Criar track´s no open street map

FMCurto

Active Member
Há imensa gente a fazer, talvez não tanto orientadas para o BTT, mas acho que muita gente não o faz por receio de estragar ou fazer mal, também demorei um bocado a acertar com a maneira de fazer a coisa.
A zona da Malveira por exemplo está bastante bem "documentada" para o BTT julgo que por alguém provavelmete ligada ao MafraBTT (o site aparece referenciado nos trilhos marcados) , e apesar de ainda estar bastante incompleta a zona de Sintra tb não está mal e pela minha parte tenho tentado completar as zonas por onde vou andando: Loures,Sintra,Arrabida.
Quando vejo algo que não está no mapa como trilhos,pontos de água,cafés adiciono um waypoint ao meu percurso com a informação relevante...depois em casa torna-se mais fácil passar para o OSM.

Quando tiver um bocado mais de tempo vou ver se consigo pôr aqui umas dicas.
 

SeteGu

Active Member
Eu também tenho acrescentado vários percursos nos distritos de Santarém, Aveiro, Coimbra e Leiria desde a criação deste tópico consoante os sítios onde vou passando.

Se meia dúzia de pessoas o fizer em cada zona do país (norte, centro e sul) rapidamente se torna um mapa bastante completo. Na zona de Santarém, a que conheço melhor, já me parece estar bastante bom...
 
Boas

Estou de volta para informar que todos os trilhos por onde costumamos pedalar já encontram desenhados, salvo algum esquecimento, bem como adicionei diversos pontos de água e outras informações. Contudo, irei continuar a melhorar o que for possível. Agradeço a ajuda de todos, em especial do FMCurto.

Quando vierem para esta zona já podem usufruir dos nossos trilhos usando um mapa roteável :D

Fica aqui a localização no OSM:
https://www.openstreetmap.org/#map=13/40.9489/-7.2545
 

FMCurto

Active Member
Grande actividade :)

Só para confirmar: são na maioria estradões ou double tracks?
Se por acaso algum for singletrack convém utilizar "path" em vez de "track". Se forem singles ou trilhos ao usares a atributo "path" podes especificar o "mtb : scale" segundo qual achas ser a dificuldade técnica, a vantagem é que é renderizado a uma cor diferente em diversos tipos de mapas que indica logo visualmente que é trilho/singletrack e a sua dificuldade (segundo quem criou).

Exemplo zona do Lizandro: http://mtbmap.cz/#zoom=15&lat=38.93624&lon=-9.37036
Usando o Mapa SigmaCycle no GPSIES:
Rn6Q2bo.jpg


No Oruxmaps/Openandromaps/Android:
3nWmhDu.png


Nos Garmin tb é visivel segundo creio,mas não tenho nenhum para experimentar.
 
Last edited:
Entusiasmei-me :rolleyes:

Na sua maioria são track, os singles que existem defini como path, no entanto não atribui nenhum grau de dificuldade. Quem sabe não os volte a editar.

Descobri, certamente para ti não é uma novidade, que os caminhos do OSM aparecem no Strava, permitindo assim após uma atividade verificar se já estão desenhados ou não.
 

FMCurto

Active Member
É relativamente recente e está limitado ao computador,até à umas semanas atrás era com o GoogleMaps.Agora usam um hibrido Google/OSM, mas sim,dá jeito e tb para ver os nomes. Já agora, outra coisa que tb nos toca e que está relativamente mal documentada: se passares por uma fonte/bebedouro podes "anotar" e marcar com "amenity=drinking_drinkingwater" ;)
 
Sim, também fui adicionando as fontes.

Tenho alguma dificuldade é nos atributos das estradas. Por exemplo caminhos agrícolas alcatroados, tenho definido como estrada menor, não sei se é o mais correcto.

Não existe nenhuma listagem com todos os atributos existente, por vezes é difícil encontrar a categoria do pretendido.
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Pode ser, mas por defeito são pavimentadas, se puderes acrescenta: surface=unpaved se for um piso regular ou surface=dirt se for mais acidentada.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:surface

É algo que muita gente se queixa, não haver uma tag especifica para estradões de terra o que leva a que as pessoas usem várias designações diferentes para a mesma coisa e depois o mesmo tipo de estrada pode não aparecer igual nos mapas.
 

SeteGu

Active Member
Eu para os estradões de terra batida tenho colocado sempre "estrada florestal/agrícola" (iD) + "unpaved". Isto porque muitas são mesmo florestais/agrícolas.
No potlatch 2 (P2) corresponde a "Track".

Já os trilhos coloco "trilho" (iD) ou "generic path" (P2) sempre com o "unpaved".

"Dirt" nunca utilizei...

Já agora deixo aqui o meu: http://yosmhm.neis-one.org/?Setegu
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Sim, muita gente marca os estradões como track, é suposto ser usado só para os double-tracks, o que dificulta os mapas roteaveis porque esse género de vias só são acessíveis a "rodados altos" como tractores e jipes. Mas visualmente serve o proósito porque são mostrados como sendo diferentes das vias alcatroadas.
 
Hoje foi dia de testar os dados adicionados no OSM, uma vez que saiu uma nova versão do mapa para garmin. Simplesmente brutal, o facto de ter todos os trilhos e saber que posso confiar. a possibilidade do gps me dar 3 rotas aleatórias de btt, muito bom mesmo :D
 

FMCurto

Active Member
Porreiro, já agora partilha ai quais os mapas que estás a usar, o openmtbmap? Elabora ai um bocadinho: funciona mesmo o roteamento a nível dos trilhos?
 
Só ainda experimente ontem, o mapa usado foi o Generic Routable do http://garmin.openstreetmap.nl/.
Todos os caminhos desenhados até ao dia de saída da versão estão apresentados no mapa, antes eram praticamente inexistentes.
Utilizei a função de ida e volta do edge 1000 e ele calculou os 3 percursos, incluindo também traçados de terra, embora pelo que me tenha apercebido até agora a maior parte dos traçados incluídos no calculo são estrada. Experimentei também a função de ir até um determinado local, neste caso ele calculou a rota usando maioritariamente um caminho de terra batida, penso que deve ser por ter a opção de calculo "reduzir distância" activa. Utilizei também, o planificador de rotas em que fui adicionando diversos pontos, pontos estes bastantes distantes entre si e no meio de caminhos de terra, tendo calculado todo o percurso de btt.
Sinceramente, fiquei super satisfeito com o resultado. Não só por verificar que o tempo que dediquei ao OSM não foi tempo perdido, mas também pela quantidade de trilhos que ficaram disponíveis para todos e por estes serem confiáveis e roteáveis. Agora irei experimentar adicionar novos mapas e ir testando as opções no gps. FMCurto que mapas sugeres?
 

FMCurto

Active Member
Pois,era a minha dúvida...esse mapa está mais vocacionado para estrada.Experimenta os do openmtbmap, em teoria deve dar roteabilidade ao nível dos trilhos: https://openmtbmap.org/download/odbl/

Atenção que a maior parte da malta não acerta com a tab dos downloads :)
Depois de carregares esse link tens de clicar no OpenMTBmap para acederes aos links de download.

71U7Jue.jpg
 
Já instalei o openmtbmap. Tanto em termos de ir para um determinado local como em relação aos 3 percursos aleatórios, ele continua a incluir trajetos de terra e estrada, penso que é completamente aleatório, tirando o caso em que a distância mais curta tem influência. Mesmo com a opção de rota para ciclismo de estrada, supostamente evita estradas não pavimentadas, ele continua a inclui-las nos percursos. Contudo, se for com o Generic Routable ele só já inclui estrada quando selecionado cilcismo. Tenho que fazer mais testes no terreno e não numa cadeira sentado ;)
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Alguns cuidados que tenho na criação dos trilhos é dar-lhes um nome consoante a sua designação do Strava (se existir algum segmento que corresponda). Isto para que os trilhos fiquem identificados e com um nome que muita gente reconheça.

Algo que também faço é passar os trilhos para o trailforks visto que me parece ser uma base de dados bastante bem organizada. Assim consegue-se destacar/compilar os melhores trilhos de cada região.
Dá para fazer o download e permite que se possam conhecer vários trilhos perto de casa... ou não. E qualquer pessoa pode passar no trilho e indicar se o mesmo se encontra em condições ou não e porquê, colocar fotos, vídeos, etc...
 
Boas :)
Já passaram uns tempitos desde as explicações do FMCurto e desde que me iniciei como colaborador no OSM.
Desde ai que isto se tornou um hobbie, levando-me a conhecer novos trilhos e a querer explorar sempre mais, contribuindo assim para o desenvolvimento do OSM, especialmente na minha zona.

Podem ver a minha actividade aqui:
http://yosmhm.neis-one.org/?BoTa-Te
http://hdyc.neis-one.org/?BoTa-Te

Colaborem ;)
 

FMCurto

Active Member
Boa.
tem se notado uma melhoria significativa em algumas zonas do País como por ex Leiria. Parece me que neste momento é mesmo a melhor opção a nível de mapa de trilhos, aí a tua zona tem coisas engracadas, os trilhos à volta da Guarda são muito interessantes e já tive oportunidade de catalogar alguns ;)
 
Top