Cubos - Pontos de encaixe

TiagoDP

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Boas,
Não sei se será o sitio certo para colocar a minha dúvida, visto esta ser com o objectivo de realizar a compra de umas rodas no futuro!
A Bike Magazine deste mês, traz uma notável reportagem com o David Rosa, que, entre muitos aspectos do seu treino, esclarece os pontos que a seu ver são importante na composição de uma bicicleta.
Eu como ando em investigação por esta net fora para saber por que rodas irei optar, interessei-me as referências que o bi-campeão XC0 faz a este componente. Para além da óbvia observação de que o peso a dar importância nas rodas é o dos aros, refere ainda, no que toca aos cubos, o número de pontos de encaixe que estes devem ter, proporcionando notórias diferenças de rendimento em zonas mais técnicas. Ora, eu na minha ignorância era coisa que nunca tinha ouvido falar, mas que até tem uma enorme lógica.
Entretanto já tentei procurar nas especificações de vários cubos, o número de pontos de encaixe dos mesmos, não tendo tido sucesso algum na tentativa...
Alguém me sabe dizer o valor "standard" para cubos correntes? Já agora sabem algum site que compare as diferentes características dos vários cubos? E já agora, se souberem valores do número de pontos de encaixe de alguns cubos....ficaria deveras agradecido!

Um bem haja para todos :)
 

David Raquel

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Essa entrevista parece-me um bocado tendenciosa à promoção dos novos "super cubos" do patrocinador do David Rosa!

Os cubos são os prototype e dizem que têm 120 pontos de engate.

Os meus "maus" dtswiss têm 18 e não me queixo e os meus Mack têm 6 e queixo-me ainda menos :lol:
 

Paulo.Cabanas

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Boas. Vou tentar dar uma pequena ajuda prque também não sei muito sobre o assunto.

Os cubos são os Prototype que a RacingCycle vende. A grande diferença para os outros cubos é que estes têm 120 (creio) pontos de ancoragem com o cepo, enquantos os normais andam pelos 50/60 possiveis pontos (não sei ao certo). O que é que isto vai fazer?
Faz que quando estamos a rolar sem pedalar e depois passamos a pedalar, com os cubos normais damos à volta de 1/4 de volta até o cubo agarrar no cepo e com o cubo da Prototype, esse "agarrar" é quase instantaneo.
Ora, em zonas técnicas e em locais onde temos que utilizar só meias pedaladas por exemplo, estamos a perder tempo com a "folga" e tempo de ancoragem entre cepo/cubo comparando os cubos normais com estes da Prototype.
Para além disso, o muito bom destes cubos também nem é o peso mas sim a grande redução de atrito que existe ao rolar pois os rolamentos não são os rolamentos normais de mercado. Também não sei as suas caracteristicas.

Basicamente é o que sei.

Cumpts
 

Jepas

Super Moderador
Tivesse um título mais explícito do tipo: Nº de pontos de engate do cepo e eu tinha percebido.

O Paulo já explicou tudo.
 

TiagoDP

New Member
ou seja....normalmente é uma característica que não vem nas especificações, e que pelos vistos ninguém dá grande importância....
Os cubos que eu estou a ponderar são uns king kong...pelo preço parece-me que já devem ser medianos no nº de pontos de encaixe! Estou certo?
Agradecido pelos esclarecimentos.
Boas pedaladas.
 

JNR

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tenho um colega de pedaladas com umas prototye com os tão já afamados cubos.

ele que diga melhor, ele fala bem delas, não o ouvi foi dizer que eram assim tão fantásticas ou que notava uma redução tão significativa dos "tempos mortos".

Agora, que têm um ruido ao rolar bastante caracteristico, têm, mas isso para o que aqui se discute...

Mas pronto, se é uma vantagem...
 

Xrockyman

New Member
Mas não existe também desvantagens em ter mais pontos de encaixes ? Quando se rola livremente sem pedalar não iremos ter mais atrito ?
 

Xrockyman

New Member
não é bem roda livre, é quase :) Os "click's" que se ouvem quando estamos em roda livre provocam sempre algum atrito. Não é por acaso que a roda da frente rola sempre um pouco melhor que a traseira.
Tudo isto são atritos minimos, não sei até que ponto o nº de pontos de encaixe vai afectar isso.
 

Paulo.Cabanas

New Member
A redução significativa dos tempos mortos podem ser verificados da seguinte forma:
Colocas o crank em força( sem folga ) paralelo ao chão. Depois andas com esse cranck no sentido oposto aos ponteiros do relogio e depois vês o espaço que andou para trás até fazer a ancoragem novamente. Depois fazes isso com uma bicicleta que tenha essas rodas da prototype e verificas por ti mesmo. Se isso vai ajudar a andar mais rápido? Não sei. Mas também não é isso que se está a falar. LoL

Espero ter ajudado e não ter complicado
 
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