Credencial do peregrino

P7

New Member
atenção ao pessoal que vai a santiago , pois ainda hoje na sé do porto se recusaram a carimbar certas credenciais pois não eram as "oficiais" e o pessoal teve de comprar novas lá na Sé


:nana: credencial NÃO OFICIAL
http://gandamalhos.files.wordpress.com/2011/04/credencial.jpg?w=354&h=511


:yeah: credencial OFICIAL
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRGqy4ucQfeOAfbGaJbSzT2jkhiQapIfmeNFsmS-DcECiTodSK6

SE A CREDENCIAL NÃO FOR "A OFICIAL" SE O PEREGRINO QUISER IR BUSCAR A COMPOSTELA ELES NÃO A PASSAM POR CAUSA DA CREDENCIAL
 

jfvo

New Member
E já levei a que o P7 diz ser não oficial e não tive problemas, mesmo quando fui levantar a Compostela.
 

SandraS

New Member
Eu também levei da ultima vez a dita "Não Oficial," e tive a compostela ;)

O sr. da Sé, devia estar mal disposto, por estar a trabalhar a um feriado .. ahahahhaha

E se tiveram de comprar lá outras credenciais, quem amealhou foi a Sé :fpalm:
 

jmdcfigueiredo

New Member
Se por Sé do Porto te referes ao edifício do Portoturismo e o funcionário se recusou a carimbar posso-te garantir que pedia o livro de reclamações e participava a quem de direito.
Isso é um instituto publico e não pode fazer esse tipo de descriminações.

Sei que a credencial de que falo não é "oficial" embora a Associação Espaço Jacobeus diga que "A Credencial do Peregrino aqui referenciada é a “Credencial do Peregrino”, com aprovação eclesiástica de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga e Primaz das Hispânias, e aprovada pelas autoridades eclesiásticas competentes de Santiago de Compostela, depósito legal 308739/10."

A única vez que tive "problemas" foi quando me dirigi ao albergue de Pontevedra que me informaram que não carimbavam aquelas credencias mas que no entanto poderia ficar a dormir, se quisesse.
No entanto e depois de dois dedos se conversa lá me carimbou a credencial!

Agora vão com que credencial forem há duas coisas que estão garantidas, a Compostela e as dormidas...
 

P7

New Member
Não é mentira
HOJE ás 9h estive na SÉ do Porto para me despedir dum grupo de amigos e quando as portas da sé abriram eles foram para carimbar as ditas " NÃO OFICIAIS" credenciais e a senhora que lá estava RECUSOU-SE a carimbar...........por isso não digas que é mentira.

eu vou fazer os "caminhos" pela 3ª vez e vai ser a 3ª credencial diferente

a do 1º ano foi esta ; http://2.bp.blogspot.com/_ZrRAW1hwVrw/Sjj3Ft7ZVSI/AAAAAAAAF5A/JKe64YeehPw/s400/Credenciafrente.jpg
e quando fui buscar a compostela lembro-me de estar pessoal lá a reclamar que não lhes tinham dado o "diploma" pois aquelas credenciais que tinham não valiam, mas não sei qual eram.

no 2º ano ( o ano passado) não fui buscar o "diploma" e a credencial foi esta;
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS135yOkP9IjgDk3LdmTrzrcIKGP7RjD_5IbimfHLiD5qIPeDrT6Q

este ano é o 3º e vou "arrancar" dia 23 e a credencial é " a dita oficial" , esta;
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRGqy4ucQfeOAfbGaJbSzT2jkhiQapIfmeNFsmS-DcECiTodSK6
 

jmdcfigueiredo

New Member
Ouve lá uma coisa, tu disseste "SE A CREDENCIAL NÃO FOR "A OFICIAL" SE O PEREGRINO QUISER IR BUSCAR A COMPOSTELA ELES NÃO A PASSAM POR CAUSA DA CREDENCIAL" e eu além de já ter dito repito É MENTIRA(ou se preferires não é verdade!)!!!!!!!!!!!!!!

É não é diploma, é Compostela...

Acrescento que admito que no albergue de Pontevedra por exemplo não me carimbassem a credencial, agora num organismo publico como a Câmara Municipal do Porto não concebo que me neguem um carimbo...

Chamasse a isso descriminação e aquilo é uma entidade publica, ou carimba tudo ou não carimba nada!
 
Last edited:

P7

New Member
eu tambem sei que é compostela, tambem a tenho .......só te estou a dizer que há dois anos estava lá pessoal e reclamar porque não lhes tinham dado "o diploma"(compostela) por causa das credenciais.....se não quiseres acreditar, não acredites.
eu não ganho nada em estar aqui a fazer este aviso, é só para que o pessoal não faça tanto klm e depois tenha uma desagradavel surpresa.
mas para a semana certamente já aqui haverá relatos , e depois verás se eu é que digo mentiras!!!!
 

SandraS

New Member
CALMA gente!!

Não vale a pena estarem a zangar-se uns com os outros!!

Não se trata de acreditar ou deixar de acreditar!!!

P7 , obrigada por avisares!! :yeah: O seguro morreu de velho..

Acho que até com um papel de um padre dá para obter a Compostela. Ouvi dizer, atenção.

Em relação às credenciais ditas "Não Oficiais" , eu também ouvi quase um Não , quando pedi carimbo, mas lá me foram dando..

Infelizmente até nisto metem políticas, pois tem a ver de facto com o que o Figueiredo disse.. e se assim é , é muito triste..

Quem as vende, também passa por ser culpado.

Agora a minha pergunta... A QUEM PODEMOS NÓS PERGUNTAR/SABER , ONDE E QUAIS AS

CREDENCIAIS CORRECTAS ??
 

P7

New Member
os meus colegas compraram lá na Sé do Porto e pagaram parece-me (não tenho a certeza) 70 ou 75 ctms por cada uma
 

jmdcfigueiredo

New Member
Se foram assim tão baratas dá para duas "não oficiais" pois pela minha paguei 1.50 mais portes!

Isto não é uma questão de não acreditar ou duvidar ou o que quer que seja, tratasse apenas e tão só de o P7 afirmar que com a credencial não oficial não é passada a Compostela!!!

Não posso acreditar numa coisa dessa, pois nem que leves só uma folha A4 carimbada pelos sítios por onde fores passando desde que cumpras o critério de nunca ficar mais que um dia no mesmo sitio e que no final cumpras os mínimos (250 kms para bicicletas) passam-te a Compostela de certeza...

Quando fui buscar a minha também estava lá malta a fazer um estardalhaço terrível porque não lhes passaram a Compostela, porque eram turistas, queriam a Compostela como souvenir e ficavam dois e três dias no mesmo sitio a visitar antes de continuar o caminho!

Mais uma vez ressalvo que poderão negar o carimbo em alguns albergues mas nunca a pernoita, agora entidades publicas como o Turismo do Porto, PSP, GNR, Bombeiros e outras privadas como cafés, restaurantes e coisas que tais descriminarem credencias não se concebe nem se admite...
 
Last edited:

SandraS

New Member
Figueiredo, o mínimo em bicicleta é 200km ;)

E olha que eu acho que SÓ com uma folha A4 , mesmo carimbada , não dá para obteres uma compostela!!

Pode ser sim , uma folha, mas carimbada e assinada por um padre de uma paróquia, que façam isso ..
 

jmdcfigueiredo

New Member
SandraS, se procurares na net falam em 200 e 250 kms...
Da mesma forma da credencial não sei qual é a OFICIAL!!!.

Quanto a essa folha A4 que eu especulo se carimbada por entidades como Albergues e Autoridades pelas quais vamos passando pelo caminho e cuja distancia total cumpra os mínimos não vejo porque não aceitarem...
Eu também não tenho certeza quanto a isso mas parece-me mais ou menos evidente que se tens um comprovativo (porque quer queiramos quer não os carimbos não vão lá para sozinhos...) em como passaste por esse sítios tens mais que legitimidade para receber a Compostela.

De resto permitam-me acrescentar que estou a ver que quem faz o caminho depende muito das pessoas que vai apanhando...
Essa do Porto continuo sem querer acreditar(quando eu fui não tive problema nenhum, nem um reparo...).

Quando fui buscar a Compostela fui atendido por um senhor e o meu amigo por uma senhora.
O que me atendeu a mim esteve a procurar a tradução dos meus nomes para Latim, que infelizmente são só o José e o Miguel e os restantes escreveu em português, figurando na minha Compostela o meu nome completo.
Ao meu amigo a senhora escreveu primeiro e ultimo nome em portugues e siga para bingo...

Escusado será dizer que prefiro a conducta daquele senhor à da senhora!
 

SandraS

New Member
Podes levar uma folha A4 sim, MAS , tem de lá estar escrito que vais em peregrinação, a data de inicio, o local de inicio , tem de estar assinada e com o carimbo da Paróquia..

Vejam o que diz este site, que é o da OFICINA DO PEREGRINO ;)



La credencial


La revitalización del Camino, ocurrida en los últimos años, ha propiciado la creación de un modelo oficial de credencial para el peregrino.

Impresa en cartulina, consta de 14 páginas que se abren en forma de acordeón. La primera y la última son las que tienes a la izquierda de la pantalla. La segunda, que aparece en la otra figura que se muestra debajo, consiste en un impreso destinado a servir de carta de presentación a cumplimentar por una parroquia, asociación cristiana, abadía, cofradía, etc. Al pié está el espacio en el que, cumplida la peregrinación, la Oficina de Acogida del Peregrino de Santiago, pondrá la fecha y el sello, al tiempo que otorga la Compostela.

La tercera página, y las cinco siguientes, van destinadas a colocar los sellos (es obligatorio un mínimo de dos sellos diarios con su respectiva fecha) con la certificación de paso en albergues, parroquias, cofradías, etc. El reverso muestra una serie de mapas de los Caminos de Santiago. Por último, una de las páginas va dedicada a instrucciones aclaratorias que dice así:

Consideraciones necesarias
-Esta credencial es sólo para los peregrinos a pie, bicicleta o a caballo, que desean hacer la peregrinación con sentido cristiano, aunque sólo sea en actitud de búsqueda. La credencial tiene el objetivo de identificar al peregrino; por eso la institución que le presenta deberá ser una parroquia, cofradía, etc. La credencial no genera derechos al peregrino. Tiene dos finalidades prácticas:

El acceso a los albergues que ofrece la hospitalidad cristiana del camino, y
Para solicitar La “Compostela” en la catedral de Santiago, que es la certificación de haber cumplido la peregrinación. La “Compostela” se concede solo a quien hace la peregrinación con sentido cristiano: devotionis affectu, voti vel pietatis causa (motivada por la devoción, el voto o la piedad) Y además se concede sólo a quien hace la peregrinación hasta la llegar a la Tumba del Apóstol, realizando integramente, al menos los 100 últimos kilómetros a pie y a caballo o 200 en bicicleta.
- La credencial del peregrino, por tanto, sólo puede expedirla la Iglesia a través de sus instituciones (obispado, Parroquia, Cofradía, etc. o, en todo caso, a través de instituciones que estén autorizadas por la Iglesia). Sólo así podrá concederse la “Compostela” en la S. A. M. I. Catedral de Santiago (Jornadas sobre el Año Santo: noviembre 1993).

- Los refugios carecen de subvenciones y deberían mantenerse, dentro de su austeridad, con la colaboración de los peregrinos (limpieza, cuidado de las instalaciones, facilitar el descanso, ayuda económica…).

- A los grupos organizados con coche de apoyo o en bicicleta, se ruega que busquen cobijo alternativo distinto de los refugios de peregrinos.

- El portador de la presente credencial, acepta estas condiciones.

Termina esta página con la siguiente bendición, procedente del Codex Calixtinus, escrito en el siglo XII:

AVISO
Solo se admitirá para la obtención de la Compostela a quienes traigan este modelo oficial.
Razones:
Que los peregrinos lleven la información correcta en la Credencial.
Evitar la dispersión y la comercialización de las credenciales.
Hacer posible la orientación cristiana en el origen de la Peregrinación.


:yeah:


Vou mandar um mail para lá, a perguntar, afinal de contas onde podemos nós, portugueses, comprar uma credencial oficial ;)
 

DEL9JUMBO

Member
Boas!!

Já vou no meu 6º ano de Caminhos de Santiago e em Setembro vou fazer o oitavo Caminho,realizei o Caminho com várias credenciais.

Estas credenciais:

http://2.bp.blogspot.com/_ZrRAW1hwVrw/Sjj3Ft7ZVSI/AAAAAAAAF5A/JKe64YeehPw/s400/Credenciafrente.jpg

Foram durante alguns anos as credenciais mais utilizadas nos Caminhos e vendidas em todo o mundo( vi peregrinos de todo o lado com elas e em diferentes linguas),até ao ano passado aqui em Portugal alguém ter lançado estas :

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS135yOkP9IjgDk3LdmTrzrcIKGP7RjD_5IbimfHLiD5qIPeDrT6Q

Credenciais tais que nem o Albergue de Ponte de Lima , nem o Albergue de Pontevedra Reconhece...

Porquê é que só no Caminho Português é que aparecem estes problemas?

Na minha opinião está muita gente a querer ganhar dinheiro com os Caminhos de Santiago, primeiro inventam uma credencial e agora no Porto essa já não serve Porquê ?? Porque a Sé ou quem as vende tem de faturar!!
Mas como podem ver nos meus relatos os dois últimos caminhos que fiz ( Primitivo e Aragonês\Francês) levei a credencial que hoje foi rejeitada no Porto e não tive qualquer problema, eles nem olham para a capa da credencial...

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRGqy4ucQfeOAfbGaJbSzT2jkhiQapIfmeNFsmS-DcECiTodSK6

Repararam bem nesta credencial?
A mim parece-me que é a credencial oficial do Porto!!
Só falta agora Coimbra,Lisboa e Fátima lançarem também uma credencial...

Quanto á situação da entrega da Compostela já vi ser negada a mesma a pessoal que tentava aldrabar o sistema onde vinham a é e só tinham 1 carimbo por dia...
O conselho que eles dão é tentar ter na credencial 3 carimbos por dia!!
As credenciais podem ser carimbadas onde existir um carimbo , desde Albergues, cafés,restaurantes,turismo,ayuntamentos,policia,igreijas etc, tudo conta para demonstrar a realização do Caminho.

A conclusão que tiro é que estamos em Portugal e toda a gente tenta " mamar" onde pode!!

Ainda mais vos digo:

Em Setembro irei realizar o Caminho Fonseca com saida de Salamanca e irei levar a credencial de Portugal, mas no Albergue de Salamanca irei comprar a Credencial oficial do Caminho Fonseca só para poder ter uma credencial diferente de acordo com o Caminho...


Falando uns com os outros é que nos entendemos, partilhando as nossas vivências faz com que todos fiquem a conhecer novas realidades para que possamos estar informados e prevenidos para todo o tipo de situações!!

Boas pedaladas a todos

Abraço

Paulo Freitas
 

tpfernandes

New Member
Já lá fui duas vezes e das duas levei uma credencial que comprei por 1 euro no Albergue de S.Pedro de Rates, castanha e amarela. Não tive qualquer problema e nunca me foi negado um carimbo. Este ano vou com a mesma credencial!
 
Top