muito mais pesado que o Gsport. Viste o primeiro link que está na primeira mensagem?
 
#8
Estes americanos e as patentes... Que complicação! :evil:
A página diz "time limit has expired". Procurando um pouco lá encontrei a descrição e as imagens, mas achei aquilo um bocado vago. Não encontrei nada específico referente ao lock ring ou à forma como seria possível um lock ring apertar a cassete no corpo da roda livre, mas como disse não cosegui ver o link. Conseguiste perceber essa parte, P.M.? A parte do banho de óleo pareceu-me uma ideia um bocado megalómana, mas isto dito por mim... :D
O meu problema é que um lock ring convencional nunca dará para apertar no cubo com um eixo de 20 montado porque a chave não vai caber. O buraco do lock ring é muito pequeno e quase não iria deixar folga, portanto meter uma chave entre os dois é impossível. Para além disso o buraco interior da chave tem menos de 20mm. No entanto há vários cubos que permitem deslizar o corpo da roda livre para fora do eixo removendo apenas a porca ou batente do lado direito do eixo. Ainda no outro dia o fiz, num assess de rolamentos, para besuntar as molas e os linguetes com massa consistente e foi bastante simples tanto de tirar como voltar a por no sítio. E com o corpo da roda livre separado do cubo e do eixo já dá para meter a chave na boa! Por isso é que tava a pensar nisso...
Mas pronto, parece que tou condenado a usar um cubo normal por enquanto. :( É que o meu cubo assess tá a precisar de rolamentos novos e a cassete oscila um pouco como se o eixo estivesse empenado. E agora não sei o que comprar, nem tenho grande orçamento...
Aceitam-se sugestões para um cubo novo, sff!
P.S. - Obrigado desde já e desculpem lá o testamento!
 
#9
Hei,

Não hé problema com o testamento, mas tenta espaçar mais o texto e com mais pontos finais, porque assim é complicado de ler.
De facto, tens razão... a pesquisa dá como expirada. Tens de voltar à versão TXT e depois clicar em Images....
De qualquer forma, segundo a patente, a fixação da cassete era através de um lockring diferente, ou seja, que substituia o vulgar das cassetes (era similar ao dos eixos pedaleiros, mas obviamente com diametro diferente).
Banho aberto?? Não vi nada disso...

Sim, conheço esse tipo de fixação dos cubos. Os american classic também são assim, por exemplo.

Ainda não percebi porque queres um eixo de 20 atrás... Como já referiram, só se for para teres um eixo mais resistente que o quadro :mrgreen:
O conceito deste cubo é normalmente para ser usado em tandems.

P.M.
 
#10
http://bismo.blog.friendster.com/2006/07/rear-hub-shimano-saint-fh-m800-modification/
Há por aí mais malucos! Começava a pensar que era só eu! :D

Parece que é possivel por rolamentos num cubo traseiro saint e pelos vistos tem eixo de 20.
Se fosse a um torneiro podia fazer um eixo como o dos cubos g-sport. O problema é que o cubo saint tem centerlock (não gosto!), e nem sequer é um centerlock normal, é ligeiramente maior e os discos são caros e difíceis de arranjar. Se fosse de 6 parafusos ía já comprar um usado que tá na loja barato :evil:

Vou ter que continuar a procurar... Se virem algo avisem!

Já agora, não havia umas peças que passavam de centerlock a S.I.(6 parafusos), ou era ao contrário? :?: