Cubos de disco com V-brake???!!! Esclareçam...

kochab

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Ora aí está uma explicação/observação tecnica bastante interessante... e importante... tks.

Já agora em relação ao enraiar da roda, vi numa foto uma roda em que o bacano tinha os raios torcidos uns nos outros dois a dois, a pergunta é se aquilo era uma forma de "azeittunning" ou é mesmo eficaz e uma das muitas forma de enraiar a roda? Fica a duvida!!! :D

Asta...
 

marioconde

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Os enraiamentos com raios enrolados na cruz principal deixaram de fazer sentido desde k os raios passaram a ter uma resistencia suficiente, alguns ciclistas de estrada ainda à poucos anos pediam para estanhar a cruz principal de cada par de raios, mesmo isso já deixou de fazer sentido, nem mesmo no bmx ou no trial onde essa prática era bastante comum esse procedimento se justifica com a excelente qualidade dos materiais existentes.

Para veres as coisas k se podem fazer na arte de enraiar rodas visita o site do Sheldon Brown, no google descobres o site dele com facilidade, eu é k estou perguiçoso, se ñ deixava aki o link, mas ñ ligues a essas fantasias todas, enraiar uma roda hoje em dia é bastante consensual, 32 ou 36 raios, cruzado a 2 para uso normal, ou a 3 para uso extremo, com o cuidado de fazer ambos os lados direitos e ñ um invertido em relação ao outro como se encontra na grande parte das rodas montadas nas bicicletas de gama baixa.

Importante mm é tentar ver até k ponto a estrutura ficou resistente, mas isso só é possivel no terreno, com muito suor dispendido :wink:
 

kochab

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Já visitei o site do "barbudo".... :D aliás já lá tinha estado mas não por causa dos raios... tb já reparei que esta coisa de enraiar uma roda é uma Ciência com letra grande...
Já agora para garantir que o trabalho fica á maneira, e quando eu finalmente me decidir (traduzido: arranjar pilim€€€) onde é que eu fico bem servido quando mandar enraiar as rodas... já agora aqui na zona da Sul...Almada a Setubal.

Asta...
 

Peso-Pluma

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Já agora porque não fazer uma montagem de uma roda com cruzamentos de 4 Raios...claro com 36 furos??? :lol:
aqui não te queixavas com falta de resistencia de certeza absoluta!

Mário chegas-te a fazer a roda de 48 furos cruzado a 4? :D :lol: :p

abraços

Pluma
 

marioconde

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48 X 4 É um abuso, mas as rodas de andar com os amigos são a 36 X 3 o k tb já ñ é muito comum de se ver, mesmo assim ainda ganham uns empenozitos, especialmente a de trás, será dos mais de 80 Kg ou da trazeira da bike ñ ter molinhas? :lol:

É tb mto interessante verificar que a construção das rodas tem evoluido muito nos ultimos anos, no inicio eram as falanges de 72mm nos cubos, depois ficou na moda e quase uniformizada a medida compacta nas falanges de cubo, mais tarde um pouco chegaram as rodas mavic com raios de cabeça em linha em k teoricamente ñ existiriam tantas solicitações na cabeça, e agora com os discos imaginem o sucesso k está a ser uma novissima, inovadora medida de falanges de cubo 72mm, afinal as rodas ñ são todas redondas rsrsrssrsrs voltaram ao principio.

Tambem no caso dos raios as duplas e triplas espessuras chegaram para fazer baixar o peso das rodas, interessante foi ver o advento dos raios estampados, finissimos, com pesos incrivelmente baixos, hoje em dia as rodas de referencia do mercado usam no entanto uma solução distinta, os raios de aluminio, sejam eles redondos ou aerodinamicos, a industria no entanto ñ para, as fibras estão a chegar tambem a esta vertente do nosso desporto, os raios de PBO, nas rodas de estrada ou montanha, as rodas de estrutura monocoque, em carbono, as rodas de raios de fibra de carbono, todas as possibilidades se aproveitam, lembro-me k no meado da decada de 90 existiram umas rodas em k cada raio começava e acabava no aro, passando pelo cubo apenas para ancorar, bela ideia, a teoria parecia demonstrar k a solução passaria por aí, oa práica ditou k essa solução fosse abandonada, ou ñ estivessemos nós a falar de um desporto onde nada substitui os testes no terreno, por isso vão pedalar!
 

Peso-Pluma

New Member
Depois do que já vi.....nem sei se é um abuso 48x4 :lol: ....mas tenho impressão que a roda empena um bocadinho devido aos kilinhos....o melhor é andar mais em pé para não ter tanto peso na roda traseira :p :lol:

Realmente as rodas evoluiram muito mesmo....umas das coisas que admiro são os raios em PBO..excelentes.E oa raios espalmados...de preferencia SAPIM CX-RAY :) um mimo...

abraços

Pluma
 

kochab

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Tou a ficar suficientemente esclarecido, as minhas futuras rodas estão quase feitas...pelo menos na cabeça...
Aros:
- Mavic XM819
- Mavic XM719
- Sun 0º XC

Cubos:
- Shimano XT

Raios:
- DT
- Sapin (depende do preço e se encontrar alguem com isto disponivel...), realmente são um mimo...

Enraiamento em 36x3....
Já agora ficam umas questões...
Será que vale mesmo a pena ir para uns Tubeless...? Parece que a tendencia actual aponta nesse sentido...são cada vez mais os pneus/aro que usam este sistema...Será que a tradicional camera de ar está a cair em desuso, ou é apenas uma nova moda...?! A Mavic parece apostar em força no tubeless...mas eles são suspeitos...Ficam as questões.
Já agora posso transformar um aro não tubeless num aro tubeless... e o contrario, posso usar uma camara de ar num aro tubeless? Neste ultimo caso o pneu pode ser normal? Quais é que sao as compatibilidades e incompatibilidades...?


Obrigado pela paciencia... :D

Asta...
 

jmenau

Member
Não li tudo o que está para trás, mas é só para escrever que:

Uso cubos de disco Hope (à frente) e Acor (atrás) com travões Magura HS33.

Tudo OK!

4c63.jpg
 

Ang3lo

Member
Aproveitando o assunto que foi discutido aqui.
Quero comprar um par de rodas, mas para já por falta de orçamento vou ter de usar com travões V-Brake mas mais tarde gostaria de colocar travões de disco.
Aconselham alguma marcar/modelo?
Não quero gastar muito dinheiro queria ate 70euros
 

Jepas

Super Moderador
Por esse preço... a decathlon vende uma roda traseira por 40€ +/- que dava para discos e v-brakes. A dianteira custa 35€.
No site deles procura por: Roda BTT diant. parede dupla. O total são 75€, duvido que encontres mais barato (material novo, claro).
 
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