Cube Acid RFR-Geometry 2012

diaz

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Boas,

Após largos meses parado voltei a pegar na minha antiga bicicleta, até aqui voltada para a prática de Dirt, 4X. Tentei dar-lhe uma nova vida e fiz uma configuração para trail e AM que tristemente o seu componente mais "fraco", o quadro, acabou por entregar a alma ao criador.
Contudo nem tudo foi mau, com o aumentar das pedalas fui-me apercebendo que nem eu sou um praticante exímio de AM (All Mountain) nem os trilhos que normalmente frequento são propensos a tal modalidade.

Fruto da oportunidade forçada para a mudança do quadro, surge a Cube Acid RFR, que nada mais é que a migração de todos os componentes da minha antiga bicicleta para um quadro Cube de forma a montar uma bicicleta apenas voltada para o Trail.

Porque o trail?
Embora o All Mountain não seja para mim também não sou adepto do XC, e o trail surge como o melhor de dois mundos.


Configuração geral:

Quadro: Cube acid RFR, tamanho 20, ano de 2012;
Suspensão Rock Shox Recon 335 Solo Air 120 mm
Rodas Shimano MT55
Travões Shimano Deore XT ST-M775
Disco frente Shimano Deore XT Ice-Tec Ø 180mm
Disco trás Shimano Deore XT Ice-Tec Ø 160mm
Shifters Mudança Shimano Deore XT ST-M775
Cassete Shimano Deore XT M-770, 9V, 11-32 T
Corrente Shimano Deore XT CN-HG93 9V
Pedaleira Shimano Deore XT FC-M770, 9V, 22-32-44T
Eixo pedaleiro Shimano Deore XT Hollowtech II
Desviador trás Shimano Deore XT RD-M761, 9V, Caixa curta
Desviador frente Shimano Deore XT M-761, 9V, Dual Pull
Pneu frente Maxxis Larsen TT 2.35 Kevlar
Pneu trás Maxxis Ignitor 2.1 Rigido
Espirais Jagwire Pro n/d
Punhos Clarks
Espigão Force x ---> Pro LT
Guiador Force oversized 6061
Avanço Force

Alguns apontamentos

Quadro: Bastante robusto com bons acabamentos e boa geometria. Claramente uma diferença abismal face ao meu antigo quadro. Fui "enganado" embora que não intencionalmente no tamanho, estava a espera de um tamanho 19" mas chegou-me um 20" a casa. Impossível de trocar uma vez que foi um negócio particular mas encaixa bem no meu 1,84 MT.
Há que ver o lado positivo, posso andar com o selim mais baixo para compensar o tamanho do quadro.

Suspensão: Embora as montagens das Cube Acid sejam todas com 100 mm de curso, pessoalmente acho que em algumas situações iria esgotar o curso total disponível. Ainda equacionei colocar a venda a RS para adquiri uma suspensão de 100 mm apenas para não forçar o quadro com os 120mm da RS Recon. Contudo optei por ficar quieto e ver como é que vai ser o comportamento da bicicleta no terreno, sendo que não me parece que o quadro vá ceder por 2 cm a +. Opinem sobre isto sff.

Componentes XT: Para já nada a pontar. Futuramente vai passar a 2x9 com possibilidade de 1x9.

A próxima alteração deverá ser o tubless, guiador com menos rise e um avanço mais curto.

Fotos da praxe

Quadro:
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Suspensão:

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Travões:

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Transmissão:

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Montagem final:

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Para já o peso total não foi tido como prioridade, mas o objectivo é sempre diminuir.
Aceitam-se sugestões.
 
Last edited:

Ivo_13

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Ficou muito porreira, e o quadro é mesmo bonito, não tivesse eu um igual :D

Com um novo guiador vai ficar logo outra, é a unica coisa que esta a destoar um pouco, vê os Pro Koryak que costuma haver nas sportzones, têm um preço/peso do melhor que há no mercado, custa 35€ e pesa 180g com 660mm.
 
tu ao trocares o guiador vais ter o mesmo problema que eu o tubo da suspensão demasiado curto ou seja em caso de queda ou sofre o quadro ou as manetes dos travões o meu ja tem uma amolgadela no tubo superior :mad:
 

correiadias

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Antes de mais parabens pela montagem

Está a ficar muito fixe ;)

Bem ... agora assim de repente, realço já o avanço e o guiador, está assim tipo desproporcional, quase parece um guiador de mota lol pra mim o que fazia já de repente era inverter esse avanço, e colocar 1 guiador recto ! iria ficar logo outra :cool: tal como o ivo disse

Depois como o quadro é um 20' , parece estar muito vazio no meio, é a impressao que dá quando se olha para a bike, parece que lhe há-de faltar kk coisa ...

Eu pensava em colocar-lhe um suporte de bidon bonito leve e a condizer com a maquina, acho que tambem lhe dava logo outro aspeto, para alem de dar sempre jeito !

E depois uns pedais de encaixe :p isso é que dá mesmo mt jeito !

E para já ficava pronta para lhe fazer km , isso quer é andamento eheh

Abraço e boa continuação !
correiadias
 

diaz

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Boas,

Pedroslb94 De facto reparei nesse pormenor quando estava a montar a suspensão, ainda tentei colocar mais uma anilha espaçadora mas o avanço fica com pouca base de apoio.
Em relação ao tamanho do quadro, já li na net que na Cube o tamanho 20" corresponde ao 18/19" em outras marcas, alguém me pode confirmar este aspecto?

CorreiadiasEm relação ao guiador pretendo trocar por um com menos rise, não gosto de guiadores totalmente rectos por isso não faz parte dos meus planos.
Como uso camelback não pondero colocar um suporte de bidon, pelo menos para já.
 

diaz

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Hoje foi dia do primeiro teste da Cube e 1 Km depois de ter começado a rolar, furei e tive de voltar a pé para casa.
Possivelmente o pneu traseiro estava com muita pressão e uma pedra mais bicuda rasgou o pneu.
 

correiadias

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mas rasgou mesmo ? ou foi só 1 furo ? bem que azar ... 1km foi mt pouco mesmo,... pensa positivo... nao estavas muito longe de casa :lol: temos de levar isto na brincadeira lol

Que pressao tinhas no pneu ?
 

diaz

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Rasgou mesmo, embora que pouco. Logo a tarde vou ver a real dimensão do estrago e ver se tem reparação possível.
Contudo, quase de certeza que foi pressão a mais. Ao certo não sei precisar a pressão que tinha, na altura foi montar a câmara de ar e o pneu, encher e está feito.

Agora é correr atrás do prejuízo.

Contudo, quando ao comportamento da montagem em geral ainda não houve tempo para tirar conclusões, mas as primeiras sensações são boas.
Pensei que fosse perder agilidade nas curvas dado o tamanho do quadro entre eixos, mas em comparação com o meu anterior quadro (Prime Dual) a Cube tem uma resposta espectacular.
 

Insignia

Active Member
Á dias em que mais vale não sair de casa... é preciso ter azar!
Tens aí uma boa máquina, sem grandes investumentos.
 

diaz

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Novidades a caminho:

2 - Continental Moutain King II 2.2 Pure Grip Flexivel
1 - Monkey bar da Easton Low rise, 9 graus, 685 mm de largura (Possivelmente vou ter de cortar um pouco ao guiador)

Para reparar a asneira do último furo:
Chave Raios Super B Aero
Kit de reparação Zefal Emergency

Aparentemente o pneu tinha rasgado de tal maneira que era impossível de reparar, tal era a quantidade de gel que estava a sair da câmara de ar, mas com mais calma em casa verifiquei que dá para reparar. Contudo a combinação actual não é do meu agrado e o Larsen já está a pedir reforma.
Vão sair os Maxxis e entrar os Continental na próxima semana.
Como não me apercebi de imediato quando furei ainda finalizei uma descida bastante agressiva (xisto) o que conjugado com a baixa pressão que o pneu estava a atingir resultou de um ligeiro empeno da roda, para resolver também na próxima semana.
 

correiadias

New Member
Acho que fazes bem, o mountain king é fixe na frente, mas na roda traseira talvez o raceking seja melhor agora para este tempo ;)

É veres como te sentes melhor... se cortares vai cortando aos poucos para nao cortares demais ;) mas esse guiador já tem menos rise que o que tens actualmente nao é ?

Chave de raios ? és tu que vais desempenar a roda ?

Cumpz
 

diaz

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Boas,

Ontem foi dia de montar o guiador.
Esteticamente o cockpit da bicicleta ficou muito mais limpo e em andamento uma diferença abismal, uma melhor posição a rolar, melhor controlo da bike a descer e algum desconforto nos braços após muito tempo a pedalar. Possivelmente mais a frente vou ter de cortar um pouco o guiador mas para já vou tentar adaptar-me.

Como o empeno é pequeno, sim vou desempenar. Paciência e calma resolvem o empeno.

Para já ficam umas fotos da alteração.

Peso
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diaz

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É verdade o guiador peca pelo peso, mas para já não é um fator muito relevante uma vez que o principal objectivo era alterar a posição da condução e estética recorrendo ao orçamento reduzido.

Os Continental moutain king II já se encontram montados mas ainda não houve tempo para o devido teste no terreno. Neste momento tudo aponta para que o teste dos continental seja realizado com o set 1X9 com prato 32T e cassete 11-36T.
 

Atomic22

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Boas, um upgrade a fazeres com alguma rapidez seriam os pedais, porque esse de plataforma devem pesar arrobas e não devem ser nada funcionais num btt tipo xc. Certo será que consegues uns pedais de encaixe baratos, na ordem do 25€ e que consegues uns sapatos por 55€ e melhoras em muito a performance. Abraço
 

diaz

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Boas,
Optei pelo conjunto da Continental pelo preço de oportunidade e aproveitei para encomendar. Caso o moutain King não me encha as medidas tenho o ignitor para trás.
Quanto ao upgrade dos pedais confesso que a ideia de andar com os pés presos não me agrada muito, contudo estou a falar sem sequer exprimentar. Mas estou mais inclinado para uns pedais de plataforma leves e com um bom grip.

Já fiz a conversão para 1x9 com guia de corrente caseiro. Amanhã devo colocar fotos.
 

correiadias

New Member
Uiiii devias pensar seriamente... Eu foi das melhores coisas que fiz foi comprar os pedais de encaixe e os sapatos... Hoje nem quero outra coisa! Aliás, nem sou capaz de sair de bike sem calçar os sapatos. Para mim é do melhor mesmo. Para alem de ser melhor para a saude (joelhos,musculos,tendoes,etc), pois a posição do pé no pedal vai sempre correcta, ou seja, nao vais a pedalar mais com o calcanhar ou mais com a ponta dos dedos... é muito melhor em termos de preocupações... Eu tornei-me muito mais despreocupado em relação á posição da pedalada, pois sei k vai certa, e quando a situações com agua sei que o pé nao me vai escorregar, e nao só com água, mesmo em qualquer outra situação, podia acontecer-me os pés escorregarem após saltar um trilho qualquer, e o gémeo direito ficar todo arranhado da pedaleira... E em questão de quedas, quando tive de cair, os pés desencaixarem automaticamente dos pedais, tipo instantaneo, acho que nem me lembro de ter pensado que tinha de tirar os pes. Dei por mim ja no chao, a bike mais á frente, e fiquei contente lool :D AHHH de referir que uso sempre a tensão dos pedais no minimo ! e mesmo assim ja aquilo prende e bem... Nem quero imaginar no maximo lol
Para mim foi sem duvida uma das melhores compras... Tens os spd m-520 , shimano claro, pedal de guerra, aguenta muita porrada por cerca de 30€, eu comprei uns por 32€ ... Nao sao os k tenho actualmente, agora tenho XT .
O que te posso dizer mais... ja caí 1 ou 2 vezes numa maratona... em subidas ingremes em que ia quase parado e caí pro lado... Caí porque tinha os pedais cheios de lama, e os pedais que tinha nessa altura eram uns pedais de encaixe de 1998 , nem escoamento de lama tinham... Agora até os mais baratinhos m-520 têm um escoamento de lama brutal...
Avança nessa compra, vais ver que nao te arrependes... Tal como eu nao me arrependo de escrever este texto enorme... Por isso vês... É que aquilo é mesmo fixe de andar eheh
Como sapatos comprei uns [shimano sh m088] , pretos, comprei no site Retto, já vai fazer 2 anos, e ficaram-me em 68€ . Encontrei-os muito mais caros em PT , na decatlhon estavam a 108 ou 109€ há uns meses atrás... Agora nao sei... E pronto é esta a minha justiça lol

Abraço
 

diaz

Member
Antes de mais obrigado pela opinião, vou tentar experimentar os pedais de encaixe mas não me pareçe que a adaptação seja fácil. Não falo na questão do encaixe do sapato no pedal, mas sim na tendência que tenho em algumas curvas tirar o pé do pedal entre outras brincadeiras que o sistema de encaixe não deverá ajudar. Contudo vou experimentar para não dizer que não ao sistema sem primeiro ver como é.

Avançando para as novidades.
Como já referi anteriormente já realizei a conversão da transmissão para 1x9 com guia de corrente feito em casa e até agora nada a apontar, tal como era de esperar simples e eficaz.

Porque 1x9 e não 1x10?
Fruto do sistema que utilizo, dual control XT, estou limitado para migrar para as 10V, ou bem que me aguento e continuo até o sistema dual control entregar a alma ao criador (O sistema é novo e a correr tudo pelo melhor acho que tenho transmissão e travões para uns bons anos) ou tento vender e faço a transição para componentes de gama inferior de 10V, gama deore ou SLX.
Depois ainda tenho a questão que sou um afinco adepto do sistema dual control e tenho pena que a shimano tenha descontinuado a sua produção pelo que a decisão nestas condições ainda se torna mais difícil.

Neste momento tenho o sistema 1X9 com cassete 11-32 e com prato de 32T.
A subir nada a apontar sem qualquer problema, poderia fazer falta a avozinha para subidas inclinadas, paredes, muros, etc, mas nestas situações sou mais adepto de ir a pé do que a pedalar, por vezes de tão leve que se pedala que o controlo da bike é posto em causa.
A rolar em plano facilmente esgoto, mas nada que me preocupe uma vez que em trilhos pareçe ser a configuração indicada.

Pormenor do guia de corrente
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Pormenor do dual control esquerdo sem cabo para o desviador dianteiro

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edununo

Well-Known Member
Boa descrição.
Uma coisa acessível é na altura de teres de trocar a cassete, colocar uma 11-34. Sempre ajuda.
Em 9V há ainda as 12-36 mas não aconselho. Ficava ainda mais curta pois com esses 32/12 era sempre a esgotar.
 
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