Cube Elite HPT 2010

Boas.

Agora que a minha Cube Elite HPT está prestes a passar a barreira dos 1000 kms chegou o momento de lhe fazer uma análise.

foto0011vh.jpg

A primeira saída

Comecemos pelo equipamento (com alguns dos pesos verificados por mim):

listapesos.png


Quadro:
pc1001501.jpg


pc1001401.jpg


pc1001191.jpg


pc1001251.jpg

Extremamente ágil e confortável, absorvendo muito bem as pancadas secas provenientes da roda de trás quando comparado com o meu antigo quadro de alumínio (Merida Matts Speed Disc). A qualidade de construção é exemplar, com umas soldaduras muito cuidadas e com uns pormenores de acabamento no mínimo deliciosos, como é o caso da barra que une as duas escoras superiores. O único aspecto negativo que encontrei até ao momento é a qualidade da pintura (que pela sua textura e toque mais parece ser uma película de vinil) que sofre imenso com as partículas projectadas pelas rodas.

Suspensão:
pc1001101.jpg

Passei de uma Reba Race de 100mm na Merida para a Sid Race na Cube e a diferença entre elas é notória, com a Sid a ter uma leitura mais eficiente do terreno. Até agora tem funcionado às mil maravilhas.

Travões:
pc1001051.jpg


pc1001061.jpg

São muito eficientes a desempanhar a sua função. Nas primeiras voltas andava com um pouco de receio pois não estava habituado a tanta potência. Depois de me habituar a eles é como se desde sempre tivesse a lidar com eles. Têm boa resistência à fadiga.

Transmissão:
pc1001091.jpg


pc1001271.jpg


pc1001311.jpg


pc1001321.jpg

Passei de uma transmissão full XT na Merida para um misto de XT e X0. A principal diferença que notei foi nas passagens de mudança. Passei de uma suavidade extrema dos XT para um toque mais bruto do X0. Até agora só foi necessário ajustar a tensão do cabo por volta dos 100 kms. Desde então a precisão tem sido espectacular, com passagens de mudança extremamente rápidas e sem indecisões.

Pedais:
pc1001361.jpg

São uns pedais razoáveis, mas estava à espera que se comportassem melhor. Não são tão intuitivos no encaixe comparados com os Shimano M520. Nestes é necessário ter uma precisão muito grande de modo a que o encaixe se consiga à primeira. Quando se tem de caminhar um pouco em pisos húmidos ou barrentos a situação piora, tornando o encaixe um suplício devido aos detritos que ficam alojados entre o cleat e o sapato, diminuindo ainda mais a pouca flutuação que os pedais apresentam

Rodas e Pneus:
pc1001151.jpg


pc1001161.jpg

As DT Swiss XPW 1600 são umas rodas OEM. Tenho-as convertidas para tubeless (utilizei unicamente fita power tape e válvulas prestas para as converter). Já as usei por todo o tipo de terrenos (pedras, raízes, regos de água) e até agora têm-se portado muito bem, sem sinais de qualquer tipo de empeno. Os rolamentos também se encontram em bom estado.
Os pneus são da Schwalbe, Rocket Ron Evo 2.25 à frente e Racing Ralph Evo 2.25 atrás. O Racing Ralph já é um pneu meu conhecido, pois equipava as duas rodas da Merida mas na medida 2.1, confirmando o que eu já previa dele numa medida mais larga, com uma aderência fenomenal em todos os tipos de piso. Já o Rocket Ron, aparentemente um pneu mais indicado para a roda da frente, ainda não me satisfez por completo, pois acho-o mais imprevisível que o Racing Ralph a que estava habituado. Aos poucos tenho-me adaptado a ele mas ainda não cheguei ao mesmo nível de confiança.

Direcção:
pc1001431.jpg


pc1001111.jpg


pc1001441.jpg


pc1001071.jpg

É aqui que tenho a maior dor de cabeça, não pela qualidade do material em si, que é excelente, mas pelo formato do guiador (com 9º de backsweep) que em conjunto com os punhos rotativos deixa muito pouco espaço disponível para arrumar convenientemente os restantes componentes, ficando tudo muito concentrado nas pontas do guiador e depois sobra um imenso espaço vazio ao centro que não dá para ser aproveitado devido ao backsweep do guiador.

Espigão de selim e selim:
pc1001211.jpg


pc1001221.jpg

O espigão de selim tem um curioso sistema de ajuste do ângulo de inclinação do selim que através de uma "roda" levanta ou baixa a ponta do selim. Depois é só apertar o parafuso para terminar a afinação. Só que o sistema não é muito prático. Obriga a muitas afinações até chegar à inclinação desejada, pois quando se aperta o parafuso de bloqueio a ponta do selim tem tendência em se elevar mais do que o que pretendiamos.
O selim, Fizik Tundra MG, é confortavel mas que requer uma certa habituação, principalmente naquelas descidas de se fazer quase sentados em cima da roda de trás, devido ao seu formato.

Só espero continuar a divertir-me tanto como nestes primeiros 1000 kms.

pc1001471.jpg


pc1001411.jpg


Espero que gostem do resultado final. Se não gostarem, paciência. Eu gosto e isso é que interessa :twisted:

foto0035tv.jpg

Depois dos 100 kms do Challenge da Tomada dos Fortes

Boas pedaladas,

Paulo Santos
 
Last edited:

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Boas
Bonita bike

Bem me pareceu que vi essa bike na Póvoa, quando estava a sacar umas fotos ao pessoal

Dá lhe gás

Já agora, compraste a bike na tua zona, Setubal :?: :?:
 

Yankee-3

Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Boas,

Tive o prazer de ver esta bike em acção no passado domingo, na 2ª Estafeta BTT Strix na Lamarosa e só posso dizer que é uma máquina brutal. Como tenho um fraquinho pela Cube não pude deixar de reparar nesta máquina (Ragedolphin desculpa ter olhado para a tua menina mas não consegui resistir :mrgreen:). Tal como é característico da Cube não podia deixar de ser uma bike super apelativa esteticamente, apesar de não ser tão espalhafatosa como algumas irmãs.

Ragedolphin tens aí um avião super fiável e muito bonito mesmo, dá-lhe kms.

Parabéns pela bike e pela excelente prestação no domingo
 

bass

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Bela bike e excelente análise, análises assim dão gosto de ver e rever de uma ponta a outra. Deve ter dado um trabalhão...
Parabéns pela máquina e pela análise.
Da-lhe muitos 1000km... :mrgreen:
 
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Boas.

Obrigado a todos pelo elogios feitos à bike.

Hugo_BTTejo said:
Já agora, compraste a bike na tua zona, Setubal :?: :?:

Hugo, comprei-a numa loja on-line alemã

Yankee-3 said:
Parabéns pela bike e pela excelente prestação no domingo

Yankee-3, a tua volta também foi espectacular, com a 4ª volta mais rápida. Pena os teus colegas de equipa não terem feito uma prestação ao teu nível. Ficariam com um lugar no pódio.
 

xbiker

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Essa Cube está muito bonita! :wink:
Só te posso desejar muitos mais 1000 km's em cima dela. :mrgreen:
 

Tecnical

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Titanio? se esse quadro é em titanio nao te preocupes com a pintura!

O titanio a nu fica mais shining ;)

gosto bastante da tua burra!

Enjoy


TEC
 

oslen

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Boas,
Bem, tens uma bike espectacular!!!!!!!!!!!!
Acho o quadro lindo, comparando com outros quadros que se vêm em titanio.
Por acaso ninguem sabe o peso e preço só do quadro??

Cumprimentos,
 

koalaboy

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Boas,

boa análise de uma bicicleta que já tive a oportunidade de observar de perto - estava uma à venda na Btterra na Batalha - e me ficou logo debaixo do olho, ou não fosse eu fã do Ti.

Agora faltam umas fotos em acção! :wink:

Boas pedaladas
 

Hetfield

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Parabéns pela bike que está muito bem conseguida e também pela análise que apresentas.

Acho que é a primeira Elite HPT que vejo por aqui e a rolar também nunca vi nenhuma, por isso ainda tens já o factor exclusividade a jogar a teu favor. :wink: Quando vi pela primeira vez esse quadro, salvo erro no ano passado, lembro-me ter comentado com um colega meu que tem também uma Cube, mas neste caso a Elite HPC, que o quadro estava muito bonito e que a ideia de pintar o titânio tinha resultado em pleno.

Tens aí um quadro para toda a vida e os componentes também estão em bom nível. Encara esses 1.000Km como a "rodagem" da máquina porque tens ainda muitos pela frente... :)
 

BikeBrother

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

São várias as máquinas que têm surgido nos ultimos tempos aqui por esta secção que me têm deixado com a boca seca, o caso da Specialized e da Cannondale, respectivamente dos colegas Nobrega e Omedapica...e eu pensava no dia que aparecer por aqui uma análise de algumas Cube Hardtail (Reaction Blue, Elite HPT...), nem sei como vai ser...

Eis que o meu receio se verifica e vem o nosso colega Ragedolphin por esta PÉROLA aqui....

Não vou dizer mais nada a não ser que vou abrir este tópico todos os dias, simplesmente fantástica esta máquina...espero um dia poder-me cruzar contigo para a ver ao vivo....

Parabéns, a minha medalha de ouro ficou aqui atribuída... :podio:...
 
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Boas.

Agradeço a todos os comentários que têm feito à minha menina.

Tecnical said:
Titanio? se esse quadro é em titanio nao te preocupes com a pintura!
O titanio a nu fica mais shining ;)

Eu sei que posso ficar descansado com o quadro mesmo que perca a tinta toda. Só acho é que a qualidade de pintura está uns furos abaixo da qualidade geral do quadro.

oslen said:
Por acaso ninguem sabe o peso e preço só do quadro??

O quadro de 2009, segundo o catálogo da Cube, pesa 1400gr em tamanha 16". O meu, de 18", quando andei à procura do peso dele deparei-me com os valores de 1450gr e 1500gr.
Quanto ao preço, na Bike Magazine o preço indicativo do modelo de 2009 era de 2200€ ou 2300€.

koalaboy said:
Agora faltam umas fotos em acção! :wink:

Aqui http://picasaweb.google.com/albertomlnunes/2EstafetaBttStrixBikeTeam06122009 podem ver algumas fotos dela em acção. Procurem pelo dorsal 36S. Há várias espalhadas ao longo da galeria, mas quase no final há uma boa dose de fotos seguidas.

Cumprimentos e boas pedaladas.

Paulo Santos
 

omedaspikas

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Excelente projecto... PARABENS...

passa no meu tópico a ver a minha menina...

Boas pedaladas
 

BigFoot

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Epa que feia... onde é que eu ja vi esta bicicleta? :mrgreen:
Grande maquina e esteticamente 100% bem conseguida, km não lhe vão faltar.. isso tenho a certeza..
já agora aproveito para dizer que sei um sitio que espera uma copia desta análise..

Abraço grande Paulo
 

Espigão

New Member
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Já tive a oportunidade de dar os parabéns (por outros meios) ao Paulo por esta belíssima máquina em titânio.

Já agora deixo os parabéns pela excelente análise! :yeah:

Só fica a faltar uma coisa que é o peso da mesma. Não é que seja importante, tendo em conta tratar-se de um quadro de titânio onde se busca acima de tudo, conforto, exclusividade e neste caso, muita estética mas seria interessante... :wink:

BigFoot said:
já agora aproveito para dizer que sei um sitio que espera uma copia desta análise..

Uma cópia desta análise? Mas existe outra HPT igual à do Paulo? :-K :-K

Tenho quase a certeza que esta é única em Portugal... :roll: Ou pelo menos, a rolar pelos trilhos... :mrgreen:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Boas.

Mais uma vez obrigado pelo comentários. São sempre bem vindos e aceitam-se sugestões para algumas alterações por forma a manter a estética e perder um pouco de peso.

Espigão said:
Só fica a faltar uma coisa que é o peso da mesma. Não é que seja importante, tendo em conta tratar-se de um quadro de titânio onde se busca acima de tudo, conforto, exclusividade e neste caso, muita estética mas seria interessante... :wink:

Hugo, ainda não a pesei. Segundo a Cube pesa 10,3 kg, mas no entanto a listagem de equipamento que apresento contempla já algumas alterações em relação ao modelo de série, como é o caso dos punhos, desviador traseiro, manípulos das mudanças, pedais e conversão dos pneus para tubeless. Em todas as alterações poupei alguns gramas mas mesmo assim julgo que pesa mais que os 10,3kg anunciados pela marca.

Espigão said:
BigFoot said:
já agora aproveito para dizer que sei um sitio que espera uma copia desta análise..

Uma cópia desta análise? Mas existe outra HPT igual à do Paulo? :-K :-K

Tenho quase a certeza que esta é única em Portugal... :roll: Ou pelo menos, a rolar pelos trilhos... :mrgreen:

O Bigfoot estava-se a referir ao nosso blog, pois já ando há uns dias para colocar a análise lá e ainda não o fiz :oops:. Já que falo no blog, aqui fica o link: http://projectompm.blogspot.com

Boas pedaladas e festas felizes.

Paulo Santos
 
Top