Os quadros em fibra de carbono sao feitos para serem rigidos num sentido e para flectirem noutro. Enquanto k o aluminio é feito para ser rigido, ponto, pois se trata de um solido, enquanto k a fibra de carbono nao passa de milhares de fios entrecruzados o k ker dizer k, se por exemplo tu pegares numa peça de tecido de fibra de carbono e o esticares eles nao se mexem, mas se comprimires eles mexem, o mesmo se passa nos quadros se aplicares a força num sentido ele nao se mexe mas se aplicares noutro sentido, ele vai "torçer". Se tu consigueres controlar estes parametros, sabendo para k lado o quadro vai flectir e para k lado ele vai ser rigido, excelente, pois tens um quadro capaz amortecer as forças por exemplo verticais, e k por outro lado, é extramamente rigido no caso das forças serem horizontais. O problemas dos quadros de carbono é k isto do carbono é recente nas bicicletas e por isso ainda se sabe pouco e muitas vezes apesar de pagares um bom preço por eles, eles quebram. Se o quadro flectir muito, parte, se flectir pouco, amortece, o problema passa por tu, engenheiro de materiais, conseguires controlar isto, e permitir k o material seja capaz de flectir ate a um certo ponto sem partir ou se deformar. Epa hoje em dia o aluminio dos quadros, de marcas de top, em termos pesos anda muito perto dos de carbono, mas o carbono mesmo assim é mais leve, mais exotico e mais confortavel. Espero k tenhas percebido isto e k tenha ajudado.