48 X 4 É um abuso, mas as rodas de andar com os amigos são a 36 X 3 o k tb já ñ é muito comum de se ver, mesmo assim ainda ganham uns empenozitos, especialmente a de trás, será dos mais de 80 Kg ou da trazeira da bike ñ ter molinhas? :lol:
É tb mto interessante verificar que a construção das rodas tem evoluido muito nos ultimos anos, no inicio eram as falanges de 72mm nos cubos, depois ficou na moda e quase uniformizada a medida compacta nas falanges de cubo, mais tarde um pouco chegaram as rodas mavic com raios de cabeça em linha em k teoricamente ñ existiriam tantas solicitações na cabeça, e agora com os discos imaginem o sucesso k está a ser uma novissima, inovadora medida de falanges de cubo 72mm, afinal as rodas ñ são todas redondas rsrsrssrsrs voltaram ao principio.
Tambem no caso dos raios as duplas e triplas espessuras chegaram para fazer baixar o peso das rodas, interessante foi ver o advento dos raios estampados, finissimos, com pesos incrivelmente baixos, hoje em dia as rodas de referencia do mercado usam no entanto uma solução distinta, os raios de aluminio, sejam eles redondos ou aerodinamicos, a industria no entanto ñ para, as fibras estão a chegar tambem a esta vertente do nosso desporto, os raios de PBO, nas rodas de estrada ou montanha, as rodas de estrutura monocoque, em carbono, as rodas de raios de fibra de carbono, todas as possibilidades se aproveitam, lembro-me k no meado da decada de 90 existiram umas rodas em k cada raio começava e acabava no aro, passando pelo cubo apenas para ancorar, bela ideia, a teoria parecia demonstrar k a solução passaria por aí, oa práica ditou k essa solução fosse abandonada, ou ñ estivessemos nós a falar de um desporto onde nada substitui os testes no terreno, por isso vão pedalar!