Cruzar travões disco, plausível ou apenas estúpido?

balkaum

Member
Tendo duas bicicletas, uma com discos mecânicos e outra com discos hidráulicos.

Seria fácil, trocando os travões, ficar com travões hidráulicos na frente das duas e mecânicos na traseira das mesmas, comprando apenas dois manípulos?

E se possível e útil, será economicamente viável?
 

Jepas

Super Moderador
Possível é. Fácil... não é!

Porque depois será preciso converter o travão hidráulico traseiro em dianteiro e isso implica pelo menos em encurtar a mangueira, comprar uma nova manete (se não for reversível) e sangrar o sistema.

Quanto aos travões mecânicos, como normalmente as manetes são simétricas (ou reversíveis), pode-se trocar sem problemas sendo apenas necessário trocar cabos e bichas.

Depende de quanto vão cobrar por essa troca.
 

Colónia

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Resposta: Apenas estúpido (sem ofensa) :D

O trabalho que vais ter e as despesas que advirão dessa marosca mais te compensa comprares um par hidráulico, que ja se vê malta a vender por cerca de 50-60 euros no mercado de usados:

1.º- vais ter de gastar dinheiro a cortar o cabo do travão de trás para montar frente e para sangrar.
2.º- a manete de trás pode dar apenas para o lado direito, depende dos travões
3.º- Não vejo que vantagens isso te irá trazer, em vez de ficares com um sistema de travagem bom e outro médio, ficas com dois médios
4.º- Esteticamente fica horrível
5.º vais ter de comprar cabos e bicha par montares o mecânico atrás e vais ter de comprar uma manete...

Posto isto tudo...acho que não te compensa mesmo nada
 

abelha2

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Acho que o dinheiro que gastas nisso, pode ser que encontres por aí numa loja online ou nos usados, um travão hidráulico dianteiro...

Deves gastar o mesmo dinheiro, e assim só te fica a faltar um hidraulico para teres tudo a travar em condições.

E olha que lá por atrás qualquer travão conseguir bloquear a roda, isso não significa travar bem, pois a roda a derrapar não é a forma mais rápida de travar.
 

TeZz

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so para ser do contra..

depende da tua habilidade, se fores jeitoso com a bicicleta
podes fazer tudo em casa com gastos minimos, pelo preço de um cabo de travão.
uma bicicleta (a que usas mais em estrada por ex) pode ficar com o travão da frente invertido, há mota, nao sendo preciso comprar mais nada, apenas um cabo para meter o travão mecanico a tras, e encurtar o cabo do travão hidraulico para por a frente
 

abelha2

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referes-te a meter o travão da frente a travar na manete do lado direito? Isso não é boa opção (ter 2 bikes com travões diferentes)

Um colega tem os travões assim por causa da mota e sempre que ando com a bike dele, por muito que tente não me esquecer disso engano-me sempre, e já quase caí de uma vez. É quase como tentar travar no carro com o pé esquerdo
 

TeZz

New Member
que exagero!
eu tenho mota, e 3 bicicletas , uma com travões invertidos , e duas normais , e não vejo problema nenhum, so para que anda a bloquear a roda de trás, mas isso não faz bem nem aos pneus nem aos trilhos, nem se trava mais sequer

e ja agora quem conduz mesmo bem trava com o pé esquerdo e direito
 

abelha2

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Quem é piloto sim, pois tem a necessidade de o fazer. Eu não o treinei porque não tenho necessidade, como tal não consigo.

Não é uma questão de andar a bloquear a roda de trás, porque podes fazer muito mais força no travão da frente do que no e trás, e se estiverem trocados vai derrapar a roda de trás e travar menos do que estava à espera com o da frente.

Eu para mim, não queria uma com os travões de cada maneira, mas cada um faz como pode ou consegue
 

balkaum

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Bem, um pormenor importante que desvalorizei, uma das bicicletas é da mulher, que não deixa de ter razão, se não está estragado não arranjes.
 

costanm

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ainda assim, e caso optes por fazer essa alteração, equaciona colocar o hidráulico atrás....pode parecer descabido...
se vires, no travão da frente nunca irás exercer a mesma pressão na manete para travar como no de trás.
Claro que o travão da frente devia ser o mais potente, etc.....mas o travão mais usado, com mais pressão na manete e logo em todo o sistema de travagem é no de trás.
imagina que vais a descer uma rampa inclinada, qual é o travão mais usado? estou a falar numa descida inclinada, com pedras, etc....podes conseguir fazer toda a descida usando apenas o travão de trás, mas não a poderás fazer usando apenas o da frente.

ainda assim, penso que deverias fazer o que já foi aqui dito, investe nuns hidráulicos usados. já tive uns mecânicos, e além daquilo não travar nada, dava imensos problemas, desafinava, rodas presas, etc....

just my 2 cents....
 

jorgemiguel4

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costanm, eu faço exactamente o contrario. Em descidas inclinadas com muitas pedras uso muito o da frente, o de trás pouco faz sozinho...
 
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TeZz

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Jorge concordo com o que dizes , e nao me revejo na conduÇao descrita em cima , o travao de tras serve apenas para: 1- dar apoio ao travao da frente quando este trava , muito de levezinho para nao dar de cu , pk em travagem a roda de tras nao tem traccao nenhuma , e muitas descidas. Em termos de trajectoria sao simples, tens uma com um erro de uns cm ou papel , qdo tenho medo nem toco no de tras , um slide e morte do artista . ou entao 2- para blokear a roda para corrigir a trajectoria da bike em derrapagem , pouco influi na paragem da bicicleta , contudo há muitas pessoas com mitos do tempo dos v-brakes ainda hoje fazem paragem com travao de tras , escusado sera dizer, que nao E de todo eficaz
 

RMMTB

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Erm... Eu só tenho um travão... atrás... hidráulico... lol Parti o da frente numa queda porque achei que era a embraiagem da mota.

Por este motivo não recomendo grandes invenções em relação à posição das manetes. Posso dizer, por experiência, que um dos motivos pelo qual os pilotos treinam nem que seja parados é para mecanizarem os movimentos, porque o ideal é esses movimentos tornarem-se de segunda natureza, não termos sequer que pensar neles. Apenas queremos algo e o corpo responde. Daí ser comum dizer-se que o veículo deve ser uma extensão do corpo. Numa situação limite é isso que o cérebro vai buscar, não vai pensar se é a bicicleta que tem o travão da frente à esquerda ou à direita. No meu caso travou como estava mais habituado. Não fui atropelado, mas dei cabo do travão e capacete.

Pegando no exemplo que deram atrás, há quem consiga travar com o pé esquerdo. Não é por isso que deve guiar um carro com embraiagem ao meio e travão à esquerda.

PS: Já agora, fora de tema mas, travar com pé esquerdo nada tem a ver com conduzir bem ou mal. É uma técnica que se aprende, especialmente para corridas com carros de tracção dianteira, que serve para controlar a distribuição de peso e tracção ou para abrandar sem baixar o regime do motor. Estraga imenso o carro e não tem utilidade literalmente nenhuma na estrada, excepto em manobras lentas com carros automáticos, visto que não existe embraiagem para ajudar a dosear a potência.
 

TeZz

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Isso è heel and toe , pesquiza.. Nao é com o pe esquerdo no travao.. é com o esquerdo na embraigem e direito no travao e acelerador ao mesmo tempo . E nao estraga o carro, pelo contrario, serve para nao partir o motor nas reduCoes ,nao è necessario utilizar em conduçao normal, mas obrigatorio qdo se anda no redline, se se espera que o carro dure mais que um ano . Nas motas, que sao muito mais rotativas, utiliza-se a tecnica equivalente de rev match , para o motor estar na rotaCao certa qdo se reduz SEMPRE.
O pe esquerdo no travao è utilizado em F1 , ou em qualquer carro automatico ou semi-automatico bem conduzido , so tem 2 pedais , pk nao utilizar 2 pes ??
Qto as bicicletas tal como os carros ou motas , è a roda da frente que faz 90% da paragem em velocidade, sendo mais importante que numa mota o de tras, por causa da velocidade reduzida . Na minha mota usar o travao de tras a mais de 250km/h e tipo suicidio, na bicieta ja nao e assim , mas nao deixa de ser o da frente o mais importante
 

jorgemiguel4

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Exacto TeZz. Já agora o Rev Matching é muito util para preservar a embraiagem, transmissões,etc.. e também suaviza bastante a troca de mudança. É uma técnica que uso SEMPRE(já está interiorizada), não para fazer corridas mas para fazer evitar desgaste desnecessário no carro.

Em relação à travagem não há duvidas que o travão que o travão da frente é o mais importante na maioria das situações. Penso que a malta do tempo dos V-brake tem medo de usar o da frente porque habitualmente esses travões eram muito ON/OFF e um pequeno descuido resultava numa cambalhota para a frente. Estarei certo?
 

TeZz

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Exactament jorge miguel , certissimo em ambos os pontos , sobre carros e bicicletas !
Antes tinha um BMW que tinha os pedias bastante afastados, nao dava jeito nenhum fazer heel and toe, agora tenho um alfa que tem os pedais quase colados e a abrir faço sempre para nao rebentar a transmisao (caixa embraiagem etc )
Na mota, è tal a sistematizaçao que nao consigo exemplificar um reduçao sem fazer rev mach , faço sempre é inevitavel.

E sim mitos bacocos do passado qdo os travoes mais do que falta de potencia nao tinham nenhuma capacidade de modulaCao, e era uma roleta russa travar com o da frente , sou desse tempo e lembro-me bem , hoje em dia a modulaCao da minha bike E igual a mota, espectacular !
Como motard , uso na bicicleta o travao da frente na direita, pois ê assim que instintivamente tenho capacidade de modular a roda da frente
 

RMMTB

New Member
Estão a baralhar as coisas. Heel and toe é uma coisa, travar com o esquerdo é totalmente diferente. A primeira serve essencialmente para reduções mais suaves e preparar o motor para uma saída. Mas aí usam embraiagem! Não lixa o carro, pelo contrário... Ora travar com o esquerdo, se o esquerdo está no travão, como devem calcular a embraiagem não mexe, logo ninguém vai fazer passagens de caixa. Como disse, serve apenas para controlar distribuição de pesos e tracção entre os eixos, nada a ver com passagens de caixa mais ou menos suaves.
Na F1 trava-se com o esquerdo, mas não é nenhuma técnica. Simplesmente o sistema é estilo kart e não te dá escolha sobre onde meter os pés ou que pé usar para o quê.

Quanto ao uso do pé esquerdo num carro automático em condução normal, é "desaprovado" em termos de convenção por duas razões simples. A primeira é porque o "esquema" do pé direito para ambos os pedais funciona bem em qualquer carro, seja automático ou manual, logo não faz sentido usar um esquema que só funciona num tipo de carro (ainda por cima sendo uma minoria). A segunda é porque o pé esquerdo é o pé "tosco" (ou menos sensível), por isso por mais que treinem vão ser raras as pessoas a conseguir travar melhor com o esquerdo que com o direito. Só se começassem a surgir pessoas esquerdinas a conduzir, mas tendo em conta que não há carros com embraiagem à direita, estavam bem lixadas. Juntando as duas, não há vantagem em aprender a usar dois pés por causa dos carros automáticos.

Em relação à travagem não há duvidas que o travão que o travão da frente é o mais importante na maioria das situações. Penso que a malta do tempo dos V-brake tem medo de usar o da frente porque habitualmente esses travões eram muito ON/OFF e um pequeno descuido resultava numa cambalhota para a frente. Estarei certo?
Eu da experiência da mota, sei que o da frente é o mais importante. O de trás é um "abrandador" ou serve para baixar a mota antes de entrar o da frente. No meu caso o medo de usar o da frente tem a ver com o meu historial de quedas. São sempre os travões! Há uns 10 anos dei uma queda monumental porque fiquei sem travões numa descida acentuada. V-brakes e barro na jante, nem travou o de trás nem o da frente. Pé na roda à puto e mesmo assim não foi suficiente para fazer a curva. Ao fim de 7 anos lá ganhei coragem para andar novamente, mas prometi a mim próprio que tinha que ter discos. Ora agora com discos, no asfalto, travei de mais por confundir com a mota e lá dei a dita cambalhota. Portanto eu e travões de bicicleta, não somos muito amigos.
 

TeZz

New Member
Eu da experiência da mota, sei que o da frente é o mais importante. O de trás é um "abrandador" ou serve para baixar a mota antes de entrar o da frente.

enfim.. nem vale a pena continuar .. está tudo dito, para alem que o tema é mais que off topic para a thread e mesmo para o forum

abraço
 
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