Cranks 160mm

#1
Olá
Depois de ler alguns livros sobre a “matemática da bicicleta”, para a minha altura de 168cm e comprimento de pernas, os meus cranks deveriam idealmente ter 160mm.
Os meus XT têm 175mm. Embora tenha acabado de gastar dinheiro noutras partes da bicicleta, pretendo ponderar trocar os meus por uns mais curtos.
Cranks de 160mm estão fora dos valores standards pelas principais marcas. Alguém tem alguma sugestão de marca que esteja pelo menos ao nível de uns XT ou XTR? Ao nível de fiabilidade e peso...
Obrigado
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#2
Esquece isso.... isso é giro, mas para bicicletas de estrada, em particualr para os profissionais. se´rao feitos à medida.
Quanto muito arranjarias cranks de 170mm para BTT

Esquece;)
 
#4
Obrigado pelos comentários. Os meus têm perto de 3.500km... e já algumas boas mocadas :)
Vou esperar que estejam mais batidos e tentarei trocar apenas as manivelas mais curtas. Supostamente ganharei 2 coisas: melhor adaptação ao meu tamanho e mais distância ao solo (bate menos nas pedras). Terei provavelmente de subir o selim uns mm...
 

joseruivo

Active Member
#6
Olá
Depois de ler alguns livros sobre a “matemática da bicicleta”, para a minha altura de 168cm e comprimento de pernas, os meus cranks deveriam idealmente ter 160mm.
Os meus XT têm 175mm. Embora tenha acabado de gastar dinheiro noutras partes da bicicleta, pretendo ponderar trocar os meus por uns mais curtos.
Cranks de 160mm estão fora dos valores standards pelas principais marcas. Alguém tem alguma sugestão de marca que esteja pelo menos ao nível de uns XT ou XTR? Ao nível de fiabilidade e peso...
Obrigado
Boas,

tenho 165 cm de altura, e entrepernas de 73 cm :-( Já usei cranques com as medidas de 175, 170 e 165mm. Sinto grandes diferenças! Em termos gerais, com os cranques mais compridos consegues aguentar mudanças mais pesadas, mas não consegues desenvolver tanta cadência. Em termos específicos de pessoas com baixa estatura, no meu caso os cranques maiores davam-me cabo dos joelhos e da lombar. Com cranques mais curtos o joelho não tem de dobrar tanto no ponto morto superior, o que quer dizer que mais cedo consegue fazer força sem causar estragos no joelho, nem tem de esticar em demasia os musculos/tendões da lombar.

Já deves ter percibo que não é fácil arranjar cranques de 165mm... Eu arranjei os meus - pedaleiro triplo - de btt no ebay, e teve de ser com eixo gxp, mas arranjei e estou bastante satisfeito. Em monoprato é mais fácil arranjar, tenho visto algumas vezes da Sram na casa dos 100 € Reparei agora no teu último requisito: aquilo de que estou a falar não é de nível xt/xtr. Mas eu também não acredito que 100 gr a mais num pedaleiro me faça andar mais devagar - passei a andar mais depressa (ou menos devagar, conforme o ponto de vista) quando troquei para 165mm.
 
#8
Sim, edununo, já vi que há XT de 165mm embora possam ser mais difíceis de encontrar. Só encomendando.
É uma série opção com um preço aceitável. Já vi outras mas com preços que assustam
para já mantenho os 175mm
 

edununo

Well-Known Member
#9
É natural. Como são menos usados as lojas online não fazem tanto stock. Até por aí se vê que são mais caros.
 
#10
A bike24 tem XT com 165mm como no link que coloquei.
Pois tem, eu é que não gosto do preço ;-) Comprei o meu pedaleiro triplo com 165mm por cerca de metade, não são é XT :-(
Embora sem prato - não sabemos se o OP já o tem ou não - há aqui outras 2 opções:
1) https://www.bike24.com/p2124069.html?menu=1000,2,88
2) https://www.bike24.com/p2324119.html?menu=1000,2,88

Estes já têm prato:
1) https://www.bike-components.de/en/SRAM/SX-Eagle-Direct-Mount-DUB-12-speed-Crankset-p71176/
2) https://www.bike-components.de/en/SRAM/NX-Eagle-Direct-Mount-DUB-12-speed-Crankset-p65006/
3) https://www.bike-components.de/en/Shimano/SLX-FC-M7100-2-Hollowtech-II-Crankset-p71915/

Pronto, o resto que procure o OP
 

edununo

Well-Known Member
#14
Já agora que estamos a falar de cranks mais curtos... e com custos controlados... olhem lá para estes; provavelmente os mais leves do mercado e os mais pesados para a carteira :D

https://rotorbike.com/catalog/defau...nks/kapic-carbon/kapic-carbon-crank-arms.html
Há bem mais leves que esses e muito mais pesados para a carteira.
Dentro dessa gama, os cranks SRAM XX1 Eagle DUB são ligeiramente mais leves.



Depois se fores por coisas exóticas..... Ui ui.

https://www.thm.bike/en/cranksets/clavicula-m3-mtb-3.html

410g com prato 34.

E certamente ainda há mais leve.
 
#15
Edununo :)
Penso que os Crank Sram não funcionariam na minha pedaleira Shimano... e os Thm não têm 165mm... Ainda bem!! :D Não conhecia essa marca. Obrigado pela “dica”.
 

smcarvalho

Active Member
#16
Há bem mais leves que esses e muito mais pesados para a carteira.
Dentro dessa gama, os cranks SRAM XX1 Eagle DUB são ligeiramente mais leves.

Depois se fores por coisas exóticas..... Ui ui.

https://www.thm.bike/en/cranksets/clavicula-m3-mtb-3.html

410g com prato 34.

E certamente ainda há mais leve.
Nós por cá também temos fabricantes de cranks um exemplo é a Miranda
https://mirandabikeparts.com/en/products/cranksets/xmod-mtb-carbon/

Nande sem gastares uma fortuna os SLX parecem muito bem
 
#17
Update sobre este assunto. Instalei ontem um pedaleiro XT de 165mm - não por ser o melhor e mais leve, mas por ser o único que encontrei no mercado que cumprisse 2 requisitos: ter máximo 165mm de comprimento e compatível com o meu BB e transmissão 2x11.

posso confirmar que muda MUITO a forma de pedalar. Ajustar o comprimento do pedaleiro à nossa altura parece-me ser uma das afinações mais importantes que se podem fazer na bike e talvez a mais ignorada.
No mercado encontram-se geralmente apenas 170 ou 175mm. Para o povo português que tem uma altura abaixo da média europeia, somos claramente prejudicados!

Teoricamente, a minha medida ideal é de 160mm - muito complicado encontrar.

Pessoal abaixo dos 175cm de altura - atenção pois devem ter pedaleiros demasiado compridos! Problemas que daí advêm:
1- menos eficiência na pedalada
2- dores de costas por estarmos a levantar demasiado o joelho...

Junto foto do meu pedaleiro novo e dos novos pedais pois perdi a cabeça e coloquei uns CrankBrothers Stamp11
 

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#18
Como nota complementar: hoje ao estrear o pedaleiro bati o meu record pessoal nas 2 subidas técnicas que fiz.
Inclinações relevantes, muita pedra, buracos e raízes; onde é necessário manter uma pedalada ligeira e eficaz para ir ultrapassando os obstáculos sem ficar sem fôlego antes de chegar a meio :)
 

Daemon

Active Member
#19
Onde foste buscar os dados da altura da pessoa vs comprimento do crank?

Pergunto isto porque 99% das bicicletas vêm de origem com 170/175mm sejam S ou XXL.

Depois há também a questão do efeito alavanca, ou seja, para um iniciante sem preparação física que se veja, subir com um pedaleiro de 175mm deve ser bem mais fácil do que subir com 165mm.

Outra curiosidade, estando eu mais por dentro das bicicletas de Enduro/Trail/All Mountain, tenho visto alguma tendência de algumas marcas colocarem 170mm, mas apenas para evitar o tipico "bater com o crank/pedal no chão", pois são bicicletas tendencialmente com o BB baixo.
 
#20
Olá Daemon
A principal questão no comprimento tem a ver com a amplitude de movimento das pernas. Nunca descemos demasiado a perna pois sabemos todos regular a posição do selim. Mas muitas vezes subimos demasiado a perna contrária que força desnecessariamente a zona lombar e perdemos eficiência no movimento.
Sei que se usam 170 em vez de 175 por causa da distância ao chão. É importante obviamente mas se tiveres 1,85m de altura tens de ter uns cranks compridos!

Existem várias informações sobre altura da pessoa vs comprimento de crank e ainda mais preciso altura do cós vs comprimento do crank.

Partilho esta tabela genérica:
1591353177639.png


Mais relevante é a tabela do Lee McCormack que mede a distância ao cós - colocamo-nos junto a uma parede e colocas uma caneta entre as pernas, o mais acima conseguires (devemos “empurrar” bem a caneta porque estamos sentados e por isso o “material” está apertado). Mede a distância do chão à caneta.
Na 3ª coluna temos a medida ideal dos cranks - fica muito similar a da tabela anterior, sendo esta mais fiável.


Espero que vos ajude!
 

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